Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Brasília entra oficialmente no itinerário do Veículo Leve sobre Trilhos

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Brasília é a primeira cidade da América Latina a aderir ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A autorização para o início imediato das obras foi assinado nesta segunda-feira (7) pelo governador José Roberto Arruda, com a preseça do presidente da França, Nicolas Sarkozy. O chefe de Estado do país europeu esteve na quadra 6 do Setor Comercial Sul, em frente ao shopping Pátio Brasil, durante o lançamento da exposição de um dos trens que circularão pela W-3."Quero que no dia 7 de setembro de 2010, o primeiro trecho da obra esteja inaugurado", agendou Arruda, durante um pronunciamento, ao lado de Nicolas Sarkozy, parceiro da capital do país no processo de modernização do transporte público.Durante a apresentação do VLT, o presidente francês não discursou, mas surpreendeu os próprios seguranças ao apontar para baixo e quebrar o protocolo. Ele desceu do palanque ao lado do governador e cumprimentou a população. Antes de ir embora, Sarkozy recebeu das mãos de Arruda uma placa com o símbolo aos 50 anos de Brasília.Na primeira fase das obras, será construída a linha que liga o terminal da Asa Sul até a 502 Norte, prevista para ser inaugurada em setembro de 2010. O custo desta etapa é estimado em R$ 775,8 milhões. Outros dois trechos fazem parte da linha. Um deles liga o Aeroporto Internacional JK ao Terminal da Asa Sul, com uma extensão de 6,5km. O outro estágio começa no Brasília Shopping e chega ao fim no Terminal da Asa Norte, uma distância de 7,4 km.
O novo sistema de transporte contará com 39 trens. Destes, 16 veículos vêm da França. “Depois os trens serão fabricados em São Paulo”, explicou o presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza. Arruda reforçou que o VLT trará benefícios para os usuários de transporte público e os moradores do Plano Piloto. “À medida em que o sistema é construído a população vai entendendo as suas vantagens. Não tenho dúvidas em afirmar que o VLT vai modernizar a vida do Plano Piloto”, vislumbra Arruda.
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Deficientes de Franca perdem gratuidade no transporte coletivo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a gratuidade no transporte coletivo para deficientes, aposentados por invalidez e pensionistas em Franca. O pedido foi feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Paulo, que alegou prejuízos por não receber uma contrapartida do governo. A medida prejudica mais de dez mil usuários no município.
A empresa São José, responsável pelo transporte coletivo em Franca, não está recarregando os cartões e nem renovando os passes permanentes. A prefeitura recorreu para derrubar a liminar, sob a alegação de que a gratuidade no transporte para essas pessoas foi concedida por leis municipais.
A dona de casa Maria Antonia leva o filho portador de síndrome de down para receber tratamento em uma escola há mais de um ano. Com a perda do benefício, ela agora gasta R$ 9,40 por dia com as passagens. “Está me fazendo muita falta. Não posso deixar de levá-lo, pois pode comprometer o desenvolvimento dele”, afirma Maria.
A assistente social da Apae, Michele Barbosa Oliveira, explica que ausência nas aulas traz um outro problema par as famílias. “Com a baixa frequência nas aulas, outros benefícios, como o Bolsa Família, podem ser cortados”.
O advogado da prefeitura de Franca, Joviano Mendes da Silva, informou que o contrato com a empresa de transporte foi renovado em junho e o valor da tarifa de R$ 2,35 já leva em conta o gasto com a gratuidade.
O presidente da empresa de ônibus São José, Delismar Rodrigues, disse que não vai comentar o assunto. Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de São Paulo, Robson Rodrigues, afirmou que a entidade pediu a suspensão porque as leis que impõem as regras do transporte coletivo deveriam ter sido feitas pela prefeitura e não pelos vereadores. “É preciso ter um debate aberto entre prefeitura, empresa de ônibus, sociedade e Ministério Público para avaliar se Franca pode arcar com a gratuidade”, explica.
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Recife: Há um ano a EMTU era extinta. Algo mudou?

