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Sistema BikePoa ultrapassa 900 mil viagens na Capital

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O sistema de compartilhamentos de bicicletas (BikePoa) está, cada vez mais, aprovado pela população. De acordo com os últimos dados estatísticos divulgados pela Gerência de Projetos e Estudos da Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), já são 910.245 viagens realizadas (números até levantados até essa quarta-feira, 11, com 195 mil pessoas cadastradas no sistema. Ao todo, o BikePoa conta com 40 estações, todas com wi-fi para uso do aplicativo, e 400 bicicletas disponíveis. Após a licitação realizada na metade do ano passado, todas as bicicletas foram renovadas, com reposicionamento de dez estações para pontos mais seguros, em razão de constantes atos de furtos. Após as medidas da EPTC, não houve mais  registros de vandalismos.

Sobre o BikePoa - Os valores seguem inalterados, R$ 5 por dia e R$ 10 pelo passe mensal, durante os cinco anos de contrato previstos na licitação. Com a licitação, a empresa responsável pelo sistema terá de atender a índices de qualidade, como tempo de recomposição de bicicletas e vagas livres nas estações, assim como compartilhar as informações com a EPTC, que  fiscaliza o serviço. 

Redução dos acidentes - O incentivo ao uso das bicicletas, já com 44,7km de ciclovias implantadas, somado às ações de educação, fiscalização e engenharia de tráfego, gerou uma maior visibilidade aos ciclistas e, com isso, uma melhor convivência com os demais condutores. O resultado é a redução na acidentalidade que vem acontecendo gradualmente em Porto Alegre. De acordo com a Coordenação de Informações de Trânsito (CIT) da EPTC, em 2012, ano da implantação do BikePoa, 290 ciclistas sofreram acidentes, contra 163 em 2016.

O diretor-presidente em exercício, da EPTC, Marcelo Soletti, afirma que esta redução de acidentalidade envolvendo as bikes representa um avanço importante na missão de desenvolver uma convivência equilibrada, saudável, de menos conflitos entre os diversos modais de deslocamento na cidade. Sobre o BikePoa, diz que houve um aumento significativo de viagens nos últimos três meses, na comparação com o mesmo período de 2015, em razão das melhorias no serviço. "A redução da acidentalidade com bicicletas comprova uma mudança gradual de cultura nas relações do trânsito, com mais respeito entre todos”, destaca Soletti. 

Informações: EPTC
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Com 21 estações, VLT vai ligar Salvador e Região Metropolitana

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Chefe da Casa Civil do governo Rui Costa (PT), Bruno Dauster falou sobre o projeto do VLT de Salvador e da Região Metropolitana em entrevista à Rádio Metrópole nesta quinta-feira (26). De acordo com Dauster, o governo já tem a verba assegurada para a intervenção do VLT, que terá 21 estações. Na última quarta-feira (25), o governo anunciou que, até agora, a empresa Indico PLC, sediada em Peterborough, na Inglaterra, foi a  primeira a apresentar proposta para financiar o projeto.

 “Através do Governo do estado da Bahia, temos mais de R$ 1 bilhão de um fundo inglês e o vencedor da licitação poderá optar por esse financiamento e qualquer outro. É o dinheiro necessário para fazer o primeiro trecho. O custo real seria em torno de 6%, é um modelo novo, nunca foi feita uma PPP [Parceria Público Pivada] com recursos privados sem recursos do governo federal, que deu a desculpa que não tinha dinheiro”, disse. 

O secretário explicou como será o trajeto do VLT em Salvador. “Do Comércio sai próximo ao Mercado Modelo, em frente ao terminal marítimo. Mais tarde, pretende-se fazer um prolongamento, passando pela Barroquinha e chegando a Lapa, fazendo a integração física com o metrô. Vai ter paradas na Av. da França, vai passar na Feira de São Joaquim, Calçada. Vai substituir o equipamento antigo do meado do século passado. Vão ser implantadas novas paradas, como na Baixa do Fiscal, do Lobato, ao longo de todo trecho e em Paripe, teremos substituídos todos os pisos de embarque”, explicou Dauster. 

