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Na RMR, TI Xambá recebe reforço de ônibus no segundo dia de operação

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Para atender às solicitações da população, o Grande Recife informa que a partir dessa terça-feira (20) o Terminal Integrado Xambá terá 14 veículos a mais em operação. A ação irá aumentar o número de viagens e reduzir o tempo de espera dos passageiros. 

O Consórcio explica que, dessa forma, as cinco linhas alimentadoras, aquelas que levam os passageiros dos bairros próximos até o TI, terão um aumento de 73 viagens diariamente. Já as linhas troncais, aquelas que seguem com os passageiros para o Centro do Recife, passarão a realizar 46 viagens a mais que o programado inicialmente. 
Além dos veículos distribuídos para dar apoio às linhas do TI Xambá, cinco carros estarão à disposição no terminal para suprir qualquer necessidade que venha a se apresentar durante as viagens. 

O Grande Recife lembra que existem aproximadamente 30 divulgadores no local, para auxiliar a população nessa primeira semana de operação. Para mais informações, o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158. 

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Confira abaixo as novas linhas que vão circular pelo terminal:

Alimentadoras 
831 - Aguazinha/TI Xambá 
841 - Nova Olinda (R. Jacira)/TI Xambá 
842 - Águas Compridas/TI Xambá 
843 - Alto da Bondade/TI Xambá 
844 - Santa Casa/TI Xambá 
847 - Alto Nova Olinda/TI Xambá 
852 - Caixa D’água/TI Xambá 
893 - Alto da Conquista/TI Xambá 
892 - Alto do Cajueiro/TI Xambá 
894 - Alto da Sucupira (Cór. do Abacaxi)/TI Xambá 
895 - Alto do Sol Nascente/TI Xambá 

Perimetrais 
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra 
870 - TI Xambá/Afogados 

Circulares 
881 - TI Xambá/Rio Doce (G. Vargas) 
882 - TI Xambá/Rio doce (C.L.Cavalcanti) 
883 - TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) 
810 - TI Xambá/Encruzilhada 

Troncais 
820 - TI Xambá (Cabugá) 
860 - TI Xambá (Príncipe) 
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São Paulo precisa de mais 3 mil ônibus nos novos corredores exclusivos e faixas preferenciais

A Prefeitura comemora os números que comprovam um aumento de 70% na velocidade média dos ônibus depois da criação dos últimos 70 quilômetros de faixas exclusivas na cidade. Mas nem todos os passageiros que transitam por essas rotas tiveram uma economia de tempo nos seus deslocamentos. Isso porque eles ainda passam muito tempo nos pontos esperando pelos coletivos e, quando eles chegam, estão lotados.

A meta da Prefeitura é terminar essa gestão, em 2016, com a implantação de 150 quilômetros de faixas exclusivas e mais 150 quilômetros de corredores. Mas isso pouco adiantará se não forem colocados mais ônibus para circular e se a rede não for adequada para essa nova realidade. Na estimativa do engenheiro Horácio Figueira, especialista em transportes, será necessário um acréscimo de três mil ônibus na frota atual, de 15 mil  coletivos, para dar vazão à demanda gerada por essas novas vias. Além disso, de acordo com o especialista, será necessária a utilização da frota inteira em tempo integral. Hoje, a totalidade dos ônibus só circula nos horários de pico.


A rede de ônibus de São Paulo conta com 1.320 linhas para atender 9,8 milhões de embarques de passageiros por dia. A SPTrans, que administra o sistema, realiza um estudo para reorganizar as linhas para a realidade gerada com a implantação dos novos corredores e faixas exclusivas. “Algumas linhas deverão ser remanejadas para as novas faixas para melhor aproveitar suas vantagens”, disse a estatal.

Segundo Ana Odila de Paiva Souza, diretora de planejamento da SPTrans, a tendência é que a cidade tenha menos linhas com mais frequência de ônibus. “Essa medida tornará o sistema mais racional e fará com que as pessoas fiquem menos tempo nos pontos.”

Isso é o que espera a funcionária pública Micaela da Silva, que usa o transporte público para ir ao trabalho, na Avenida Doutor Arnaldo, na Zona Oeste. “A implantação da nova faixa ainda não me trouxe benefício”, afirmou. “Quando entro no ônibus ele vai rápido, mas demora muito para passar e vem lotado.”  Mesma opinião tem a oficial administrativa Fabiana Singi. “Algumas linhas demoram muito. Os ônibus empacam onde não tem faixa.”

