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No Recife, Linha Piedade (Opcional) passa a atender a Av. Cde. Boa Vista

domingo, 16 de julho de 2017

O Grande Recife modificará o itinerário da linha 064 – Piedade (Opcional) a partir deste sábado (15). Tanto em dias úteis como aos sábados, ela passará a realizar o percurso pela Avenida Conde da Boa Vista no sentido cidade/subúrbio. O itinerário atual no sentido oposto (subúrbio/cidade) será mantido até o Cais de Santa Rita, ponto de retorno da linha.

Confira o novo itinerário no sentido cidade/subúrbio:

Cais de Santa Rita, Ponte 12 de Setembro, Av. Alfredo Lisboa, Av. Marques de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campelo, Av. Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Av. Conde da Boa Vista, Rua Dom Bosco, Av. Governador Agamenon Magalhães, Ponte José de Barros, Viaduto Capitão Temudo, Alça do Viaduto Capitão Temudo, Av. Saturnino de Brito, Ponte Governador Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Av. Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Padre Carapuceiro, Av. Fernando Simões Barbosa, Rua Fausto Alves de Pinho, Pátio do Shopping Center Recife (Parada 1), Rua Bruno Veloso, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Visconde de Jequitinhonha, Av. Ayrton Senna da Silva, Rua Aniceto Varejão, Rua Cuiabá, Rua do Jangadeiro, Rua João Fragoso de Medeiros (Terminal).

Com isso, a linha deverá atender as seguintes paradas seletivas sempre que solicitado o embarque e/ou desembarque de usuários:

Na Avenida Martins de Barro: parada seletiva nº180023, sinalizada por abrigo em concreto que fica localizado no lado oposto ao Posto de combustível Ypiranga (lado oposto à Travessa do Arsenal de Guerra), antes da interseção com a Av. Nossa Senhora do Carmo. No mesmo local onde já para a linha 185 – TI Cabo.

Na Avenida Guararapes: parada seletiva nº180298, sinalizada por abrigo metálico que fica localizado no Canteiro Central, em frente aos Correios. No mesmo local onde já param as linhas 522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa) e 2432 - CDU (Várzea).

Na Avenida Conde da Boa Vista (no trecho compreendido entre a Rua da Aurora e a Rua do Hospício): A linha 064 – Piedade (Opcional) deverá atender as mesmas paradas que são atendidas pela linha 061 – Piedade e a parada seletiva nº 180298, na plataforma em frente ao Bradesco, nº 126. Usuários devem atentar que a linha 064 – Piedade (Opcional) não irá parar na Rua Dom Bosco.

Na Avenida Agamenon Magalhães (pista principal – parada no canteiro central): A linha 064 – Piedade (Opcional) deverá atender as mesmas paradas que são atendidas pela linha 061 – Piedade e também as seguintes paradas seletivas nº 180160, sinalizada por abrigo Publique modelo novo, localizada após o Hospital da Restauração, logo após o cruzamento com a Rua Jornalista Paulo Bittencourt; nº 180161, sinalizada por abrigo Publique modelo novo, em frente à Praça do Derby, bem próximo (antes) ao cruzamento com a Av. Carlos de Lima Cavalcante; nº 180163, sinalizada por abrigo Publique modelo novo, localizada após o cruzamento com a Rua Amaury de Medeiros, antes (próximo) do cruzamento com a Rua Henrique Dias; nº 180166, sinalizada por abrigo Publique modelo novo, localizada antes (próximo) do cruzamento com a Rua Paissandu e nº 180168, sinalizada por abrigo Publique modelo novo, localizada em frente ao Hospital Português.

Na Rua Saturnino de Brito: parada seletiva nº 180052, sinalizada por abrigo Publique modelo novo, localizada na pracinha em frente à Compesa (Cabanga), logo após a descida da alça do Viaduto Capitão Temudo.

A linha 064 – Piedade (Opcional) também deixará de atender algumas paradas seletivas. São elas:

Na Rua do Sol: parada nº 180140 - lado oposto à Rua Matias de Albuquerque (abrigo único Publique).

Na Rua Floriano Peixoto: parada nº 180143, no lado oposto à Praça Joaquim Nabuco (abrigo único de metal).

Na Avenida Saturnino de Brito: parada nº 180053, bem próximo (antes) à Ponte Paulo Guerra, sentido Cabanga / Boa Viagem.

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158).

