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No Rio, Tarifa de ônibus sobe para R$ 3,40

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A Prefeitura do Rio anunciou, na tarde desta terça-feira (30), que a tarifa de ônibus municipal e do Bilhete Único Carioca terá reajuste de 13,3% e passará a custar R$ 3,40 – R$ 0,40 mais cara. O novo preço será cobrado a partir da 0h deste sábado (3). Pela manhã, o Governo do estado já havia confirmado os novos valores de passagens de vans e ônibus intermunicipais e autorizado o reajuste para as concessionárias de barcas e trens. O metrô não tem reajuste previsto.

As passagens dos ônibus e vans intermunicipais terão reajustes de 12,46% – vão de R$ 2,80 para R$ 3,15. O valor do Bilhete Único acompanhará o índice, mudando de R$ 5,25 para R$ 5,90. Segundo o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), as novas tarifas intermunicipais entram em vigor no dia 10 de janeiro e o novo valor do Bilhete Único, no dia 1º de fevereiro de 2015.

Trens e metrôs
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) também autorizou, com base nos contratos de concessão, reajustes tarifários das barcas e trens. A CCR Barcas pode subir a tarifa de R$ 4,80 para R$ 5. A Supervia poderá aumentar de R$ 3,20 para R$ 3,30. Os novos preços podem ser praticados a partir do dia 12 de fevereiro, desde que os usuários sejam informados com pelo menos 30 dias de antecedência.

Cálculos
Segundo a prefeitura, o reajuste nos ônibus municipais seguem o contrato e a fórmula de cálculo utiliza valores segundo fonte da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Detro aprovou o reajuste anual das tarifas nas linhas intermunicipais mantendo a adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de dezembro de 2009. A revisão considerou o IPCA acumulado de 2014 (6,56%) somado ao IPCA que vigorou em 2013 (5,53%), quando foi revogado o aumento que havia sido concedido no início daquele ano, atualizando os valores que ficaram defasados neste período. Com isso, o Detro não autorizou o índice de 26% solicitado pela Fetranspor.

Segundo o Detro, o aviso sobre o valor das novas tarifas deverá ser afixado nos ônibus, guichês e pontos de vendas de passagens pelas empresas. O RioCard continuará sendo aceito com o valor antigo até 30 dias após a data fixada para o reajuste entrar em vigor.

Para a base do reajuste da tarifa ferroviária de equilíbrio, a Agetransp considerou a tarifa de R$ 3,1785, homologada no reajuste anterior, sobre a qual foi aplicado o índice de 3,66%, referente à variação do IGP-M (índice de inflação calculado pela Fundação Getúlio Vargas) entre novembro de 2013 e novembro de 2014, conforme previsto em contrato. O valor da tarifa reajustada chegou a R$ 3,2948. Segundo as cláusulas contratuais de arredondamento, a concessionária fica autorizada a passar o valor dos atuais R$ 3,20 para R$ 3,30.

A Agetransp também analisou o pleito de reajuste tarifário relativo ao ano de 2015 para a linha Charitas de transporte aquaviário. Por se tratar de uma linha seletiva, cabe ao órgão fiscalizar o eventual exercício abusivo na fixação, conforme contrato de concessão. Assim, a agência autorizou a concessionária CCR Barcas a praticar tarifa de R$ 13,90, equivalente à variação do IPCA nos últimos 12 meses (6,56%) sobre o valor de R$ 13, autorizado no reajuste anterior.

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Metrô do Recife teve mais procura e muitos problemas em 2014

O metrô do Recife teve um aumento de 12% de passageiros no ano de 2014. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a linha Sul foi a que apresentou um maior número de adesão, com 30 milhões de passageiros, 6 milhões a mais do que no ano anterior. A linha Centro, por sua vez, teve um aumento de 5 milhões de passageiros transportados. 

Mesmo com o aumento de passageiros, os problemas no funcionamento do Metrô do Recife foram constantes em 2014, principalmente nos últimos meses do ano. Em outubro, os metroviários realizaram uma greve por conta de problemas na segurança das estações. Durante três dias, todas as linhas ficaram paradas. 

No mês de novembro, no dia do Enem, um acidente de carro atingiu a fiação da Estação Barro e causou um incêndio que derreteu parte da linha férrea e interrompeu o funcionamento dos dois ramais da linha Centro do metrô. Já em dezembro, a queda de um fio de alta tensão da Chesf nas imediações da estação Camaragibe também atingiu a linha centro, afetando o funcionamento do metrô por seis dias. 

