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Metrô de SP terá 5 novos terminais de ônibus até 2010

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

São Paulo ganhará mais cinco terminais de ônibus urbanos - dois serão inaugurados em até seis meses. Quatro deles estarão ligados a estações da Linha 4-Amarela do Metrô: Butantã, Pinheiros, Vila Sônia e Morumbi, na zona oeste. O quinto da lista e primeiro a entrar em operação, já em setembro, será no Campo Limpo, zona sul, e será integrado à Linha 5-Lilás. Butantã e Pinheiros abrirão em 2010. Todos abrigarão linhas municipais da capital e intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e farão integração com o metrô ou com trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Os novos terminais vão dobrar o número desses ramais existentes atualmente. A cidade tem quatro terminais intermunicipais: Jabaquara, Armênia, Capão Redondo e Barra Funda. Campo Limpo deveria ter entrado em funcionamento em junho, mas a São Paulo Transporte (SPTrans), responsável pelo terminal, informou que as chuvas dos últimos meses retardaram a conclusão das obras. Esse ponto vai receber 29 linhas de ônibus, sendo 20 interligando os bairros da redondeza e as outras nove para outros pontos de referência, como o centro da capital ou estações de metrô.
Em janeiro de 2010, será a vez de o terminal ao lado da futura Estação Butantã no Metrô entrar em operação. A inauguração está prevista com a abertura da estação da Linha 4-Amarela. No governo estadual fala-se que a possível data seja 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, embora pelo cronograma das obras, em estágio adiantado, a data seja março.
O Terminal Butantã receberá cerca de 20 linhas de ônibus, segundo a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos. Serão coletivos urbanos da região sudoeste e oeste e intermunicipais da EMTU, além de linhas da Cidade Universitária. Parte dessas linhas será realocada do atual Terminal do Largo da Batata, em Pinheiros, que será desativado para a revitalização do local.
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Curitiba: credenciamento dos idosos e portadores de deficiência no Transporte Público

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A iniciou nesta quarta-feira (26) o cadastramento de idosos, portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção, residentes em Curitiba, que têm direito as vagas especiais do Estacionamento Regulamentado (EstaR) implantadas pela Diretoria de Trânsito (Diretran) em vários pontos da cidade. Ao todo, até o final do ano, estarão delimitadas 409 vagas para idosos e 164 vagas para portadores de deficiência.A vaga especial é um direito assegurado por lei federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência. Curitiba tem, atualmente, 8.148 vagas de EstaR.O uso das vagas só poderá ser feito mediante credencial que será fornecida pela Urbs, com validade em todo o território nacional. De acordo com a Resolução do CONTRAN, a credencial deverá ser deixada no painel do carro, com frente voltada para cima e ser apresentada sempre que solicitado pela fiscalização. A credencial garante a vaga mas não exime o usuário do pagamento normal do EstaR. Assim será necessário deixar no painel além da credencial, o cartão do EstaR que custa atualmente R$ 1,00 a hora.
O cadastro para credenciamento poderá ser feito pela internet, no site da Urbs.

O uso de vaga especial sem credencial ou por pessoas não autorizadas é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que além da autuação prevê a remoção do veículo. A utilização indevida do cartão, como empréstimo a terceiros, cópia, rasuras ou falsificação implicará no cancelamento do cartão e penalidades previstas em lei.

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Ribeirão Preto: Transerp amplia áreas de integração em ônibus a partir de domingo

O sistema de integração de passagens nos ônibus de Ribeirão será ampliado a partir deste domingo. A Transerp aumentou de dez para 13 as áreas que permitem a integração de linhas na cidade.
Usuários das linhas do Ribeirão Verde para o Quintino Facci 2, do João Rossi para Bonfim Paulista e da Vila Abranches para o bairro São José serão os principais beneficiados, segundo o gerente de transportes da Transerp, José Mauro de Araújo.
"A cidade cresceu e estudos demonstraram que era necessário aumentar os grupos de integração", disse Araújo.
Segundo ele, será possível viajar do Ribeirão Verde ao Quintino 2 e pagar a passagem integrada que custa R$ 2,50. Como a passagem comum custa R$ 2,30, até sábado, o usuário pagaráR$ 4,60 pela mesma viagem.
O limite para integrar os bilhetes é de até duas horas. Após esse período, o cartão não reconhecerá mais a integração.
"Se não houver esse prazo, pode caracterizar ida e volta, o que não é objetivo da integração", disse Araújo.
A Transerp estima que o novo sistema de integração aumente em 160 mil o número de pessoas que usam ônibus por mês em Ribeirão.
Segundo dados da empresa, pelo menos 640 mil pessoas fazem uso da integração na cidade, o que representa 16% dos 4 milhões de usuários por mês.
"Nossa estimativa é que esse percentual suba para 20%", afirmou Araújo.
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Porto Alegre: Prazo para trocar fichas de ônibus termina nesta segunda-feira

Quem ainda tem fichas de vale-transporte e de passe antecipado de Porto Alegre deve ficar atento. Segunda-feira é o último dia para trocá-las por créditos no cartão TRI, sistema de bilhetagem eletrônica que começou a ser implantado em 2007. As fichas foram aceitas nos ônibus da Capital até 14 de junho. A troca começou a ser realizada pela Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) no dia primeiro de julho. Na segunda-feira, quem ainda quiser trocar suas fichas deve levá-las para a sede da ATP (Protásio Alves, 3885), entre as 8h30min e as 17h30min. A associação orienta que a pessoa traga consigo um cartão TRI, que pode ser o seu ou de outra pessoa. Não há atendimento aos sábados e domingos, por isso não é possível fazer a troca neste fim de semana. A ATP verifica a autenticidade das fichas na frente do usuário, que preenche um formulário e solicita a troca. Cada ficha será trocada pelo crédito de R$ 2,30 no cartão TRI. Se o usuário tiver mais de uma ficha para trocar, pode optar por colocar créditos em um ou mais cartões. Os créditos passam a valer no mesmo momento.
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Vila Velha-ES estuda implantação de corredores exclusivos para ônibus


Vila Velha está cada vez mais perto da implantação do modelo de transporte BRT - 'Bus Rapid Transit', em inglês -, com corredores exclusivos para o transporte coletivo nas principais vias da cidade. As prefeituras de Vila Velha e de outros municípios que fazem parte da Região Metropolitana da Grande Vitória deverão indicar, na próxima semana, equipes técnicas para discutir detalhes sobre o projeto com o Governo do Estado.

Na primeira fase dos estudos, são contemplados cerca de 40 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, que vão do Canal Bigossi - na saída da Terceira Ponte, próximo ao Terminal Vila Velha - seguindo rumo aos terminais Itacibá e Campo Grande, em Cariacica. Os corredores passariam pela avenida Carlos Lindenberg.

O centro de Vitória também é prestigiado pela primeira fase do projeto, que prevê faixas destinadas somente a ônibus do centro da capital até a Avenida Civit, na Serra, passando pela Reta da Penha e pela BR 101 Norte.Com a execução do projeto, mudanças são previstas no transporte coletivo atual da Grande Vitória. O Sistema Transcol passará a ter pontos de ônibus em canteiros centrais, que poderão atender ao mesmo tempo em dois sentidos. Outras novidades também são estudadas no projeto, como um sistema de tecnologia da informação que tornará possível ao usuário do transporte coletivo saber se há atraso na circulação dos ônibus e até mesmo prever a chegada do ônibus aguardado.
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João Pessoa: STTrans vai mudar tráfego de veículos e coletivos no domingo

A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) vai montar um esquema especial de trânsito e transportes coletivos durante a realização, no domingo (30) da 8ª edição da Meia Maratona Cidade de João Pessoa, promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A partir das 6 horas da manhã serão 45 intervenções feitas em pontos estratégicos das vias durante o tempo da corrida, que está prevista para durar três horas.
Os agentes da STTrans realizarão bloqueios parciais nas avenidas Rui Carneiro, Epitácio Pessoa e Monsenhor Odilon Coutinho, que terão a circulação de veículos fluindo apenas pela faixa da direita, formando uma fila indiana, o que deixará o trânsito lento. Também haverá mudanças no itinerário das linhas de ônibus que passam pelas vias onde ocorrerá a disputa. Os fiscais de transportes estarão nos pontos de desvios para orientar os operadores do transporte coletivo acerca das alterações nas rotas. Serão mobilizados 60 agentes de trânsito para monitorar o trajeto de 22 quilômetros. Foram disponibilizadas 21 viaturas, entre carros e motos, para apoiar o evento.
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Cuiába: Ônibus coletivo poderá rodar sem ar-condicionado devido a nova gripe

