Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Recife: Passageiros reclamam da falta de ônibus no Terminal da Macaxeira

terça-feira, 6 de abril de 2010


No Terminal Integrado da Macaxeira, Zona Norte do Recife, passageiros reclamam das grandes filas, da falta de fiscalização e de poucos ônibus. “Tem dia que a gente espera mais de 20 minutos. É uma situação precária a que vivemos”, falou o atendente Antônio Rodrigues.

São 11 linhas, 129 ônibus e 200 mil passageiros por dia. Para os usuários, o dia já começa com aperreio em filas intermináveis e na confusão de conseguir subir no coletivo para trabalhar. A maior fila é a do ônibus que sai da Macaxeira e vai para o terminal do Barro.

Às 8h o movimento não diminui, e um passageiro é praticamente esmagado pela porta do coletivo. Dentro do ônibus, os passageiros reclamam, muitos estão atrasados para o trabalho. Uma mulher teve a sua bolsa quebrada no embarque.“Nosso sofrimento é direto”, falou a recepcionista Dione de Souza. Os passageiros reclamam dos próprios usuários. “A gente que fica na fila direitinho, vai em pé. Mas quem fura a fila, vai sentado”, contou a empregada doméstica Maria do Carmo Soares.

Na hora dos passageiros voltarem para casa, a situação não melhora. Mulheres, crianças e idosos não são respeitados, e na hora de entrar nos ônibus, vale a lei do mais forte. Depois de um dia inteiro de trabalho, é preciso paciência e resistência física para pegar a condução de volta pra casa no Terminal da Macaxeira.

Quem consegue pegar o ônibus demora quase três horas para chegar em casa. “Todos os dias eu gasto duas horas e 30 minutos da integração da Macaxeira para Igarassu, quando devia ser de 40 a 50 minutos”, falou a professora Regineide Pereira.

A partir das 18h, ônibus das 11 linhas que param aqui, e num instante ficam lotados. Quem vai para Igarassu tem acesso livre à pista e não usa a plataforma de embarque para entrar nos ônibus. Tem gente que se arrisca a viajar nas escadas. Uma mulher com a criança no colo achou melhor não viajar.

As filas para embarcar se estendem ao longo de toda a área coberta do terminal. Quem está na última posição estima o tempo que vai levar só pra chegar à plataforma. Na linha que vai pra Camaragibe não existem seguranças para organizar o embarque e muita gente se aproveita da situação para desrespeitar a fila: ficam aqui à espera do ônibus.

“A gente paga uma passagem cara, e não temos o que eles prometem”, afirmou o representante comercial Ribamar Viana.“Em todos os terminais integrados sempre haverá filas para embarque. O que nós buscamos é que o usuário tenha o menor tempo de espera. Mas também há questão comportamental.

Nós temos problema estrutural: qualificação do terminal, e ampliação. Estamos com projeto executivo em fase de apuração, para a criação da terceira plataforma”, falou a diretora de Operações Grande Recife Consórcio de Transporte, Taciana Ferreira. Ela também informou que as empresas já realizaram a compra de veículos. A partir de maio, nos horários de pico, haverá mais veículos articulados no Barro/Macaxeira. Em novembro, haverá a licitação para a expansão do Terminal. E, ainda este mês, terá início a qualificação do terminal.

Fonte: PE360Graus

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960