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Licitação do Trem Bala brasileiro fracassa em São Paulo

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) anunciou nesta segunda-feira (11) que o governo vai refazer o processo de licitação para a construção do trem-bala, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, passando por Campinas. A decisão foi tomada após o leilão, marcado para hoje, fracassar por falta de interessados.

De acordo com o presidente da ANTT, Bernardo Figueiredo, o novo leilão será feito em duas partes. Ainda este ano, a agência vai abrir concorrência para a tecnologia e o operador. Isso significa que o governo vai chamar empresas internacionais que detenham o conhecimento do trem-bala para formular o projeto executivo da obra.

- Temos vários grupos empresariais que detêm a tecnologia e é um mercado disputado. Esses grupos têm a percepção que o mercado brasileiro é estratégico.

A segunda parte do leilão, prevista para o ano que vem, será para o fornecimento da infraestrutura, ou seja, a obra em si. Nesse processo, deverão concorrer empreiteiras brasileiras que se negaram a fazer parcerias com as empresas internacionais de tecnologia para o leilão fracassado.

- O operador vencedor da primeira fase do leilão vai nos ajudar a definir as regras para a segunda fase. Ele que vai utilizar a obra, então precisa ajudar a organizar os parâmetros que serão colocados em prática.

Figueiredo justificou a falta de interessados no leilão pelo fato de empresas brasileiras terem se negado a formar alianças com as estrangeiras, que dominam a tecnologia.

- Embora tivéssemos várias tecnologias propostas, achávamos que poderia ter sido diferente. O que a gente percebe é que as diversas tecnologias não conseguiram formar alianças com as empresas nacionais. Houve um fechamento do mercado nacional a esse tipo de aliança e isso complicou o processo licitatório.

O presidente da ANTT também afirmou que, mesmo com o fracasso do leilão, o governo não trabalha com o engavetamento do projeto.

- O governo resolveu manter o projeto do TAV [trem de alta velocidade] por entender que é essencial para resolver os problemas de transporte de pessoas nesse eixo. Não existe a opção de não fazer nada ou outra alternativa. Não adianta ser contra e não apresentar uma solução que não seja viável.

Mesmo com a falta de interessados, Figueiredo garante que não haverá atrasos no projeto. A justificativa é que o projeto executivo, que seria feito pelo consórcio vencedor, agora terá de ser apresentado pelo vencedor da primeira etapa do novo leilão. Dessa forma, o cronograma para o início das obras continua para o início de 2013.


O trem-bala

O TAV (Trem de Alta Velocidade) tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a ANTT, e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km. Desse percurso, 312 km serão de superfície, 108 km sobre pontes e 91 km em túneis.

Ao total, estão previstas oito estações obrigatórias no traçado, incluídas paradas nos aeroportos do Galeão (Rio), Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas). Há outras três estações, nas cidades paulistas de Jundiaí e Aparecida e na fluminense Resende, que podem ou não ser incluídas a critério do consórcio vencedor.

A passagem da estação Barão de Mauá, no Rio, a Campo de Marte, em São Paulo, deve ficar em R$ 150, a econômica, e R$ 250, a executiva. No horário de pico, esses valores sobem para R$ 200 e R$ 325. Pelo estudo encomendado pela ANTT, o valor é menor que o das passagens aéreas do Rio para São Paulo, que ficam em R$ 400 no horário de pico e R$ 180 nos demais horários. Os valores foram calculados a partir de uma tarifa-teto de R$ 0,49/km estabelecido no edital da construção.

O tempo de viagem do Rio a São Paulo, com velocidade média de 280 km/h, será de 93 minutos contra 110 minutos por avião (incluindo o tempo de voo e espera para embarque e desembarque). A velocidade máxima prevista do trem-bala é de 350 km/h.

Fonte: R7.com

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Usuários de ônibus de Fortaleza estão inseguros quanto as paralisações dos motoristas

Uma movimentação na manhã desta segunda-feira (11) paralisou, durante algumas horas, as atividades de motoristas, fiscais e cobradores de ônibus de Fortaleza. O encontro aconteceu em frente a uma das empresas de ônibus da Capital. O objetivo era discutir os novos rumos do movimento grevista.