Os ônibus e micro-ônibus de Cuiabá poderão trabalhar com os aparelhos de ar condicionado desligados para evitar a propagação do vírus da Gripe Suína. A decisão será tomada pelo Conselho Municipal de Transporte (CMT), após parecer técnico do Comitê Municipal de Vigilância da Influenza A H1N1, que deve sair na próxima terça-feira (1º de setembro).
O assunto tornou pauta do CMT após uma solicitação do representante do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Mato Grosso. Durante a reunião mensal do conselho, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (28), os conselheiros acompanharam a explanação do diretor de Vigilância em Saúde, Wagner Simplício, sobre a doença.
Ele afirmou que o vírus H1N1 tem mais facilidade de sobreviver em temperaturas baixas, como a de 22°C predominante nos veículos com ar condicionado, em até quatro dias. Wagner também colocou a Vigilância à disposição das empresas de ônibus para fazer esclarecimentos sobre a gripe aos trabalhadores.
"Vamos esperar o parecer técnico do comitê para tomar a decisão correta", observou o secretário Edivá Alves, que também é presidente do CMT. Ele explicou que se a decisão for dos veículos trabalharem sem ar condicionado, o comitê deve estabelecer um período em que a medida será necessária.
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Campinas: Terminal Metropolitano fica pronto nos próximos dias

O Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira — que vai abrigar os ônibus intermunicipais do Corredor Noroeste e interligar os municípios de Campinas, Hortolândia, Sumaré e Monte Mor está para ser inaugurado no complexo do Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, atrás da nova rodoviária.
As obras do terminal estão na fase final, porém dois acessos deverão estar prontos apenas em outubro. Um deles é o Túnel 2 do Complexo Joá Penteado, que está sendo construído com verbas da Prefeitura de Campinas e do governo federal. O segundo acesso a ser entregue em outubro é o túnel de entrada exclusiva dos ônibus que chegam da Avenida Lix da Cunha e deverão passar sob a Avenida General Euclides Figueiredo, uma obra de responsabilidade do governo de São Paulo.
Nos dois meses iniciais de funcionamento, os ônibus das linhas administradas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) vão utilizar os acessos que são usados desde junho pelos ônibus intermunicipais e interestaduais na nova rodoviária. As linhas metropolitanas que deverão iniciar as operações estão sendo avaliadas pela EMTU e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O objetivo é de iniciar as atividades com uma parte das linhas e, gradativamente, as demais serão incluídas no novo terminal. A previsão é de atender mensalmente 3,5 milhões de usuários de ônibus de Campinas, Hortolândia, Sumaré e Monte Mor.
O movimento diário calculado é de 116 mil passageiros. Somente na construção do terminal metropolitano, a EMTU vai totalizar um investimento de R$ 10 milhões em uma área de 12,5 mil metros quadrados. O terminal integra a primeira etapa de obras do Corredor Noroeste, que receberá investimentos de R$ 149,9 milhões do governo do Estado até o final deste ano.
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Motoristas reduzem velocidade e número de acidentes fica menor em Curitiba

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dados do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Diretoria de Trânsito da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A mostram que o motorista curitibano está reduzindo a velocidade e sendo mais cuidadoso no trânsito. Além da redução no número de acidentes e de infrações por excesso de velocidade, também a violência dos acidentes, a julgar pelos números, foi menor, com redução de 26,9% no total de feridos e de 37,7% no número de mortes no local nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Estes índices levam em conta o crescimento da frota - de 4,9% - no período.De janeiro a julho deste ano foram registrados 13.935 acidentes, cerca de 14,5% menos do que no mesmo período do ano passado, quando, com uma frota menor, foram registrados 15.548 acidentes. O número de feridos neste ano – 4.272 - ficou 26,9% abaixo do registrado no ano passado (5.571). E o total de mortes no local caiu de 52 no ano passado para 34 neste ano, o que dá uma redução de 37,7% considerando o aumento da frota que passou de 1.073.451 veículos para 1.125.866.A redução vem ocorrendo mês a mês. Em julho deste ano, em comparação com julho do ano passado, o número de acidentes (2.077) caiu 4% e não houve nenhuma morte no local do acidente. No ano passado, em julho, foram cinco mortes. Em junho do ano passado 12 pessoas morreram no local do acidente. Em junho deste ano houve uma morte no local do acidente.O número de infratores por excesso de velocidade também caiu em julho deste ano, na comparação com julho do ano passado, segundo dados da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs. No mês passado foram registrados, nos radares, 30.673 infratores, uma queda, levando em consideração o aumento da frota, de 5,6% com relação a julho do ano passado. O número de infrações registradas pelos agentes de trânsito em julho foi de 8.793, uma redução de 18,7% na comparação com junho, quando foram registradas 10.875 infrações.
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Nova fase do transporte coletivo em Urbelândia é apresentada

O secretário falou sobre os três lotes de operação para o transporte público local. Um deles, já em execução pela empresa Viação Sorriso de Minas, a qual possui 132 veículos em circulação, e os outros dois a serem executados, a partir de 30/8, pelas empresas Turilessa, com uma frota de 131 veículos, e São Miguel, com 132.Outro ponto destacado foi o fato de que Uberlândia terá 100% de sua frota de ônibus adaptados com elevadores e menos de um ano de uso. Segundo o secretário, esses ônibus já se encontram na cidade e vão ser operados pelos mesmos motoristas que já trabalhavam no transporte público local. “Vamos também rever todos os trajetos com as novas empresas a fim de adequar ainda mais o transporte às necessidades do usuário”, comentou Paulo Sérgio. Paulo Sérgio também citou os projetos desenvolvidos pela Secretaria, dentre eles, a implantação dos novos Corredores de Transporte; a revitalização dos Terminais; a nova Licitação GPS com computador embarcado; a nova Matriz de Transporte; Integração temporal, Projeto de integração modal – ônibus/bicicleta e o Plano de Mobilidade.O secretário ressaltou ainda que o momento é de transição e que é preciso paciência durante o processo de adaptação da cidade às novas operadoras.
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Taboão da Serra recebe 15 novos ônibus adaptados para deficientes

No último dia 04, Taboão da Serra ampliou a sua frota de transporte público com mais 15 ônibus adaptados para deficientes físicos. Com os novos veículos, um terço da frota municipal atenderá aos deficientes, incluindo o cadeirante. Os ônibus foram fornecidos pelas Viações Pirajuçara e Fervima que atendem diariamente 60 mil passageiros, entre eles, dois mil deficientes. De acordo com a Lei Federal de Acessibilidade, em 2010 nenhum ônibus poderá ser construído sem equipamento de acessibilidade e em 2014 nenhum veículo poderá circular sem o equipamento.
Os novos carros possuem elevadores automáticos para o transporte de cadeiras de roda capazes de suportar até 250 quilos em plataforma elétrica, cintos e travas de segurança e espaço entre o corredor e as cadeiras adequados à movimentação dos demais passageiros.
Além de atender o deficiente, este novo investimento aumenta a opção de transporte da cidade, ampliando para 95 o número veículos que circulam apenas no município. Para o gerente de tráfego da Viação Pirajuçara, Ailton da Silva Pacheco o objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do transporte público na cidade. “Com isso, diminuímos o tempo de passagem entre um ônibus e outro e ampliamos os circulares de número 02, 04, 05, 06 e 09, que são os que apresentam maior demanda de passageiros”, afirma.
Transporte gratuito
Deficiente físico, mental, sensorial e idoso com mais de 65 anos andam de ônibus de graça em Taboão da Serra. Para solicitar a carteirinha de isenção de tarifa, basta comparecer ao Serviço Especializado em Reabilitação (SER). No local, estará disponível à população um médico que garantirá mais agilidade e eficiência no atendimento. Além da apresentação dos documentos pessoais, no caso dos deficientes é necessária uma avaliação médica realizada por um médico da Secretaria da Saúde.
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Região oeste de Uberlândia ganha novos ônibus