Informações: GRCT
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Em Goiânia, Cadastro para o passe livre estudantil começa nesta segunda-feira (17)

A partir desta segunda-feira (17/7), estará aberto o período de cadastramento dos estudantes para que possam ter acesso ao Passe Livre Estudantil na região metropolitana de Goiânia. Os estudantes que ainda não possuem cadastro devem procurar uma unidade do Vapt Vupt. O prazo é até dia 11 de agosto. 

Para os estudantes já cadastrados, a troca de cartões será automática e terá início no dia 7 de agosto. O estudante receberá um e-mail informando em qual unidade do Vapt Vupt ele poderá retirar o novo cartão, que já virá carregado.

Caso o estudante não receba o e-mail, ele poderá consultar o local para retirada do cartão nos sites da Secretaria de Governo (www.segov.go.gov.br ou www.juventude.go.gov.br).

O prazo para a retirada do novo cartão será até o dia 31 de agosto, visto que a partir do dia 1º de setembro, apenas os cartões atualizados terão gratuidade.

O governo de Goiás assumiu a integralidade do Passe Livre Estudantil para evitar que as empresas de transporte coletivo aumentassem o valor da tarifa do serviço na grande Goiânia, mantendo o preço da passagem em R$ 3,70.

“O programa, cujo custeio foi integralmente assumido pelo governo do Estado em toda a grande Goiânia, substituirá o antigo Passe Estudantil em toda essa região”, explica o secretário de Governo, Tayrone Di Martino.

Mais de 60 mil estudantes são beneficiados, atualmente, com a gratuidade do sistema na Capital e região metropolitana.

Informações: Jornal Opção
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Empresas do VEM ABC insistem em monotrilho para região

O Consórcio VEM ABC, composto pelas empresas Primav, Cowan, Encalso e Benito Roggio, responsável pela construção e futura operação do monotrilho da linha 18 Bronze, diz que vai insistir no modal para ligar em 15,7 km as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo (estação Tamanduateí).

No início desta semana, num workshop na capital paulista, o presidente do VEM ABC, Maciel Paiva, disse que não está prevista em contrato a substituição do meio te transporte e que o Governo do Estado também vai insistir em monotrilho.

“Sem dúvida é um modal de sucesso em diversos países. E para esta ligação é o mais adequado. Tem custo menor que o metrô e ocupa menos espaço que um BRT, corredor de ônibus” –  defendeu o responsável pelo consórcio que faz parte da PPP – Parceria Público Privada com o Governo do Estado de São Paulo.

O VEM ABC procurou destacar para jornalistas e blogueiros as vantagens do modal, alegando capacidade de 40 mil passageiros por sentido, tração elétrica e menos área ocupada dos carros e edificações nas áreas urbanas.

Entretanto, são as desapropriações os maiores entraves hoje para o monotrilho do ABC, prometido para 2014, sair do papel. Não há mais prazo para o início da obra.

A Cofiex – Comissão de Financiamento Externo, órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, não autorizou o Governo do Estado a captar recursos externos que somam US$ 128,7 milhões para financiar as desapropriações necessárias para a instalação das estações e das vigas dos trens leves com pneus que devem seguir sobre um trilho por sentido.

O aval é necessário porque o Governo Federal atua como espécie de fiador no negócio. Se a gestão estadual der calote no empréstimo, o financiamento terá de ser pago com recursos federais. A Cofiex entendeu haver risco de inadimplência pelo Governo do Estado.

Os problemas relacionados ao monotrilho do ABC não se limitam às desapropriações e aos recursos.

Ainda não houve uma definição sobre a situação das galerias de água sob a Avenida Brigadeiro Faria Lima, no centro de São Bernardo do Campo, que podem alterar o lado de implantação das vigas para o elevado por onde passariam os trens leves com pneus.

Foram problemas de galerias pluviais na Avenida Luiz Inácio de Anhaia Melo não previstas no projeto que atrasaram as obras do monotrilho da linha 15-Prata, na zona leste de São Paulo, onde há apenas duas estações no trajeto de 2,3 quilômetros.

Também há a interpretação sobre uma cláusula no contrato que determina que o monotrilho do ABC só poderia ser inaugurado após os testes e o funcionamento da linha 17-Ouro, também de monotrilho, que está em construção, mas sem operação.

O Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne hoje seis dos sete prefeitos do ABC, sugere a implantação de um corredor de ônibus BRT no trajeto que, segundo a entidade, transportará demanda semelhante de passageiros com custos dez vezes menores e implantação em até dois anos.

