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Settrans faz alerta para o uso correto das ciclofaixas em Uberaba

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A Prefeitura de Uberaba , por meio da Seção de Educação de Trânsito da Secretaria de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), alerta os ciclistas para o uso correto das ciclofaixas. “Observamos uma confusão dos ciclistas em relação ao uso do circuito. Muitos estão utilizando de maneira errada e isso é um risco iminente”, afirma o chefe de Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis. “A implantação da ciclofaixa teve como objetivo proporcionar um lugar de lazer, oferecendo segurança para os ciclistas”, completou.
 
  
A ciclofaixa está liberada aos domingos e feriados, das 8h às 13h. Durante a semana, os ciclistas devem trafegar nas ruas, mantendo-se na faixa da direita e respeitando a legislação de trânsito. Ao não respeitar os horários pré-estabelecidos, avalia Hélio Reis, o ciclista coloca sua vida em risco. “O respeito no trânsito deve vir de todos os lados, motorista, motociclista, pedestre e ciclista”, finaliza.
 
Informações : G1 Triângulo Mineiro
 
 
 

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Primeira ciclovia de Manaus fica pronta até a Copa do Mundo

A capital do Amazonas é uma das cidades a receber jogos da Copa do Mundo de Futebol, neste ano. Apesar da Federação Internacional de Futebol (Fifa, sigla em inglês) exigir obras de mobilidade urbana para melhorar o trânsito nas cidades que receberão os jogos, Manaus sequer tem ciclovia. A primeira ciclovia da cidade ficará pronta até a Copa. A data exata ainda é incerta; mas somente 16,44% dela - 2,4 quilômetros (km) - estará pronta até o torneio de futebol, informou à reportagem do Portal Amazônia a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

A ciclovia terá 14,6 km de extensão e não será, de fato, totalmente uma ciclovia (rua ou avenida com divisão física para automóveis e bicicletas). Com início da Avenida Duque de Caxias, no bairro Praça 14 de Janeiro, e término na orla da praia Ponta Negra, no bairro de mesmo nome, a ciclovia terá partes em ciclofaixas (trecho de uma rua ou avenida com sinalização vertical para tráfego de bicicletas). Quem explicou a definição dos termos foi a assessoria de imprensa do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que também indicou a localização das duas únicas ciclofaixas da cidade: Avenida Nathan Xavier de Albuquerque, no bairro Novo Aleixo (seis quilômetros); e Avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, com dois quilômetros.
A primeira ciclovia de Manaus começa no encontro das avenidas Duque de Caxias e Boulevard Álvaro Botelho Maia, no bairro Praça 14 de Janeiro, na zona Centro-Sul. Depois o trajeto continua pelas avenidas Brasil (bairro Compensa) e Coronel Teixeira (bairros Lírio do Vale e Ponta Negra) até chegar à Marina do Davi, na zona Oeste. A Seminf informou que atualmente a ciclovia está em fase de implantação na Avenida Boulevard Álvaro Botelho Maia. A previsão de conclusão para este trecho é o mês de maio.
O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) contabiliza que 95 ciclistas trafegam, por hora, na etapa da ciclovia que será entregue até a Copa.
Além da instalação ciclovia e trechos de ciclofaixas, haverá asfaltamento e reforma de calçadas nos 14,6 km, segundo o diretor de planejamento do Implurb, Laurent Troost, que apesar da insistência da reportagem negou-se a divulgar o custo da obra - mesma posição tomada pela Seminf - porque "os cujos cálculos ainda estão sendo concluídos".
 
Informações : Portal Amazônia
 

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BRT Move tem viagem inaugural com estações inacabadas e corredores em obras

Entre estações ainda em fase de conclusão e corredores por onde ônibus articulados de 19 metros de comprimento trafegam em meio a operários e máquinas, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), fez ontem a viagem inaugural da fase de testes de operação do Move, o BRT de Belo Horizonte. A equipe do Estado de Minas acompanhou o deslocamento de um desses veículos e a operação dos corredores nos pouco mais de sete quilômetros entre as estações de integração da região central e São Gabriel. O conforto do ar-condicionado é um grande avanço para quem vai enfrentar percursos em veículos de transportes cheios no dia a dia, mas o trajeto está longe de ser tão suave quanto o realizado por um vagão do metrô.

Ao lado de vereadores, técnicos da BHTrans e profissionais da área de transportes, Lacerda esteve na estação na Avenida Paraná, altura do cruzamento com a Rua dos Tamóios, na Região Centro-Sul, e viu que muitos ajustes ainda precisam ser feitos. Ainda que seja a unidade mais adiantada em termos de obras, as instalações passam longe de estarem terminadas. Do forro do teto de armações de metal e plástico, cabos elétricos ainda pendiam sem conexão em 40 pontos. Só duas portas automáticas, das quatro existentes, funcionavam, sendo que nas demais falta a montagem de material elétrico e a colocação de vidros.