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Passe Livre convoca ato contra aumento da tarifa de ônibus em São Paulo

O Movimento Passe Livre (MPL) convocou para o dia 9, primeira sexta-feira de 2015, um ato contra o aumento de tarifa de ônibus em São Paulo que, segundo anunciou o prefeito Fernando Haddad na sexta-feira (26), subirá para de R$ 3 para R$ 3,50 no dia 6 de janeiro, terça-feira.

O ato terá concentração a partir das 17h em frente ao Teatro Municipal. Na segunda-feira (5), o MPL também realizará uma aula pública contra a tarifa em frente à sede da prefeitura.

Além de aumentar a passagem, a prefeitura decidiu implementar o passe livre para 505 mil estudantes, sendo aproximadamente 360 mil alunos da rede pública e 145 mil matriculados na rede particular de ensino, mas de baixa renda, incluindo os que fazem cursos no nível superior.

As tarifas do bilhete único nas modalidades mensal, semanal e diário (com validade de 24 horas) permanecerão congeladas nos valores atuais.

O valor do bilhete único integrado com o Metrô e os trens da CPTM será de R$ 5,45. Com todas as gratuidades, incluindo o passe livre para os estudantes, o reajuste médio de tarifas ficou em 7,92%.

O site da prefeitura informa que hoje (29) deverá ser divulgada nova versão da planilha tarifária do sistema, com informações detalhadas sobre o aumento e suas motivações. A assessoria de imprensa da SPTrans, no entanto, consultada pela reportagem da RBA nesta manhã, não confirmou se a nova versão da planilha será divulgada.

A planilha contém dados e indicadores operacionais do sistema de transporte municipal. Nela é possível saber quem paga a conta do transporte coletivo, quem ganha com a operação do sistema e quanto a cidade gastaria a mais se não existisse transporte coletivo por ônibus em São Paulo.

Dados da prefeitura mostram que 8% dos usuários vão pagar a tarifa reajustada de R$ 3,50. Estudantes de escolas privadas do ciclo básico ou superiores que não sejam atendidos por programas sociais do governo federal continuam tendo 50% de desconto na tarifa, como determina a legislação federal. Idosos com mais de 60 anos também estão isentos.

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Tarifa de ônibus em Fortaleza pode chegar a R$ 2,50

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) ainda aguarda decisão sobre o reajuste solicitado em planilhas nos últimos meses para a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), referente a aumento de 13% na tarifa de transporte coletivo da Capital. Com a negociação, o valor da passagem passaria de R$ 2,20 para R$ 2,50, conforme O POVO noticiou no último dia 18. A Etufor afirma que não há prazos para a decisão da solicitação.

De acordo com um estudo publicado em novembro pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), o índice seria suficiente para repor as perdas do setor. A pesquisa destaca que as passagens precisariam subir R$ 0,35 na média nacional, equivalente a 13,8%, para fechar a conta. O estudo considerou Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. 

Para evitar o impacto sobre as tarifas, a NTU acredita que a saída é frear os incentivos aos carros. Em propostas enviadas ao Governo Federal, a associação pede a volta da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incidia sobre a gasolina, e a destinação de 70% desses recursos para os municípios investirem em infraestrutura de transporte ou subsidiar os serviços.

Em Fortaleza, o último reajuste da passagem ocorreu em dezembro de 2012, quando a ex-prefeita Luizianne Lins autorizou o aumento da tarifa de R$ 2 para R$ 2,20. O valor começou a valer em 12 de janeiro do ano passado, já na gestão Roberto Cláudio. De 2013 para este ano não houve aumento da passagem.

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Santos recebe mais 50 ônibus com ar condicionado

A frota de ônibus municipal com ar condicionado foi ampliada. Um total de 50 novos veículos climatizados integrará o sistema, disponibilizados nas ruas de hoje (30) ao próximo dia 5. Assim, a frota santista passará a ter 100 carros com sistema de refrigeração, ou seja, 33% do seu total. A entrega simbólica ocorreu ontem (29), na Praça Mauá, quando o prefeito Paulo Alexandre Barbosa vistoriou os veículos.

