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Metrô de Fortaleza recebe mais dois trens segunda-feira (09)

sábado, 7 de janeiro de 2012

Mais dois trens unidades elétricas (TUEs) que irão circular na linha Sul do metrô de Fortaleza chegam ao Ceará na segunda-feira (9). Cada trem é composto por três carros de passageiros. O desembarque será feito no Porto do Pecém. Com estas composições, chegam a quatro trens de um total de 20 adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Os outros 16 trens devem chegar até outubro deste ano.

Os trens estão vindo de Nápoles, na Itália, e serão montados no próprio Porto do Pecém. Para isso, uma equipe de técnicos italianos estará chegando. Segundo estimativa de Montini Silva Maranhão, gerente de material rodante da Diretoria de Implantação, os trens deverão iniciar os testes em fevereiro. “Quando os trens chegam, a Receita Federal precisa liberar os equipamentos. Depois disso, passamos 15 dias na pré-montagem. A partir daí eles já vão quase prontos para a oficina do Metrofor em Pacatuba”, afirma. O transporte dos trens do Pecém a Pacatuba irá utilizar a linha de transporte de cargas que já existe.

Os trens são elétricos com 40 metros de comprimento cada um e capacidade para 445 passageiros, sendo 50 sentados. Os veículos são fabricados em alumínio. A velocidade máxima operacional do trem será de 80 quilômetros por hora. Os trens foram comprados da empresa italiana Ansaldo Breda.

O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, explica que a chegada dos trens está dentro do cronograma de montagem e testes dos trens. Dessa forma, será possível iniciar os testes assistidos no início do segundo semestre de 2012. Os testes assistidos, segundo Fortes, é feito com transporte de pessoas, mas sem cobrança de passagem, em determinados horários.

Testes
Os dois trens elétricos que já estão no Ceará estão passando por testes na oficina do Metrofor, em Pacatuba. Um deles já passou por testes estáticos e está na fase de testes dinâmicos. O segundo terá os testes estáticos iniciados no final de janeiro.

De acordo com Montini Maranhão, os testes estáticos demoram cerca de 20 dias. Já os testes dinâmicos levam cerca de 30 dias. Mas, de acordo com o gerente de material rodante, esse tempo pode ser bem menor. “À medida que você vai fazendo os testes, você vai ganhando tempo porque os ajustes feitos nos trens em teste já são feitos nas composições que estão na montagem. Estes trens que estão chegando agora, por exemplo, já serão montados com os ajustes identificados nos testes dos primeiros”, afirma.

Os testes estáticos são realizados na própria oficina, enquanto o teste dinâmico é feito na via num trecho entre o Centro de Manutenção, na Pacatuba, e a Estação de Raquel de Queiroz.

Fonte: Governo do Ceará



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Lei da mobilidade urbana pode ajudar prefeitos e população a melhorar cidades

A Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana é um importante instrumento colocado nas mãos de prefeitos e vereadores e também da sociedade civil e do Ministério Público para que se possa melhorar as condições de mobilidade urbana nas cidades, conforme avalia o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Alexandre Gomide.

Hoje (6), durante a divulgação do Comunicado 128 – A Nova Lei de Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, ele explicou que a legislação dispõe sobre os direitos dos usuários de serviços de trasporte público, regulamenta o planejamento e a gestão do setor e altera mecanismos de regulação e fixação das tarifas de transporte público.

“A sociedade civil vai ter que aprender a lógica dessa lei e o Poder Público também. O que garante mesmo a aplicabilidade vai ser a atuação do Poder Público em querer utilizar os instrumentos que a lei dispõe e, caso o Poder Público não fizer uso da lei, cabe à sociedade e ao Ministério Público exigir políticas mais efetivas e sustentáveis”, disse.

Uma das medidas previstas pela nova lei e destacadas pelo pesquisador trata da permissão para que municípios possam taxar o uso excessivo de automóveis em áreas de congestionamento. O texto prevê ainda que a receita obtida pela cidade por meio dessas tarifas seja direcionada para subsidiar o transporte público local.

“A lei também fornece meios para que a sociedade possa questionar investimentos associados ao incentivo do uso do automóvel”, ressaltou, ao citar, por exemplo, investimentos em viadutos e pontes em lugar de melhorias diretas no transporte coletivo. “O espírito da lei é tornar cada vez mais difícil a vida de quem usa automóvel de maneira excessiva”, completou.

Um dos temas considerados como problemáticos na nova legislação, segundo Gomide, trata dos benefícios tarifários para usuários específicos, como estudantes e idosos. De acordo com o pesquisador, a lei ainda permite que os demais usuários paguem pela concessão desses benefícios, já que os custos são rateados entre os pagantes.

“São políticas muito fáceis, sem estabelecer a fonte de recurso e com outras pessoas pagando. Por isso, as câmaras municipais sempre têm essas medidas, mas isso faz as tarifas subirem. A lei não enfrentou essa questão. Um dispositivo que foi vetado dizia que todos esses benefícios teriam que ser custeados pelas políticas que deram origem”, explicou.