Um dos focos de reclamação dos passageiros que usam diariamente a Estação Diamante, no Barreiro, também está presente em todas as estações do Move. São as barras estreitas que fazem as vezes de bancos e servem apenas para que as pessoas se apoiem enquanto aguardam a chegada do ônibus. Outro incômodo para quem vai esperar para embarcar é o ruído intenso do motor dos veículos, que reverbera pelo teto e instalações da estação, chegando a atingir 84 decibéis, segundo medição realizada pelo EM. É como se os passageiros tivessem de suportar o barulho de uma esmerilhadeira em funcionamento ao seu lado, enquanto esperam para embarcar. Para a BHTrans, entretanto, essas situações não representarão problemas, já que a empresa espera que o tempo de permanência nas estações seja de 2 a 10 minutos. “É como em um metrô. A pessoa entra e logo embarca. Ou desembarca na estação e em pouco tempo entra em outra linha”, disse o diretor de Transporte Público da BHTrans, Daniel Marx Couto.

Exatamente às 10h15 o prefeito embarcou no ônibus do Move e tomou um dos assentos à frente. Jornalistas, assessores e outros profissionais ocuparam todos os espaços do veículo, que pode transportar mais de 140 passageiros. Puderam observar que a arrancada do veículo articulado é mais suave do que a de um ônibus comum do sistema BHBus. Descer o forte aclive da Avenida Paraná não foi problema para o Move, que fez o contorno após a Rua dos Tupis sem incomodar muito quem estava apoiado nos balaustres ou sentado. Na curva da Avenida Santos Dumont, onde o Move muda de sentido para seguir para a Avenida Cristiano Machado, o motorista, que foi escolhido por ser um dos mais experientes disponíveis, precisou parar no início da manobra e acertar o veículo para fazer a curva. A BHTrans considera que isso não atrapalhará a operação dos veículos quando vários deles dividirem o corredor e tiverem de fazer a mesma curva com passageiros.

Informações: Estado de Minas

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CET vai implantar mais 1,2 km de faixa de ônibus na Zona Norte de SP

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará, a partir desta segunda-feira (17), 1,2 km de faixa exclusiva na Avenida Miguel Conejo, na região da Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo. Com essa inauguração, a malha viária viabilizada para o tráfego dos coletivos pela atual gestão passará de 316 km.

Os coletivos terão prioridade à direita no sentido Centro no trecho entre a Rua Baião Parente e a Avenida Santa Marina, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9h.

A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Informações: G1 SP

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Em Maceió, Faixa exclusiva para ônibus entra em vigor

A partir da próxima segunda-feira (17), condutores de veículos que trafegam pelas Avenidas Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima começarão o período de adaptação à faixa exclusiva de ônibus, implantada para dar mais velocidade aos coletivos. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), a adaptação serve para que motoristas de ônibus e condutores dos demais veículos comecem de fato a fazer o correto uso do corredor exclusivo, sem ainda receberem a autuação pela infração prevista no inciso I, artigo 184, do Código de Trânsito Brasileiro.

“Durante este período, os condutores flagrados na fiscalização receberão uma advertência por escrito pelo cometimento da infração. Porém, esta advertência não terá validade como multa e o condutor não perderá pontos na carteira de habilitação”, explicou o superintendente da SMTT, Tácio Melo.

O período de adaptação se estenderá até o dia 09 de março. A partir do dia 10, as autuações começarão e o condutor flagrado indevidamente pela faixa exclusiva será autuado pelos agentes de fiscalização de trânsito, que contarão com o apoio de 292 câmeras da Central de Videomonitoramento da SMTT para chegar até o condutor infrator. Além das viaturas que circulam pelas avenidas, agentes de trânsito estarão fazendo a fiscalização em cabines fixadas em cinco pontos da Durval de Goés Monteiro e Fernandes Lima.

Como funciona a faixa exclusiva?
Os veículos particulares, os ônibus de viagens e escolares devem usar apenas as pistas da esquerda e a pista da direita somente quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso daquele lado, com a antecedência de duas quadras.

Já os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias continuam também usando  as faixas à esquerda, podendo transitar na faixa exclusiva somente em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, conforme o que preceitua o art. 29, VII do CTB.

Os táxis e os transportes complementares somente podem usar a faixa exclusiva para acesso aos pontos de embarque e desembarque de passageiros, nunca utilizando os pontos de ônibus. Os ciclistas continuarão com a preferência pela direita, mantendo a distância de segurança que é de 1,5m.

Informações: Tribuna Hoje

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Guarulhos terá nova linha executiva de ônibus até a capital

A partir da próxima segunda-feira, 17, os moradores de Guarulhos terão uma nova opção de transporte ao centro de São Paulo. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) criou uma linha executiva que sairá do Terminal Rodoviário de Guarulhos e vai até o bairro Paraíso, na capital. A Linha 427BI1 será operada pelo Consórcio Internorte.

Serão cinco ônibus rodoviários com motor traseiro, suspensão a ar, poltronas reclináveis, ar condicionado, sanitário, televisão, som ambiente e sistema Wifi.

O serviço deve atender os usuários somente nos dias úteis e a tarifa é de R$ 20, com programação de 40 viagens por dia, sendo 20 viagens ida e 20 de volta.

O ônibus vai passar pela Avenida Tiradentes, Avenida Guarulhos, Shopping Internacional de Guarulhos, Via Dutra, em Guarulhos, e Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes, Praça da República, Rua Augusta e Avenida Paulista, em São Paulo.

Para mais informações e os horários de saída dos ônibus, acesse o site www.emtu.sp.gov.br.

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