De acordo com o chefe da Casa Civil, o equipamento vai assegurar todo o conforto e segurança ao passageiro. “Vai ser rápido, com horário marcado e com ar condicionado. Estamos levando para o Subúrbio o conforto e o respeito que o Subúrbio merece. Faremos uma segunda reunião, vieram muitas empresas interessadas na audiência pública que fizemos em Paripe. Vamos fazer em São Paulo na Bovespa uma reunião pública. Havia uma demanda de empresas, por isso marcamos a reunião para detalhar e possíveis interessados em ser concessionários mostrarem seu interesse”, completou.

Informações: Metro1
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Tarifa de ônibus de Manaus é reajustada para R$ 3,30

O valor da tarifa de ônibus do transporte coletivo de Manaus será reajustado de R$ 3 para R$ 3,30. O novo preço foi anunciado pela Prefeitura de Manaus na manhã desta quinta-feira (26), uma semana depois da greve que paralisou 100% da frota na capital. A meia passagem estudantil seguirá R$ 1,50.

O novo valor começa a valer a partir de sábado (28). A mudança foi discutida ao longo da semana em reuniões com empresários e trabalhadores do sistema rodoviário. A base da nova tarifa foi calculada em 10%, mesmo valor concedido ao reajuste salarial dos rodoviários.

"Fruto de muita discussão e pesquisa, levando em consideração o atual momento econômico do país, levando em consideração o pagamento do subsídio que a Prefeitura pagou sozinha, por conta própria, resolvemos impactar o menor possível para a sociedade e aumentar 10% o valor da tarifa", disse o prefeito em exercício, Marcos Rotta.

Rotta afirmou que Prefeitura arca com R$ 0,25 de subsídios na passagem convencional. O valor referente à passagem estudantil é de R$ 0,15. Os valores representam R$ 5 milhões por mês em subsídios.

Em contrapartida, as empresas se comprometeram em renovar e aumentar a frota de ônibus. A Prefeitura anunciou também que deve reforçar a fiscalização de transporte irregular. Além disso, os pontos de ônibus voltam a ser responsabilidade da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos(SMTU).

Na segunda-feira (23), o vice-prefeito havia confirmado à Rede Amazônica que o valor da tarifa do transporte coletivo da capital seria reajustado. Rotta, que intermediou a discussão, justificou que defasagem no valor.

Impasse
Desde o ano passado, o aumento da passagem tem sido alvo de luta judicial entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) e a Prefeitura de Manaus.

No dia 17 deste mês, rodoviários de diversas empresas do transporte público paralisaram as atividades. Nenhum dos 1,4 mil ônibus da capital circulou por mais de 10 horas. A paralisação da categoria descumpriu a decisão da Justiça do Trabalho, que determinou, na segunda (16), que 100% da frota estivesse nas ruas, após anúncio de greve pela classe. Ao todo, 400 mil usuários são prejudicados.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Manaus (STTR), Demógenes Egleses, a categoria exige o pagamento do dissídio coletivo de 2016 e o adicional de insalubridade, que também está atrasado.

Para 2016, a categoria deveria ter recebido reajuste entre 8,5 e 9,5%, segundo Egleses. Na semana anterior, os rodoviários tinham anunciado a greve da categoria, que foi suspensa após o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) acatar o pedido feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).

Informações: G1 AM
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No DF, Reajuste nas passagens volta a valer neste sábado

As passagens de ônibus e metrô no Distrito Federal voltam a ficar mais caras a partir deste sábado (28). Segundo a Secretaria de Mobilidade, as catracas devem estar atualizadas já nas primeiras horas do dia, com os mesmos preços que vigoraram entre os dias 2 e 18 deste mês.