“A entrega destes ônibus significa melhorar a qualidade do transporte coletivo oferecido à população. Um terço da frota passa a ter ar condicionado e até início de fevereiro será feita uma nova entrega, totalizando 50%, o maior percentual de frota climatizada do país”, assegurou o chefe do Executivo. As melhorias no setor ocorrem sem reajuste de tarifa, que há três anos é de R$ 2,90.

Nessa nova entrega, a região dos morros também será atendida com ônibus dotados de ar condicionado. Serão carros convencionais e micro-ônibus acrescentados à frota municipal e que circularão na região mais alta da cidade nas linhas 13, 61, 100, 102, 118 e 181. Até 5 de fevereiro, outros veículos com ar também serão disponibilizados nas linhas 5, 8, 37, 40, 53, 54 e 73. O percentual de veículos refrigerados em Santos (33%) já será maior do que de capitais como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e  Palmas (TO).

Início

Em maio do ano passado, 30 ônibus com ar condicionado e wi-fi foram disponibilizados pela Prefeitura em caráter experimental, para avaliação da população. Pesquisa no início do ano, realizada pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), identificou que 95% dos usuários do transporte municipal aprovaram a frota com ar condicionado e sua ampliação e 65% consideraram importante todos os ônibus terem wi-fi.

A partir daí a Prefeitura exigiu da permissionária do sistema, Viação Piracicabana, a ampliação dos itens de conforto. Em julho deste ano, todos os veículos passaram a disponibilizar internet gratuita, inclusive os trólebus. Novo lote com 20 ônibus com ar também foi entregues, em outubro, totalizando até aquela data 50 veículos distribuídos em 15 linhas (das 40 do sistema municipal).

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Réveillon em Manaus, Ônibus extras devem circular até 4h do dia 1º na Ponta Negra

A frota de ônibus do transporte coletivo deve ser reforçada para o Réveillon no Complexo da Ponta Negra, situada na Zona Oeste de Manaus. Segundo a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), além das seis linhas normais, outras sete especiais vão operar no local a partir das 19h desta quarta-feira (31). Os coletivos devem ficar em circulação na área até as 4h do dia 1º de janeiro de 2015. A "virada" na areia da praia terá, entre outras atrações, a banda Skank e o grupo Monobloco.

A SMTU informou que a frota vai contar com 165 ônibus. Outros doze coletivos reservas darão apoio à operação. Os veículos ficarão estacionados no condomínio Alphaville, e poderão ser usados conforme a necessidade.

Os ônibus de linha urbana vão parar de circular no perímetro próximo à praia a partir das 17h do dia 31. Os coletivos serão desviados para a Avenida do Turismo.

Durante a operação, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) vão fazer fiscalizações na Avenida do Turismo para verificar estacionamento irregular nas proximidades das casas noturnas situadas na via. A ação deve ser realizada em conjunto com fiscais do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Por Camila Henriques
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Salvador inicia mudanças no transporte público com 300 novos ônibus

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O prefeito ACM Neto e o secretário de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, entregaram nesta segunda-feira (29.12), no estacionamento da Arena Fonte Nova, 300 novos ônibus decorrentes da licitação do transporte público de Salvador. Os coletivos são parte dos 700 novos veículos que chegarão às ruas da cidade até o final de janeiro.

Enquanto acontece a primeira fase da substituição, os demais sairão das ruas progressivamente, começando pelos mais antigos até os mais novos.

Os ônibus do Consórcio Plataforma, de cor amarela, atuarão no Subúrbio; os do Consórcio Ótima, de cor verde, circularão no Miolo (Centro); e os do Consórcio Salvador Norte, de cor azul, na Orla.

Eles vão substituir parte da antiga frota, cuja idade média de uso, até então, é de oito anos. Com os novos veículos, a média será de três anos e meio, o que representa a frota mais nova de todo o Brasil.

Os ônibus já chegam 100% adaptados para atender pessoas com deficiência e terão a entrada de passageiros pela dianteira, invertendo o funcionamento atual do sistema, onde os usuários têm acesso pela parte traseira.

Também contam com ventilação forçada, o que tornará as viagens mais confortáveis. E mais: todos têm GPS, viabilizando o monitoramento dos veículos em centrais instaladas em cada uma das três regiões da cidade. Essa nova frota é equipada com motor Euro V (cinco), que emite muito menos poluentes do que a atual, que possui motor Euro III.

