Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

São Paulo: Sem corredor exclusivo em Cidade Tiradentes, passageiros levam até três horas para chegar a outras regiões

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Levar horas para chegar a outros pontos de São Paulo já é rotina na vida dos moradores de Cidade Tiradentes, no Extremo Leste. O único meio de transporte público disponível para a população é o ônibus. Nos horários de pico, eles ficam lotados. Mas a maior reclamação dos passageiros é a demora para chegar aos destinos, por causa da falta de corredor exclusivo de coletivos no bairro.

O porteiro Antônio Carlos de Jesus Oliveira, 45 anos, utiliza três ônibus de Cidade Tiradentes até seu trabalho, no Sacomã, Zona Sul. Leva, em média, duas horas e meia. "Trabalho à noite, por isso vou no horário mais crítico, após as quatro da tarde." Segundo ele, as filas são inevitáveis em vias como a Estrada do Iguatemi, Rua Inácio Monteiro e Avenida Saturnino Pereira. Antônio comenta que as ruas têm a mesma largura desde que se mudou para o bairro, há 27 anos. Para ele, elas precisavam ser alargadas, porque a região cresce a cada ano, em população e em carros. E, sem corredor exclusivo, os ônibus disputam espaço com os demais veículos. "Se tivesse o corredor, facilitaria muito a nossa vida", afirma.

A vendedora Regina Cássia Batista, 41 anos, que utiliza com frequência ônibus para São Mateus e Guaianases, confirma que as vias principais ficam travadas. Apesar de serem regiões vizinhas, ela leva cerca de uma hora em alguns horários. "No final da tarde é horrível. O ônibus não sai do lugar."

Devido às filas, a dona de casa Aparecida Maria Lígero, 55 anos, leva quase duas horas até Itaquera, onde pega metrô quando vai ao Centro. O trajeto até o destino final chega a três horas. Também gostaria de mais coletivos para ligar as localidades de Cidade Tiradentes. Antes de chegar ao terminal de onde saem as linhas para outros bairros, ela espera até meia hora pela condução.
Foto: Vinicius Pereira

"Tem só uma que passa na minha casa. Deveriam circular mais aqui dentro", diz. Também reclama dos ônibus cheios e cobra a volta dos articulados, que deixaram de circular em abril. Conforme a SPTrans, os ônibus de 18 metros operaram em Cidade Tiradentes em caráter experimental. Foi constatada a inviabilidade da manutenção, pelas características topográficas da região. Voltaram os ônibus normais, em número suficiente, segundo o órgão.

Cidade Tiradentes vai ganhar monotrilho
A SPTrans tinha projeto de corredor de ônibus entre a região central  e Cidade Tiradentes, mas foi transformado em monotrilho, na futura extensão da Linha 2-Verde do Metrô, que privilegia o canteiro central de avenidas, a uma altura de 12 a 15 metros. O primeiro trecho do prolongamento está em construção e contará com as estações Vila Prudente e Oratório, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2013. O segundo trecho, até São Mateus, deve iniciar o funcionamento no segundo semestre de 2014 e a chegada a Cidade Tiradentes está prevista para 2016.

A linha terá 17 estações, dois pátios e 24,5 quilômetros de extensão. A opção pelo monotrilho levou em consideração o tempo menor de implantação em relação ao metrô convencional. Os dois têm velocidade semelhante (máxima de 80 km/h) e são movidos a energia elétrica. Terá capacidade para transportar 48 mil passageiros/hora/sentido.


READ MORE - São Paulo: Sem corredor exclusivo em Cidade Tiradentes, passageiros levam até três horas para chegar a outras regiões

São Paulo: Audiência Pública da Concessão do Transporte Metropolitano da RMC ocorre nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 19/08, ocorrerá a Audiência Pública, conforme determina a Lei Federal 8.666/93, sobre o modelo de concessão onerosa do sistema de transporte metropolitano por ônibus, que envolve as linhas do Sistema Regular dos 19 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas,
Evento: Audiência Pública da Concessão na RMC
  • Data: 19/08 (sexta-feira)
  • Horário: 14 horas
  • Local: Hotel Premium Norte
  • Endereço: Rua Novotel, 931 – Campinas/SP
Mais Notícias de São Paulo

Fonte: www.emtu.sp.gov.br

Share |
READ MORE - São Paulo: Audiência Pública da Concessão do Transporte Metropolitano da RMC ocorre nesta sexta-feira

Treze linhas de ônibus não têm mais cobradores em Cuiabá

Treze linhas de ônibus, entre alimentadoras e expressas, estão funcionando sem cobrador, em Cuiabá. A medida está em teste desde abril deste ano, e partiu de um acordo firmado entre a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) e o Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Cuiabá e Região (STETTCR).

Em número de veículos, são 52 ônibus que estão adaptados para realizar os trajetos sem a figura do cobrador. A cobrança da passagem, nesse momento, será feita pelos motoristas.