Com isso, os valores das passagens passam de R$ 2,25 para R$ 2,50 nas linhas circulares e alimentadoras do BRT; de R$ 3 para R$ 3,50 em linhas metropolitanas "curtas", e de R$ 4 para R$ 5 no restante das linhas, além do metrô. As tarifas são as mais caras do país, e já acumulam alta de 66% desde que o governador Rodrigo Rollemberg assumiu o cargo, em 2015.

Cartões do Metrô e de vale-transporte que foram recarregados durante a vigência dos preços mais baixos deverão ser cobrados pelo valor antigo. Segundo o governo, esse reajuste é necessário para manter o sistema funcionando e pagar as gratuidades de estudantes e pessoas com deficiência.

No último dia 12, a Câmara Legislativa aprovou um decreto legislativo que sustava a decisão do Palácio do Buriti e devolvia as passagens aos preços originais. O texto chegou a entrar em vigor em 18 de janeiro, e os valores nas catracas foram reduzidos, mas o governo conseguiu restabelecer o aumento na Justiça.

Na última terça (24), o Conselho Especial do Tribunal de Justiça decidiu por 15 votos a 6 que os reajustes poderiam ser aplicados novamente, pelo menos, até que o mérito da ação judicial seja julgado. No processo, o governo alega que a Câmara ultrapassou as próprias competências ao interferir na decisão do Executivo.

'Agilidade'
Se o cronograma anunciado pela Secretaria de Mobilidade for cumprido, o governo do DF terá usado apenas três dias para restabelecer o aumento. A "agilidade" repete o tempo gasto na implementação original do reajuste, em pleno réveillon. Os preços novos foram anunciados em 30 de dezembro, uma sexta-feira, e passaram a valer na outra segunda (2).

Quando o reajuste foi suspenso pela Câmara, no entanto, o governo do DF usou o dobro do tempo para cumprir a alteração. Na época, a Casa Civil afirmou que o procedimento era complicado e envolvia publicação dos textos em Diário Oficial, contato com as empresas que operam no transporte e atualização dos sistemas de cobrança (validadores).

Na Justiça
Apesar do retorno dos reajustes neste sábado, o tema segue sob contestação na Justiça local. A ação protocolada pelo governo, referente ao decreto da Câmara, ainda será julgada no mérito. Isso significa que a permissão do Conselho Especial para o aumento é temporária, e que a validade da decisão tomada pelos deputados ainda será avaliada. Não há prazo para que isso ocorra.

Nesta quarta (25), partidos de base e oposição a Rollemberg, movimentos sociais e sindicais entraram com uma nova ação no Tribunal de Justiça para contestar o reajuste. O grupo sustenta que o texto elaborado pelo Buriti é ilegal e que os novos preços deveriam ter sido aprovados pelo Conselho de Transporte Público Coletivo (CTPC), que não se reúne desde 2014.

De acordo com o grupo, uma ação que tinha o mesmo teor chegou a ser arquivada porque o Tribunal alegou faltar documentos comprovando que o CTPC não havia sido ouvido. Desta vez, o processo tem as atas das últimas reuniões da entidade como anexos.

O deputado Wasny de Roure (PT) informou que o partido também entrará na Justiça contra o aumento nas passagens. Segundo o distrital, a medida deverá ser protocolada até a próxima sexta-feira (27). A Câmara Legislativa também deverá assumir uma terceira ofensiva judicial.

Segundo Roure, um dos questionamentos levantados pelos consultores jurídicos do PT é de que o estudo que justifica o reajuste tem como base apenas alegações feitas por uma cooperativa. Análises de outras empresas só chegaram ao governo um dia antes do anúncio do aumento.

Informações: G1 DF
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Campinas possui uma rede temática da Saúde com acesso a hospitais

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

São 17 linhas do Sistema InterCamp que circulam com placas frontais e laterais identificadas com uma cruz vermelha sobre um fundo branco, simbolizando que os itinerários atendem à rede hospitalar.

Os ônibus trazem, ainda, a lista dos hospitais, em vermelho, nas laterais. A intenção é facilitar a identificação dos itinerários e garantir mais rapidez e agilidade nos deslocamentos.

