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VLT Pernambucano entra em operação neste sábado

sexta-feira, 29 de junho de 2012


Mas uma solução para o transporte público de Pernamuco começará a operar  o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em carater experimental a partir deste sábado. Ele deverá substituir os trens antigos, que fazem o trajeto entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e o Cabo de Santo Agostinho. Primeiramente, as viagens só acontecerão aos sábados, para a CBTU-Metrorec efetuar testes de tempo e para que os usuários se adaptem ao novo veículo. 

Fabricados no Ceará, os novos trens são mais rápidos - podem chegar a 80Km/hora – e mais confortáveis para os passageiros. O VLT é equipado com ar-condicionado, tem espaço para cadeirantes e assentos especiais para pessoas obesas. Cada trem possui três vagões e capacidade para transportar até 600 passageiros.

Veículos como este estão em operação no Sertão do Ceará desde 2009. O percurso de 13,5 quilômetros entre Juazeiro do Norte e Crato é feito em meia hora. São 40 viagens por dia.

Os sete trens vão custar R$ 70 milhões, e o valor total do projeto será de R$ 100 milhões. Nesse orçamento está incluída também a recuperação de toda a malha ferroviária. O dinheiro vem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

De acordo com o gerente de Comunicação e Marketing da CBTU, Justiniano Carvalho, “Existe também um plano para estender o trem até Suape, que está sendo discutido com o Governo do Estado”, disse.

O valor da tarifa será a mesma do metrô que é de R$ 1,60 (hum real e sessenta centavos)

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Em Curitiba, Ligeirinho Inter 2 vai circular em faixa exclusiva


O itinerário da linha Inter 2, que transporta 80 mil passageiros por dia, passará a contar com faixas exclusivas de circulação para os ônibus em determinados trechos da cidade, binários e um viaduto. As obras, anunciadas pelo prefeito Luciano Ducci nesta semana, vão melhorar agilizar o tempo de viagem garantindo mais conforto e segurança a usuários e operadores. Os projetos estão sendo estudados pela Urbs e Ippuc.

Há dois anos mais da metade da frota do Inter 2 passou a ser de ônibus articulados, ampliando em 20% a oferta de lugares na linha. Dos 70 ônibus da frota, 40 são articulados. A novidade exigiu a reforma completa, no ano passado, das 28 estações do Inter 2, ampliadas em 50%, passando a contar com uma terceira porta, agilizando o processo de embarque e desembarque.

Agora, os passageiros serão beneficiados com a criação de faixas exclusivas, ainda em fase de estudos, em alguns pontos do trajeto – entre eles, nas avenidas Arthur Bernardes, no bairro Santa Isabel, e Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã.

Viaduto - Outras duas obras já definidas também terão reflexo direto na melhoria operacional do Inter 2. O viaduto estaiado na Francisco H. dos Santos transpondo a Comendador Franco (Avenida das Torres), vai garantir a passagem direta do ônibus, sem necessidade de parada no cruzamento, que é um dos mais movimentados da cidade. Um pouco mais acima, no Capão da Imbuia, será implantado binário formado pelas ruas Olga Balster e Professor Nivaldo Braga, melhorando o fluxo do trânsito e, em consequência, também do ônibus.

Binários são sistemas viários formados por ruas paralelas, de mão única e em sentido contrário (uma vai e outra vem) tornando o trânsito mais seguro e mais ágil na medida em que os motoristas podem fazer conversões diretas, sem ter que esperar a passagem de carros do sentido contrário. O novo binário complementa a ligação Hauer/Capão da Imbuia, feita há quatro anos, ligando os terminais dos dois bairros, beneficiando diretamente o transporte coletivo, especialmente o Inter 2.

Outra medida em avaliação pela Urbs é o compartilhamento de trechos de canaletas. A experiência foi iniciada há três meses na canaleta oeste, entre Bigorrilho e Campina do Siqueira. O Inter 2 entra na canaleta do Expresso pela rua Francisco Rocha, seguindo direto até o Terminal Campina do Siqueira, evitando o tráfego intenso, principalmente em horários de pico, no trecho final da avenida Padre Agostinho. 

A próxima canaleta será, uma vez finalizadas as obras de desalinhamento das estações tubo, pela avenida Paraná/João Gualberto, no trecho entre o Terminal Cabral e rua Augusto Severo, quando o ônibus entra no anel viário. 

O Ligeirinho Inter 2 tem um percurso circular cobrindo a cada viagem 38 quilômetros em 12 bairros da cidade, passando por Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.


Fonte: Urbs

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Ônibus articulados no Recife homenageiam Luís Gonzaga


O mês de junho é de festa em todo o nordeste, com muito forró e animação, e nesta festa o Rei Luiz Gonzaga costuma ser mais lembrado pela história que fez no Nordeste e no Brasil, e para homenagear ainda mais esta festa que este ano homenageia Luiz Gonzaga ‘’100 Anos’’, devido ao fato que neste ano ele completaria, as empresas de ônibus do Recife estão lhe homenageando com um simbolo maior do Forró que é a safona, nome este dado também aos ônibus articulados da cidade.

E é neste embalo que os ônibus safonados ganharam formas de safonas literalmente, para homenagear tanto as festas juninas como à Luís Gonzaga.