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Um ano atrás, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) era extinta para dar lugar ao Grande Recife Consórcio de Transportes. Mais do que um nome pomposo, a mudança representava a divisão de poder e responsabilidade entre o governo do Estado e os municípios sobre o transporte público da Região Metropolitana. E ela foi feita, pelo menos no papel. Um ano depois, o consórcio funciona bem na teoria, no princípio. Mas na prática ainda não mostrou para que veio, não mudou para melhor a vida dos passageiros de ônibus. Nas ruas, a população nem sabe a diferença para a antiga EMTU. Para a maioria das pessoas, mudou apenas o nome. Investimentos foram feitos, como é o caso da implantação da nova bilhetagem eletrônica, trazendo com ela o carregamento dos créditos eletrônicos embarcado nos ônibus. O projeto de expansão do Sistema Estrutural Integrado (SEI) também foi retomado depois de ficar vários anos parado, com a inauguração do Terminal Integrado da PE-22 e a construção do TI do Cabo de Santo Agostinho. Mas a questão é: será que esses investimentos não seriam feitos mesmo que o gestor do transporte público ainda fosse a EMTU? Era apenas uma questão de mudança do nome. Um ano se passou e nem mesmo a licitação das linhas de ônibus, a ação mais esperada do consórcio, está nas ruas. O Grande Recife diz que tem tudo pronto, dependendo apenas de alguns ajustes e, principalmente, do aval do governador Eduardo Campos para colocar o edital da concorrência na rua. Mas, de fato, ainda não o fez. O maior mérito da atual gestão do transporte público, na opinião da coluna, é a decisão de só promover um aumento das passagens por ano, aconteça o que acontecer. Não importa a pressão. Pelo menos nos últimos três anos vem dando certo. Mas essa também é uma postura de governo, nada tem a ver com a mutação da EMTU para o consórcio.

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População de Natal fica surpresa com aumento das passagens

A nova tarifa de ônibus da capital, anunciada no valor de R$2,00 desde ontem, pegou os natalenses de surpresa. Com a mudança, no feriado de amanhã (07) a tarifa social passa a R$1, valor também da meia passagem.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) justifica que o aumento era previsto se as empresas de ônibus cumprissem o Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2007 pela Prefeitura de Natal, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Natal (Seturn) e Ministério Público, e ainda as novas exigências da Secretaria. O TAC venceu em 06 de junho, data em que a Prefeitura Micarla de Sousa anunciou que não permitiria o reajuste e que a passagem permaneceria a R$1,85 por tempo “indeterminado”, mas foi prorrogado por 90 dias.

Além da renovação da frota em 100 ônibus novos e adaptados, a Semob solicitou acréscimo de 20 veículos novas à frota para desafogar linhas de grande fluxo, implantação de duas salas de embarque e desembarque nas estações III e IV (Carrefour e Mirassol) e criação de uma linha exclusiva na zona Norte, a “Norte Fácil”.

Créditos eletrônicos serão preservados
Créditos do vale eletrônico carregados até sexta (04) serão usados no valor antigo da passagem, R$ 1,85. Só créditos adquiridos a partir de terça-feira (08) serão descontados a R$ 2,00. A linha “Norte Fácil” terá tarifa diferenciada de R$ 1,50, e seus usuários terão 1 hora após desembarque para pegar outro ônibus com acréscimo de R$ 0,50 para demais regiões da capital.
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São Paulo - Extensão, Modernização e Integração Metroviária

O projeto paulistano visa expandir as linhas de metro subterraneas e de superfície, modernizar as linhas já existentes e integrar o sistema... Após concluído o projeto, São Paulo não será a mesma, chegando o sistema a 390Km em 2014...
Mapa de Como Ficará o Sistema Metroviário de São Paulo:

Abaixo os Links dos threads de cada projeto em específico:

Modernização da Linha 1 "Azul" - São Paulo (SP) / Metro - Modernização da Linha 1 "Azul" CPTM

Extesão da Linha 2 "verde" - São Paulo (SP) / Metro - Extensão da Linha 2 "Verde"

Extensão da Linha 5 "Lilas" - São Paulo (SP) / Metro - Expansão da Linha 5 "Lilás"

Extensão da Linha 6 "Laranja" - São Paulo (SP) / Metro - Linha 6 "Laranja"