Os novos ônibus somam-se aos 96 veículos da Sorriso de Minas já em circulação e garantem a melhoria no transporte em mais de 33% da rota total do município, área atendida pela empresa. “Com este crescimento, o atendimento à população nesta região será beneficiado com a melhor distribuição dos veículos e cumprimento dos horários pré-estabelecidos pelo órgão gestor para a circulação dos ônibus”, ressalta o diretor da Sorriso de Minas, Leandro Gulin.
Para atender à nova frota, a Sorriso de Minas também aumentou seu quadro de funcionários: 150 colaboradores, vindo das empresas que estão deixando o sistema SIT, foram contratados para garantir a eficiência na prestação do serviço.
Outro investimento da empresa foi em aprendizagem: um profissional especializado da Neobus esteve em Uberlândia para o treinamento de todos os 339 motoristas da empresa para os novos veículos, mais modernos.
Vencedora do lote três da licitação da Prefeitura Municipal de Uberlândia, a Sorriso de Minas é responsável pelas rotas urbanas da região oeste da cidade, que compreende os bairros Planalto, Mansour, Martins, Cidade Jardim, entre outros. A empresa venceu o processo licitatório e é concessionária do serviço na cidade até 2019.
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Planaltina ganha 80 ônibus novos

Os usuários do transporte público em Planaltina tarão mais conforto e sergurança a partir desta segunda-feira. A Viplan, empresa que opera na cidade, será substituída pela Coopatram. Com isso, os 80 ônibus que circulavam no local também serão trocados por novos. Todos possuem elevador para portadores de necessidades especiais, limitador de velocidade e letreiro frontal digital.Esses veículos são resultado da licitação de 160 ônibus realizada em 2008. Além desses 80 veículo para Planaltina, Brazlândia já havia recebido 40, Gama 38 e Samambaia 12. Ao todo, 170 veículos entraram em operação.
Segundo o secretário de Transportes Alberto Fraga, os novos ônibus irão melhorar a vida de quem utiliza o transporte público na cidade. “Os ônibus com elevadores vão facilitar a locomoção dos portadores de necessidades especiais. A população de Planaltina poderá se deslocar com mais tranqüilidade e comodidade”, afirma Fraga.O objetivo do governo, atendendo o Programa Brasília Integrada, é licitar toda a frota de ônibus do Distrito Federal. Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Transportes estão: substituição de 908 ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo, licitação concluída de 160 ônibus convencionais e 450 microônibus do Serviço Básico e licitação rural concluída de 47 novos veículos.
A frota atual do Distrito Federal é composta de 2.892 ônibus. Desses, mais de 50% possuem menos de dois anos de uso e 61% estão dentro da idade regulamentada por lei (máximo de sete anos). Já com acessibilidade universal a quantidade de veículos é de 555. “Estamos avançando rápido. Em janeiro de 2007, a idade média da frota era de 14 anos e hoje caiu para menos de cinco. Saímos de zero veículo com acessibilidade em 2007 para 475”, esclarece o diretor geral da DFTrans, Paulo Henrique Munhoz.
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São Paulo: Só 30% de quem usa fretado segue viagem sobre trilhos

Menos da metade dos usuários de ônibus fretados passou a utilizar metrô ou trens da Companhia Paulista de Metropolitanos (CPTM), diferentemente do que havia previsto a Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) antes de implementar restrições ao serviço. Dos 40 mil passageiros, calculava-se que 27,7 mil (69,2%) começariam a usar o transporte sobre trilhos, seja como único meio ou como complemento ao ônibus fretado, que desde 27 de julho não pode entrar em uma área de 70 km². No entanto, o próprio secretário Alexandre de Moraes admitiu ontem que somente 12 mil pessoas (30%) passaram para esses meios. "Nossos cálculos são de que 12 mil, no máximo 13 mil pessoas passaram a utilizar o Metrô e a CPTM. É um aumento insignificante na rede e por isso não provocou impacto", disse Moraes, respondendo a uma questão do deputado Orlando Morando (PSDB) sobre se houve superlotação no sistema, durante audiência na Assembleia Legislativa, para a qual foi convocado para prestar esclarecimentos.O secretário, no entanto, negou que o restante dos passageiros tenha migrado para os carros, um dos efeitos colaterais previstos por especialistas e anunciados por muitos usuários de fretados. "Essas pessoas passaram a utilizar o transporte coletivo urbano e muitas passaram a andar a pé, após descerem nos bolsões, uma vez que alguns estão perto dos centros empresariais", disse.
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Frota de ônibus à base de soja começa a circular em Curitiba

Os seis primeiros ônibus do país a rodar apenas com biocombustível, sem mistura de óleo diesel, serão abastecidos nesta quinta-feira (27), pelo prefeito Beto Richa do projeto B100 (100% biocombustível), em Curitiba. A experiência inédita será feita com ônibus da Linha Verde que fazem o itinerário Pinheirinho - Carlos Gomes. Os ônibus serão abastecidos às 14h30, na garagem da Viação Cidade Sorriso, na Rua João Sikora, 201, bairro Umbará.O combustível que será usado nestes seis ônibus é feito à base de soja e, por não ter mistura de óleo mineral, é definido pelos técnicos como B 100.
O projeto começou a ser elaborado há dois anos por técnicos da Urbs e conta com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, das empresas operadoras do transporte Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Redentor; das montadoras Scania e Volvo, do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), e do Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico e Combustíveis (Probiodiesel), empresa de fomento e pesquisa tecnológica.
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Ônibus intermunicipais serão equipados com câmeras de segurança no Rio

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) informou nesta quarta-feira (26) que todos os ônibus da frota intermunicipal do estado do Rio serão equipados com três câmeras. A medida tem como objetivo garantir maior segurança aos passageiros, além de facilitar a monitoração dos veículos pelo órgão. Os ônibus terão que se adequar à nova regra até março de 2010.
De acordo com o Detro, as câmeras serão instaladas nas partes interna e externa dos ônibus e vão transmitir as imagens para um sistema interligado às empresas de ônibus, ao Detro e à Secretaria estadual de Segurança.
Identificação em tempo real
“Este sistema de câmeras vem complementar o acompanhamento que já fazemos da frota por meio do GPS. Além de maior segurança para os passageiros, a medida permitirá a identificação, em tempo real, de possíveis infrações praticadas e descumprimento das normas estabelecidas pelo Detro com relação a horários, itinerários ou mesmo concessão de gratuidades, facilitando nossa ação fiscalizadora”, explicou João Cassimiro, diretor técnico do Detro. A assessoria de comunicação do Detro informou que a medida que obriga a instalação de câmeras nos ônibus será oficializada em até 30 dias. O órgão ainda não definiu o padrão das câmeras que será usado.
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Vitória-ES: oito novos ônibus articulados

Oito novos ônibus articulados começaram a circular na linha 505 (Terminal Laranjeiras / Terminal Itacibá via Camburi – Beira Mar). Os veículos, com capacidade para transportar aproximadamente 130 passageiros, substituiram oito ônibus convencionais que transportavam, em média, 80 passageiros.
A medida irá ampliar a capacidade de atendimento da linha, que é utilizada por mais de 12 mil usuários e realiza 133 viagens, cada uma com itinerário de ida e volta, nos dias úteis, com intervalos de quarto minutos nos horários de pico.
Os novos veículos começaram a circular em caráter de teste, uma vez que diferem dos demais ônibus articulados do Sistema Transcol por possuírem outro tipo de motor e, além de mais distinções, por custarem aproximadamente a metade do valor dos utilizados atualmente.
As cidades de Curitiba (PR), Campinas (SP), Recife (PE) e Joinville (SC) já possuem esse tipo de veículo operando em seus sistemas.
Articulados
Em 2008, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) iniciou um projeto de ampliação da frota de ônibus articulados, aumentando a capacidade de atendimento do Sistema Transcol, principalmente nos horários de pico.

