Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Avenida Recife ganha faixa exclusiva para ônibus nesta segunda-feira

domingo, 17 de julho de 2016

As linhas de ônibus da Região Metropolitana ganharão mais um corredor exclusivo. A partir da próxima segunda-feira (18), a Av. Recife, na Zona Sul da cidade, receberá, nos dois sentidos da via, a Faixa Azul da Prefeitura do Recife. 

No sentido Boa Viagem/IPSEP a faixa exclusiva se inicia na Rua Gonçalves de Magalhães e termina na Rua São Nicolau, e no sentido inverso, IPSEP/Boa Viagem, o início ocorre na Av. Dom Hélder Câmara e termina na Rua Gonçalves de Magalhães. Ao todo, 80 mil passageiros que utilizam as 28 linhas de ônibus que trafegam na avenida serão beneficiados. 

Confira abaixo as linhas que circularam pela Faixa Azul: 

040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá  
060 - TI Tancredo Neves/TI Macaxeira  
102 - Ibura/TI Santa Luzia 
106 - Parque Aeronáutica/TI Santa Luzia  
110 - Ibura/IPSEP 
120 - IPSEP/Shopping Recife 
121 - Vila da Sudene 
122 - Vila do IPSEP 
123 - Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves
124 - Vila do SESI/TI Tancredo Neves 
125 - Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves 
126 - UR-03/TI Tancredo Neves
132 - UR-02 (Ibura)/TI Tancredo Neves  
133 - Três Carneiros/TI Tancredo Neves  
134 - Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves 
135 - UR-10/TI Tancredo Neves 
136 - UR-05/TI Tancredo Neves 
137 - UR-11/TI Tancredo Neves 
138 - Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves 
141 - Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves 
142 - Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves
143 - UR-06/TI Tancredo Neves 
144 - UR-04/TI Tancredo Neves 
190 - UR-11/IPSEP
214 - UR-02/Ibura (Opcional) 
360 - Totó/Boa Viagem  
370 - TI TIP/TI Aeroporto  
440 - CDU/Caxangá/Boa Viagem 

Informações: GRCT
READ MORE - Avenida Recife ganha faixa exclusiva para ônibus nesta segunda-feira

Metrô inaugura mais uma estação da Linha 4, no Rio

Da estação Antero de Quental ao Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, o tempo de viagem será de pouco mais de nove minutos. Já para ir ao Centro, o passageiro que sair do Leblon levará 23 minutos.

Com dois acessos na praça, um voltado para a Avenida Bartolomeu Mitre e outro para a Rua General Urquiza, ambos nas esquinas com a avenida Ataulfo de Paiva, a estação vai atender a cerca de 35 mil pessoas por dia, segundo demanda estimada.

A estação é acessível a pessoas com deficiência motora, sendo equipada com rampas e elevadores, inclusive até às plataformas de embarque e desembarque, além de piso tátil. A estação também conta com banheiros masculino e feminino na área pagante, que têm cabines adaptadas. 

Segundo o secretário estadual de Transportes Rodrigo Vieira a fase de testes termina nesta sexta-feira. A partir de agora, começa a fase de treinamento de pessoal, dos pilotos, que se estende até dia 31 de julho, sem passageiros. No dia 1º de agosto, os usuários já poderão começar a usar a Linha 4.

“Na Olimpíada, a operação vai ser com todas as estações abertas, no horário normal e com trens a cada oito minutos, para que possamos atender 11 mil passageiros por hora, por dia de serviço. Essa estação foi construída no coração da avenida, debaixo da Ataulfo de Paiva, e dos acessos na praça para a estação é muito rápido. E em cima da estação uma praça novinha, remodelada, que todos poderão usar”, destacou Vieira.

A praça ganhou novo projeto paisagístico será devolvida à população com árvores replantadas -  além do ipê roxo adotado pelo escritor Rubem Fonseca, uma das árvores preservadas durante as obras. Também tem novos brinquedos de madeira no parquinho infantil, inclusive um balanço adaptado a crianças com deficiência. O espaço dedicado à terceira idade conta com novos equipamentos. A praça ganhou bancos reformados e iluminação reforçada.

