Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Especialistas criticam ignorância de deputados sobre mobilidade urbana no Grande ABC

quinta-feira, 24 de março de 2011

Congestionamentos geram estresse, atrasos, problemas de saúde e são alvos de críticas de parte da população e promessas de políticos em épocas de campanha. Mas, para deputados com base eleitoral no Grande ABC, isso tudo não é relevante. Portanto, especialistas em trânsito e mobilidade urbana ouvidos pelo Diário recomendam que esses políticos digam ao eleitorado o que é mais importante que resolver os problemas que fazem o fluxo parar na região.

"Trânsito livre significa melhorar a qualidade do transporte público", disse o professor de Engenharia Civil da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Creso Frando Peixoto. "Uma central de monitoramento mudaria o trânsito do Grande ABC. É um recurso usado em países desenvolvidos", argumentou o professor. A atual responsável pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, cobrou de autoridades políticas e do Consórcio Intermunicipal sobre esse tema. Apesar disso, a criação da central não chamou a atenção dos políticos na última reunião do Consórcio, na segunda-feira.

Professor de Engenharia do Mackenzie João Virgílio Merighi fez uma orientação direta aos deputados que consideram o trânsito um problema a ser pensado em segundo plano. "Que esses senhores vejam o ranking de corrupção no site do Banco Mundial. Vão percerber que o Brasil está em um dos primeiros patamares", criticou o docente. "A questão do trânsito envolve tudo: da saúde pública à habitação. Pena que alguns políticos ignorem essa realidade."

SEM SOLUÇÃOPara o professor de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia e consultor em políticas públicas Adriano Murgel Branco, se as prefeituras do Grande ABC demorarem mais para investir em projetos de melhoria do fluxo a reversão do problema no futuro pode ser quase impossível. "Se (as prefeituras) permitirem que a situação fique semelhante ao que acontece em São Paulo, vai ser difícil mudar", pontuou.

Ele ressaltou ainda a importância da criação de uma central de monitoramento. "É um sistema que otimiza o trânsito e também os equipamentos de controle, como os semáforos", explicou. "Mas também é preciso investir muito no transporte de massa. É a solução mais viável para o que enfrentamos no trânsito da Capital e Região Metropolitana", continuou.


Fonte: Diário do Grande ABC

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960