Outro problema apontado pelo Ipea aborda a obrigatoriedade, prevista pela nova lei, de municípios com mais de 20 mil habitantes apresentarem um plano diretor de mobilidade urbana. Segundo Gomide, a medida deve apenas criar um grande mercado de consultorias privadas, já que a maioria das cidades pequenas não têm capacidade para fazer esse tipo de planejamento.

“A gente sabe que as questões de transporte urbano são uma questão das grandes cidades, com frota de veículos e sistema organizado”, disse. “A lei, enquanto medida institucional e regulatória, é um avanço, mas não é tudo. É uma condição necessária, mas não é suficiente para resolver. Há questões que não são de base legal, que dependem muito mais de vontade política e da própria sociedade ao exigir que isso aconteça. Demos mais um passo em direção à sustentabilidade da mobilidade das cidades, mas falta ainda uma longa caminhada, inclusive para fazer a lei pegar”, concluiu.

Paula Laboissière / Agência Brasil



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Prefeitura de Salvador mantém decisão sobre valor de passagens

Mesmo após as declarações do superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Salvador (Setps), Horácio Brasil, sobre as consequências do congelamento dos valores das passagens, classificando a ação da prefeitura como “uma decisão unilateral”, a Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura de Salvador (Setin), sustenta a decisão de manter o valor da tarifa do transporte coletivo.

De acordo com o superintendente, as empresas de transportes passaram por aumentos significativos de despesas. “Se não houver a desoneração de custos através de redução de impostos, por exemplo, ficará impossível trabalhar nestas condições”, destacou.

Em nota oficial, o secretário da Setin, José Mattos, informou que foram feitas análises minuciosas dos números apresentados pelo Setps e que “a conclusão sinalizou a possibilidade de reajustes operacionais que definiram pela manutenção da tarifa atual”.

Segundo a Setin, a decisão tem como objetivo buscar eficiência, produtividade e estabelecer um marco para a preparação do edital de Concessão do Sistema de Transporte Público Coletivo, com previsão início das audiências para março de 2012.




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Maceió pode ficar sem ônibus neste sábado e domingo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O sindicato dos Rodoviários confirma que a categoria vai paralisar suas atividades neste sábado e domingo, dias 7 e 8. Com isso, quem depende de transporte público em Maceió não sabe como vai ao trabalho.

O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes de Alagoas (Sinttro/AL), Ronaldo Leocolvino, explica que a classe reivindica a reforma dos terminais de ônibus de alguns bairros em Maceió, a construção de terminais onde não existe; além de um corredor de ônibus na Avenida Fernandes Lima, gargalo do trânsito na capital.

Segundo o sindicato, é preciso reformar os terminais dos bairros de Cruz das Almas, José da Silva Peixoto, Mercado da Produção, Vergel do Lago, Trapiche, Pontal da Barra, João Sampaio, Benedito Bentes, Mocambo, Osman Loureiro e Sanatório.

Ainda segundo Ronaldo, a paralisação pode se estender até a segunda-feira, 9. “Não temos interesse em prejudicar os usuários, mas se os responsáveis não firmarem acordo com a gente a greve vai até a próxima semana”, afirma. O secretário disse que 100% da frota estará parada, nas garagens das empresas. “Nenhum ônibus circula neste sábado”, garantiu.

“Não é aceitável essa situação do trânsito em Maceió. Existe um projeto antigo que prevê um corredor na Fernandes Lima, desde a época que o Judson Cabral era o responsável pela SMTT, mas falta vontade política para resolver esse caos que se tornou o trânsito aqui em Maceió. Quem precisa trabalhar pela manhã, tem que sair de casa cada vez mais cedo”, falou.

Para Ronaldo, o corredor de ônibus seria a solução mais viável para desafogar o trânsito na Avenida Fernandes Lima. Ele diz ainda que a Superintendência de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) poderia aplicar R$ 3 milhões do Fundo de Transporte Urbano (FTU) para resolver o problema.

Garantias
Ronaldo explica ainda que o sindicato quer garantias que as reivindicações serão, de fato, atendidas. Ele diz que a diretoria quer uma reunião com o prefeito Cícero Almeida, o presidente da CUT, Isaque Jackson e representantes do Sinttro/AL. Neste encontro, que ainda não foi agendado, o sindicato espera que o prefeito assine um documento se comprometendo a cumprir a pauta das reivindicações.

Outras reivindicações
O pagamento de ticket alimentação e plano de saúde por parte das empresas também serão discutidos, só que com os empresários. Ronaldo disse na manhã de hoje que o ticket alimentação deve ter um reajuste de R$ 30,00, mas ainda não há garantias que isso vai ocorrer. A data limite é o dia 15 de janeiro.
Caso as empresas não cumpram, outra paralisação pode ser deflagrada. Atualmente, o ticket está no valor de R$ 250,00 e deve ser reajustado para R$ 280,00.