A frota, que em fevereiro de 2008 era de 35 ônibus, atualmente é composta por 75 veículos, todos adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Com a introdução dos novos carros, esse número subirá para 83.
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Distrito Federal: Câmeras de monitoramento em ônibus serão instaladas em dez meses

A instalação das câmeras de monitoramento nos ônibus do DF começará a partir da assinatura do contrato, marcado para setembro. Serão instaladas 285 câmeras por mês, finalizando o processo em 10 meses. Nesta quinta-feira (27), foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal o nome do consórcio de três empresas que venceu a licitação com lance de R$ 8,8 milhões.
O consórcio fornecerá e instalará 2.850 kits com duas câmeras cada e uma unidade de gravação de vídeo digital (DVR). Também deverá fornecer configuração de programa de reprodução de imagens a ser instalado nos computadores da DFTrans.
O uso de câmeras de monitoramento tem como objetivo diminuir o número de assaltos a ônibus e micro-ônibus no Distrito Federal.
O propósito é instalá-las em todos os veículos Sistema de Transporte Público do Distrito Federal – STPC/DF.As cidades com maiores índices de assaltos a ônibus terão prioridade. Ceilândia, Samambaia, Itapoã e Santa Maria são as regiões com maiores índices de furtos e roubos em coletivos.
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Detran apreende mais oito ônibus irregulares em Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) aprendeu na manhã de hoje (26) mais oito ônibus do transporte coletivo de Manaus em situação irregular e reteve outros três. Desta vez, o alvo da fiscalização foram as garagens das empresas Tema e Eucatur, ambas na zona Leste de Manaus.
De acordo com a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, entre as irregularidades verificadas nos ônibus apreendidos estão placas frias, lacres violados, pneus carecas, veículos sem placa, extintores de incêndio vencidos e placa clonada. A diretora informou que a retenção dos outros três veículos ocorreu porque alguns motoristas estavam dirigindo sem a carteira de habilitação.
- Detectamos irregularidades de toda natureza e cada fiscalização nos surpreendemos mais. Antes eram somente veículos com o licenciamento atrasado, hoje vemos ônibus em situação absurda, sem freio, com pneus carecas e até com placas clonadas e sem segurança para os usuários – disse.
Mônica explicou que a operação vai continuar e não tem prazo para acabar. Segundo ela, as fiscalizações ocorrerão sempre sem aviso e em dois horários, o primeiro, no início da manhã e o outro no final da tarde, ‘sempre nesses horários para não prejudicar os usuários que dependem do serviço’, disse.
Com as apreensões de hoje, o total de veículos irregulares apreendidos já chega a 47. A diretora informou, ainda, que um fato preocupante e que segundo ela mostra o descaso dos empresários com a população, é que as empresas não estão procurando o Dentran-AM para regularizar os veículos. Ela disse que os empresários não demonstram interesse em cuidar da manutenção dos veículos, colocando em risco a segurança da população.
- Isso mostra o descaso que os empresários têm com a população. A nossa preocupação não é nem tanto a questão documental, e sim a física, que coloca em risco a segurança dos usuários que diariamente utilizam os veículos em condições precárias.
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Manaus: Audiência publica rediscute isenção de ICMS do transporte coletivo

O incentivo concedido pelo governo do Amazonas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre o óleo diesel às empresas de transportes coletivos do Amazonas será tema de discussão, em audiência pública, em data ainda a ser definida pela mesa diretora da Assembleia Legislativa.A proposta, apresentada pelo deputado Marco Antônio Chico Preto (PMDB) foi aprovada ontem (26) pelo plenário. “A iniciativa tem o objetivo de permitir à Assembleia Legislativa, autora da aprovação do projeto que concedeu o ICMS sobre todo o combustível do transporte coletivo, garantir a redução máxima possível do custo da passagem de ônibus”, disse Chico Preto.
De acordo com ele, a prefeitura anunciou o aumento no preço da tarifa de R$ 2,25, decidida pela Justiça amazonense, e até agora não houveram recursos, por parte da Prefeitura de Manaus, de que seria contra.- Que fique claro, aqui, que nenhum é contra o incentivo.
O que queremos é manter a tarifa mais baixa possível. Não queremos ser feitos de 'lesos'. E isso pode acontecer se ficar provada que R$ 2,25 não é o menor preço que pode ser cobrado em função da isenção do ICMS - afirmou o parlamentar.
Chico Preto disse que até agora, ninguém do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sinetram) e da Prefeitura foi convincente de que os R$ 2,25 é o menor valor que pode ser praticado. “Não podemos conviver com essa dúvida”, assegurou.
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Fortaleza: ''Transfor'', programa que tenta ordenar o tráfego do transporte público continuam até o fim de 2010

Não adianta buzinar, xingar, perder a paciência. Os engarrafamentos e os transtornos, provocados pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), continuam até dezembro de 2010. Esse é o prazo de finalização da segunda etapa do Transfor, que projeta a elaboração de dois corredores, ligando os bairros Siqueira e Conjunto Ceará ao Centro. A licitação para as novas obras deve começar no próximo mês, informa Daniel Lustosa, coordenador do Transfor. O programa é crucial para o ordenamento do transporte público da Capital e deve dar suporte ao trânsito local, pelos próximos 20 anos, sublinha Lustosa. Já a primeira etapa, ligando os bairros Antônio Bezerra e Papicu, também só terá fim no ano que vem. Nesse pacote, estão alargamentos, restaurações, construções de túnel e ciclovia, padronização de calçadas e ampliações de terminais de ônibus, iniciadas desde maio de 2008.
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Aracaju: População pode solicitar apreensão de ônibus mal conservados

Um dos veículo retirados de circulação estava com teto danificado, apresentando risco aos passageirosComo forma de assegurar a qualidade do serviço de transporte público, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), tem incentivado a participação popular, sobretudo no que diz respeito à fiscalização do estado de conservação da frota. A manutenção é de responsabilidade das empresas que integram o sistema e deve ser permanente.
Passageiros que identificarem irregularidades devem comunicar o fato à ouvidoria da SMTT - 3238-4646 - para que sejam tomadas as medidas cabíveis. Uma vez acionados, os fiscais verificam o ônibus e, quando necessário, apreendem o veículo, que é encaminhado ao pátio da SMTT.
Para serem liberados, a empresa responsável tem que pagar multa e resolver as pendências. Após a reforma, o ônibus é vistoriado e só com a aprovação dos fiscais podem voltar a circular. Somente este ano, com a colaboração da população, a SMTT já apreendeu mais de 30 veículos.

Exigências
Os ônibus devem sair da garagem todos os dias asseados e seguindo todas as normas de segurança. As exigências mínimas incluem pneus em bom estado, ausência de barulho excessivo, janelas, portas, bancos, janelas, teto e freios em perfeita ordem.
As empresas são sabedoras de suas obrigações e a Prefeitura de Aracaju está tomando todas as providências para exigir dos grupos que compõem o sistema de transporte coletivo público um real comprometimento com a sociedade. É inadmissível que veículos com cadeiras soltas, sem vidro para proteção, ferros pendurados sejam vistos com naturalidade pelas empresas. A SMTT está fazendo a sua parte e os empresários devem fazer a sua, afirma o superintendente da SMTT, Antônio Samarone.

Reclamações
De acordo com a assessoria de comunicação da SMTT, cerca de 70% das reclamações feitas ao órgão estão relacionadas à má conservação de parte da frota de ônibus que circula na cidade. A ouvidoria funciona de segunda a quinta-feira das 7 às 17 horas, e na sexta das 7 às 13 horas.
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Três novas paradas de ônibus são entregues para a comunidade em Santa Cruz-RS

Uma delas está localizada no Km 128, em frente ao Hospitalzinho, no bairro Imigrante, e as outras duas estão no Distrito Industrial, no Km 132, uma em frente à Souza Cruz e a terceira em frente a empresa ATC.Os pontos para construção das paradas de ônibus foram definidos pela Prefeita Kelly Moraes, que ao passar pela rodovia percebeu a necessidade de oferecer mais conforto para os trabalhadores que utilizam o transporte coletivo urbano.
A obra foi executada pela equipe da Central de Serviços e o material de construção foi fornecido pela Secretaria Municipal de Obras e Viação.Com a fachada baseada na arquitetura enxaimel, as paradas tem 8m², com capacidade para 25 pessoas. As paradas foram concluídas no início de agosto e atendem principalmente os moradores que se deslocam dos bairros para o Distrito Industrial.
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Usuários reclamam da retirada de duas linhas de ônibus na Grande Recife

terça-feira, 25 de agosto de 2009


Moradores de Pau Amarelo e Nossa Senhora do Ó, em Paulista, devem ir à promotoria do município esta tarde. Eles vão reivindicar na Justiça a decisão do Grande Recife Consórcio de Transporte, que retirou duas linhas de ônibus do terminal de Pau Amarelo. De acordo com o aposentado Givanildo de Souza, 62 anos, as linhas Pau Amarelo/Conde da Boa Vista e radial Pau Amarelo não partem mais do local. “Para ir até à cidade é preciso se dirigir até o novo terminal ou à PE-001”, contou.
Ainda segundo o morador, as linhas extintas fazem falta e atrapalhou a vida de muitas famílias. “Minha mulher faz faculdade à noite e foi prejudicada. Antes ela pegava apenas um ônibus para voltar e descia na porta de casa. Agora, ela tem que descer no novo terminal e pegar outro coletivo. Ela chega quase meia noite, todo dia”, declarou.
Quem também não estava satisfeita com a mudança foi a funcionária pública Josilene Assunção, 44. Ela reclamou da demora na hora da troca de coletivo. “Quando eu pegava apenas um ônibus já gastava uma hora e meia para chegar ao trabalho, no Cais do Apolo, no Recife. Agora em diante, vou ter que acordar mais cedo para poder o ônibus rápido e não chegar atrasada”, afirmou.
A população disse que o Grande Recife avisou sobre as mudanças na véspera da inauguração do Terminal Integrado. “Eles colaram alguns cartazes nas paredes do terminal de Pau Amarelo na última sexta-feira. Não deu tempo ninguém se programar”, lembrou Givanildo.
De acordo com o gerente de fiscalização do Grande Recife, Mário Sérgio, todas as medidas foram feitas com o apoio da comunidade. “Ficou acertado que a linha Pau Amarelo/Conde da Boa Vista seria extinta. No lugar dela, foi criada a linha Paulista/Conde da Boa Vista, que sai do novo terminal. Já a linha radial Pau Amarelo foi desviada para a PE-001”, explicou.
O gerente de fiscalização acrescentou ainda que o usuário que sai do Terminal de Pau Amarelo para o sistema integrado paga apenas uma passagem. “Eles tiveram um ganho tarifário. Antes eles pagavam duas passagens anel ‘B’, para ir e voltar. Com a mudança, eles pagam uma tarifa ‘B’ e uma ‘A’”, lembrou.
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Reclamações do transporte avançam 200% em São Paulo