O destaque arquitetônico desta estação é o painel de azulejos coloridos homenageando o surfista carioca. O trabalho do arquiteto Urbano Iglesias colore uma parede de dez metros de largura por 3,10 metros de altura com tons de azul, branco, preto e laranja e pode ser observado na descida ao mezanino.

A partir de sábado as ruas do Leblon que estavam interditadas por causa das obras da Linha 4 do metrô vão ser liberadas ao trânsito. São vias importantes, como a Avenida Ataulfo de Paiva e a Avenida Borges de Medeiros, entre a Lagoa e a Avenida Delfim Moreira.

E com volta ao normal do corredor BRS na região, 31 linhas de ônibus vão ter mudanças no itinerário. Além disso, as ruas de Ipanema e Leblon que estavam com o sentido invertido também vão voltar ao que eram antes.

Informações: G1 RJ
READ MORE - Metrô inaugura mais uma estação da Linha 4, no Rio

Terminal de ônibus da Berrini começa a funcionar

A estação de transferência do corredor da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na Zona Sul de São Paulo, começou a funcionar neste sábado (16), quase sete meses após as obras terem sido concluídas.

Onze linhas vão servir a estação, sendo quatro com pontos finais e sete de passagem, incluindo uma do Noturno, distribuídas em três plataformas (veja lista abaixo). O local contará com bilheteria para recarga do Bilhete Único, sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência, bicicletário e área administrativa.

No começo de junho, a Prefeitura de São Paulo decidiu refazer parte do terminal para permitir a entrada de ônibus articulados. Vias tiveram que ser alargadas para que os ônibus possam fazer curvas.

A SP Obras, que é da prefeitura, disse que a reforma é um pedido da SPTrans para atender adequações nas ilhas de embarque e desembarque e que os ônibus articulados não estavam previstos inicialmente. Diz ainda que não houve erro na execução do projeto.

Mesmo após a alteração desse detalhe, o terminal poderá começar a operar com serviços ainda não totalmente prontos. Quem anda pelas avenidas Chucri Zaidan e Roque Petroni Junior nesta sexta-feira (15), um dia antes da inauguração, encontra pinos ao longo das calçadas. Eles vão receber semáforos voltadas ao funcionamento dos ônibus.

Segundo o departamento de sinalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), esse serviço deverá acontecer até o final da madrugada. Outra mudança será em relação aos pontos de ônibus. Alguns deles estão abandonados e terão que ser retirados.

Veja as linhas que vão trafegar no terminal e outras que passam na região e sofrerão alterações:

Linhas com ponto no interior da Estação:
517J/10 Jd. Selma – E.T. Água Espraiada
607G/10 Metrô Conceição – E.T. Água Espraiada
607M/10 Term. Grajaú – E.T. Água Espraiada
7600/10 E.T. Água Espraiada – Estação Armênia
Linhas com ponto de passagem na Estação:
N633/11 Metrô Jabaquara – Morumbi Shopping (NOTURNO)
648P/10 Term. Capelinha – Term. Pinheiros
5154/10 Term. Santo Amaro – Term. Princesa Isabel
675N/10 Term. Santo Amaro – Metrô Ana Rosa
709P/10 Est. Santo Amaro/Av. Guido Caloi – Term. Pinheiros
677A/10 Term. Jardim Ângela – Metrô Ana Rosa
7710/10 Term. Guarapiranga – Metrô Ana Rosa
Linhas que atenderão o trecho da Rua Funchal do Corredor Berrini:

Também neste sábado as 10 linhas de ônibus que circulam pelo trecho do corredor da Rua Funchal, entre a Av. dos Bandeirantes e a Rua Gomes de Carvalho, passam a atender os novos pontos à esquerda. As linhas são as seguintes:
607C/10 Jardim Miriam – Itaim Bibi
607G/10 Metrô Conceição – E.T. Água Espraiada
648P/10 Term. Capelinha – Term. Pinheiros
675N/10 Term. Santo Amaro – Metrô Ana Rosa
677A/ Term. Jardim Ângela – Metrô Ana Rosa
709M/10 Term. Santo Amaro – Term. Pinheiros
709P/10 Est. Santo Amaro/Av. Guido Caloi – Term. Pinheiros
7245/10 Term. Santo Amaro – Hosp. Das Clínicas
7600/10 E.T. Água Espraiada – Estação Armênia
7710/10 Term. Guarapiranga – Metrô Ana Rosa

Novos itinerários
Para que as linhas pudessem acessar a nova Estação de Transferência, foi necessário realizar ajustes em alguns dos itinerários, detalhados abaixo:
517J/10 Jd Selma – E T Água Espraiada
Ponto Inicial: Sem alteração.
Ponto Final: Estação de Transferência Água Espraiada
Ida: Normal até a Rua Baltazar Fernandes, Av. Jurubatuba, Av. Morumbi, Lateral da Ponte do Morumbi, Avenida das Nações Unidas, Av. Jornalista Roberto Marinho, Acesso, Estação de Transferência Água Espraiada.
Volta: Estação de Transferência Água Espraiada, Acesso, Av. Jornalista Roberto Marinho, Av. Jurubatuba, R. Francisco Dias Velho, Av. Jurubatuba, prosseguindo normal.

607G/10
Metrô Conceição – E T Água Espraiada
Ponto Inicial: Sem alteração.
Ponto: Estação de Transferência Água Espraiada
Ida: Av. Leonardo da Vinci, R. Conduru, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Viad. Jabaquara, Av. Jabaquara, Av. Itacira, Al. dos Guaiós, Av. Indianópolis, Viad. República Árabe Síria, Av. Indianópolis, Al. dos Guaramomis, Av. Moema, Al. dos Maracatins, Av. Irai, Al. dos Jurupis, Av. Aratas, Ac. Acesso, Av. Rouxinol, Al. dos Arapanes, Av. Cotovia, R. Prof. Vahia De Abreu, R. Ribeirão Claro, R. Gomes de Carvalho, R. Funchal, Ac. Acesso A, Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, Pça. José Anthero Guedes, Av. Dr. Chucri Zaidan, Av. João Doria, Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Av. Jorn. Roberto Marinho (Av. Água Espraiada), Pça. José Anthero Guedes, Acesso, Estação de Transferência Água Espraiada.
Volta: Estação de Transferência Água Espraiada, Acesso, Av. Jorn. Roberto Marinho (Av. Água Espraiada), Av. Eng. Luiz Carlos Berrini, R. Ulisséia, R. Funchal, Av. Dr. Cardoso de Melo, Av. Sto. Amaro, Ac. Acesso A, Ac. Retorno (Av. Sto. Amaro), Av. Gil de Campos Sales, Av. Sto. Amaro, Av. dos Eucaliptos (Av. João Castaldi), Al. dos Arapanes, R. Jacira, Ac Acesso, Av. Carinas, Al. dos Pamaris, Av. dos Imares, Al. dos Nhambiquaras, Av. Indianópolis, Viad. República Árabe Síria, Av. Indianópolis, Av. Jabaquara, Viad. Jabaquara, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Ac. Acesso, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, R. Conduru, Av. Leonardo da Vinci, Pça. Vítor Godinho, R. Domiciano Leite Ribeiro, Av. Leonardo Da Vinci. Ver mapa.

607M/10 Grajaú – E T Água Espraiada
Ponto inicial: Sem alteração
Ponto final: Estação de Transferência Água Espraiada
Ida: Normal até a Avenida Dr. Chucri Zaidan, Acesso e Estação de Transferência Água Espraiada.
Volta: Estação de Transferência Água Espraiada, Av. Jorn. Roberto Marinho e Av. Dr. Chucri Zaidan, prosseguindo normal. Ver mapa.

