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SPTrans começa a testar ônibus híbrido em São Paulo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A São Paulo Transporte S.A. (SPTrans) está testando desde ontem um ônibus híbrido - movido a diesel ou a eletricidade - nas ruas da capital paulista. O objetivo é reduzir a poluição do ar e economizar combustível não renovável.

O veículo fabricado na Suécia foi trazido ao Brasil para passar por testes de adaptação pela Fundação Clinton. O ônibus ficará em testes na Empresa Transppass, por 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias, e irá circular na linha 7904 - Jardim Maria Luiza-Clínicas, na zona oeste da cidade. O desempenho será monitorado pela Gerência de Desenvolvimento Tecnológico da SPTrans.

O novo sistema híbrido foi projetado para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.

Essa tecnologia pode proporcionar uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.









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"Expressinho", Uma nova opção de transporte coletivo de Criciúma

Inicia em Criciúma, nesta sexta-feira, a operação do "Expressinho", uma nova opção de transporte coletivo urbano. O lançamento do novo serviço será também na sexta-feira, às 8h30min, na prefeitura de Criciúma, incluindo uma primeira viagem de demonstração para a imprensa e convidados. Em seguida, o "Expressinho" já inicia as operações normais.

O ônibus executivo com ar condicionado transitará em caráter experimental, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na área central da cidade, por um período de 12 meses. O valor da tarifa será de R$ 1.

O itinerário seguirá pelas ruas do Anel Viário Central, das faixas azuis, e também percorrerá as vias próximas ao Hospital São José, que são Hercílio Luz, Felipe Schmidt, Antônio De Luca, João Cechinel, Coronel Pedro Benedet, retornando ao Anel Viário Central.
“O serviço será em caráter experimental, no qual os passageiros embarcarão e desembarcarão onde preferirem, sem paradas de ônibus. Não será integrado aos terminais, ele ficará rodando nestas vias”, ressalta a engenheira da ASTC (Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma), Caroline Paim Zanette.
Segundo a engenheira, a implantação do serviço de transporte, denominado Expressinho, contribuirá para uma maior democratização dos estacionamentos de veículos na cidade, o que resultará na sobra de vagas de estacionamento no centro da cidade. “Na medida em que poderão ficar mais afastados da área central, os condutores poderão fazer seu deslocamento com este serviço”, argumenta Caroline.


Fonte: A Tribuna Net

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Em Montes Claros, Motoristas e cobradores de transporte coletivo urbano reclamam da falta de segurança e ameaçam paralisação

Na noite da última quinta-feira, 30, um ônibus de transporte coletivo urbano da empresa Pássaro Verde Princesa do Norte foi incendiado na Avenida Perimetral, 2089, no bairro Vilage do Lago II.
Segundo informações passadas aos bombeiros militares que atenderam à ocorrência, o ônibus (linha 2601 – Vilage do Lago / Maracanã) foi invadido por três homens que ordenaram que o motorista, Carlos Rodrigues de Oliveira, 34 anos, e o cobrador, Carlos José dos Santos, 36 anos, descessem do veículo e, em seguida, atearam fogo no ônibus e tomaram rumo desconhecido. Depois deste fato o presidente do Sindicato dos trabalhadores nas empresas de transporte urbano de Montes Claros e Norte de Minas. Carlos Henrique Lacerda, falou a O Norte da preocupação desta entidade quanto à continuidade da prestação de serviço ao usuário do transporte coletivo e a segurança dos motoristas e cobradores. O líder sindical ameaça propor a paralisação das atividades, se porventura não houver segurança para a categoria, especialmente motoristas e cobradores no exercício da profissão.
De acordo com Carlos Henrique Lacerda a questão da insegurança por parte de motoristas e cobradores se dá principalmente na parte da noite, onde a vulnerabilidade é maior.
- Como dirigente de uma entidade que representa a categoria daqueles que trabalham no transporte coletivo a situação é preocupante, estes são pais de família e precisam do emprego. Este fato foi o primeiro e esperamos ser o último. O desejo é de que possam trabalhar em paz com a comunidade -frisa.
Carlos Henrique Lacerda lembra que ante a violência que tem se instaurado por toda a cidade, em conversa com muitos motoristas e cobradores vários estão temendo pela segurança e por conseqüência temem não voltar para a casa com vida.
- O que acontece nas grandes cidades e não poderia ser diferente em Montes Claros é que o trabalhador sai de casa e não sabe se volta para o encontro de sua família. É preocupante a situação da violência e esperamos que as autoridades possam criar métodos para oferecer mais segurança a população, sugere.

DIFICULDADE
O sindicalista afirma que outra dificuldade vivenciada atualmente pelos trabalhadores no transporte urbano diz respeito ao salário. Neste contexto, conforme ele afirma que a entidade tem objetivado defender uma melhor remuneração para os trabalhadores.
- O salário do motorista de lotação atualmente é de R$ 1.113,45 e o de cobrador R$ 556,72. Ambos recebem ticket de R$ 180,00. Vamos lutar para que o cobrador de lotação ganhe o equivalente a 60% do que recebe o motorista e não a metade, como é atualmente - relata.
- O trabalhador nas empresas de transporte urbano pode ter a certeza de que não mediremos esforços para que ele seja cada vez mais valorizado, não somente nas questões salariais, mas também no que se refere às condições de trabalho. Neste momento principalmente quanto à segurança, onde diante dos últimos fatos não somente os trabalhadores, mas as famílias estão extremamente preocupadas, - conclui.