“ O prazo [do contrato do monotrilho] foi aditado por mais 180 dias, é o terceiro aditamento, e nós percebemos que mediante a crise econômica, tá muito distante [a concretização da obra] e a sociedade clama por um novo modal. Não dá para a gente continuar só simplesmente justificando que por fatores financeiros a obra não vai ser iniciada. A gente [Consórcio] está oferecendo então por autorização e deliberação que o governo do Estado submeta uma nova proposta, dentre elas poderia ser um BRT, ‘aonde’ o tempo de viagem origem-destino aumentaria alguma coisa em torno de sete minutos, o corredor seria o mesmo que hoje seria a linha, então sairia por São Bernardo do Campo, ingressando pela Aldino Pinotti, passando pela Lauro Gomes, Guido Aliberti e Presidente Wilson, que seriam as três cidades [do ABC] mais a capital, ‘aonde’ tem um trecho de 1,5 km. Nós estamos já no dia de amanhã [quarta, 07 de junho] mandando este comunicado, buscando uma solução e ao mesmo tempo oferecendo uma alternativa”– disse o presidente do Consórcio Intermunicipal ABC e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

RISCO FISCAL:

A linha 18-Bronze do monotrilho que deveria ligar São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, à estação do Tamanduateí na capital, passando pelos municípios de Santo André e São Caetano do Sul representa risco fiscal e pode custar ao menos R$ 252,4 milhões a mais aos cofres públicos estaduais.

É o que aponta relatório de riscos fiscais sobre as PPPs – Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado de São Paulo, publicado no Diário Oficial do Estado de sábado, 1 de abril de 2017.

Inicialmente, o monotrilho do ABC deveria custar, contando os recursos públicos e privados, R$ 4,2 bilhões em 2014. Em 2016, o valor foi corrigido para uma estimativa de R$ 4,8 bilhões e, se forem realizadas estas complementações previstas, a linha 18 do ABC pode ter custo que ultrapasse R$ 5 bilhões.

O empreendimento total, contando com a primeira e a segunda fase, deve ter 15,7 quilômetros para atender a uma demanda prevista de 314 mil passageiros por dia. Levando em conta o valor de R$ 5 bilhões já com a complementação, cada quilômetro do monotrilho do ABC pode custar R$ 318,4 milhões.  A título de comparação, de acordo com dados da UITP  – União Internacional de Transporte Público, cada quilômetro de BRT – Bus Rapid Transit, corredor de ônibus que pode atender a uma demanda de até 300 mil passageiros por dia, custaria em média quase 10 vezes menos, R$ 35,4 milhões. Já cada quilômetro de metrô poderia custar entre R$ 700 milhões e R$ 1 bilhão, no entanto, a demanda seria praticamente três vezes maior que do monotrilho, podendo levar até um milhão de passageiros por dia.

SUCESSOS E FRACASSOS NO MUNDO

Enquanto o Consórcio VEM ABC no Workshop procurou mostrar exemplos bem sucedidos do monotrilho, como de Kuala Lumpur, e Tóquio, por outro lado também há exemplos negativos.

Mais da metade dos monotrilhos inaugurados em todo mundo já foi desativada, de acordo com dados da Associação Internacional de Monotrilhos –  MonorailSociety –  e da UITP – União Internacional de Transportes Públicos. Além disso, com exceção da Ásia, grande parte dos países que implantaram sistemas de monotrilhos, não deu prosseguimento em outros projetos do modal.

Relatório da UITP – União Internacional de Transporte Público, de 2015, Apontam ainda que a desativação de linhas de monotrilho, como aconteceu em Sydney, na Austrália, é um sinal das deficiências do modal.

Inaugurada em 1988, a linha de 3,6 foi desativada em 2013 porque a demanda era baixa e os custos operacionais para mantê-la funcionando não valiam a pena.

Mas de 20 projetos pelos mundo foram engavetados depois da realização de estudos de viabilidade, como os dos monotrilhos de Jacarta (Indonésia), Bancoc (Tailândia), Johanesburgo (África do Sul) e Teerã (Irã).

Informações: Diário do Transporte
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Greve de ônibus no Recife continua nesta quarta-feira

terça-feira, 4 de julho de 2017

A greve dos Rodoviários não teve fim com a audiência de conciliação nesta terça-feira no Tribunal Regional do Trabalho, 6ª Região (TRT-6). Sem acordo, os motoristas e cobradores permanecem de braços cruzados. Sem definição para a questão de ordem econômica, envolvendo salários e tickets de refeição, os trabalhadores vão agora apelar para o dissídio coletivo junto ao TRT. O julgamento acontece nesta quarta-feira, às 14h. 