N633/11 Metrô Jabaquara – Shopping Morumbi
Sentido único: Normal até a Avenida Jornalista Roberto Marinho, Estação de Transferência Água Espraiada e Av. Dr. Chucri Zaidan, prosseguindo normal até a Rua Prof. José Leite Oiticica, Av. Dr. Chucri Zaidan, Acesso, Estação de Transferência Água Espraiada, Acesso e Av. Jornalista Roberto Marinho, prosseguindo normal.

7600/10 E T Água Espraiada – Estação Armênia
Ponto Inicial: Estação de Transferência Água Espraiada
Ponto Final: Sem alteração.       
Ida: Estação de Transferência Água Espraiada, Av. Jorn. Roberto Marinho, Av. Engº Luiz Carlos Berrini, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Av. Engº Luiz Carlos Berrini, Av. Jornalista Roberto Marinho, retorno sob a Ponte Octávio Frias de Oliveira, Av. Jornalista Roberto Marinho, Acesso, Estação de Transferência Água Espraiada.

Informações: G1 São Paulo
READ MORE - Terminal de ônibus da Berrini começa a funcionar

Prefeitura inaugura Transolímpica, primeira via expressa da cidade com BRT

domingo, 10 de julho de 2016

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado, um dos principais legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a mobilidade dos cariocas: a Transolímpica. A via expressa incorpora o sistema BRT e interliga os bairros Recreio dos Bandeirantes e Deodoro.

O BRT da Transolímpica é o terceiro corredor exclusivo para ônibus rápidos do Rio e o segundo a atravessar a cidade transversalmente, somando-se aos serviços BRT Transoeste e Transcarioca – em funcionamento desde 2012 e 2014, respectivamente. Juntos, os três corredores serão responsáveis pelo transporte de mais de meio milhão de pessoas por dia.

“Nosso sonho sempre foi tornar esta cidade mais integrada e mais justa. Com o BRT Transolímpica, uma importante parcela da população vai se deslocar com mais rapidez e conforto ganhando qualidade de vida no trajeto de casa para o trabalho. Essa foi uma das principais obras do legado olímpico”, comemorou o prefeito.

Na cerimônia, estiveram presentes o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, além do secretário executivo de governo do Rio, Rafael Picciani, e deputados federais como Carlos Lupi e Laura Carneiro.

O prefeito disse ainda que acredita que se o BRT não estiver aberto ao público no dia 22, seguinte as olimpíadas, fica aberto na mesma semana. “Tem algumas coisas provisórias que temos que ajeitar, mas acreditamos que na mesma semana conseguimos inaugurar”, disse.

BRT Transolímpica

O BRT Transolímpica funcionou de graça de 12 as 15h de ontem (9) e 10 às 15h de hoje. O serviço, depois disso, será aberto no dia 18 de julho para os que vão trabalhar nos Jogos. O BRT funcionará para o público em geral após os Jogos.

De acordo com a prefeitura, 12 ônibus do BRT estarão à disposição neste fim de semana para que a população conheça a via. Nesta operação especial de inauguração da Transolímpica, os passageiros só poderão embarcar e desembarcar no Terminal Paralímpico, no Recreio, na estação Marechal Fontenelle, e na estação São José de Magalhães Bastos, que tem integração com a Supervia. Não será permitido o desembarque de passageiros nas demais estações da via.

Até o começo dos Jogos Olímpicos do Rio, em 5 de agosto, a Transolímpica ficará fechada pra treinamento dos motoristas do BRT. Durante a Olimpíada, somente poderá embarcar no BRT do novo corredor quem possuir o cartão Riocard Olímpico. A via, por sua vez, será de uso exclusivo da família olímpica – contingente de atletas, profissionais e turistas relacionados aos jogos. A Transolímpica só será aberta à população em geral no dia 22 de agosto.