Para o prefeito ACM Neto, a novidade é fruto de um intenso trabalho. “Foi preciso ter coragem para tirar do papel uma licitação que era esperada há 40 anos. Conduzimos um trabalho sério e transparente para que Salvador pudesse viver um novo momento no uso do transporte público, com uma outorga que trouxe R$ 180 milhões para o município. O Domingo é Meia e o Bilhete Único, por exemplo, são conquistas definitivas para o cidadão. Vamos implantar os módulos de conforto e em janeiro começam as intervenções na Estação da Lapa. Também esperamos lançar em breve a licitação para o BRT”, pontuou.

O secretário Fábio Mota acrescentou que o monitoramento facilitará o cumprimento da pontualidade dos itinerários e que a entrada dos passageiros pela dianteira atende a uma exigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Com a entrada pela dianteira, o motorista e cobrador ficam muito mais visíveis, o que inibe a marginalidade. Salvador é a única cidade do país, entre todas de médio e grande porte, que possui a entrada pela traseira. E através do GPS, será possível acompanhar o itinerário dos coletivos e permitir aos usuários informações através de aplicativo de celular e totens”, afirma o secretário.

Tecnologia – Usuários de Androids e iPhones já podem baixar o aplicativo SIU Mobile SSA, através do qual terão informações sobre itinerários dos ônibus. Com isso, os passageiros poderão diminuir o tempo de permanência nos pontos.

As mesmas informações serão disponibilizadas em totens espalhados em pontos diversos da cidade, um já está em funcionamento no último ponto da Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), sentido Iguatemi, na nova baia de ônibus.

Em breve, equipamentos do tipo serão instalados em pontos no Rio Vermelho, em frente ao Mercado do Peixe, e na Avenida Luis Viana Filho (Paralela), sentido Aeroporto, logo após a entrada do Imbuí. Cerca de 30% da frota estão disponíveis para visualização no App, chegando a 100% em abril.

Informações: Tribuna da Bahia


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Tarifa de ônibus em São Paulo vai subir para R$ 3,50

A tarifa de ônibus em São Paulo passará de R$ 3 para R$ 3,50 a partir de 6 de janeiro de 2015. 

O valor está na mensagem que o prefeito Fernando Haddad (PT) encaminhou nesta sexta-feira (26) à Câmara Municipal. O aumento, porém, não precisa de aprovação da Casa para entrar em vigor. 

Com o reajuste, o valor da integração com o metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passará para R$ 5,45. A tarifa dos bilhetes únicos 24 horas, semanal e mensal, porém, continuarão sendo as atuais, sem sofrer reajustes (veja abaixo). 

A prefeitura também decidiu conceder isenção da tarifa para estudantes das redes públicas. Segundo nota divulgada pela prefeitura, serão 505 mil estudantes beneficiados –360 mil da rede pública e 145 mil da rede particular, mas de baixa renda, incluindo os que fazem cursos no nível superior. 

Também terão o benefício estudantes de nível superior que participem do Prouni ou do Fies, além dos beneficiários de cotas raciais ou sociais. Outros estudantes continuam pagando 50% do valor. 

O atual valor da tarifa é de R$ 3,00. No ano passado, após manifestações populares, o prefeito desistiu de elevá-la para R$ 3,20. O mesmo ocorreu com o governo estadual em relação aos valores de trens e do metrô. 

Tarifas mantidas:
Bilhete Único Mensal : R$ 140
Bilhete Único Semanal : R$ 38
Bilhete Único Diário : R$ 10 

Bilhete Único Integrado Mensal: R$ 230
Bilhete Único Integrado Semanal: R$ 60
Bilhete Único Integrado Diário: R$ 16 

TREM E METRÔ 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou nesta sexta que a tarifa de trem e de metrô também será reajustada no ano que vem. 

Segundo a Folha apurou, a administração estadual estuda um valor entre R$ 3,40 e R$ 3,60, ficando, portanto, abaixo do índice de inflação, que a elevaria para R$ 3,75, segundo o governo estadual. 

"Há estudos sobre o valor da tarifa para 2015, mas não temos nenhuma definição sobre o valor", disse. "Ela deve ser reajustada, porque não foi em 2013 e 2014. É natural que tenha um reajuste agora", acrescentou. 