Dentro da rede temática também há o chamado Linhão da Saúde: a linha 5.02 – Circular / Cento. Essa linha atende cinco unidades hospitalares: Casa de Saúde, Irmãos Penteado, Mário Gatti, Renascença e Vera Cruz.

Linhas da Saúde:

Linha 1.18 - Terminal Ouro Verde
Atendimento: hospitais Álvaro Ribeiro, Vera Cruz, Beneficência Portuguesa, Renascença, Irmãos Penteado e Casa de Saúde.

Linha 1.21 - Terminal Ouro Verde
Atendimento: hospitais Ouro Verde, Mário Gatti, Álvaro Ribeiro e Maternidade.

Linha 1.31 - Terminal Vida Nova
Atendimento: hospitais Ouro Verde, Mário Gatti, Álvaro Ribeiro e Maternidade.

Linha 1.54 - Terminal Vila União
Atendimento: hospitais Mário Gatti, Álvaro Ribeiro e Maternidade.

Linha 2.12 - Terminal Itajaí
Atendimento: PS Campo Grande, Hospital Celso Pierro e Maternidade.

Linha 2.13 - Terminal Itajaí
Atendimento: PS Campo Grande, hospitais Celso Pierro, Mário Gatti e Álvaro Ribeiro.

Linha 2.20 - Terminal Campo Grande
Atendimento: hospitais Celso Pierro, Renascença, Irmãos Penteado e Casa de Saúde.

Linha 2.64 - Vila Padre Anchieta
Atendimento: PS Padre Anchieta e Maternidade.

Linha 2.66 - Terminal Padre Anchieta / Hospital de Clínicas
Atendimento: PS Padre Anchieta e Hospital de Clínicas da Unicamp.

Linha 3.17 - Jardim São José / Jardim São Marcos
Atendimento: PS São José, hospitais Mário Gatti e Álvaro Ribeiro.

Linha 3.21 - Centro Médico / Bosque das Palmeiras
Atendimento: Centro Médico e Centro Boldrini.

Linha 3.30 - Unicamp
Atendimento: Maternidade.

Linha 3.32 - Terminal Barão Geraldo
Atendimento: Hospital de Clínicas.

Linha 3.57 - PUCC
Atendimento: hospitais Madre Theodora e Irmãos Penteado.

Linha 4.02 - Parque da Figueira I e II
Atendimento: Hospital Samaritano.

Linha 4.99 - Iporanga
Atendimento: Hospital Santa Edwiges.

Linha 5.02 - Circular Centro
Atendimento: hospitais Renascença, Irmãos Penteado, Casa de Saúde, Mário Gatti e Vera Cruz.

Por Márcio Souza
Informações: URBS
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Linha Turismo de Curitiba teve 608 mil embarques em 2016. Janeiro é o mês mais concorrido

A Linha Turismo, os ônibus double decker que percorrem os principais atrativos da cidade, teve 608.431 embarques em 2016. O mês com maior número de embarques foi janeiro, com 97.745. Na sequência, vieram julho, com 78.992 embarques, e dezembro, com 63.948.

“Os meses de verão têm um apelo natural pelo clima quente. Julho é impulsionado pelas férias do meio do ano, mas o frio também atrai um público específico que procura essa experiência”, analisa a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra.

O casal paulistano Rodrigo Oliveira e Danila dos Santos decidiu conhecer Curitiba com a Linha Turismo Curitiba por indicação de amigos. “Ficamos muito satisfeitos com o serviço e pretendemos voltar em breve”, relata Oliveira. Para a professora Danila, o Jardim Botânico foi o atrativo preferido, mas também citou alguns aspectos da cidade que a agradaram. “Curitiba é limpa e arborizada”, diz.

O jornalista de Porto Alegre Eduardo da Rosa e a mulher, a administradora Cássia Viapiana, também decidiram embarcar na Linha Turismo por indicação de amigos. “Conhecemos Curitiba pela linha e o que nos chamou atenção é o cuidado com o patrimônio público e histórico”, afirma Rosa. 