Mais quatro trechos exclusivos começaram hoje

Mais quatro trechos de faixas exclusivas para ônibus serão implantados hoje pela Prefeitura, dentro da Operação Dá Licença para o Ônibus, realizada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e pela SPTrans. As avenidas Águia de Haia, na Zona Leste, Brigadeiro Luís Antônio, na região central, Francisco Matarazzo, na Zona Oeste, e a Rua João Teodoro, na região central, terão vias exclusivas para o transporte coletivo em dias e horários determinados.

Na Avenida Águia de Haia, o transporte coletivo terá exclusividade de circulação na nova faixa em toda a sua extensão, desde a Avenida São Miguel até o acesso à Radial Leste, totalizando 4,3 quilômetros. Ela vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h às 9h, no sentido Centro e, das 17h às 20h, no sentido bairro. 

Na Brigadeiro Luís Antônio, a faixa funcionará em toda sua extensão de 4,8 quilômetros, desde a Praça Dom Gastão Liberal Pinto até a Rua Maria Paula. A nova faixa estará à direita da via e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.  No sentido do bairro, será colocada faixa complementar a já existente no contrafluxo do tráfego geral, interligando assim todos os trechos da avenida nesse sentido. 

Na Avenida Francisco Matarazzo, no sentido bairro, serão 200 metros de faixa exclusiva à esquerda, próximo ao Viaduto Pompeia. Já no sentido Centro, a faixa exclusiva à esquerda terá 300 metros e estará no acesso à Avenida General Olímpio da Silveira.

A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa da Avenida Francisco Matarazzo valerá de segunda a sexta-feira, das 4h às 23h, e aos sábados, das 4h às 15h. 

Por fim, na Rua João Teodoro, a nova faixa terá extensão total 900 metros,  entre as avenidas do Estado e Tiradentes, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h.

As engenharias de campo da CET e da SPTrans vão monitorar e orientar o tráfego nessas  regiões. Os motoristas ainda não serão multados nesse período inicial.

Entrevista - Horácio Figueira, especialista em transporte

‘A cidade já vive em constante estado de pico’

Engenheiro especialista em transportes, Horácio Figueira é um dos maiores defensores do transporte público e acredita que os corredores exclusivos são a solução para a prioridade que os ônibus devem ter nas ruas de São Paulo.

DIÁRIO_ Os corredores são a solução para os nossos ônibus?
HORÁCIO FIGUEIRA_ Sim. A cidade necessita de 400 quilômetros de corredores. Isso não foi feito até hoje porque aqui o “deus” automóvel sempre falou mais alto. Agora temos de comemorar a iniciativa do prefeito (Fernando Haddad) em retomar esse processo.

Mas bastam os corredores ou serão necessários mais ônibus?
Cada quilômetro de corredor vai atrair uma média de dez mil passageiros por dia. Isso vai gerar uma nova demanda e a rede precisa se adequar a isso.

Novos ônibus serão necessários?
Não mais do que três mil ônibus a mais serão necessários. Mas para isso a Prefeitura tem de negociar com as empresas para colocar os ônibus por mais tempo nas ruas. Hoje, a totalidade da frota, de 15 mil ônibus, só circula nos horários de pico e, na verdade, a cidade já vive em constante estado de pico. O horário do almoço já pode ser considerado como hora de pico e isso faz com que cada pico quase se emende com o outro. Portanto, os 15 mil ônibus da frota atual têm de estar na rua o dia inteiro para dar conta da demanda que vai ser gerada com as faixas e os corredores.

Por Fernando Granato
Informações: Diário de SP
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Em Goiânia, Veículo Leve sobre Trilhos aprovado custará R$ 1,3 bi

O Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que cobrirá os 13,6 quilômetros da Avenida Anhanguera, substituindo os ônibus atuais, deverá ter sua obra colocada em licitação ainda este mês. Ontem, na sala de reuniões do 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, representantes da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia reuniram-se com o governador Marconi Perillo para informar que todos os trâmites legais para o lançamento da obra já estavam superados.

“Foi uma reunião histórica”, comemorou o governador ao conseguir a aprovação por unanimidade do projeto. Membro da Câmara Deliberativa, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, declarou ao final da reunião que já não existem mais empecilhos para que o edital seja lançado e a obra realizada de acordo com o cronograma.


O governador lembrou que o edital está agora passando por uma ampla avaliação pelo Tribunal de Contas do Estado. “Já solicitamos ao TCE que apresse a análise e as observações que forem necessárias. Estamos prontos e ansiosos para iniciar a obra”, declarou Marconi.

O VLT, a ser implantado no Eixo Anhanguera, ligará os terminais Padre Pelágio (lado oeste) e Novo Mundo (lado leste). Ao longo do trajeto, superior a 13 quilômetros, ele será dotado de completa estrutura de mobilidade urbana, como calçadões e ciclovias.