As reclamações por causa do transporte coletivo de São Paulo aumentaram 200% no segundo trimestre deste ano, conforme relatório divulgado na segunda-feira, 24, pela Ouvidoria-Geral do Município. Apesar do crescimento, o líder de reclamações é o setor de Saúde, com 717 queixas. Campeão histórico das queixas dos paulistanos, o item das falhas na iluminação pública ficou, pela primeira vez em cinco anos, em segundo lugar na lista, com 571 notificações.
No total, houve 4.196 ocorrências registradas de abril a junho de 2009. Segundo a Ouvidoria, que atende diretamente pelo telefone 0800-175717, é mantida uma "agenda propositiva" junto a diversos órgãos públicos para o encaminhamento das reclamações.
Apesar de liderarem as notificações, as queixas sobre o mau atendimento, conforme a Ouvidoria, permaneceram estáveis na comparação com o segundo trimestre (abril a junho) de 2008, quando foram registradas 718 reclamações. Se levada em conta essa comparação, as queixas sobre iluminação foram as que mais caíram - 53% a menos (de 1.226 para 571) -, enquanto transporte público e jardinagem foram os itens que mais deram dor de cabeça aos paulistanos: tiveram, respectivamente, um crescimento de 200% e 119%.
O transporte, que recebeu 71 reclamações de abril a junho de 2008, teve 213 registros em 2009.De acordo com informações da Ouvidoria, das 717 reclamações sobre qualidade no atendimento, 359 se referem à Secretaria da Saúde, seguida pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, com 58, e pela São Paulo Transporte (SPTrans), com 56.
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Circular quer que o preço da passagem passe dos atuais R$ 2,10 para R$ 2,50 em Marília-SP


Onze membros do Conselho do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo) se reúnem nesta quarta-feira pela manhã para votar contra ou a favor do aumento no preço das passagens de ônibus em Marília.
Conselho deve ponderar os dados apresentados pela Empresa Circular e decidir se o valor da tarifa permanece ou não. Circular quer que o preço da passagem passe dos atuais R$ 2,10 para R$ 2,50.
Membros do Sistema ouvidos pelo Diário se mostram contrário ao reajuste e a qualquer aumento. Intenção é votar pela manutenção da atual tarifa. Segundo eles, além do valor alto, o transporte não corresponde às expectativas.
É o que diz o representante dos trabalhadores, Maurílio Alvim. Segundo ele, os R$ 2,50 são demais para os usuários do transporte e ressalta que é preciso discutir também os custos apresentados.
“Quero saber com quais bases a empresa solicita este aumento. Para mim, R$ 2,10 está mais do que bom”.
Ideia que também partilha o representante dos estudantes secundaristas no Conselho, Renato Gumiero Muta. Para ele, o reajuste é absurdo. “O transporte deve ser acessível à população”, fala.
Renato destaca que o preço atual está bom pelo serviço prestado e que um aumento irá onerar demais para quem precisa do ônibus. “Serão, no mínimo, R$ 5 por dia. É muito caro para quem sobrevive com um salário”.
Leonor Selequim, 55, doméstica: “Acho muito ruim um aumento. É um abuso. Já está difícil pagar os R$ 2,10 e o transporte não compensa. A gente só tem demora além da lotação constante”
Odete Galácio, 41, doméstica: “É um absurdo aumentar o preço da passagem. O transporte em Marília, desse jeito, vai custar mais caro que em São Paulo. R$ 2,10 é suficiente”
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Recife: Site de Buscas de linhas e Paradas.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009


Moradores do Recife também podem usufluir de um serviço inovador e bastante prestativo, trata-se de um site que orienta os usuários a se deslocarem para determinados lugares já com seu destino traçado e além do mais, que parada descer, para ter acesso a essas informações basta clicar neste link http://www.onibusrecife.com.br/linhas e fazer sua busca, o serviço ainda não estar disponível para todas as linhas, mas significa um grande avanço.
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Risco de infecção em transportes públicos é considerado alto

Enquanto as escolas se prepararam para evitar o contágio da gripe suína entre os alunos, pouco se fez no transporte coletivo. O poder público paulista não tem uma campanha de prevenção e orientação sobre os riscos de contaminação em ônibus, metrôs e trens.Para especialistas, o risco de infecção nesses locais é alto. “Um sujeito tosse na mão e se apoia na barra de ferro em um ônibus, por exemplo. Outro passageiro segura depois na mesma barra, onde pode estar o vírus”, comentou o infectologista Jorge Amarante, do Hospital Samaritano.“Se a pessoa entrar em contato com algum objeto que possa estar infectado, deve lavar as mãos; e quando tossir ou espirrar, usar uma proteção, como máscara ou lenço”, explicou o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
É difícil estimar quantitativamente o risco de contaminação da doença no transporte público. O ideal é que as pessoas contaminadas não usem transporte público, mas se não tiverem outra opção, devem usar máscara de proteção ou proteger nariz e boca, contendo a secreção. Para quem faz viagens no transporte público, é recomendável tentar usar metrô com menor aglomeração e manter a distância de um metro dos outros passageiros. É importante ter bastante cuidado e higienizar as mãos antes e depois de usar o transporte público, além de evitar tocar nas mucosas como nariz, olhos e boca.
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Idosos da cidade de Viamão-RS já tem direito do cartão

Os idosos com mais de 65 anos já podem fazer o cartão “TEU!” para os ônibus de Viamão. A medida busca a permissão para utilizarem a roleta do transporte coletivo intermunicipal. Os idosos entre 60 e 64 anos mantêm o direito de transporte gratuito municipal.O vereador Luís Armando Azambuja (PT), da comissão de defesa dos direitos humanos e da comissão de transportes, anunciou na tribuna da Câmara, que o projeto para inclusão no sistema de bilhetagem eletrônica, para utilização do cartão “TEU!”, das pessoas de melhor idade, os idosos a partir dos 65 anos, já esta em vigor no município através da Empresa de Transporte Coletivo Viamão. A medida permite que os idosos utilizem o cartão “TEU” para passarem na roleta do transporte coletivo intermunicipal, aqueles que vão até Porto Alegre. “Queremos com isso, combater os constrangimentos, humilhações e transtornos sofridos pelos idosos, ao disputar um pequeno espaço da entrada até a roleta dos ônibus, com os demais passageiros que embarcam nos coletivos”, relatou o vereador Armando.De acordo com o vereador Armando, adoção dessa medida se fez necessária depois da constatação que o novo sistema de bilhetagem eletrônica, que veio para modernizar e informatizar a cobrança da passagem do transporte coletivo acabou prejudicando essa categoria de usuário, com atendimento de forma diferenciada, e com reflexos de discriminação.A implantação e o cadastro do cartão “TEU!”, das pessoas de melhor idade, teve inicio definitivamente essa semana, depois de acordo realizado entre a Metroplan, Empresa Viamão, Prefeitura, Câmara Municipal e Conselho Municipal do Idoso, realizada no início do mês de julho, na sede da Metroplan. “Agora é permitido que os idosos também tenham acesso aos assentos traseiros, e não somente parte da frente no transporte coletivo”, comemorou o vereador Armando.Para receber o cartão “TEU!” melhor idade, as pessoas com mais de 65 anos necessitarão realizar um cadastramento para confecção do cartão eletrônico. Os documentos exigidos são: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O próprio idoso deverá ir até a empresa Viamão para o cadastro, pois será necessária uma foto, que é realizada na hora, para inclusão no cartão. “A utilização do cartão “TEU!” melhor idade será disponibilizado de forma voluntária e gratuita, e não representará uma exigência obrigatória para o direito da gratuidade, sendo desnecessária uma corrida para sua confecção. O idoso já tem garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto do Idoso, o seu direito de transporte gratuito nos ônibus, e para isso, basta mostrar a identidade para o cobrador ou motorista. O cartão eletrônico será apenas para que tenha a possibilidade de passar pela roleta dos ônibus”, explicou o vereador Armando.
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Maceió: SMTT esclarece dúvidas sobre transporte público