Divulgação

O número de embarques de 2016 é 9,2% inferior ao registrado em 2015, que foi 657.227. A queda também foi percebida no ano anterior. Em 2014, 659.047 embarques foram feitos, 10% a mais que 2015.

Para a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, alguns fatores contribuíram para a queda. “Em 2014 tivemos a Copa do Mundo e foi, portanto, um ano atípico, com um fluxo maior de turistas”.

Já na comparação entre 2016 e 2015, a recessão econômica é um elemento que afetou a vida dos brasileiros, segundo sua análise. “A redução do número de embarques pode ser reflexo da crise que o País vive”, completa Tatiana.

A solução para reverter esse quadro já está sendo estudada. “Temos que procurar formas de facilitar a comercialização dos bilhetes de embarque e também trabalhar em uma maior divulgação de Curitiba e da própria Linha de Turismo”, explica Tatiana.

Perfil

Segundo pesquisa realizada em 2014, os maiores usuários da Linha Turismo são os paulistas, que correspondem a 27,1% dos usuários. Os paranaenses são o segundo maior grupo (12,7%), seguido por visitantes estrangeiros (9,1%) e os turistas vindos do estado do Rio de Janeiro (8,3%).

Do total, 53% têm entre 25 e 44 anos e 54% são mulheres. A motivação da viagem para os usuários era lazer ou descanso (55,4%), seguida por visitas a amigos ou parentes (16,2%), negócios (13,1%), eventos (6,4%), estudos (4,5%) e outros (4,5%).

A pesquisa também aponta que 84% dos turistas estavam usando a Linha Turismo pela primeira vez e 49,7% estavam visitando Curitiba pela primeira vez.

Sobre os atrativos, os mais visitados foram o Jardim Botânico (15,71%), a Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski (12,33%), a Praça Tiradentes (10,64%), o Parque Tanguá (10,6%), a Torre Panorâmica (9,71%), Museu Oscar Niemeyer (8,43%) e Santa Felicidade (7,38%). 

Estadia

A grande maioria dos usuários da Linha Turismo ficou em hotel (64,3%) em sua estadia em Curitiba. Casa de amigos ou parentes também foi uma opção de estadia para muitos visitantes (29,1%) e 3,6% optaram por outras opções com albergues. O número de pessoas que utilizaram a linha, mas não pernoitaram em Curitiba, corresponde a 3% do total.

Serviço

1 – A Linha Turismo não opera às segundas-feiras (exceto no período de férias escolares e em feriados nacionais).

2 - Ponto inicial na Praça Tiradentes.

3 - Horário dos ônibus: das 9h às 17h30, a cada 30 minutos (ver tabela de horários).

4 - As cartelas com os tíquetes podem ser adquiridas nos ônibus (em qualquer ponto de embarque) ou na URBS, que fica no bloco central do Rodoferroviária (Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, bairro Jardim Botânico). O horário de atendimento para comprar o tíquete na Urbs é das 8h às 14h, em dias úteis.

5 - Crianças até 5 anos de idade não pagam a tarifa.

6 - Somente os ônibus identificados com adesivo “Bicicleta" fixado na porta traseira têm possibilidade de transporte de bicicleta ou carrinho de bebê.

  • Pontos turísticos


Praça Tiradentes
Rua das Flores
Rua 24 Horas
Museu Ferroviário
Teatro Paiol
Jardim Botânico
Rodoferroviária/Mercado MunicipalTeatro Guaíra
Universidade Federal do Paraná/Paço da Liberdade
Memorial Árabe/Passeio Público
Centro Cívico
Museu Oscar Niemeyer
Bosque do Papa/Memorial Polonês
Bosque Alemão
Universidade Livre do Meio Ambiente
Parque São Lourenço
Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski
Parque Tanguá
Parque Tingui
Memorial Ucraniano
Portal Italiano
Santa Felicidade
Parque Barigui
Torre Panorâmica
Setor Histórico 

Informações: URBS
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