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Goiânia: Motoristas do transporte coletivo recebem aumento

quarta-feira, 5 de maio de 2010


Com a intermediação da Superintendência Regional do Trabalho (SRT), patrões e trabalhadores do transporte coletivo, foi fechado hoje acordo que pode afastar a ameaça de novas paralisações do serviço. Ficou acertado um aumento de 7,5% para os motoristas e outras vantagens que elevam a remuneração mensal para R$ 1.429,50.Outra reivindicação atendida pela empresas foi o fim da chamada dupla validação. Os motoristas não serão mais obrigados a verificar as carteiras de passe livre e meio passe para estudantes. A proposta será votada pelos motoristas, em assembléia, no próximo domingo, dia 9.

A negociação foi mediada pelo chefe da Seção de Relações do Trabalho da SRT, Paulo Gama Lyra Filho. Representou o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp), o vice-presidente Décio Caetano. O presidente do Sindicato dos trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado de Goiás (Sinditransporte), Alberto Magno Borges, representou os trabalhadores.

Fonte: Diário da Manhã
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Gratuidade do transporte coletivo é aprovada em Montes Claros


A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, na manhã de terça-feira (4), projeto encaminhado pelo prefeito Luiz Tadeu Leite concedendo gratuidade no transporte coletivo urbano para os portadores de deficiências auditiva e mental, mas sem definir quem pagará pelo benefício. A diretoria da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de Montes Claros (ATCMC) informou que espera a publicação da lei para pedir esclarecimentos. Segundo a entidade, a medida vai incidir na planilha de cistos.
O vereador Valcir Soares Silva, presidente da Associação dos Deficientes de Montes Claros, nega que haja necessidade da compensação, alegando que a medida já havia sido incluída na licitação do serviço. A gratuidade, em Montes Claros, estava sendo concedida oficialmente para deficientes físicos e visuais, mas, segundo Soares, a MCTrans estendia o benefício aos portadores de doença mental ou auditiva, desde que se cadastrassem na empresa municipal.
A lei aprovada na terça a oficializa e regulamenta, determinando que somente podem ser atendidos os deficientes com dificuldade de locomoção comprovada por médico indicado pela prefeitura, além dos idosos e deficientes mentais e surdos. Eles precisam ter renda de um salário mínimo.
O projeto encaminhado pelo prefeito exigia meio salário mínimo de renda, mas a Câmara aprovou emenda ampliando para um salário mínimo. Também na terça, foi aprovada emenda do vereador Athos Mameluque concedendo o benefício para pacientes que fazem hemodiálise.

A presidente da ATCMC, Jaqueline Camelo, alega que qualquer tipo de gratuidade implica na definição sobre quem fará a compensação às empresas, conforme determina a Lei Orgânica de Montes Claros, já que as concessionárias “têm obrigações com funcionários e fornecedores. Segundo ela, a entidade acompanhava a tramitação do projeto, para depois pedir esclarecimentos e definir como será a compensação.

Fonte: Hoje em Dia
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Usuários do transporte coletivo fazem protesto em São Luís


"A subida de um cadeirante em um transporte coletivo é bem mais difícil". Foi com essa frase que Antonio Nunes Farias, de 58 anos, e há 23 na situação de cadeirante, reclamou das péssimas condições dos transportes coletivos da linha Vila Conceição / Coroadinho da empresa Sol e Mar.Cansados de reclamar e não serem ouvidos, os moradores do bairro Coroadinho fizeram, na manhã desta terça-feira, no ponto final da linha Vila Conceição, uma mobilização reivindicando mais transportes coletivos e adaptação dos ônibus aos cadeirantes.

O objetivo da reivindicação foi chamar a atenção das autoridades para o problema sofrido pelos moradores. Foi impedida a saída dos veículos do local como forma de protesto e disseram que eles só voltariam a funcionar se as autoridades atenderem as reivindicações. Enio José Veloso, de 49 anos, reclamou que alguns moradores são obrigados a irem até a Avenida dos Africanos para conseguirem pegar um coletivo. Segundo ele a dificuldade se torna maior porque ao sair do bairro, os ônibus estão sempre lotados.

De acordo com ele, os veículos só chegam atrasados e todo mundo quer entrar ao mesmo tempo. “No horário de pico é que todo mundo sai para trabalhar e estudar. Por isso os ônibus são lotados, se eles passassem mais cedo, nós não teríamos esse problema. Por isso que somos obrigados a ir pegar ônibus na Avenida dos Africanos”, contou Veloso.

O líder comunitário, Paulo Arte, de 33 amos, reforça a reclamação dos moradores dizendo que a frota de ônibus realmente é insuficiente. Mas para ele outro problema que deve ser enfatizado é o fato dos ônibus não pararem nos pontos.“Às vezes passamos horas nas paradas e os motoristas passam direto. Eles precisam se conscientizar que um dia eles podem estar em nossa situação”, argumentou Arte.

Eles reclamam que um dos maiores problemas é a falta de adaptação dos ônibus aos cadeirantes. Além disso, a quantidade dos ônibus é insuficiente para a comunidade do Coroadinho: são seis coletivos, sendo que apenas dois fazem linha com destino a Integração.