Alckmin disse disse que estuda oferecer tarifa zero em metrôs e trens para estudantes de baixa renda, uma das reivindicações dos protestos do ano passado. 

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Prefeitura do Rio divulga esquema de trânsito para Réveillon em Copacabana

A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira (26) o esquema de transporte e trânsito para o Réveillon de Copacabana. Além do bairro que vai sediar a festa, o plano vai englobar a região do aterro do Flamengo, Botafogo, Ipanema, Leblon e Lagoa. Segundo a prefeitura, o objetivo é minimizar os impactos no trânsito.

De acordo com a RioTur, 2 milhões de pessoas devem participar da festa, que terá shows de Seu Jorge, Titãs, Detonautas e Maria Rita, além de baterias de escolas de samba e da tradicional queima de fogos, que este ano homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro. Para orientar as pessoas que vão aproveitar a virada na praia, 985 agentes vão trabalhar para manter a fluidez, coibir estacionamento irregular, ordenar cruzamentos, orientar pedestres e efetuar bloqueios.

Segundo a prefeitura, haverá monitoramento em tempo real de toda a região que será afetada pelo evento por meio do Centro de Operações. A Seop (Secretaria de Ordem Pública) também vai atuar com reboques para reprimir o estacionamento irregular. Os veículos estacionados em lugares proibidos serão removidos para depósitos públicos municipais.

Veja o esquema de trânsito completo:

A partir das 7h do dia 31/12

• Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre em todos os domingos e feriados, incluindo, ainda, o trecho da orla no Leme.

• Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre em todos os domingos e feriados.

A partir das 15h do dia 31/12

• Interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.

A partir das 18h do dia 31/12/2014 às 05h do dia 01/01/2015

• Fechamento externo dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo, exceto para ônibus de linha regular, táxis e veículos pertadores do cartão de "trânsito livre".

A partir das 22h do dia 31/12/2014 às 05h do dia 01/01/2015

• Fechamento total dos acessos a Copacabana inclusive para ônibus, táxi e veículos portadores do cartão de "trânsito livre".

A partir das 05h do dia 01/01/2015

• Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas.

A partir das 10h do dia 01/01/2015

• A pista da Av. Atlântica junto às edificações será liberada ao tráfego, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre em todos os domingos e feriados.

A partir das 19h do dia 01/01/2015

• Término da área de lazer, com abertura ao tráfego da pista da Av. junto à orla. Nesse horário, a pista junto as edificações retorna ao seu fluxo normal em toda a Av. Atlântica.

INTERDIÇÕES ADICIONAIS

A partir das 18h do dia 31/12/2014 até 19h do dia 01/01/2015

- Av. Vieira Souto e Delfim Moreira- Fechamento da pista junto à orla e reversível na pista junto às edificações (similar à área de lazer).

A partir das 20h do dia 31/12 até 05h do dia 01/01

- Enseada de Botafogo- Acesso apenas para ônibus de linha regular (Bolsão e área de embarque)

A partir das 20h do dia 31/12 até 19h do dia 01/01

- Aterro do Flamengo

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

Estará proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias:

Das 06h do dia 30/12/2014 até as 21h do dia 02/01/15

- Av. Nossa Senhora de Copacabana: lado esquerdo, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Otaviano e Av. Princesa Isabel;

- Rua Barata Ribeiro: lado esquerdo toda a extensão;

- Av. Rainha Elizabeth da Bélgica: trecho entre a Av. Atlântica e a Rua Tereza Aragão: ambos os lados, exceto nas baias existentes;

- Rua Raul Pompéia: ambos os lados, toda extensão;

- Rua Teresa Aragão, ambos os lados;

- Rua Prudente de Moraes: ambos os lados, toda a extensão.

Das 18h do dia 30/12/2014 até as 10h do dia 01/01/15

- Rua Gustavo Sampaio, lado ímpar, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Vieira e a Rua Anchieta;

- Rua Gustavo Sampaio, lado par, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Vieira e a Av. Princesa Isabel;

- Rua Antônio Vieira, ambos os lados, exceto nas baias existentes;

- Av. Nossa Senhora de Copacabana entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Antônio Vieira, exceto nas baias existentes;

- Rua Fernando Mendes, ambos os lados , toda a extensão;

- Rua Bulhões de Carvalho, entre a Rua Gomes Carneiro e a Av. Rainha Elizabeth da Bélgica;

- Av. Pasteur, ambos os sentidos, em ambos os lados, entre Av. Portugal e a Rua Venceslau Bras.

