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SPTrans informa que 95% da frota de ônibus atende as especificações da ABNT referente aos letreiros dos coletivos

domingo, 23 de maio de 2010


Os letreiros de ônibus de todo o Brasil serão padronizados até o final de julho deste ano para facilitar a visão dos passageiros que usam o transporte coletivo. Além dos ônibus municipais, a medida também será válida para os ônibus rodoviários.
De acordo com as novas normas, os letreiros devem ter letras brancas ou amarelas e tamanho mínimo de 15 centímetros, para que possam ser identificados a uma distância de 50 metros.
A regra foi estabelecida por uma lei federal que determinou a elaboração de um padrão para os coletivos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e delegou ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) a criação de regulamentos com base na lei da acessibilidade, que prevê o direito de locomoção das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
"Mesmo com óculos eu não consigo enxergar. Aquele letreiro colorido não dá pra visualizar as letras, apenas quando está bem perto", diz a dona de casa Elza Fernandes Pereira, 67, que usa o transporte coletivo com frequência em São Paulo e tem dificuldades para descobrir o destino do ônibus.
Ela diz que a mudança vai ajudar principalmente os idosos. "Muitas vezes, as senhoras dão sinal quando o ônibus está em cima e os motoristas vêm no embalo e passam do ponto. Tem motorista que xinga, acha ruim, já vi muitos reclamando", afirma.
A lei foi promulgada em 2000, e teve alguns decretos incorporados posteriormente, visa beneficiar os deficientes físicos, visuais (que não tenham 100% da visão comprometida), idosos, grávidas e outras pessoas com dificuldade de locomoção.
Os ônibus fabricados a partir de 18 de junho deverão sair da fábrica com os requisitos necessários. Além do letreiro padronizado, devem cumprir outras exigências, como elevadores para cadeiras de rodas, local destinado ao cadeirante e para o cão guia que acompanha o deficiente visual, entre outros itens.
Já os ônibus em uso, que já circulam pelas ruas do país, terão um período de adaptação que vence no dia 31 de julho no caso do transporte urbano e no dia 10 de junho para os ônibus rodoviários.
"Além de atender os requisitos, os ônibus terão que passar por um processo de avaliação por um órgão de inspeção credenciado pelo Inmetro para emissão de um certificado", disse Alfredo Carlos Lobo, diretor de qualidade do Inmetro.
A fiscalização dos ônibus novos será feita diretamente nas fábricas e pontos de venda pelo Inmetro e o valor da multa pode variar de R$ 100 a R$ 5 milhões, de acordo com a gravidade da infração, porte da empresa, localidade do país e reincidência. Além de multado, o veículo pode ser apreendido ou interditado. Já no caso dos ônibus antigos, a fiscalização será feita pelo poder público.
Em São Paulo, a SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade) informa que 95% da frota de ônibus atende as especificações da ABNT referente aos letreiros dos coletivos. A SPTrans informa que já solicitou às empresas e cooperativas que façam os ajustes dentro do prazo estabelecido.

Fonte: Folha online
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Motoristas ameaçam greve em 4 cidades da região do Estado de São Paulo


O Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba ameaça deflagrar na semana que vem uma onda de para-lisações nas empresas de transporte coletivo de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava em protesto pelo impasse nas negociações da campanha salarial da categoria.
O movimento pode afetar cerca de 250 mil pessoas que dependem do serviço nas quatro cidades.
Os funcionários das empresas de ônibus reivin-dicam a reposição da infla-ção medida nos últimos 12 meses pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Con-sumidor), de 5,49%, mais au-mento real de 5% --além de benefícios como a gratui-dade do plano de saúde.
Na primeira rodada de negociações, a Avetp (Asso-ciação das Empresas de Transporte de Passageiros do Vale do Paraíba) ofe-receu 7% de reajuste à cate-goria --os 5,49% do INPC mais 2% de aumento real.
Uma nova reunião entre a associação e o sindicato está agendada para a próxima segunda-feira.
“As empresas de ônibus tiveram grandes lucros no ano passado. Elas tem con-dições de oferecer um salá-rio mais digno para a cate-goria”, disse José Carlos de Souza, presidente do Sindi-cato dos Condutores.
“Além dos 10,49% de au-mento salarial, queremos que a PLR pule de R$ 450 para o piso da categoria, aumento de cerca de R$ 100 no tíquete alimentação e gratuidade no convênio médico”, completou.
Atualmente, os funcioná-rios das empresas de ônibus recebem tíquete alimentação no valor de R$ 342 e pagam em média R$ 250 reais pelo con-vênio médico.
O salário médio dos moto-ristas na região é de R$ 1.727, e o dos cobradores, de R$ 1.069, segundo o sindicato. O último reajuste da categoria, con-cedido em junho do ano pas-sado, foi de 7,5%.
Manifestações. Na madru-gada de ontem, o Sindicato dos Condutores iniciou uma série de assembleias para falar so-bre o andamento das negocia-ções da nova campanha sa-larial aos trabalhadores.
Dirigentes da entidade per-correram as garagens das em-presas de ônibus e os termi-nais rodoviários em Jacareí, São José e Taubaté.
“Estamos mobilizando os trabalhadores para a possibi-lidade de greve”, disse Souza.Hoje, cerca de 3.400 moto-ristas e cobradores trabalham nas empresas do transporte co-letivo de São José, Taubaté, Jacareí e Caçapava.

