Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ônibus híbrido começa a rodar em teste pelas ruas de São Paulo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Começou a circular nesta segunda-feira na capital paulista o protótipo de um ônibus híbrido, que ficará em operação experimental por 15 dias. O veículo é movido por dois motores, um movido a óleo diesel e outro por uma bateria elétrica. Segundo a empresa fabricante, o sistema é cerca de 35% mais econômico do que o de um motor convencional e emite entre 80% e 90% menos poluentes.
O ônibus, que faz a linha entre Butantã (zona oeste) e Aclimação (região central), tem um motor elétrico, alimentado pela bateria, que é utilizado para dar partida e acelerar o veículo até a velocidade de 20 quilômetros por hora. O motor a diesel entra em operação quando o veículo atinge velocidades superiores. Existe ainda um sistema que recarrega as baterias utilizando a energia gerada pelo sistema de freios, uma tecnologia que já foi testada em carros da Fórmula 1.
Depois desse período de testes na cidade de São Paulo, o ônibus seguirá para uma nova fase experimental no Rio de Janeiro. Em março de 2011, o coletivo passará por testes definitivos nas ruas paulistanas. Se aprovado, a prefeitura deve autorizar a aquisição de 200 unidades para atender à população da maior metrópole brasileira.


Fonte: O Globo

Essa é a Notícia Nº 1000 do Estado de São Paulo neste Blog, um grande abraços a todos paulistas e moradores deste Estado que aos poucos vem dando prioridade ao transporte coletivo, mesmo ostentando ainda ser a cidade dos engarrafamentos gigantes. Mais Notícias de São Paulo
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Usuários pressionam e Catanduva ganha 12 novos ônibus

A empresa Jundiá, responsável pela concessão do transporte circular em Catanduva, cedeu à pressão dos usuários e trocou os 12 ônibus que estavam em circulação. Além disso, a empresa e a Secretaria de Transportes da cidade vão criar mais uma linha para os bairros.
As modificações transformam em uma nova rota a linha Jardim Salles com Theodoro. O Tarraf e o Flamingo ficam com rotas únicas.
“Essas duas são as linhas com maior número de usuários e com maior lotação. Resolvemos fazer essas alterações para melhorar o fluxo de pessoas”, diz Chedid.
Além das reclamações dos usuários, a prefeitura chegou a fazer um “pente fino” principais linhas para identificar as reclamações. “A demora de alguns circulares e a lotação em algumas linhas foram as principais reclamações. Eu mesmo peguei as rotas, como todo usuário, e falei com a população”, diz Garcia.
A Jundiá presta serviços na cidade há um ano e oito meses. Na licitação, entre as várias ordens de contrato, a empresa tem de colocar em circulação até 30 ônibus sem alterar o valor de R$ 2,10 cobrado pela passagem. ela não pode alterar esse valor com menos ônibus do que o combinado em contrato.
Hoje, circulam 22 ônibus em 16 linhas. Com a criação da linha Sales - Theodoro, passam a ser 17.
Se a empresa não cumprir com o programado, ela receberá multa de 1% sobre o valor da licitação — cerca de R$ 2,5 milhões (a multa seria aproximadamente R$ 20 mil)


Fonte: Rede Bom Dia
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Metrô Rio investe para melhorar ar-condicionado nas linhas 1 e 2

Esse sufoco, segundo a concessionária Metrô Rio, pode estar perto do fim. Até o início de novembro, todos os aparelhos de ar-condicionado da frota terão sido reformados.

Na linha 2, onde os passageiros mais sofrem com o calor, a promessa é de que a temperatura fique até 10 graus abaixo da exterior. Segundo a concessionária, a medida é emergencial para enquanto os novos trens, importados da China, não chegam. Já foram investidos no projeto R$17 milhões.

Na reforma foram trocados 364 condensadores de ar-condicionado. A peça é responsável por resfriar o ar quente da atmosfera, para que ele seja jogado dentro do trem resfriado. De acordo com o coordenador de Material Rodante da empresa, Everton Gonçalves, agora, a potência é maior.

— No verão passado, a temperatura na brita chegou a 72 graus. Nossos condensadores só suportavam até 60 graus. Acima disso, desarmavam. Esse foi o problema. Agora, mesmo com temperaturas altas desse jeito, o ar-condicionado não vai parar de funcionar — explicou.

Os novos trens encomendados da China estão previstos para chegar ao Rio no fim de 2011. Segundo a concessionária, as composições não terão problemas com o ar-condicionado por que os aparelhos são colocados na parte superior do vagão, diferentemente dos trens atuais, em que o equipamento fica próximo ao chão e, consequentemente, do calor. Além disso, a potência de cada aparelho será 33% maior do que a dos atuais.