Das 23h do dia 30/12/2014 até as 06h do dia 01/01/15

- Rua Tonelero, ambos os lados, toda extensão;

- Rua Pompeu Loureiro, ambos os lados, toda extensão;

- Av. Princesa Isabel, ambos os sentidos, ambos os lados;

- Av. Prado Júnior, ambos os lados, inclusive nas baias existentes;

- Rua Belford Roxo, no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados;

- Rua Ronald de Carvalho: no trecho junto à Praça do Lido, ambos os lados

- Rua Ministro Viveiro de Castro, ambos os lados, no trecho compreendido entre as ruas Ronald de Carvalho e  Duvivier;

- Rua Duvivier, ambos os lados, toda extensão;

- Rua Rodolfo Dantas, ambos os lados (inclusive nas baias);

- Rua República do Peru, ambos os lados (inclusive nas baias), no trecho entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

- Rua Paula Freitas, ambos os lados, no trecho entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

- Rua Hilário de Gouveia, ambos os lados, no trecho entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;

- Rua Siqueira Campos, ambos os lados, no trecho entre a Rua Tonelero e a Av. Atlântica;

- Rua Siqueira Campos, lado direito, no trecho entre a Rua Henrique Oswald e a Rua Tonelero;

- Rua Figueiredo de Magalhães, ambos os lados, toda extensão;

- Rua Santa Clara, ambos os lados, toda a extensão;

- Rua Constante Ramos, ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e  Atlântica;

- Rua Bolívar, toda a extensão, ambos os lados;

- Rua Xavier da Silveira, ambos os lados, entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Atlântica;

- R. Miguel Lemos, ambos os lados (inclusive nas baias), toda a extensão;

- Rua Sá Ferreira: ambos os lados, entre as avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Atlântica;

- Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, entre a Av. Atlântica e a Rua Bulhões de Carvalho;

- Av. Beira Mar, em ambos os lados, em ambas as pistas de rolamento, no trecho compreendido entre a Av Rio Branco e o Largo da Glória;

- Praia do Flamengo, em ambos os lados, em ambos os sentidos, toda a extensão.

- Av. Lauro Sodré, ambos os sentidos, em ambos os lados;

- R. Real Grandeza, ambos os lados, no trecho entre a R. Mena Barreto e o Túnel Alaor Prata (Túnel Velho);

- R. da Passagem, no trecho entre a R. Clotilde Guimarães e a R. General Severiano;

- Praia de Botafogo, entre a R. Voluntários da Pátria e a R. São Clemente;

- Praça Pimentel Duarte, em ambos os lados, junto ao Clube Guanabara;

- Av. das Nações Unidas, junto ao canteiro central, em ambos os lados, e/f a Praça Pimentel Duarte.

Das 23h do dia 30/12/2014 até as 10h do dia 01/01/15

- Av. Atlântica: pista junto às edificações, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, inclusive nas baias de estacionamento;

- Av. Atlântica, pista junto à orla da praia, no trecho entre a Av. Princesa Isabel e a Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme);

- Av. Vieira Souto, em ambos os lados, em ambos os sentidos, inclusive nas baias do canteiro central (exceto para ônibus regulares de linha, das 22h de 31/12/2014 às 06h de 01/01/15).

- Rua Joana Angélica, ambos os lados, entre Rua Prudente de Moraes e Av. Epitácio Pessoa;

- Rua Aníbal de Mendonça, ambos os lados, entre Rua Prudente de Moraes e Av. Epitácio Pessoa

Das 06h do dia 31/12/2014  às 06h do dia 01/01/2015, exceto para veículos autorizados

- Rua Siqueira Campos, junto à edificação de número 143, no bolsão de estacionamento existente.

Das 7h do dia 31/12/2014  às 06h do dia 01/01/2015

Proibição de Estacionamento nos arredores da Estação Metrô Arcoverde

- Rua Marechal Mascarenhas de Morais, ambos os lados, entre as ruas Tonelero e Barata Ribeiro (Operação Metrô – saída do público);

COMO CHEGAR E SAIR DO EVENTO

Para acessar a área evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.