No total, são seis linhas alimentadoras, sendo quatro saindo do Terminal do CPA 1 (Setor 3 e 4; Jardim Florianópolis; Serra Dourada e Residencial Picoli) e duas do terminal do CPA 3 (Doutor Fábio e Serra Dourada).

Além deles, as linhas expressas 109 (Santa Amália); 101 (Coophamil); 106 (Cidade Verde); 204 (Jardim Alvorada); 606 (Parque Atalaia via Beira Rio) e 613 (São Gonçalo via Beira Rio) não têm mais cobrador.

Em Várzea Grande, no mês de abril, eram três as linhas de ônibus que estavam em teste: as alimentadoras da Sadia, Limpo Grande e Bonsucesso. Linhas atuais e quantidade de ônibus que estariam fazendo o trajeto não foram informadas pela Secretaria de Transporte Urbano (STU), até a conclusão da reportagem.

Critérios
Conforme o coordenador de fiscalização da SMTU, Leopoldino Pereira de Queiroz, o critério utilizado para a escolha das linhas foi o de menor densidade por usuário. Ele também explicou que a retirada de cobradores será gradativa e, no futuro, deve caminhar para a ausência total da figura do cobrador.

"O objetivo também é massificar o uso dos cartões-transporte e tirar em 100% o uso do dinheiro. O acordo entre sindicato e secretaria é de um ano, porém, enquanto o teste ocorre, estamos fazendo estudos para saber quais poderão ser as próximas linhas", disse.

Antes de deixar o comando da SMTU, o vereador Edivá Alves afirmou que o objetivo era fazer com que ,até 2014, ano da Copa do Mundo, o transporte público em Cuiabá já funcionasse sem cobradores.

A decisão, considerada polêmica, em partes, por possivelmente deixar sem emprego diversos cobradores, segundo Alves, não terá efeito negativo. Os trabalhadores poderão ser remanejados para outras funções.

"Nós temos acompanhado outros locais. Fui em Goiânia, neste ano, andei de ônibus e lá não se tem cobrador, já há algum tempo. Muitos deles viraram fiscais ou vendedores de cartões de um único uso, para aqueles que não são estudantes ou não têm cartão transporte recarregável, por exemplo. Mas, isso é um processo lento, gradativo. Não vamos demitir ninguém", informou.



Isa Sousa
Fonte: Midia News

READ MORE - Treze linhas de ônibus não têm mais cobradores em Cuiabá

Usuários do transporte coletivo de Imperatriz estão insatisfeitos com a qualidade dos serviços

Usuários do transporte coletivo estão insatisfeitos com a falta de qualidade nos serviços prestados em Imperatriz e municípios vizinhos. Além dos atrasos, os passageiros reclamam da qualidade dos veículos. As linhas, segundo os usuários, utilizam micro-ônibus e ônibus velhos para o transporte.

São duas empresas que exploram mais de 50 linhas do transporte coletivo incluindo a cidade de imperatriz e outros municípios da região como João Lisboa, Davinopólis e Governador Edson Lobão. Dependendo do bairro, o tempo de espera na parada passa de uma hora. A funcionária pública Raimunda Sampaio mora no bairro Santa Rita e alega que perde muito tempo a espera do coletivo.

Mas a demora não é a única reclamação. Mais da metade da frota da empresa que possui o maior número de linhas é formada de micro-ônibus que não conseguem atender a demanda de passageiros.

Ônibus velhos, com bancos rasgados, janelas danificadas são vistos com frequencia na cidade: os passageiros também alegam que os veículos quebram durante as viagens.

Esclarecimentos

O gerente de transportes da empresa citada na reportagem, Carlos Antônio de Sousa, disse que existe um planejamento para melhorar a frota. Segundo ele, pelo menos 40 ônibus novos já foram adquiridos pela empresa e devem começar a chegar à cidade na próxima semana.

O secretário Municipal de Trânsito, disse que a fiscalização para constatar as condições dos veículos vai ser intensificada.


READ MORE - Usuários do transporte coletivo de Imperatriz estão insatisfeitos com a qualidade dos serviços

Em Santos, Ciclovia da Ana Costa já divide opiniões

A construção da ciclovia da Avenida Ana Costa está chegando ao fim e a opinião de ciclistas que utilizam esse tipo de espaço para locomoção são variadas. De maior agilidade e economia de tempo à falta de pontos de ultrapassagem, os ciclistas se dividem ao falar sobre a pista.
O vendedor de aparelhos eletrônicos Matheus Oliveira, de 20 anos, diz que sempre usa a ciclovia quando tem que sair de bicicleta de casa. Segundo ele, o fim da obra virá em boa hora, já que “andar pela ciclovia é mais fácil do que andar pelas ruas e ter que ficar desviando dos carros no trânsito”.
A atendente Sofia Bolanhos, 21 anos, concorda com Oliveira. Ela diz que andar pela ciclovia é mais seguro por não correr riscos de ser atropelada por automóveis e motos.
Em contrapartida, o porteiro Ivanildo Oliveira, de 56 anos, diz que anda de bicicleta todos os dias e não gosta do espaço destinado às bicicletas na via. “É estreito, não tem espaço para ultrapassar. Enfim, não serve para nada. Prefiro andar pela rua”.
O agente da CET Rodolfo Fernandes também diz que há desrespeito por parte dos ciclistas. Segundo o agente, as pessoas acabam ocupando a rua para fazer as ultrapassagens, pois a ciclovia da Ana Costa é muito estreita e não permite que duas bicicletas andem lado a lado. Mas ele concorda que a ciclovia seja mais segura para os ciclistas.