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Em João Pessoa, Recarga com a tarifa antiga no ''Passe Legal'' vai até este sábado

A partir de zero hora da próxima segunda-feira (09), o valor cobrado pela passagem nos ônibus coletivos urbanos de João Pessoa passa a ser R$ 2,20. A importância, que antes era de R$ 2,10, teve um reajuste de apenas 4,76%, percentual inferior à inflação oficial de todo o ano de 2011, que foi de 6,56%, e bem abaixo da variação do salário mínimo que se elevou em 14,13% no dia 1º de janeiro (avançou de R$ 545 para R$ 622).

Mas, caso o usuário queira usufruir da antiga tarifa, ele deve se apressar e recarregar seu cartão “Passe Legal” até este sábado, 07 de janeiro, nos postos de atendimento dos Shoppings Tambiá (até às 13h) e Manaíra (até às 18h). Segundo o diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, os usuários que fizerem suas recargas poderão utilizá-las por até 30 dias. “Mesmo com o novo valor da tarifa passando a ser cobrado a partir desta segunda-feira, os passageiros que tenham recarregado seus cartões eletrônicos “Passe Legal” até o dia 07 de janeiro continuarão debitando desses cartões os valores anteriores a R$ 2,20.

Neste caso, as passagens recarregadas a preços antigos valerão por 30 dias”, explica, lembrando que o mesmo vale para os estudantes, que têm direito a 50% de desconto e também tem suas passagens reajustadas. Conforme o dirigente, por decorrência, a nova tarifa dos estudantes será acrescida de apenas R$ 0,05 (cinco centavos), passando, portanto para R$ 1,10. Vale destacar que o reajuste da tarifa de ônibus de João Pessoa, além de ficar abaixo da inflação e do percentual de aumento do salário mínimo homologado pelo Governo Federal, também ficou praticamente na metade do percentual de aumento salarial concedido aos operadores do sistema em julho de 2011, que foi de 9%. A autorização para a cobrança dessa nova tarifa foi do prefeito Luciano Agra, que anunciou o reajuste na última segunda-feira (02).

Fonte: PB Agora


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Rio: Obras do Porto Maravilha alteram itinerário de vans e ônibus intermunicipais

A partir deste sábado sete linhas de ônibus intermunicipais que vêm da Baixada Fluminense e seis de vans oriundas dos municípios de Alcântara, Maricá, Boa Vista e Rio Bonito que passam pela Praça Mauá terão seus itinerários alterados, em função das mudanças no trânsito da região portuária do Rio, para o prosseguimento das obras de revitalização da área, o projeto “Porto Maravilha”.

Conforme solicitado pela CET-Rio, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) já comunicou às empresas Trell e Viação União, sobre a necessidade de mudança no trajeto das seguintes linhas: Taquara – Praça Mauá (SA), Santa Cruz da Serra – Passeio (AC), Xerém – Passeio (SA), Xerém – Passeio (AC), Piabetá – Passeio (SA), Piabetá – Passeio (A) e Piabetá – Passeio (AC).

O órgão também informou as alterações aos permissionários das linhas de van Alcântara – Rio de Janeiro, Maricá – Rio de Janeiro, Boa Vista – Rio de Janeiro, Rio Bonito – Rio de Janeiro, Venda das Pedras – Rio de Janeiro e Boa Vista – São Cristóvão. No caso do transporte complementar, os trajetos mudam, entretanto, o ponto de parada permanece inalterado, no terminal rodoviário Procópio Ferreira.

Durante a primeira semana, a fiscalização do Detro estará no local, orientando os usuários sobre as mudanças.

Itinerário atual das vans:
Av. Rodrigues Alves, Rua Sousa e Silva, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Barão de São Felix, Rua Camerino, Avenida Marechal Floriano, Rua Visconde da Gávea, Presidente Vargas e terminal rodoviário Procópio Ferreira..
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Itinerário dos ônibus a partir deste sábado: .
Av. Rodrigues Alves, Av. Professor Pereira Reis, Rua Santo Cristo, Viaduto São Pedro, Av. 31 de Março, Rua Benedito Hipólito, Rua General Caldwell, Rua Moncorvo Filho, Praça. da República, Presidente Vargas e terminal rodoviário Procópio Ferreira..
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Itinerário atual dos ônibus: .
Av. Rodrigues Alves, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Rua Barão de São Felix e Rua Visconde da Gávea, Praça da República até a Rua da Constituição..
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Itinerário dos ônibus a partir deste sábado .
Av. Rodrigues Alves, Av. Barão de Tefé, Av. Venezuela, Rua Sacadura Cabral, Praça. Mauá, Av. Rio Branco, Av. Mal. Floriano, Rua Camerino,  Rua Barão de São Félix, Rua Visc. da Gávea, Praça. da República, Rua da  Constituição.



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