Extensão da Linha 7 "Rubi" - São Paulo (SP) / Metro - Expansão da Linha 7 "Rubi" CPTM

Modernização da Linha 8 "Diamante" - São Paulo (SP) / Metro - Modernização da Linha 8 "Diamante" CPTM

Extensão da Linha 9 "Esmeralda" - São Paulo (SP) / Metro - Extensão da Linha 9 "Esmeralda" CPTM

Modernização da Linha 10 "Turquesa" - São Paulo (SP) / Metro - Modernização da Linha 10 "Turquesa" CPTM

Modernização da Linha 11 "Coral" - São Paulo (SP) / Metro - Modernização da Linha 11 "Coral" CPTM

Modernização da Linha 12 "Safira" - São Paulo (SP) / Metro - Modernização da Linha 12 "Safira" CPTM

Construção da Linha 13 "Jade" - São Paulo (SP) / Metro - Criação da Linha 13 "Jade" CPTM

Construção da Linha 14 "Onix" - São Paulo (SP) / Metro - Linha 14 "Onix" (Expresso Aeroporto - CPTM)

Construção da Linha 15 "Branca" - São Paulo (SP) / Metro - Linha 15 "Branca"

Construção da Linha 16 "Prata" - São Paulo (SP) / Metro - Linha 16 "Prata"

Construção da Linha 17 "Ouro" - São Paulo (SP) / Metro - Linha 17 "Ouro"

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País terá PAC para eliminar caos no trânsito

O Governo Federal, através do Ministério das Cidades, está elaborando o PAC da Mobilidade Urbana, com o objetivo de melhorar a infra-estrutura principalmente das cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 e já vislumbrando as futuras Olimpíadas no Rio de Janeiro, caso a cidade seja escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional.
A idéia, apesar do gancho esportivo, é dotar o País de um planejamento básico para que as grandes obras de transporte urbano possam seguir, isso em escala nacional. As obras deverão também ter um elaborado memorial descritivo antes de saírem do papel.O Ministério das Cidades está envolvendo tanto estados como prefeituras nas discussões sobre o tema na chamada "Conferência das Cidades", que neste ano está na sua quarta edição. No evento são discutidas ações, experiências e programas relativos a transporte coletivo urbano, meios alternativos de transporte nas cidades, tarifas dos serviços de transporte coletivo, acessibilidade, mobilidade urbana sustentável e políticas públicas para o setor.
Atualmente as conferências estão na fase municipal que deverá se estender até 15 de dezembro. A fase estadual prossegue até 1º de fevereiro de 2010 e a Conferência Nacional vai de 24 a 28 de maio do próximo ano. O esforço de cada ente envolvido nessa macro discussão será gigantesca para solucionar tantos problemas, principalmente nas chamadas metrópoles. Temos como exemplo, a maior cidade do País - São Paulo, que tem prejuízos de R$ 33 bilhões por ano, devido a falta de mobilidade urbana segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas. Se cada trabalhador fica entre duas e três horas por dia no trânsito, significa que ele perde pelo menos dois dias de trabalho por mês.
O trânsito da cidade de São Paulo é comparado com o de cidades como Bangcoc (Tailândia), Pequim e Xangai (China), Cairo (Egito), Calcutá e Chennai (Índia) e Jacarta (Indonésia), considerados por especialistas, como os piores do mundo. A frota da capital paulista chega a 5,6 milhões de veículos.Outras capitais vivem, em proporções menores, os mesmos problemas enfrentados pela capital paulista. O Rio de Janeiro, com frota de 1,8 milhões, Belo Horizonte com 1,1 milhão, Fortaleza com 610 mil e Salvador com 568 mil são as de trânsito mais complicado. Manaus, com 383 mil veículos, sofre com o trânsito desordenado, principalmente na região central.
Brasília, com 1,09 milhão de veículos, foi planejada para carros. Praticamente sem calçadas, tem um sistema de transporte público deficitário, o número de ônibus é reduzido nos fins de semana e não há linhas especiais para os locais de lazer.
A exceção no Brasil, é Curitiba, com 1,15 milhão veículos, conta com um sistema de transporte público, controle urbano e de tráfego, que servem de modelo para outras cidades.

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