Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Projetos para uma mobilidade sustentável em Belo Horizonte

domingo, 7 de março de 2010


A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) tem buscado definir e consolidar os princípios da mobilidade urbana sustentável para Belo Horizonte. Esses princípios envolvem a acessibilidade, a segurança, a eficiência, a qualidade de vida, o dinamismo econômico, a ação integrada e a inclusão social. A mobilidade é fundamental para a qualidade de vida da população e pode contribuir de forma decisiva para a estruturação e melhoria dos espaços públicos. A gestão da mobilidade sustentável significa, antes de mais nada, preservar a segurança do trânsito e priorizar, na circulação urbana, o modo a pé e o transporte coletivo de qualidade, integrado e rápido.

É visando a esta mobilidade sustentável que a Gerência de Projetos de Trânsito – GEPRO – coordena, elabora e analisa estudos preliminares, anteprojetos e projetos básicos e executivos relativos ao sistema viário. Para realizar este trabalho são analisados os planos de circulação, a capacidade e a geometria das vias, as sinalizações horizontal, vertical (inclusive de indicação) e semafórica do local. São também elaborados os projetos especificamente voltados para circulação e infraestrutura destinada ao transporte não motorizado, contemplando pedestres e ciclofaixas, ciclovias e pistas de cooper. É importante frisar que os projetos de faixas e pistas preferenciais e/ou exclusivas para o transporte coletivo por ônibus têm se tornado uma alternativa sustentável para a mobilidade nas grandes cidades.
Além disto, a GEPRO estabelece e atualiza as normas e padrões técnicos para desenvolvimento de projetos geométrico de sinalização sob os aspectos conceitual e legal, baseados no Código de Trânsito Brasileiro e na realidade da cidade. Agindo desta maneira, é possível diagnosticar e elaborar projetos para tratamento de pontos críticos de acidentes, priorizando a segurança e o conforto nos deslocamentos. O meio ambiente do município também é fator de preocupação para a Gerência, que elabora Relatório de Controle Ambiental – RCA – e Plano de Controle Ambiental – PCA - relativos aos projetos viários elaborados pela Gerência para posterior aprovação, em cumprimento à legislação vigente.

A Gerência de Projetos de Trânsito também analisa e aprova projetos diversos: operacionais elaborados por outras gerências; provenientes do Orçamento Participativo da PBH, outros órgãos públicos (municipais, estaduais e federais) ou de outros canais de participação popular; complementares aos projetos viários em parceria com outros órgãos da PBH; e de abertura de novas vias ou trechos viários quanto à definição do traçado e da circulação pretendida. Quanto aos Relatórios de Impacto na Circulação – RIC, a GEPRO é responsável pela aprovação dos respectivos projetos executivos de trânsito. Por fim, o comprometimento com o acompanhamento e a implantação dos projetos, bem como sua avaliação e monitoramento pós-implantação mostram a abrangência do trabalho da GEPRO.
Fonte: GEPRO, BHTRANS.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960