Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Manaustrans registra queda no número de multas aplicadas na Faixa Azul

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Das 4.160 autuações lavradas, em seis meses, a veículos não autorizados que trafegaram pela Faixa Azul da Avenida Constantino Nery, na zona centro-sul de Manaus, quase metade (1.983) foram aplicadas apenas na primeira semana de fiscalização, segundo a assessoria de comunicação do Instituto Municipal de Infraestrutura e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). O diretor-presidente do órgão, Paulo Henrique Oliveira, afirma que os motoristas estão mais conscientes, mas quem trafega pela via atribui a redução do número de multas à falta de fiscalização.
Foto: Isabelle Marques

A equipe de reportagem do Portal D24am percorreu, na manhã da última quinta-feira, os 4,48 quilômetros  do corredor exclusivo instalado na Avenida Constantino Nery, das 8h30 às 10h30, e constatou que não havia, no local, agentes de fiscalização do Instituto de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), até as 10h. Nesse período, pelo menos, 40 veículos não autorizados, entre carros e motocicletas, invadiram a faixa exclusiva.

 “Não temos auxílio dos agentes. Eles só atrapalham o trânsito. Isso quando eles atuam na avenida. Muitas vezes, já vi infrações de motoristas na Faixa Azul e percebo que nada foi feito ou registrado”, disse o farmacêutico Kleiton Souza, 25.

O motorista Ricardo Josenir, 58, criticou a ação de quem comete a infração e observou que, com ou sem fiscalização, a lei deve ser respeitada. “É preciso fiscalização sim, mas os próprios motoristas devem ter a consciência de trafegar no lugar certo. Infelizmente, isso não acontece, pois todos os dias que passo por aqui, eles continuam a infringir a lei”, destacou.

O diretor-presidente do Manaustrans negou que não haja efetivo trabalhando nas vias que possuem o corredor exclusivo, mas afirmou  que os agentes não trabalham exclusivamente nas autuações. “Eles possuem um trabalho dinâmico, precisam resolver a fluidez no trânsito ou, até mesmo, autuar outros tipos de situações. Por isso, algumas vezes, eles não são vistos nas ruas, mas garanto que eles ficam na via. Tudo depende da demanda. Às vezes, ficam quatro, às vezes, seis. Dependendo do horário, ficam até dez agentes”, rebateu.

Paulo Henrique disse, ainda, acreditar  que o número de multas tenha reduzido devido à  consciência dos motoristas. “Hoje, tem menos pessoas trafegando (na Faixa Azul), mas é claro que ainda existe um ou outro que é teimoso. Mas, como eu sempre digo, a educação é a chave”, afirmou.

Atualmente, o valor de multa pago para quem trafegar na  Faixa Azul é de R$ 191,57, e o condutor perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O preço foi alterado após decreto da presidente Dilma Rousseff,  no fim de julho.  

O secretário reforçou que a implantação do sistema de trânsito integrado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) deve auxiliar nas fiscalizações. “Quando for implantado, vamos verificar se o motorista está acatando as lei, não só da Faixa Azul, como as outras infrações, e auxiliar o trabalho dos agentes que ficam nas ruas. Todas essas medidas são  para que possamos melhorar o trânsito de Manaus”, afirmou.   

Essa também é a expectativa da enfermeira Doralice Sena, 41, que acredita que usar imagens de câmeras na fiscalização pode minimizar o problema. “O trânsito é um caos nessa cidade. Espero que, com essa medida, quem desrespeitar  seja de uma vez por todas punido”, declarou.

Assim como na Constantino Nery, a Avenida Mário Ypiranga  teve 207 multas registradas por desrespeito ao corredor exclusivo, desde que iniciaram as fiscalizações na via, em 6 de abril. Desse total, 108 autuações foram lavradas apenas na primeira semana.

Vale ressaltar que podem trafegar na faixa exclusiva, além dos ônibus do sistema Bus Rapid System (BRS), táxis e frete escolar com passageiros, viaturas da polícia, bombeiros e ambulâncias.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960