METRÔ - Utilizar as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. O Metrô Rio montou esquema especial com venda antecipada dos bilhetes para utilização em horários pré-determinados.

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES – na chegada, mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade, destacando-se que somente poderão acessar o bairro de Copacabana até às 22h.

Após o evento, os usuários de ônibus deverão se dirigir às áreas de embarque que serão na Enseada de Botafogo, na Lagoa e na Av. Vieira Souto.

EMBARQUE 1: Enseada de Botafogo (Avenida Nações Unidas)

Principais destinos: Centro, Grande Tijuca, Zona Norte

• As linhas que circulam pelo eixo ruas São Clemente/Voluntários da Pátria funcionarão normalmente.Embarque na Praia de Botafogo

Pista junto à praia

121 – Central

123 – Centro

125 – Central

127 – Rodoviária

128 – Rodoviária

132 – Central

2015 – Castelo

2017 – Rodoviária

2018 – Aeroporto

Pista junto às edificações

413 – Muda

415 – Usina

455 – Méier

474 – Jacaré

475 – Méier

484 – Olaria

EMBARQUE 2: Lagoa (próximo ao Corte de Cantagalo)

Pista sentido Túnel Rebouças

Destinos: Zona Norte e Centro

Linhas via Túnel Rebouças

461 – São Cristóvão

462 – São Cristóvão

473 – São Januário

436 – Grajaú

157 – Central

EMBARQUE 3: Avenida Vieira Souto (até a Rua Vinícius de Moraes)

Principais destinos: Barra da Tijuca/ Jacarepaguá, Zona Oeste

Ônibus para Barra/Recreio/Zona Oeste

314 – Recreio

318 – Barra Sul

332 – Alvorada

354 – Cidade de Deus

360 – Recreio

382 – Piabas

525/535 – Alvorada

557 – Rio das Pedras

2018 – Alvorada

2333 – Recreio

2334 – Campo Grande

2335 – Santa Cruz

2338 – Campo Grande

177 – São Conrado

539 – Rocinha

LINHAS EM OPERAÇÃO REGULAR

Linhas com Ponto na Praia de Botafogo e Retorno na Rua Real Grandeza

119 – Centro

126 – Rodoviária

136 – Rodoviária

154 – Central

155 – Central

190 – Rodoviária

426 – Usina

456 – Norte Shopping

457 – Abolição

464 – Maracanã

472 – Triagem

434/435 – Grajaú

Linhas Circulares com Itinerário Alterado para São Clemente/ Voluntários da Pátria

161/162 – Lapa

569/570 – Largo do Machado

573/574 – Glória

583/584 – Cosme Velho

Linhas que acessam a Urca

511/512 – Leblon

107 – Central

Linhas no Eixo São Clemente e Voluntários da Pátria

131- São Clemente – Vidigal

170 – Rodoviária – Gávea

172 – Central – Leblon

173 – Rodoviária – Leblon

178 – Rodoviária – São Conrado

309/316/317 – Central – Barra/Recreio

409/401 – Saes Peña – Jardim Botânico/Gávea

432/433/438 – Vila Isabel – Leblon

538 – Botafogo – Rocinha

740D/750D/751D – Charitas (Niterói) – Ipanema/Gávea

2014 – Rodoviária - Gávea

ÔNIBUS DE TURISMO– não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). O estacionamento deverá ser realizado na área do Teleporto.

Não haverá áreas de estacionamento, o que, aliado às diversas interdições previstas e ao grande número de pessoas esperado, não é recomendada a utilização de veículo particular.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

- Não ir de carro. Usar transporte público regulamentado (ônibus, metrô, táxi);

- Respeitar os locais de proibição de estacionamento;

- Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios dos acessos a Copacabana: Ipanema (principalmente Rua Bulhões de Carvalho), Lagoa (altura do Corte do Cantagalo) e Botafogo (região das ruas Real Grandeza, Rua da Passagem, Lauro Muller e Túnel do Pasmado), procurando rotas alternativas para seus trajetos.

- Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais onde houver semáforo;

- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;

- Chegar com antecedência, já que após 22h os acessos à Copacabana estarão bloqueados para todos os veículos, inclusive ônibus e táxis.

READ MORE - Prefeitura do Rio divulga esquema de trânsito para Réveillon em Copacabana

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