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São Paulo: Corredor de ônibus Diadema-Brooklin começa a funcionar sábado

quinta-feira, 29 de julho de 2010


O corredor de ônibus que vai ligar a cidade de Diadema, no ABC, ao Brooklin, na Zona Sul da capital paulista, começa a funcionar no próximo sábado (31). A data da inauguração está em faixas espalhadas na Avenida Cupecê. O corredor vai causar alterações nos trajetos dos coletivos e nas vias da região. Algumas mudanças no trânsito já começaram a valer nesta quarta-feira (28).
Nesta manhã, nos 12 km nos quais funcionará o corredor, o que se viu foram operários instalando semáforos, retirando lombadas e deixando tudo em ordem para sábado.
Quem circula pela região espera que a obra diminua o tempo do trajeto. A maior parte dos passageiros sai do terminal de ônibus de Diadema. Atualmente, ele gasta em média uma hora dentro do ônibus para percorrer distâncias curtas.
Depois de 23 anos de muita promessa e cerca de oito meses de obras, o corredor vai beneficiar 15 mil pessoas que andam de ônibus. Quem dirige pelas vias todo os dias também está ansioso para ver a obra concluída.
As mudanças nas ruas começaram às 5h30 desta quarta. A Rua Nazareth Rezek Farah passa a ser mão dupla entre a Avenida Vereador João de Luca e a Rua Cabiúna.
Já a Rua Guilherme Gama passa a ser mão única da Rua Arcipreste até a Avenida Vereador João de Luca. A Rua Professor Nicolau Maria Rossetti também será mão única da Avenida Cupecê até a Professor Álvaro Guimarães Filho.


Fonte: G1.com.br
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Curitiba: Com biocombustível, ônibus da Linha Verde aumentam distâncias rodadas


A Urbs - Urbanização de Curitiba S/A ampliou o uso do biocombustível na Linha Verde. Os seis ônibus articulados da Linha Verde que usam 100% de combustível à base de soja (B-100) estão rodando cerca de 60 mil quilômetros por mês. O aumento de 233% na quilometragem rodada pelos ônibus faz parte da nova fase dos testes com biocombustível, coordenados pela Urbs.
Em quase um ano de testes - os ônibus com 100% de biocombustível começaram a rodar em agosto passado na Linha Verde-, cada um dos seis ônibus rodavam cerca de 2.500 quilômetros por mês. Em julho de 2010, a quilometragem passou para 10 mil quilômetros. Dos 12 ônibus que percorrem a linha verde, seis são movidos biocombustível à base de soja.
O aumento da quilometragem foi autorizado pela Agência Nacional do Petróleo, e é necessário para validar testes de combustíveis alternativos. A Agência também autorizou a URBs a aumentar a quantidade de biocombustível para os testes. Agora, cada empresa parceira do programa - Redentor e Sorriso - tem direito a 50 mil litros de biocombustível por mês para usar nos ônibus. Antes, a autorização da Agência era de 10 mil litros por empresa.
"Desenvolvimento sustentável se faz com cuidado ambiental em todos os grandes projetos", afirma o prefeito Luciano Ducci. "Estamos seguindo todos os critérios técnicos e legais que validam o uso do biocombustível", explica o diretor de Transportes da Urbs, Fernando Ghinone. Curitiba é pioneira no Brasil no uso de 100% de biocombustível em ônibus de transporte público.
A nova quilometragem representa 50% dos descolamentos dos ônibus articulados da Linha Verde. Ou seja, metade das viagens do transporte público por meio do novo eixo da cidade é feita com biocombustível, poluindo menos o ar.
Balanço feito nesse primeiro ano de testes demonstra que o uso do biocombustível é responsável pela redução de até 25% de opacidade (fumaça), e também de até 30% de monóxido de carbono, um dos gases que contribui para o aquecimento global. Mensalmente, o Instituto Tecnológico do Estado do Paraná - Tecpar -, um dos parceiros da Urbs, faz medições nos escapamentos dos ônibus para as avaliações.
O programa de biocombustível é desenvolvido conjuntamente pela Urbs; Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); Volvo do Brasil e Scania Latin América; Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Redentor; Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico de Combustíveis Alternativos (Probiodiesel); Bs Bios - Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil S/A e RDP.

Fonte: Prefeitura de Curitiba
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Engenharia e boa vontade para resolver o trânsito de Goiânia


Temos que nos organizar, planejar e começar a investir nas soluções, melhorar o nosso trânsito e poupar milhares de vidas. Ações de educação para o trânsito e uma política mais rígida contra as infrações devem ser urgentemente programadas para minimizar os efeitos de um trânsito caótico. Precisamos de mais agentes da AMT nas ruas e de ações como o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar nas ruas de Goiânia, para coibir a ação de motoristas imprudentes que, além de colocar suas próprias vidas em risco, também atingem outras pessoas.

O Código de Trânsito Brasileiro também precisa ser revisto, voltando a incluir nele o artigo suprimido em 1998, que proibia a circulação de motos entre as faixas de veículos. A distância de segurança deve ser mantida.São várias as alternativas apresentadas pela engenharia como ações para o enfrentamento deste fenômeno. Algumas são essenciais, como o término do nosso Anel Viário (desvio da BR 153), criação dos corredores exclusivos e preferenciais para ônibus nos principais eixos do transporte coletivo, término das marginais Botafogo e Cascavel e a construção do metrô de superfície, ou veículo leve sobre trilhos ou pneus (VLT ou VLP) nos eixos Norte-Sul, da Vila Brasília até o final da Avenida Goiás, e no sentido Leste-Oeste, usando o leito da Avenida Leste-Oeste, saindo de Senador Canedo até Trindade.