Fonte: O Vale
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Motoristas de ônibus poderão deixar de atuar como cobradores


Por iniciativa do vereador Adão Eridan (PR), que mudou seu posicionamento em relação ao parecer dado na Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Natal, volta a tramitar nas comissões legislativas o projeto de lei, de autoria do vereador Franklin Capistrano (PSB), que veta a atuação dos motoristas de ônibus como cobradores.

Adão Eridan explicou que depois de participar da audiência pública sobre a questão, nesta manhã (18), ficou convencido de que o projeto é constitucional e já adianta que considera importante que a matéria seja aprovada. “Vamos oferecer mais segurança para população”, disse.

O autor do projeto, vereador Franklin Capistrano (PSB), acredita que depois do debate entre empresários, motoristas e usuários, a tendência é de que a Câmara Municipal aprove o projeto. “Não estamos defendendo simplesmente um interesse dos motoristas, mas sim da população. É uma questão de defender a vida do usuário”, argumenta.

Caso o projeto seja aprovado nas outras comissões legislativas, os vereadores deverão decidir se os concessionários do transporte coletivo podem utilizar os motoristas na dupla função de condutor e cobrador.

Fonte: DN online
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Audiência debate sistema de transporte público em Teresina


O sistema de transporte de Teresina e da Região da Grande Teresina será debatido na próxima terça-feira (25), às 15 horas, em audiência pública na Comissão de Infra-estrutura e Política Econômica da Assembleia Legislativa.

A audiência, que foi solicitada pela deputada Flora Izabel (PT), vice-presidente da Assembleia, ocorrerá no plenarinho e contará com a presença de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Teresina e do Ministério Público.Flora Izabel justificou a realização da audiência, dizendo que há necessidade de “trabalharmos a questão da segurança nas ruas e estradas, as condições físicas dos ônibus, o cumprimento dos horários e a preservação da vida dos usuários”.

A parlamentar petista assinalou que “é extremamente necessário sistematizar o debate, devido as muitas reclamações e reivindicações dos usuários”, que, segundo ela, esperam melhorias no sistema de transporte.

Fonte: Portal Vermelho
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DFtrans apreende 18 veículos usados em transporte pirata


O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFtrans) apreendeu 18 veículos em blitzes contra o transporte pirata realizadas nesta quarta (19/5) e quinta-feira (20/5).

Cinco fiscais do DFtrans e dois policiais militares participaram da ação, realizada na Rodoviária do Plano Piloto, Rodoferroviária e Eixo Sul. Na quarta, 13 veículos foram apreendidos e, esta manhã, houve flagrande de outros cinco carros.

Segundo a assessoria de imprensa do DFtrans, desde janeiro 420 carros de transporte irregular foram levados para o depósito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

O dono do carro apreendido deve pagar uma multa, que varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. O valor depende do número de vezes que o carro foi apreendido por esse motivo.

Fonte: Correio Brasiliense
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Fortaleza: Começa rodada de negociações para evitar greve


Motoristas e empresários de ônibus de Fortaleza participaram na manhã de ontem da terceira rodada de negociação da convenção coletiva de trabalho 2010/2011. As reuniões vem ocorrendo desde o último dia 7 na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Na pauta de ontem, o assunto principal foi o percentual de reajuste oferecido aos profissionais, que é de 4,5% com manutenção de clausulas econômicas como vale-refeição e cesta básica.

À tarde motoristas estiveram reunidos na sede do Sindicato da categoria (Sintro) para avaliar a proposta. De acordo com o presidente da entidade, Domingos Gomes Neto, os profissionais presentes recusaram o percentual oferecido, considerando -o ``imoral``.

Na ocasião, disse ele, a classe decidiu que deveria aguardar a próxima reunião de negociação, marcada para o próximo dia 28, e, enquanto isso, mobilizar a categoria com a realização de assembleias nos terminais de ônibus de Fortaleza.

Conforme o sindicalista, hoje pela manhã nova assembleia vai ser realizada a partir das 9 horas na sede do Sintro. Explica que o encontro é para apresentar a proposta dos patrões para os profissionais que não participaram da assembleia de ontem a tarde.

A proposta do Sintro é de reajuste de 45,37% sobre o Salário Base (que hoje é de R$ 1.102,17), Para o Presidente da Comissão de Negociação do Sindiônibus, Frederico Lopes, ``a proposta é irreal``.

Ele diz que além de o salário dos motoristas ter crescido 9% nos últimos 11 anos há uma larga disparidade entre o que a categoria pede em Fortaleza e os rodoviários no restante do Brasil que fecharam acordos em torno de 5%, em média.

Fonte: O Povo online
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