A previsão é a de que o VLT seja construído em dois anos. A obra está orçada em R$ 1,3 bilhão, recurso proveniente dos governos federal e estadual. “Todos os recursos já estão assegurados. Nossa expectativa é que haja uma concorrência bastante forte e assim consigamos fazer baixar o preço da obra”, disse o governador.

Em relação ao sistema existente hoje – de ônibus articulado –, de acordo com o projeto, o Veículo Leve sobre Trilhos proporcionará inúmeros ganhos aos passageiros que utilizam o transporte no chamado Eixo Anhanguera. O VLT irá transportar o dobro de passageiros a uma velocidade duas vezes superior ao transporte atual, o que resultará na redução, pela metade, do tempo do trajeto. (Imprensa Goiás)

Informações: Diário da Manhã
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Novas faixas exclusivas de ônibus começam a funcionar amanhã em São Paulo

domingo, 18 de agosto de 2013

Começam a funcionar amanhã (19) três novas faixas exclusivas de ônibus anunciadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) anunciadas na última sexta-feira (16). Também entra em vigor a ampliação do corredor de ônibus Pirituba-Lapa-Centro. Ao todo, serão 10,5 km novos de pistas para priorizar o transporte público.

Entre as vias que ganharão espaço exclusivo para ônibus está a avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central. A faixa, que estará à direita da via, será em toda a extensão da via no sentido centro. Ao todo, serão 4,8 km de extensão desde a praça Dom Gastão Liberal Pinto até a rua Maria Paula, de acordo com a CET.


O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.

No sentido bairro (no contra-fluxo do tráfego geral), a faixa funcionará no mesmo horário entre a rua Santo Amaro e a rua dos Ingleses e, também, entre a rua Groenlândia e a praça Dom Gastão Liberal Pinto. De acordo com a CET, nos demais trechos a exclusividade dos ônibus vale por período integral.

Nos dias úteis, 270 mil passageiros são transportados pelas 32 linhas de ônibus municipais que circulam na Brigadeiro Luís Antônio.
Editoria de Arte/Folhapress
ÁGUIA DE HAIA
Na avenida Águia de Haia, zona leste, a faixa exclusiva vai funcionar de segunda a sexta-feira nos horários de pico. No sentido centro, das 5h às 9h e, no sentido bairro, das 17h às 20h. A pista para os ônibus vai funcionar em toda a extensão da via, desde a avenida São Miguel até o acesso à Radial Leste, totalizando 4,3 km.
Pela Águia de Haia, diz a CET, circulam 47 linhas, transportando em média 290 mil passageiros por dia útil.

RUA JOÃO TEODORO
A rua João Teodoro, entre as avenidas do Estado e Tiradentes, também receberá a faixa para priorizar o uso do transporte público. Com 0,9 km de extensão, ela vai funcionar de segunda a sexta, das 6h às 10h. Na via circulam cinco linhas que transportam cerca de 40 mil passageiros em um dia útil.

O motorista que invadir a faixa exclusiva à direita de ônibus pode perder três pontos na carteira de habilitação e ainda receber multa de R$ 53,20. Segundo a CET, os agentes de trânsito vão apenas orientar os motoristas nos primeiros dias. Ainda não há data de quando as multas começam a ser aplicadas. No corredor norte-sul, será a partir do dia 26 de agosto.

CORREDOR PIRITUBA-LAPA-CENTRO
Já o corredor de ônibus Pirituba-Lapa-Centro será ampliado a partir de amanhã para dar exclusividade para os ônibus que trafegarem pela avenida Francisco Matarazzo, na zona oeste.

Segundo a CET, a faixa exclusiva à esquerda vai operar em dois trechos distintos da via. A pista vai complementar trechos do corredor onde anteriormente havia o compartilhamento da via entre os ônibus e os demais tipos de veículos. A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa valerá de segunda a sexta-feira, das 4h às 23h e aos sábados, das 4h às 15h.

A CET explica que no sentido bairro serão 200 metros de corredor próximo ao viaduto Pompeia. Já no sentido centro, o complemento do corredor terá 300 metros e estará no acesso à avenida General Olímpio da Silveira.
Segundo a CET, pela Francisco Matarazzo, circulam 37 linhas de ônibus, transportando aproximadamente 153 mil passageiros por dia útil.

O motorista que invade os corredores de ônibus pode levar multa de R$ 127,69 e ainda perder cinco pontos na carteira por cometer a infração, considerada grave. Segundo a CET, no corredor as multas poderão ser aplicadas já na segunda-feira.