Diante da urgência em minimizar o problema, antes mesmo destas obras deve-se investir na informatização de toda a rede semafórica de Goiânia, criando as ondas verdes ao longo dos principais eixos (Avenidas T-7, T-9, Mutirão, etc.), priorizando-se os ônibus, que cumpririam o percurso das viagens em menor tempo.

Outra medida simples e de bom resultado seria a colocação de informações precisas em todas as linhas e pontos de ônibus, sobre seus trajetos e horários, para que todos possam ter certeza que conseguirão chegar a seus destinos (trabalho, escola etc.) cumprindo seus compromissos pontualmente; e também a criação de cartões de desconto para que o usuário assíduo pague proporcionalmente menos que o usuário eventual, para que a população seja incentivada a utilizar o transporte público, desafogando o trânsito.

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Duplicação da Avenida Niemeyer pode sair do papel

A prefeitura volta a estudar obras para melhoria do trânsito entre a Barra e a Zona Sul que já foram discutidas e jamais saíram do papel - devido aos custos ou a resistências de moradores -, como a duplicação da Avenida Niemeyer e da Autoestrada Lagoa-Barra.
Fonte: G1.com
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Passagens de ônibus intermunicipais terão reajuste de 3,56% em Goiás


A partir da próxima sexta-feira, 31, as passagens de ônibus intermunicipais estarão 3,56% mais caras. Neste ano, o reajuste anual das tarifas do serviço de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Goiás foi um pouco abaixo do valor reajustado no ano passado - 3,80%. Com o aumento, a passagem mais barata do intermunicipal convencional será fixada em R$ 3,81.

O diretor de Transportes da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Felício Syrio Neto explica que o reajuste visa manter o equilíbrio econômico e financeiro das empresas que operam em Goiás.Para o coordenador da Assessoria de Regulação AGR, Gilvan do Espírito Santo Batista, “o reajuste foi pequeno e abaixo da média e por isso o consumidor não deve sentir muito”, apesar de que ele admite que “ninguém gosta do aumento de preço”.

A artesã Marinety Pereira da Silva, de 41 anos, viaja pelo menos de quatro em quatro meses para o município de Fazenda Nova, depois de São Luiz dos Montes Belos, para visitar a família. Porém, com o reajuste, ela garante que o novo valor vai pesar no orçamento. “Já achei a passagem cara, agora vai ficar ainda mais”, afirmou ela, que pagou R$ 30 reais de ida e R$ 26 de volta. Como ela também tem que pagar passagem para o filho, de 8 anos, ela admite que agora vai ser mais complicado viajar. “Vai ser difícil, porque pesa né?!”.

A secretária Gleiciane Lima Monteiro, 25, que também vai viajar para encontrar a família, em Uruaçu, também não gostou da novidade. “É meio puxado”, afirmou ela, que na volta pra casa, já vai ter que gastar um pouquinho mais. Já para Daniela di Paula, 17, que estava indo a passeio para Pirinópolis, acredita que “aumento de preço nunca é bom, mas que se o passeio vale à pena as pessoas não vão deixar de viajar”.

Para os colaboradores das companhias de transporte, que ontem, ainda não tinham conhecimento do reajuste, o aumento não vai afetar o setor. “Não vai afetar em nada, pois de qualquer forma os clientes sempre reclamam”, afirma o subgerente de da Expresso Araguari, Juciê José Rocha. Para o bilheteiro de outra empresa, Edvaldo da Silva, o aumento foi pequeno, por isso, não haverá queda na demanda.

O diretor de Transportes da AGR lembra que as companhias podem dar descontos de até 40% no valor das passagens, a critério delas. “Esse desconto pode ser até maior, desde que submetido ao Conselho de Gestão da AGR”, revela ele.

Fonte: O Hoje
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Rio de Janeiro: Licitação de ônibus terá mais mudanças


A prefeitura decidiu, a princípio, não arcar mais com as gratuidades dos estudantes da rede pública quando as novas linhas de ônibus do Rio começarem a operar. A decisão foi informada, nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Município apenas 48 horas antes do fim do prazo para a entrega das propostas da licitação, o que acontecerá amanhã.
Como as empresas terão que pagar a conta da gratuidade, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, disse que o município poderá reanalisar a questão, no futuro, se a medida pesar no valor da tarifa.
Mas esta não é a única mudança no processo. Outra diz respeito ao projeto de lei, enviado à Câmara pelo município na semana passada, que prevê uma redução na alíquota de ISS das empresas de ônibus de 2% para o percentual simbólico de 0,01%, o que representa uma renúncia de arrecadação de aproximadamente R$ 33 milhões. A prefeitura também publicou, nesta quinta-feira, uma correção no edital prevendo que, se o projeto não for aprovado pelos vereadores, arcará com eventuais desequilíbrios econômicos e financeiros das empresas.
A análise das propostas dos quatro lotes (zonas Norte, Sul, Oeste, Barra da Tijuca e Jacarepaguá), que serão apresentadas amanhã, foi adiada pela Secretaria municipal de Transportes. Isto ocorreu porque o Tribunal de Contas do Município (TCM) levantou uma série de questionamentos sobre itens do edital, já corrigidos. Mas, como o conselheiro-relator do processo, Antônio Carlos Flores de Moraes, está viajando, o TCM só deverá se pronunciar sobre as alterações na semana que vem.

Fonte: O Globo
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