De acordo com o superintendente da SMTT, Jorge Silva Coutinho, as ações para a abertura de novas licitações para o transporte público em Maceió já começaram. “Estamos tomando as devidas providências para dar celeridade ao processo de licitações, mas precisamos fazer isso com um criterioso estudo. Nossas ações são com responsabilidade e precisamos verificar as carências do transporte em Maceió”, firmou o superintendente.
Durante a coletiva, Jorge Coutinho também lembrou de projetos feitos pela SMTT para humanizar e melhorar o fluxo do trânsito na capital. “Nossa preocupação em criar um trânsito responsável é constante. Projetos como o ‘Agora Chega’, ‘Carroceiro Legal’, ‘Bate Forte Coração’, são desenvolvidos em parceria com a sociedade, e a abertura de novas licitações para transporte público também será dessa forma”.
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Uberlândia terá pela primeira vez as três novas empresas do Sistema Integrado de Transporte (SIT) operando simultâneamente.

Na véspera do aniversário da cidade, 30 de agosto, Uberlândia terá pela primeira vez as três novas empresas do Sistema Integrado de Transporte (SIT) operando simultâneamente. Após a assinatura, ontem, do contrato de dez anos com a empresa Turilessa, vencedora do lote 1, o prefeito Odelmo Leão afirmou que a vencedora da licitação para o lote 2, Transporte Urbano São Miguel de Resende, que enfrenta questionamentos na Justiça por parte de outra concorrente, também vai começar a operar no sistema de transporte urbano no dia 30.
Dependendo de decisão judicial, o acordo poderá ser emergencial (seis meses de vigência) ou por concessão do serviço público, com duração de 10 anos. “Dia 30 de agosto, as duas empresas vão começar a operar, já está determinado. Vou aguardar a decisão (da Justiça) até a próxima segunda-feira, e, se não houver a decisão, faremos um contrato emergencial com a empresa vencedora deste lote (São Miguel), para que possa também entrar em operação no dia 30”, afirmou o prefeito.
A primeira empresa a receber a concessão, por dez anos, foi a Sorriso de Minas, cujo contrato com a Prefeitura foi assinado em 9 de julho. O lote 3 abrange bairros das regiões Sul e Oeste. O contrato com a empresa Transcol, que opera no lote 2 (parte dos bairros das regiões Leste e Norte), termina dia 29 (sábado).
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Recife: Passageiros do Terminal do Barro sofrem com lotação nos ônibus e filas

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A região metropolitana tem doze terminais de integração entre linhas de ônibus e com o metrô. Um deles é o do Barro, Zona Oeste do Recife, que fica ao lado da estação de metrô do bairro. Por ele passam 10 linhas de coletivos e 125 mil passageiros por dia – pessoas da prórpria Zona Oeste ou que vêm de município da Região Metropolitana, como Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.Esse passageiros sofrem com a superlotação nos ônibus e nos pontos de espera dos coletivos. Em algumas das áreas de embarque, as filas foram substituídas por aglomerados de gente e muito tumulto para subir no veículo quando ele chega.De tão cheio, alguns passageiros ficam na escadaria dos ônibus e a porta não consegue fechar. Um deles é a estudante Josiane Cícera da Silva. “Tenho que ir, senão chego atrasada no colégio. É um risco de vida que a gente corre, mas tem que ser”, diz.O Grande Recife Consórcio de Transporte reconhece que o Terminal do Barro não dá conta da quantidade de passageiros que passam pelo local todos os dias. Para resolver o problema, de acordo com o consórcio, um novo terminal começará a ser construído no segundo semestre deste ano. Com isso, o número de ônibus circulando deve aumentar e as filas devem diminuir.
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Santo André suspende pesquisa de satisfação com usuários de ônibus


Anunciada em junho pelo prefeito Aidan Ravin (PTB) e pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Alberto Rodrigues Casalinho, a pesquisa de satisfação com os usuários dos ônibus municipais em Santo André, que apontaria possíveis deficiências do modelo, está suspensa e sem prazo para ser realizada.
A intenção da administração era identificar, a partir da opinião dos passageiros, quais os principais problemas do transporte público no município, que transporta cerca de 171 mil passageiros por dia.Com a suspensão do estudo, as mudanças para o melhor funcionamento dos coletivos podem não ser promovidas com a brevidade que o serviço necessita. Segundo a Prefeitura, a elaboração da pesquisa de satisfação não foi descartada, mas "a questão ainda está sendo estudada" e "não há previsão de data para sua realização".
Durante o mês de junho, a reportagem do Diário percorreu a cidade de ônibus e constatou que o serviço é bem prestado, mas apresenta deficiências.Entre os principais problemas estão a falta de padrão dos pontos de parada e a superlotação de algumas linhas, sobretudo das que fazem a ligação bairro-Centro chegando ou partindo do Terminal de Vila Luzita.
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Campo Grande: Capital recebe na 2ª mais 11 ônibus adaptados

Na segunda-feira (24), o prefeito Nelsinho Trad e o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Espindola Trindade entregam mais 11 ônibus adaptados com elevadores no novo terminal Tiradentes.
Segundo o diretor da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), Robson Strengari, a prefeitura vai entregar ao todo 25 ônibus adaptados até final de setembro. Os elevadores são localizados na porta do meio dos veículos.
Atualmente, Campo Grande conta com uma frota de veículos no transporte público coletivo de 535 ônibus, sendo 296 adaptados, o que representa 55% do total de ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais.
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Deficientes aguardam a gratuidade nos ônibus intermunicipais da Bahia

Um grupo de deficientes foi até a Assembleia Legislativa da Bahia, na terça-feira (18), para pedir agilidade e empenho dos deputados estaduais na aprovação de projetos que beneficiem pessoas portadoras de deficiência, entre eles, o de gratuidade nos ônibus intermunicipais. Seiscentos mil deficientes na Bahia aguardam há dez anos pela aprovação desse projeto.
‘Nós não podemos admitir que mais uma legislatura se passe e nós não tenhamos o direito nosso efetivado, conforme nós votamos e garantimos o poder para esses 63 deputados’, diz Clédson Oliveira, da Associação de Portadores de Deficiência.
Vinte e quatro projetos de lei sobre o tema tramitam hoje na Assembleia Legislativa do Estado. ‘Algum deputado tem que pegar esse projeto e andar porque muitos deles são de deputados que já perderam o mandato… você encontra vários projetos aprovados, encaminhados, aguardando apenas o plenário. O que nós temos que fazer é saber onde esses projetos estão, mas depende também de quem demandou’, afirma o deputado José Neto, da Comissão de Constituição e Justiça.
Desde 1997, 12 projetos que beneficiam portadores de deficiência foram arquivados na Assembleia Legislativa, e seis já tiveram parecer, mas aguardam votação em plenário. Entre eles, o que obriga sinalização em terminais de transporte para deficientes visuais e sanitários especiais nas agências bancárias. Ainda não há previsão para a votação dos projetos.
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Usuários de transporte coletivo em São Luís sofrem com paradas lotadas


Paradas e ônibus lotados, passageiros irritados. Uma cena que se vê todos os dias em São Luís. No dia 30 do mês passado aconteceu esta mesma situação. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes prometeu colocar agentes para fiscalizar os pontos mais críticos. Fim de tarde, paradas lotadas. Mas nem sempre a vinda do ônibus representa um alívio. Muito pelo contrário. Pode ser sinônimo de irritação. É que muitos motoristas não param para os passageiros subirem. O presidente do Sindicato dos Motoristas, José Rodrigues, afirma que o tempo que cada um tem para cumprir a viagem é o mesmo há 14 anos, quando o fluxo de veículos era bem menor. Quem determina o horário é Secretaria de Trânsito e Transportes. Enquanto isso, a população que precisa do transporte coletivo todos os dias, continua a mercê da boa vontade dos motoristas.
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Recife: Terminal Integrado de Paulista é inaugurado