PROJETO DA COPPE-UFRJ
Os passageiros da linha 2 do metrô foram os que mais sofreram com o calor, no verão passado, já que as composições circulam por cima da terra e sofrem a ação direta do sol. Para esses trens, a Coppe-UFRJ desenvolveu uma espécie de ventilador que vai ajudar a resfriar o condensador do aparelho de ar-condicionado.

— Vai funcionar como a ventuinha do radiador de um carro — explicou o coordenador de Material Rodante da empresa, Everton Gonçalves.

O trabalho na oficina da Metrô Rio começou em maio e, por dia, dois vagões são reformados. De acordo com a gerente de Relações Institucionais da concessionária, Rosa Cassar, por causa dos problemas ocorridos no verão passado, uma equipe de 45 pessoas foi contratada para atuar na área.

— Chamamos profissionais para integrar uma equipe permanente dedicada somente à manutenção de ar-condicionado, além dos 75 funcionários que trabalham na reforma. Também já temos estoques de peças para repor imediatamente no caso de problemas durante o verão — garantiu Rosa.

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Metrô de SP recebe mais um trem com ar-condicionado

O governador de São Paulo, Alberto Goldman, entregou hoje o 16º novo trem da Linha 2-Verde do Metrô (Vila Prudente - Vila Madalena). A nova composição segue o mesmo padrão dos novos trens já em operação, com ar-condicionado, câmeras de segurança internas e externas e portas mais largas para facilitarem o embarque e o desembarque.
Os novos trens fazem parte da expansão e modernização da rede metro-ferroviária. O objetivo é quadruplicar a rede com qualidade de metrô, passando de 60 quilômetros (2007) para 240 quilômetros. Desse total, 162 quilômetros são linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Fonte: Estadão
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Novas estações do metrô invadem ruas de SP

Hoje, em um dia de sol, é impossível circular pela avenida Vital Brasil (zona oeste de SP) e ficar imune ao brilho cegante de uma enorme estrutura revestida em aço inox construída ali.
Não fosse o totem indicando que aquele edifício é a nova estação Butantã, da linha 4-amarela do metrô, o local poderia muito bem ser confundido com um centro comercial. Quatro de seus oito pavimentos são aparentes.
Projetadas para serem marcos na paisagem urbana, as novas estações das linhas verde e amarela projetam-se de forma ostensiva para fora do subterrâneo e causam forte impacto visual.
Também privilegiam a iluminação natural. As amplas cúpulas em estrutura metálica e vidro levam, em alguns casos, a luz do sol até a plataforma de embarque.
"Antes, as salas técnicas e operacionais ficavam enterradas. Os funcionários reclamavam de insalubridade, por isso projetamos para fora, com luz e ventilação naturais", afirma o chefe do departamento de projetos do Metrô, Ilvio Artioli.
Junto a isso, veio a redução de custos. Segundo o Metrô, o consumo de eletricidade já caiu 10%. Com economia de energia proveniente da iluminação natural e das novas escadas rolantes que diminuem sua velocidade quando não há usuários, o Metrô espera economizar, por ano, cerca de R$ 200 mil por estação.
Na rua Consolação, a estação Paulista, revestida com cerâmica azul e grades alaranjadas na fachada, ergue-se a uma altura de um edifício de quatro andares.

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João Pessoa terá mais ônibus opcionais nas ruas

Para estimular estas pessoas a utilizarem o transporte público, serão ofertados mais ônibus opcionais, com ar condicionado, poltronas confortáveis e sem superlotação. "Vamos fazer um debate com a sociedade. O sistema viário da cidade não comporta mais o número de veículos novos que estão chegando", disse. Está nos planos da STTrans fazer uma reestruturação no sistema de transporte, percorrendo vias que antes não eram atendidas pelos coletivos.

Quanto aos atrasos em algumas linhas, ele disse que é preciso saber a razão. Se for um fato esporádico, por conta de um episódio específico, não haveria necessidade de mudança. Qualquer alteração só será feita se ficar comprovado que o problema acontece diariamente. Em relação ao transporte intermunicipal, o diretor de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagem na Paraíba (DER-PB), Rizonaldo Costa, explicou que a fiscalização de problemas relacionados ao transporte público é feita na medida do possível, porque existe uma limitação de efetivo. "Com o advento da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) vai ficar mais fácil fiscalizarmos, e as soluções devem começar a aparecer. A expectativa é que isso venha ocorrer a médio prazo. A fiscalização vai melhorar e, por conseguinte, o serviço oferecido ao usuário vai melhorar também", concluiu.
Fonte: O Norte
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