Movimentação nas ciclovias

O presidente da Associação Brasileira de Ciclistas, Jessé Teixeira Félix, diz que aproximadamente 2 mil a 2500 pessoas passam pelas ciclovias da Av. Ana Costa, enquanto em toda a Cidade o número chega a 100 mil todos os dias. Para ele, os espaços são essenciais para a locomoção casa/trabalho ou para o simples lazer e atividade física.
Félix diz que quem mais desrespeita o espaço são os pedestres, que abusam de travessia em locais proibidos, aumentando o risco de acidentes.
Para ele, os moradores Santos já estão totalmente adaptados com a ciclovia, tanto que, na sua visão, o incentivo por parte de órgãos públicos já deixou de ser necessário, faltando apenas o apoio da iniciativa privada.

Postado por Vinícius Morales
Fonte: BoqNews

READ MORE - Em Santos, Ciclovia da Ana Costa já divide opiniões

Devido a greve na Trensurb, frota de ônibus terá reforço

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Em virtude da greve da Trensurb, que será realizada a partir da meia-noite pelos metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que reforçará o atendimento das linhas 701 (Vila Farrapos - Voluntários) e 704 (Humaitá). Os seis veículos extras deverão estar à disposição a partir das 5h.

O Sindimetrô decidiu por unanimidade, em assembleia na tarde desta quarta-feira, paralisar as atividades por 24 horas na Região Metropolitana. Apesar do concenso no índice de reajuste, o sindicato alega que a manutenção das escalas prejudica a categoria.

Em nota, a Trensurb informou que fará uma reunião ainda hoje no Ministério Ministério Público do Trabalho, entre a direção da empresa e o Sindimetrô, a fim de buscar uma solução para o impasse e a manutenção dos serviços do metrô, que, segundo a Trensurb, deve ser mantido nos horários de maior movimento. O Sindimetrô descarta disponibilizar funcionários para os horários de pico do funcionamento dos trens.

A empresa disse, ainda, que não está tirando "nenhum direito adquirido" da categoria, e que propõe a renivação de cláusulas sociais, sindicais e econômicas na íntegra. 

Confira a nota: NOTA DE ESCLARECIMENTO DA TRENSURB À POPULAÇÃO

A Direção da Trensurb, no sentido de esclarecer com toda a transparência, diante da decisão da assembléia geral dos trabalhadores de deflagrar greve a partir da zero hora de amanhã, 18, faz os seguintes esclarecimentos à população e, em especial, ao seu quadro de trabalhadores e aos usuários do metrô gaúcho:
1. A Trensurb NÃO ESTÁ TIRANDO NENHUM DIREITO ADQUIRIDO DOS SEUS TRABALHADORES e está propondo à categoria dos metroviários A RENOVAÇÃO NA ÍNTEGRA DE TODAS AS CLÁUSULAS SOCIAIS, SINDICAIS E ECONÔMICAS DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO;
2. A Trensurb está propondo REAJUSTE DE 6,36% com impacto sobre todas as cláusulas econômicas;
3. Fechamento de Acordo de Escalas MANTENDO AS ATUAIS ESCALAS DE TRABALHO e incluindo uma nova escala fixa 4x2x6x4 (quatro dias trabalhados, duas folgas, seis dias trabalhados, quatro folgas).
4. Estudo conjunto entre TRENSURB e SINDIMETRÔ, no prazo de 90 dias, para proposição de melhorias no Plano de Saúde;
A Direção da Trensurb informa, ainda, que:- Não mede esforços para a manutenção dos direitos dos seus trabalhadores e conta com o discernimento, comprometimento e responsabilidade de todos, pois tem consciência que a empresa passa hoje por um dos momentos mais importantes dos seus 26 anos de operação;
- Nesse sentido, será realizada reunião a partir das 18h de hoje, 17, no Ministério Público do Trabalho, entre a direção da empresa e o Sindimetrô, com a interveniência do MPT, buscando uma solução para o impasse e a manutenção dos serviços do metrô;
- A empresa vive um momento histórico e de grandes transformações, com a realização das obras de expansão até Novo Hamburgo e a construção da ligação por Aeromovel da Estação Aeroporto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.

READ MORE - Devido a greve na Trensurb, frota de ônibus terá reforço

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960