Sem acordo
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado (Sintro), Domingos Neto, a categoria está evitando ao máximo entrar em greve. Entretanto, já estão na 6ª rodada de negociações e ainda não entraram em acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sindiônibus). Na última reunião, no dia 1º de julho na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE), os motoristas não aceitaram a proposta dos empresários.
O Sindiônibus propôs um aumento de 6,3% do salário, que representa, segundo eles, uma reposição da inflação de 12 meses. O Sintro, no entanto, não aceitou a proposta. A categoria reivindica reajuste salarial de 25%, além de aumento do preço da cesta básica, do vale refeição e plano de saúde. De acordo com o presidente do Sindicato, caso não haja negociações em breve, uma nova paralisação pode acontecer.

Estado de greve
A categoria se encontra em estado de greve desde o último dia 2 de julho, após uma assembleia geral realizada na sede do Sindicato. Representantes do Sintro pretendem continuam visitando as empresas de transportes nesta segunda-feira (11) para expor as reivindicações dos motoristas, fiscais e cobradores de ônibus.

Resposta do Sindiônibus
Em nota oficial o Sindiônibus se posicionou em relação a paralisação desta segunda-feira(11) que durou três horas (das 04 às 07h00 da manhã)e impediu a saída de 106 ônibus da empresa Santa Cecília. O Sindiônibus, em parceria com a Etufor, conseguiu amenizar o impacto da ação deslocando cerca de 40 ônibus de outras linhas e outras empresas para as prejudicadas, em uma operação coordenada que reduz o prejuízo aos usuários.



Redação Jangadeiro Online, com informações do Sintro e Sindiônibus




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No Recife, Ônibus expresso é uma grande vantagem para os passageiros, confira horários de algumas linhas expressas

Muitas passageiros que precisam usar o transporte coletivo na cidade se locomovem de um terminal para outro, e este percurso em viagens normais fazem com que estes usuários percam de certa forma mais da metade do tempo, por isso, foram criadas pelo Consórcio Grande Recife de Transportes algumas linhas expressas para facilitar a vida destes usuários, estes ônibus saem de um certo terminal e só acontece o desembarque no outro terminal, o Blog Meu Transporte vem neste momento informar estes horários a pedido de alguns leitores que não sabiam o horário exato destas linhas, por isso, se sua linha expresso não estiver aqui, comente nesta postagem que solicitaremos ao CGRT para futura postagem.
Linha 207 – Barro / Macaxeira (BR 101) è 5h30, 5h39, 5h48, 5h57, 6h06, 6h15, 6h24, 6h33, 6h42, 6h51, 7h, 7h09, 7h18, 7h27, 7h36, 7h45, 7h54, 8h03, 8h12, 8h19, ...., 17h05, 17h14, 17h23, 17h32, 17h42, 17h52, 18h02, 18h10, 18h20, 18h30, 18h40, 18h50, 19h e 19h10.
Linha 216 – Barro / Prazeres (BR 101) è 5h30, 5h42, 6h, 6h13, 6h27, 6h40, 6h54, 7h08..., 16h06, 16h22, 16h39, 16h54, 17h09, 17h24, 17h39 e 17h54.

Obs: Horários de saída do terminal do Barro, passível de mudanças devido ao trânsito.

Linha 983 - Rio Doce / Princesa Isabel  è 6h00, 6h14, 6h21, 6h28, 6h42, 6h56, 7h03

Obs: Horários de saída do terminal de Rio Doce, passível de mudanças devido ao trânsito.
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Com Informações do CGRT - Blog Meu Transporte


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Porto Alegre recebe mais 20 ônibus novos para atender a Zona Sul