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A população que reside nos municípios de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima não vai mais precisar pagar duas passagens para sair de casa para o trabalho em outros municípios, como Recife e Olinda. Isso porque foi inaugurado nesta quinta-feira pela manhã o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, na PE-15, em Paulista. O novo terminal vai beneficiar cerca de 85 mil pessoas que passarão a pagar apenas uma tarifa por dia. Para deixar mais uma unidade do Sistema Estrutural Integrado (SEI) pronto, foram investidos R$ 6,5 milhões em uma área de 29 mil metros quadrados, que terá a capacidade para operar 19 linhas e receber até 181 ônibus simultaneamente. O novo terminal agradou a população, que já começa a fazer as contas de quanto vai economizar após a chegada do SEI. “Tenho um filho que pagava até dois vales B e quatro vales A por dia para chegar ao trabalho. Com esse terminal ele vai pagar uma passagem B para ir e uma A para voltar. Agora vamos ter mais dinheiro para podermos colocar as coisas em casa”, disse a aposentada Alaíde Martins.No caso de Alaíde Martins, a economia diária será de R$ 8,35. “Se fizermos as contas, ele vai ganhar praticamente metade de um salário por mês”, comemorou a aposentada. “Esse sempre foi um grande problema de quem mora em Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, pois quando vão procurar um emprego e diz que mora nesses locais as empresas não querem pagar as passagens”, comentou o governador Eduardo Campos durante a inauguração, quando reiterou a promessa de entregar mais 11 terminais até o final do próximo ano.Para ajudar os deficientes, o Terminal Pelópidas Silveira foi construído com todas as sinalizações também em braile e piso tátil para facilitar a orientação dos deficientes visuais, rampas de acesso e uma Central de Atendimento ao Cliente totalmente adaptada.“A estrutura foi pensada para todo mundo. Gostei muito do que vi. Na verdade nunca pensei que isso um dia fosse sair do papel. Agora vamos realmente ser inserido na sociedade por completo”, disse a dona de casa Creonice Lima, que foi fiscalizar se os oito boxes para o comércio, as duas lanchonetes, os quatro banheiros públicos e os pontos de embarque e desembarque ficaram corretos.
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Em dez anos, São Paulo fica mais lenta

Há cerca de dois meses, na véspera do feriado de Corpus Christi, a cidade de São Paulo registrou seu último recorde de congestionamento. No final da tarde, indicadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) marcaram 293 km de vias congestionadas. Trocando em miúdos, se enfileirássemos todos os veículos presos no trânsito naquele dia, a extensão iria desde a praça da Sé até a cidade de Jaú, no interior do estado de São Paulo.
Os índices médios de congestionamento na cidade estão longe de poderem ser considerados satisfatórios: dados da CET mostram que, no ano passado, a média de congestionamentos na cidade foi de 138 km de extensão – distância suficiente para chegar próximo ao município de Limeira, por exemplo. Nos horários de pico da tarde – entre 17h e 20h – a velocidade média dos veículos, em 2008, não chegava aos 15h km/h.
Com 3,5 milhões de veículos que efetivamente circulam pelas ruas diariamente, São Paulo está se transformando cada vez mais em uma cidade lenta. “A situação é muito preocupante. Estamos tendo um aumento crescente do uso do automóvel e um não suficiente aumento do uso do transporte coletivo”, alerta o professor e urbanista Cândido Malta, autor de um recente estudo sobre o transporte e o uso do solo em São Paulo. “A capacidade de suporte já é insuficiente. Se essa perspectiva não for mudada, teremos a paralisação da cidade, com todos os prejuízos que você possa imaginar”, alerta.

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João Pessoa: Integração Metropolitana elevou em 40% número de usuários

O número de passageiros que utilizam a Integração Temporal Metropolitana vem aumentando mês a mês desde que o sistema foi lançado em maio deste ano. Até julho, o número de usuários apresentou um crescimento de 40,4%, saindo de 113.105 passageiros para 158.795. Nos últimos três meses, 411.716 pessoas utilizaram esse tipo de integração para se deslocarem entre os municípios da Região Metropolitana. A estimativa da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) é que o número de passageiros continue aumentando ao longo dos meses, assim como aconteceu com a Integração Temporal de João Pessoa.
O sistema de Integração Temporal Metropolitana começou a funcionar no dia 1º de maio e foi proposto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Com ele, os usuários de transporte público coletivo urbano dos municípios da Capital, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra passaram a ter a vantagem de pagar a metade do valor da passagem sempre na segunda viagem.
Para participar da Integração Temporal Metropolitana o usuário tem que possuir o cartão "Integra Bem" ou "Passe Legal", que pode ser adquirido gratuitamente no posto da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), que fica localizado no Terminal Rodoviário, na Capital. O cartão está disponível nas versões "Estudante", "Vale Transporte" (aquele que é adquirido pela empresa para o deslocamento do trabalhador), além do "Cartão Cidadão" (que atende os demais usuários do sistema).
A Integração Temporal Metropolitana funciona da seguinte forma: o usuário de transporte coletivo tem o tempo normal da sua viagem, da cidade em que reside ou trabalha até o seu destino, mais 30 minutos. Ou seja, após desembarcar do ônibus, o passageiro terá, pelo menos, 30 minutos para trocar de linha.
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Corredores de ônibus em Florianópolis estão liberados para táxis

terça-feira, 18 de agosto de 2009


A prefeitura de Florianópolis liberou nesta segunda-feira os corredores de ônibus para que os taxistas também utilizem essas rotas, criadas para encurtar o tempo de deslocamento do transporte coletivo. A medida promete facilitar o trajeto de 700 táxis que percorrem todos os dias as ruas da Capital, mantendo o principal objetivo que é motivar o uso do transporte coletivo como alternativa para reduzir o congestionamento na cidade. Florianópolis possui três corredores de ônibus: dois são preferenciais — um no acesso à ponte Colombo Salles e outro na Avenida Ivo Silveira — o terceiro é exclusivo e funciona entre 17h30min e 20h na Avenida Jorge Lacerda, sentindo Centro-Sul da Ilha. Para o secretário de transportes, João Batista Nunes, as mudanças já são positivas e devem melhorar com o aumento da fiscalização. Nunes afirma que estão na fase do educativo/preventivo, mas que vai chegar a hora de serem altamente rigorosos aplicando multas como medida corretiva para quem não cumpre a legislação.
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SPTrans suspende transmissão de conteúdo da Globo em ônibus

A São Paulo Transporte (SPTrans) suspendeu nesta terça-feira, 18, a transmissão de conteúdo pela Rede Globo em cerca de 300 ônibus da capital paulista. Em fase de teste, segundo a Prefeitura, a programação parou de ser transmitida nas TVs dos veículos porque a empresa responsável, a Bus Mídia, não teria enviado o material para avaliação com antecedência.
A avaliação do conteúdo a ser transmitido está prevista no contrato entre as empresas de mídia em ônibus - Bus Mídia, TVO e BusTV- com a SPTrans. O material deve ser enviado todas as segundas-feiras para que possa ser veiculado a partir da semana seguinte. Segundo a SPTrans, isso permite "verificar se o conteúdo é adequado" para ser transmitido e "não tem conotação ofensiva" aos passageiros.
O Ministério Público (MP) Estadual também informou que vai investigar essa parceria. A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social enviou nesta terça um ofício para saber se a transmissão da programação apenas da Rede Globo nos coletivos é legal e se ouve algum tipo de licitação para que fosse feita.
O conteúdo, formado por capítulos de novelas e outros programas, além de material jornalístico, começou a ser transmitido na segunda-feira, segundo o MP. De acordo com a SPTrans, a Bus Mídia possui contrato para veiculação televisiva com a empresa Viação Itaim Paulista. A Rede Globo informou que só mantém vínculo com a Bus Mídia, para quem o material da emissora é licenciado, e que por isso não tem nada a declarar sobre o assunto. A Bus Mídia não retornou o contato do estadao.com.br até a publicação desta matéria.
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Aracaju: Gratuidade nos ônibus a partir dos 60 anos é debatido pelos vereadores


A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu na segunda-feira, 17/8, o diretor Estadual de Assuntos Previdenciários e presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Sergipe, José Salomé dos Santos, que ocupou o espaço da tribuna livre, para defender gratuidade no transporte público para pessoas a partir dos 60 anos.

Atualmente o beneficio atende apenas quem tem idade acima de 65 anos, mas o Estatuto do Idoso permite e orienta que a idade minima para que este benefício seja reduzida para 60 ano.