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No Recife, Prefeito João da Costa promete ampliar o número de corredores de ônibus e ciclovias

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os transtornos enfrentados todos os dias pela população, com transito parado em qualquer hora, o aumento significativo de carros nas ruas da cidade, e uma falta de política pública para o setor de transporte público nos últimos anos.
O prefeito do Recife reconheceu que as futura obras de infra-estrutura na cidade tem que priorizar o transporte público, para ele, a criação de corredores de ônibus dentro da cidade é fundamental para enfrentar o aumento de carros nas ruas da cidade, segundo o prefeito, não adianta pensar em mobilidade se não priorizar o transporte público como eficiente, confortável e seguro, e hoje para muitos recifenses, é difícil deixar o carro em casa e ter que enfrentar filas e ônibus lotados.
As políticas adotadas pelo governo federal como redução de IPI, junto com o crescimento econômico da cidade foi de certa forma prejudicial para a cidade, pois com esses fatores, a frota de carros na cidade cresceu muito nos últimos 03 anos piorando a situação que já se encontrava critica.
Ainda de acordo com o prefeito da cidade, este aumento também contribui para o aumento da poluição, devido ao lançamento de co2 no ambiente.
No que diz respeito a ciclovias, onde a cidade do Recife hoje é uma das capitais brasileiras que menos tem ciclovias, apenas 20 km, o prefeito informou que será ampliado o número de ciclovias na cidade, ele lembrou que a via mangue terá 6 km de ciclovias.
Sobre a criação de corredores, o prefeito informou que os recursos do PAC da mobilidade urbana já estão bem adiantados, e que finalmente possibilitará a conclusão das 03 perimetrais, que farão ligação com outros corredores secundários, e também com os futuros BRT’s.
Com a conclusão da via Mangue, prevista para ser entregue em 2013, será possível criar um corredor na av. Domingos Ferreira, este corredor iria até o final da Agamenon Magalhães.
CTTU
O prefeito reforçou que aumentou o número de agentes de trânsito na cidade, e que fará agora em agosto vai realizar um concurso público para contratação de mais 200 agentes de trânsito.

Fonte: Meu Transporte

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No Rio, Estação Cinelândia do Metrô ficará fechada no próximo fim de semana para obras

O Metrô Rio informou que a estação Cinelândia, no Centro do Rio, vai ficar fechada  no próximo fim de semana, dias 9 e 10 de julho. A interdição ocorrerá para uma reforma na plataforma.

Os trens não farão parada no local e seguirão direto da estação Carioca para Glória, no sentido zona sul, e de Glória para Carioca, no sentido zona norte. De acordo com a concessionária, os passageiros poderão utilizar a estação Carioca como alternativa, já que é a mais próxima à Cinelândia.

A
empresa vai reforçar a equipe de atendimento para orientar os clientes e haverá avisos sonoros nos trens e estações. Na segunda-feira, dia 11, a estação reabre normalmente às 5h. O esquema de fechamento de Cinelândia será repetido no final de semana seguinte, dias 16 e 17 de julho.



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Ciclistas exigem ciclofaixas incluídas nos projetos de Curitiba

“O ciclista tem que começar a ser encarado como agente do trânsito. Não existe essa história que Curitiba é modelo no incentivo do uso da bicicleta. Nossa cidade não pode ser classificada como amiga da bicicleta”. O desabafo é do presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e membro da Bicicletada Curitiba, Jorge Brand.

Atualmente, o maior exemplo da falta de preocupação com os usuários de bicicleta em Curitiba é a não inclusão da ciclofaixa em projetos de reformas ou obras em Curitiba. Foi assim com a reforma da Marechal Deodoro, feita anos atrás, afirma o ciclista. Para evitar que o mesmo aconteça, o foco está voltado para a revitalização na Cândido de Abreu, anunciada pela Prefeitura de Curitiba para iniciar no 2º semestre deste ano. Segundo Brand, estão previstas oito faixas para trânsito de motorizados e nenhuma para as bicicletas.

O problema já foi apontado pelos vereadores da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal, que ao conhecerem os detalhes do projeto apontaram essa falha. “Todo o projeto é muito bom, com uma ressalva: não estão previstas ciclovias”, disse o presidente da Comissão, o vereador Jonny Stica (PT), que fez a recomendação para que os técnicos do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) repensassem na sugestão.

Até agora, segundo o vereador, não houve um retorno da Prefeitura quanto à inclusão das ciclofaixas no projeto. Da mesma forma, aguardam os ciclistas. Brand conta que essa discussão já foi levantada com os técnicos do Ippuc. Foi prometido que até o final de junho seria marcada uma audiência com o prefeito Luciano Ducci, mas até agora, nada foi oficializado. “Estamos aguardando. Esperamos que ele nos receba no início deste mês”, fala o ciclista.

O presidente da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu comenta que a proposta deles é que uma das faixas destinadas a automóveis seja transformada em duas vias de ciclofaixas. Além disso, os ciclistas pretendem falar sobre a questão da divulgação do Código de Trânsito, que assegura a preferência a bicicleta, por exemplo, e medidas de segurança. A implantação de bicicletários também deve entrar na pauta.
“A bicicleta é um meio de transporte que está em constante crescimento em Curitiba. O que precisamos é que o poder público acompanhe esse crescimento e faça um investimento contínuo nesse aspecto”, reforça Brand.



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