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Trem Bala Brasileiro tem previsão de operação em 2019

O leilão da primeira etapa do Trem de Alta Velocidade (TAV), que definirá a tecnologia  a ser usada no projeto, deve ocorrer apenas no primeiro semestre de 2013. A previsão anterior era o próximo mês de outubro. A afirmação foi feita nesta quinta-feira por Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), que foi escolhido pelo governo para presidir a Etav, estatal que vai administrar o TAV.
"A primeira etapa vai correr no primeiro semestre do ano que vem, mas isso não é um fator crítico do projeto. Há instrumentos para evitar que esse atraso na primeira fase gere atrasos na segunda", disse Figueiredo, após participar do Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo.

Segundo ele, o cronograma continua mantido, porque o projeto executivo, por exemplo, pode ter seu início adiantado, assim como a obtenção das licenças ambientais necessárias. "O projeto prevê que o TAV comece a operar em 2019. Acho que pode ser em 2018", disse.

Figueiredo disse ainda que acredita que em no máximo duas semanas a Etav esteja oficialmente formada e entre em operação. Ele acredita que a estatal terá entre 30 e 40 profissionais e que todos serão servidores públicos de formação técnica. Alguns devem ser profissionais que ele levou para a ANTT, quando assumiu o órgão. Na semana que vem deve ocorrer uma assembleia para eleger a diretoria da empresa.

Afastado das discussões do projeto desde que saiu da ANTT, há cerca de quatro meses, Figueiredo afirma que "a criação da Etav pode trazer um elemento novo na modelagem". "Na ocasião, o edital estava pronto, faltava validar com o governo. Vamos discutir o escopo do que o governo quer", disse.

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Cidades brasileiras devem focar em acessibilidade

As cidades brasileiras deveriam focar a acessibilidade nos projetos de mobilidade urbana, foi o que afirmou o novo secretário nacional de transporte e mobilidade urbana do Ministério das Cidades, Júlio Eduardo dos Santos. Para ele, é fundamental promover o acesso de todos os cidadãos ao transporte público, independentemente, de suas limitações.
“Temos que informar aos municípios que existe a Lei de Mobilidade Urbana, recentemente aprovada, que define novos padrões de atuação e suas responsabilidades. Além de mostrar que eles têm linhas de crédito, que podem investir com segurança e que terão nosso apoio em todas as etapas do processo”, destacou Santos.
O secretário também afirmou que a função do ministério é auxiliar aos municípios no preenchimento dos pré-requisitos e a apresentação da documentação necessária exigida para obras de infraestrutura de transporte, para que eles não percam o prazo. Santos explica que para acelerar a melhoria do transporte coletivo é necessário eliminar estes gargalos que desperdiçam tempo.
O secretário ressaltou ainda que a sociedade deve refletir sobre modais de transporte mais sustentáveis, por meio de matrizes energéticas menos poluentes e o incentivo ao transporte individual não motorizado.
Santos, que foi recém-empossado, prometeu dar maior agilidade aos projetos como os do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade Grandes Cidades e das obras de mobilidade para a Copa do Mundo.
Para evitar atrasos, novos relatórios sobre estes projetos serão elaborados e as informações serão constantemente atualizadas. Ainda, de acordo com ele, em sua gestão, as cidades e Estados terão mais apoio por meio de investimentos, treinamentos e capacitação para o desenvolvimento de projetos da área.
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Trem que liga Brasília a Goiânia ficará pronto em 2017

O trem de média velocidade, que transporta passageiros e cargas, e vai ligar as cidades de Brasília, Anápolis e Goiânia deve ficar pronto em quatro anos, segundo a Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste). O prazo inclui a realização dos estudos, formulação do projeto e execução da obra. O custo estimado é de R$ 700 milhões. O diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado,  afastou riscos de obra não sair do papel.

— A obra não corre risco de não sair. Quem viver, verá.

Nesta quinta-feira (28), uma reunião com os ministros do Transporte, Sérgio Passos, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra, definiu o Acordo de Cooperação Técnica para a implantação da linha. Conhecido popularmente por trem bala, o veículo que ligara Brasília a Goiânia, na verdade, será o trem de média velocidade, que atinge 140 Km/h e deve concluir o trecho em cerca de uma hora. Já o trem bala trafega em velocidade superior a 200 Km/h.

A licitação para realização dos estudos técnicos deve ficar pronta em 60 dias. Após esse prazo, a estimativa é de que o estudo seja concluído em um prazo de quatro meses. a previsão é que o edital de licitação para construção da linha seja lançada no início de 2013.   A verba virá dos governos Federal, de Goiás e do DF. Poderão ser usados recursos do FCO (Fundo constitucional de Financiamento do Centro-Oeste).

Mais barato
 Segundo Dourado, a opção pelo trem de média de velocidade se deve aos custos da obra.
— O trem de média velocidade é muito mais barato e viável para essa distância (de 190 Km).

A concessão para a administração da linha deve ser feita, de acordo com a Sudeco, por uma PPP (Parceria Público-Privada), o que significa que uma empresa fica responsável pela gestão, mas terá a fiscalização dos governos de Goiás e do Distrito Federal e também pelo Governo Federal.

De olho no crescimento.
De acordo com a Sudeco, a quantidade de pessoas que poderão ser transportadas por dia ainda não está estimada, pois depende dos estudos que serão feitos. Para Marcelo Dourado, o investimento na obra é necessário, pois o eixo Brasília-Goiânia, de ter, até 2027,  20 milhões de habitantes e será a segunda conurbação do País e a região brasileira com uma das maiores rendas per capita.
Fonte: R7.com

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