O documento examinado no Tribunal do Trabalho tratou de questões como jornada de trabalho dos rodoviários mas deixou de fora a situação dos salários e ticketes. Sendo assim, a decisão final ficará nas mãos dos desembagadores do TRT-6.

O presidente do Urbana-PE, Luiz Fernando Bandeira, que participou da negocição no TRT-6, deixou a sala de audiência dizendo que não tinha condições de subir a proposta. Os empresários ofereceram 4% de aumento salarial para cobrir a inflação do período, e 11% do ticket.

Enquanto isso, a categoria reivindica 7% de reajuste de salário, mais 20% no ticket de refeição. O salário atual dos motoristas de ônibus corresponde a R$ 2.113, e dos cobradores, R$ 971. O ticket é de R$ 971.

Com informações da repórter Tatiana Ferreira
Informações: Diário de Pernambuco
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QR Code deve operar em dois meses nos ônibus de Campinas

Os leitores QR Code devem entrar em operação nos ônibus de Campinas em setembro. A previsão é da Transurc, que representa as permissionárias do transporte público. Os equipamentos já estão instalados em metade da frota. Ao todo, 600 veículos coletivos receberam o dispositivo de um total de 1.250. Segundo o diretor de Comunicação e Marketing da associação, Paulo Barddal, o sistema já passou por testes nas linhas dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio.

Considerando os experimentos bem–sucedidos, ele prevê que todos os aparelhos para pagamento de tarifa sejam instalados nos próximos dois meses. As próximas concessionárias a receberem são a Campibus, a Onicamp e a VB. O QR Code, sigla em inglês para Código de Resposta Rápida, é um sistema de barras bidimensional que poderá ser usado pelos moradores de Campinas através de tíquetes de papel ou por meio de um aplicativo para smartphones.

No caso dos comprovantes individuais, a comercialização será feita na rede credenciada. O custo por passageiro vai ser o mesmo para o pagamento atual em espécie, de R$ 4,50, R$ 0,30 mais caro do que no Bilhete Único Comum. A medida é mais uma tentativa de eliminar o dinheiro dos ônibus. Além de diminuir o número de roubos no transporte público, a ideia é também evitar a dupla função dos motoristas, que atualmente recebem o dinheiro nos coletivos.

Em maio deste ano, um pedido de liminar do Ministério Público do Trabalho que pedia o fim da função de cobrador para os motoristas foi aceito pela Justiça. Por esse motivo, a alternativa do QR Code também é bem vista pelo sindicato. O vice-presidente da entidade que representa os rodoviários em Campinas e Região, Izael Soares de Almeida, diz que a pressão e o estresse diários devem diminuir e contribuir para a melhora do serviço em todo o município. O investimento inicial no projeto é de R$ 1,5 mil em cada equipamento.

Informações: CBN Campinas
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Uber agora dá descontos para corridas até o metrô de São Paulo

O Uber anunciou nesta segunda-feira, 3/7, uma promoção para estimular o uso do aplicativo de forma combinada com o transporte público em São Paulo.

Realizada em parceria com o PayPal, a nova iniciativa do serviço dará descontos para quem realizar viagens com destino ou início em estações de metrô e de trem (CPTM) da capital paulista.

Pelas próximas duas semanas, quem iniciar ou encerrar uma viagem com o Uber em uma estação de metrô de SP irá ganhar um desconto de 3,80 reais, equivalente ao preço do bilhete de metrô – desde que selecione o pagamento via PayPal, é claro (saiba mais abaixo). 

A promoção é válida apenas em dias úteis e somente entre as 4h40 e 0h, horário padrão de funcionamento das estações de metrô e trem na cidade.

Como funciona

Antes de iniciar uma corrida pelo Uber, é preciso escolher o PayPal como o meio de pagamento, e então inserir o código promocional SPMOBILIDADE. Feito isso, é só aproveitar o desconto de 3,80 reais, válido para todas as modalidades do Uber: uber POOL, uberX, UberSELECT ou UberBLACK.

Vale notar que o desconto poderá ser usado até quatro vezes por cada usuário durante essas duas semanas de promoção.

PayPal

Caso não possua uma conta PayPal, é possível criar uma de forma rápida no site da plataforma de pagamentos. Mais infos em: http://paypal.com.br/

Informações: Idgnow
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