De acordo com o programa de qualificação e renovação permanente da frota de transporte coletivo da cidade, 20 ônibus novos, sendo 12 articulados, um deles no modelo Bus Rapid Transit (BRT), todos com acessibilidade, entram em circulação a partir da próxima semana, para atender comunidades da região Sul e Extremo Sul da Capital, como Restinga, Lami, Hípica e Belém Novo, entre outras. A apresentação dos veículos, do Consórcio STS, acontece às 10h30 desta segunda-feira, 11, no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. Estarão presentes na apresentação o prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.
Recentemente entraram em circulação 26 ônibus novos para atender 90 linhas da região Norte da Capital. A previsão da prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), é de 270 novas unidades em atividade no sistema até o final de 2011. Com a renovação, a idade média da frota deve chegar a 4 anos e 2 meses até dezembro.
O sistema de ônibus de Porto Alegre atende 343 linhas, 1,1 milhão de usuários por dia, sendo 200 mil isentos, com deslocamentos em 55 km de corredores exclusivos e mais de 5 mil pontos de parada (92 estações).


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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Em Goiânia, Família gasta até R$ 500 com passagem

O impacto do transporte coletivo no orçamento de uma família, sobretudo quando todos os membros fazem uso das linhas de ônibus da capital, figura como uma das despesas mais relevantes, e também preocupantes, nas contas mensais feitas pela diarista Luciene Sousa Oliveira, de 31 anos.

Ela conta que, somente para trabalhar, utiliza quatro passagens diárias de ônibus, locomovendo-se de casa para casas onde oferece seu serviço. Mãe de duas meninas, as crianças pagam meia passagem mas vão e voltam de ônibus da escola, além de frequentarem aulas de inglês, duas vezes por semana. O marido também não tem veículo próprio e quando não está viajando a trabalho, usa diariamente o transporte coletivo.

Colocadas na ponta do lápis, são utilizadas, ao todo, 50 passagens semanais, considerando-se que todos façam seus trajetos apenas nos dias úteis da semana. Um gasto de R$ 125, que mensalmente representam um desfalque de R$500 no orçamento doméstico - praticamente o mesmo valor da prestação de um veículo popular.

"Já tentamos algumas alternativas para aliviar isso mas é complicado. Eu moro no Jardim Europa, e atendo em bairros bem distantes. As meninas também precisam do transporte para estudas. Moto, sinceramente eu não tenho coragem e carro acaba gastando muito mais devido a gasolina" desabafa Luciene Oliveira. "É uma das coisas que mais tem pesado no bolso, ao lado de alimentação, já que preciso almoçar na rua" afirma.

Como alternativa para diminuir o impacto do transporte coletivo nas finanças, o designer de móveis Paulo Ernandes Feitosa, de 43 anos, associa a liberdade de ser trabalhador autônomo com as necessidades. "Costumo deixar para fazer todas as compras que preciso em apenas um dia da semana e vou pelo citybus", revela. "Acaba sendo mais vantajoso pois pago seis reais e circulo durante o dia todo, passando por várias lojas", salienta.

Caminhando

Para Paulo Ernandes, o incoveniente acaba sendo o fato da circulação do citybus se encerrar às 20 horas, levando-o a utilizar as demais linhas. "Acabo andando muito à pé, acho que as pessoas deveriam caminhar mais, sobretudo depois dos 30 anos. Isso sem contar também a necessidade do governos de se investir em veículos elétricos. Sei que há muito interesses para que não sejam implantados, mas já existem cidades com circulação de motos elétricas, com custo bem mais barato que gasolina ou álcool", reforça.
 

Fonte: O Popular

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São Paulo: Faixa de ônibus é ampliada na Avenida Vereador José Diniz

Começou a funcionar no início da manhã desta segunda-feira (11) o novo trecho da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Vereador José Diniz, na Zona Sul de São Paulo. A faixa irá funcionar como uma ampliação do corredor exclusivo de ônibus que já existia na via.
A partir desta segunda, a faixa exclusiva à esquerda irá funcionar entre a Avenida Adolfo Pinheiro e o Viaduto Vereador José Diniz. A faixa irá funcionar entre 6h e 10h e das 16h às 20h nos dias úteis. No total, 39 linhas municipais devem utilizá-la. Segundo a SPTrans, mais de 375 mil passageiros serão atendidos por dia.


Fonte: G1.com.br

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