O encarregado de transporte da empresa Sol e Mar, José Albuquerque, afirmou que já estava ciente e as providências seriam tomadas para que as reivindicações dos moradores possam ser atendidas.

Fonte: O Imparcial online
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Promoções reconquistam passageiros de ônibus


Depois de perder clientes para as companhias aéreas por conta de promoções nos preços das passagens, empresas de ônibus também adotam valores mais acessíveis em algumas linhas.
De acordo com o gerente comercial da empresa Nacional Expresso, Fábio Alves Oliveira, a facilidade na compra e no aluguel de carros é outro agravante para redução do número de passageiros.
A empresa passou a oferecer o preço do ônibus convencional para o leito. Segundo o empresário, com essa medida a empresa conseguiu recuperar os 15% que havia registrado de queda do número de clientes.
Para ele é importante investir em diferenciais como a venda e passagens pela internet, parcelamento da viagem cujo valor ultrapasse R$ 120 e a tele-entrega dos bilhetes.
Os itinerários com perda significativa de passageiros e que agora oferecem descontos em torno de 30% são: Uberlândia – São Paulo, Uberlândia – Campinas, Goiânia – São Paulo e Goiânia - Campinas. Não há limite de passagens com desconto.
A empresa Gontijo também oferece desconto de 30% na linha São Paulo – Porto Velho, exceto no horário das 17h45, quando o valor é de R$ 153. Nos demais horários, com o desconto, esse valor cai para R$ 108,35.

Clientes aprovetiam os descontos para viajar mais
Passageiros se mostram satisfeitos com as promoções, vindas da competitividade por conquistar clientes.
O aposentado Valdomiro Miguel dos Santos diz que seus filhos sempre viajam para São Paulo de avião, por causa da economia de tempo. Ele já prefere ônibus, mesmo porque os preços agora são compensadores. “Minha esposa quer ir para Montes Claros de avião, mas não consegue desconto por ser em período de férias”, afirmou.
A analista de crédito Maria Aparecida Joana da Paz mora em Goiânia e costuma vir a passeio para Uberlândia. Para ela, competitividade é muito boa porque sempre traz descontos. “Além de eu ter medo de avião, a promoção da passagem de ônibus me ajuda nas viagens”, disse.

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Rio de Janeiro: Prefeitura tira de circulação 18 ônibus em situação irregular no Rio


Dos 21 ônibus vistoriados pela Secretaria municipal de Transportes, somente três foram aprovados durante ações de fiscalização no Rio. Nas operações, realizadas nas manhãs de segunda e terça-feira, os fiscais constataram que quatro dos veículos fiscalizados não possuíam cadastro junto à Secretaria de Transportes . Considerados “piratas”, por circularem clandestinamente, os veículos foram removidos para um depósito público.
Nesta terça-feira, a fiscalização foi feita no Passeio Público e na Avenida Chile. No primeiro ponto, os sete veículos da Rubanil (Linha 350) foram reprovados, sendo que seis acabaram lacrados e outro foi removido. Na Avenida Chile, os ficais flagraram a empresa Campo Grande (Linhas S13 e 397), que teve um veículo aprovado, porém outros três coletivos foram lacrados e removidos. Neste mesmo local, a Zona Oeste (Linhas S15 e E06) apresentou um veículo em situação regular e dois que foram removidos por estarem na condição de “piratas”, dos três fiscalizados.
Na segunda-feira, o alvo da ação dos fiscais foi direcionado à Pégaso, empresa que ocupa atualmente o quinto lugar no ranking negativo elaborado pela secretaria, baseado nas reclamações efetuadas pela população, através da Ouvidoria. A estatística reúne dados apurados durante o último trimestre (janeiro, fevereiro e março). No Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, dos seis ônibus da Pégaso (Linhas 882, 1135 e 460S) avaliados, apenas um foi aprovado, um recebeu lacre, dois foram lacrados e removidos, e outros dois foram rebocados por estarem circulando também em condição “pirata”. Na ocasião, os fiscais também lacraram um ônibus da Transurb (Linha 691).

Fonte: Extra online
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Campo Grande: Previsão é de 70 novos coletivos adaptados para deficientes até o mês de Julho


Conforme assessoria de imprensa da Prefeitura, até o mês de julho deste ano (2010), serão comprados 70 novos veículos para o transporte coletivo com adaptação para deficientes físicos. O número “pode variar para mais ou para menos, mas esta é a previsão aproximada”, afirmou em nome da Diretoria de Transporte da Capital.
A maior reclamação dos portadores de necessidades especiais é em relação aos ônibus de linha vermelha, como pode ser conferido na Reportagem Especial publicada pelo Capital News. E, ainda segundo assessoria, a maioria dos veículos com acessibilidade serão atribuídos às linhas vermelhas, pois, “o número de veículos adaptados e as linhas são escolhidas conforme a demanda que é observada pelos motoristas”. Os veículos incluem ônibus e micro-ônibus.

Fonte: Capitalnews.com
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