Fonte: Boainformacao.com.br 
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Tranquilidade no primeiro dia do Terminal integrado de Xambá, em Olinda

Foram tranquilas as primeiras horas de funcionamento do Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, que começou a funcionar nesta sábado (17), depois de ter sido inaugurado na quinta-feira (15). Poucas filas se formaram e os passageiros demonstraram satisfação com o sistema de transporte. 
Foto: Augusto Freitas/DP/DAPress
Panfletos informativos estavam sendo entregues no local, por onde passam a circular 19 linhas de ônibus e 160 veículos, realizando 2.034 viagens. Entre as linhas, haverá 11 "alimentadoras", que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; cinco interterminais que ligarão Xambá aos terminais de Joana Bezerra, Afogados e Rio Doce; e três linhas troncais que levarão os passageiros até o Centro.


As obras foram orçadas em R$ 5,5 milhões e o TI Xambá deverá atender diariamente 44 mil pessoas. Erguido em uma área de 4.813,08 m², o equipamento vai contar com 16 plataformas de embarque e três de desembarque, lanchonete, Central de Atendimento ao Cliente, estocagem para oito veículos, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida) e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. 

O terminal foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional.

Alimentadoras 
831 - Aguazinha/TI Xambá 
841 - Nova Olinda (R. Jacira)/TI Xambá 
842 - Águas Compridas/TI Xambá 
843 - Alto da Bondade/TI Xambá 
844 - Santa Casa/TI Xambá 
847 - Alto Nova Olinda/TI Xambá 
852 - Caixa D’água/TI Xambá 
893 - Alto da Conquista/TI Xambá 
892 - Alto do Cajueiro/TI Xambá 
894 - Alto da Sucupira (Cór. do Abacaxi)/TI Xambá 
895 - Alto do Sol Nascente/TI Xambá 

Perimetrais 
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra 
870 - TI Xambá/Afogados 

Circulares 
881 - TI Xambá/Rio Doce (G. Vargas) 
882 - TI Xambá/Rio doce (C.L.Cavalcanti) 
883 - TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) 
810 - TI Xambá/Encruzilhada 

Troncais 
820 - TI Xambá (Cabugá) 
860 - TI Xambá (Príncipe) 

Por Augusto Freitas / Diário de Pernambuco

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VLT Fortaleza: Obra para túnel na Borges de Melo causa desvio de trânsito

Uma das dez estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está sendo erguida na avenida Borges de Melo. No local, o túnel que viabilizará a passagem do trem começou a ser construído ontem, o que provocará interdição de um dos sentidos da via (Oeste-Leste) a partir de hoje. Em até 90 dias, outra interdição deverá ser iniciada na via. O prazo de entrega dos 12,7 quilômetros do ramal Parangaba-Mucuripe do VLT é abril de 2014.

A necessidade do túnel é justificada pela geografia do local, de acordo com o coordenador de Transportes e Obras da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), engenheiro André Pierre. “O túnel tem como objetivo permitir que o trem passe a nível de terreno e o carro terá de passar por baixo”, diz. As quatro passagens subterrâneas que serão construídas pela Prefeitura de Fortaleza na Via Expressa terão o mesmo papel. Duas delas já estão em obras (nos cruzamentos com as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás).


A estação do VLT na Borges de Melo receberá o nome de Rodoviária e será a primeira a ficar pronta, ainda neste mês. Servirá de vitrine para a população, exibindo o projeto arquitetônico das estações e o modelo do trem a diesel que irá compor o VLT.

Desvio de tráfego

A interdição na Borges de Melo é entre as ruas João Araripe e Via Láctea, que passam a ter sentido único por causa da obra. A alternativa de desvio para quem trafega em direção à Base Aérea de Fortaleza é dobrar à direita na João Araripe, à esquerda na rua Francisco Lorda (que receberá um semáforo), à direita na rua Edmundo A. Filho e à esquerda na rua 13 de abril, chegando à rua Via Láctea (veja mapa).

Segundo o gerente de operações da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Disraelli Brasil, o desvio permanecerá durante seis meses.

Na primeira semana de obras, 10 agentes da AMC estarão orientando motoristas. “Todas as vias do desvio foram pavimentadas e sinalizadas. Mas indicamos que o motorista utilize também a avenida Eduardo Girão, que dá acesso à (avenida) Aguanambi e à BR-116”, comenta Disraeli.

VLT

A expectativa é de que, quando pronto, o VLT seja utilizado por aproximadamente 100 mil pessoas. A obra está orçada em R$ 276,9 milhões e ainda não há divulgação dos valores que serão cobrados aos usuários. Conforme o engenheiro André Pierre, o modal funcionará em operação assistida por cerca de quatro meses. 

Por Sara Oliveira
Informações: O Povo Online

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