Nesse sentido, o vereador Elber Batalha Filho (PSB) deu entrada em um projeto para adequar a lei a esta orientação.José Salomé apresentou um abaixo assinado com centenas de assinaturas que apoiam a aprovação do projeto que tramita na CMA. O orador argumentou que município tem autonomia para definir a gratuidade do transporte para idosos e esta alteração na idade deve ser feita com urgência, pois a lei determina que a família, o Governo e o Estado têm obrigação de amparar os idosos.
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SPTrans implanta 11 novas linhas para facilitar o deslocamento de passageiros de fretados

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desde o final de Julho passaram a funcionar 11 novas linhas, para atederem os passageiros que utilizam fretados e desembarcam em vários pontos da cidade.
A nova regulamentação para o serviço de fretamento estabelece, entre outras medidas, a criação de uma área de restrição à circulação ao redor da região central da cidade (a chamada Zona de Máxima Restrição de Fretamento). Os usuários poderão fazer a integração com o ônibus, trem e metrô a partir de pontos de contato.
Por esse motivo, a SPTrans criou estes serviços para aumentar a oferta aos destinos mais procurados. O estudo para criar as linhas utilizou dados da pesquisa Origem/Destino, de 2007, dados coletados na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pesquisas de campo da SPTrans. O usuário ainda poderá usufruir dos benefícios do Bilhete Único, podendo realizar até quatro embarques com o pagamento de uma passagem no período de três horas.
Estima-se que serão transportados por essas linhas aproximadamente 8.800 passageiros. O horário de funcionamento de todas as linhas será das 5h30 às 9h e das 16h às 20h nos dias úteis.
907M - Metrô Vila Madalena - Berrini

  • 3360 - Itaim Paulista - Metrô Paraíso (via Radial Leste)
  • 4301 - Itaquera - Paulista (via Av. 23 de Maio)
  • 6004 - Metrô Conceição - Berrini
  • 7080 - Nações Unidas - Berrini (Circular)
  • 9080 - Nações Unidas - Faria Lima (Circular)
  • 9201 - Metrô Brás - Paulista (Via Rua São Carlos do Pinhal) - Circular
  • 9202 - Metrô Brás - Paulista (via Alameda Santos) - Circular
  • 9203 - Metrô Brás - Berrini
  • 9550 - Metrô Imigrantes - Chácara Santo Antônio/Berrini
  • 9551 - Metrô Imigrantes - Pinheiros/Faria Lima
Os itinerários das linhas estão no link abaixo:

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Ônibus em SP tem 205 queixas por dia


O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na capital nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, a São Paulo Transporte (SPTrans), empresa que gerencia o sistema, recebeu 30.964 reclamações. A Prefeitura afirma que o número é pequeno e disse que a média do ano passado foi de 230 por dia.
Segundo relatório da SPTrans as queixas mais frequentes neste ano e em 2008 foram:
  • Intervalo excessivo da linha (20%)
  • Motorista que não atende o sinal de embarque e desembarque (18%)
  • Conduta inadequada do operador (9%)
  • Conduzir o veículo com direção perigosa (9%)
  • Tratar usuário com falta de urbanidade e destrato (6%).
Também aparecem no relatório reclamações sobre motoristas com sinais de embriaguez. Veículo superlotado, falta de limpeza dos carros, motorista conversando ao volante, mau estado de conservação do coletivo, demora na partida, luzes do letreiro apagadas à noite, motorista se recusar a prestar informações sobre o itinerário, ou interromper ou atrasar propositalmente estão entre os problemas apontados.
A campeã das queixas foi a linha 6291/10, que faz o trajeto Inocoop Campo Limpo ao Terminal Bandeira, ligando o extremo da zona sul ao centro da capital. A Central de Relacionamento com o Cidadão recebeu 380 reclamações de passageiros sobre essa linha. A maioria dos usuários (310) ligou para reclamar que os ônibus descumprem ou não realizam partidas programadas. Isso pode significar que a empresa não está cumprindo o total de viagens por trajeto acordado no contrato, afirma o promotor Saad Mazloum, autor de um inquérito civil que apura a atuação da Secretaria Municipal de Transportes, que firmou os contratos com as empresas de ônibus, e a SPTrans.
Outros 44 passageiros que usam a linha 6291/10 queixaram-se também de intervalo excessivo entre os ônibus. ?Se ao invés de passar dez vezes naquele trecho o ônibus passa apenas seis vezes, com certeza vai gerar superlotação, demora entre um veículo e outro, além de excesso de velocidade.
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Teresina: Crescimento da frota compromete a capacidade das vias

Todos os meses cerca de mil veículos são licenciados e passam a compor a frota que circula diariamente pelas ruas de Teresina. Este crescimento desenfreado compromete a capacidade das vias e o resultado aparece em ruas congestionadas e de trânsito lento, tornando Teresina parecida com grandes centros urbanos. É preciso que haja um rigor maior na implantação de empreendimentos na cidade para que o trânsito seja levado em consideração, e uma valorização do transporte público. As sugestões são apresentadas pelo diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - Strans, Ricardo Freitas.
Ele disse que o Plano Diretor de Transportes veio para corrigir alguns prejuízos e para reorganizar o trânsito da cidade, com foco nas suas principais características. "Algumas ações propostas pelo plano já estão sendo executadas, como é o caso da abertura de binários do tráfego, a exemplo do implantado na rua Quintino Bocaiúva com Arlindo Nogueira e ainda na rua São Pedro com Olavo Bilac. Estão previstos mais dois viadutos", disse. Ele fala da importância da ponte do Sesquicentenário como uma via de escape no sentindo Oeste/Leste, onde o movimento é mais intenso."Já está em andamento a ampliação das pontes JK, da Primavera e Wall Ferraz para garantir uma maior capacidade de circulação. A construção de outras pontes também está prevista no plano diretor. Uma delas deve ligar a avenida Gil Martins à avenida principal do Dirceu, outra deve ser construída no Mocambinho e outra ligando a região do Cabral ao Jockey", explicou. Tratam-se de grandes obras que dependem de um volume maior de recursos e que já contam com vias prontas para serem melhor utilizadas. "Hou-ve uma expansão do sistema em algumas vias. Um exemplo está no prolongamento da avenida Marechal Castelo Branco. Além dela, outras se expandirão, como exigência das novas pontes".
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Porto Alegre: Pelas Ruas: EPTC coloca cartazes sobre gripe A nos ônibus


A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) retoma na segunda-feira a colocação dos cartazes que começou a afixar na semana passada em toda a frota de ônibus e lotações de Porto Alegre para informar sobre a gripe A. O material busca chamar a atenção dos passageiros para deixar janelas e o alçapão do teto dos veículos abertos para melhorar a circulação de ar no transporte coletivo. Uma das mensagens dos cartazes é "Mantenha o local sempre arejado". O que ocorre, porém, é que alguns passageiros, às vezes, não dão bola à orientação, que aparece entre outras informações no cartaz. Fiscal da empresa STS, Clóvis Dorneles destacou que a maioria dos passageiros cumpre a medida: — Pedimos gentilmente. Uns aceitam, outros não aceitam. O maior problema é o frio pela manhã. De tarde, todos deixam as janelas abertas, não tem problema. A advogada Aline Klein, 26 anos, não usa o transporte coletivo diariamente, mas quando o faz prefere ficar perto de uma janela aberta ou da porta do veículo. Quanto ao cartaz, ela não o viu. — O cartaz é bem discreto e não instrui — observou.
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Salvador: Assaltos a ônibus diminuíram 51% na capital

sábado, 15 de agosto de 2009

A intensificação de abordagens em pontos de acesso de passageiros e no interior dos ônibus, contribuíram para a redução no número de registro de assaltos a coletivos em Salvador, nos últimos 30 dias. Um levantamento estatístico divulgado nesta sexta-feira (14) pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos indica que houve uma redução de 51% dessas ocorrências. De acordo com o delegado Antônio Cláudio Pereira Oliveira, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), essa redução pode ser atribuída não só ao funcionamento dos postos avançados nas estações Mussurunga e Pirajá e no Terminal Rodoviário de Salvador, como também ao reforço das abordagens dos investigadores do Gerrc em pontos de coletivos e dentro dos ônibus.
Oliveira recomenda ao usuário de ônibus a não reagir em caso de assalto, devendo se manter calmo e não subestimar o ladrão. Consumado o delito, a vítima deve entrar em contato com a polícia e registrar queixa na sede do Gerrc, no Complexo Policial da Baixa do Fiscal ou nos postos avançados das estações Mussurunga e Pirajá e do Terminal Rodoviário.
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