Informações: Manchete Online
READ MORE - Prefeitura inaugura Transolímpica, primeira via expressa da cidade com BRT

Paulistano paga R$ 40 para visitar atrações de SP

Edifícios famosos, monumentos, parques, bairros com (ótima) culinária estrangeira e estádio de futebol são atrações da capital paulista conhecidas em todo o País. Com um pouco de paciência, quem mora na cidade poderia se programar e conhecer qualquer um desses locais. Mas parte dos paulistanos tem preferido pagar R$ 40 para passear de ônibus com conforto pelos pontos turísticos do Município, com guia eletrônico. Eles são o maior público do primeiro coletivo que opera no sistema hop on/hop off em São Paulo.

“Eu fiquei sabendo dele (o ônibus) pela internet. Como meus dois filhos estão de férias, decidimos que faríamos pelo menos dois passeios por semana até eles voltarem às aulas”, contou, na quarta-feira, o analista Israel Gomes da Silva, de 44 anos, que passeou no coletivo com Mateus, de 8 anos, e Rafael, de 4. “Minha expectativa aqui é conhecer lugares novos para voltar depois”, afirmou. 

Ônibus com sistema hop on/hop off funcionam nas principais capitais do mundo. Aqui, o serviço começou em março. É um ônibus de dois andares, administrado pela Prefeitura, que faz um roteiro circular (veja o itinerário no quadro ao lado). São nove pontos de parada.

O passageiro compra a passagem dentro do coletivo e pode descer em qualquer um dos pontos, embarcando gratuitamente no próximo ônibus ou no dia seguinte. A entrada no ônibus fica liberada por 24 horas. O ingresso também dá direito à entrada gratuita, pelo prazo de vigência da passagem, em sete dos principais museus da cidade, como o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, o de Arte Sacra e a Estação Pinacoteca, ambos na Luz, e nos museus localizados no Ibirapuera.

O Estado acompanhou o programa por dois dias na última semana. Nas duas vezes, moradores de São Paulo – nascidos aqui ou em outras cidades – eram a maioria. Gente de férias que quis fazer um passeio diferente. “Mas vem bastante turista também. Hoje de manhã, havia dois grupo de americanos”, garantiu o cobrador. 

Passeio. A estudante Daniela do Amaral, de 21 anos, e sua prima Marcela Couto, de 17, haviam feito o passeio na tarde de quinta-feira e, como o bilhete dá acesso ao ônibus por 24 horas, terminaram a viagem na sexta. “A gente foi até o Ibirapuera e ficou por lá à tarde. Voltamos para casa de ônibus normal”, explicou Daniela. Na sexta, pegaram o ônibus na Liberdade e seguiram no coletivo turístico até a Praça da República. 

“Esses lugares, centro velho, Mercadão Municipal, são coisas que acabam fora da nossa rotina. Mesmo o Parque do Ibirapuera. E são todos lugares muito legais”, contou Daniela, moradora de Santana, na zona norte da capital. 

O Circular Turístico desliza entre a fiação aérea exposta, também característica da capital, e a copa das árvores, que por vezes invadem o ônibus de dois andares. Dentro, uma caixa de som fornece informações sobre os pontos de interesse, que vão de locais como a Chácara Lane, uma lembrança da São Paulo rural de dois séculos atrás no meio da Rua da Consolação, ao grafite de Rui Amaral no túnel de acesso à Avenida Paulista, pintado em 1991 e conservado desde então.

No som, a descrição da cidade se adapta a cada público-alvo. Assim, o Conjunto Nacional é apresentado como local do primeiro shopping da América Latina, em português, mas como abrigo da maior livraria do continente, nos demais idiomas.

“Eu acho que esse é um dos pontos ruins do passeio. Se você mora aqui, como é meu caso, você sabe do que estão falando. Sabe o que é o Masp, qual é o prédio. Mas, para quem é de fora, achei essas informações muito desencontradas”, afirmou a secretária Maria Helena, de 55 anos, que também aproveitou as férias das sobrinhas – duas gêmeas de 8 anos, também paulistanas – para passear pelo centro da cidade. 

Saídas. O hop on/hop off de São Paulo tem apenas três saídas diárias, da Praça da República, no centro – só para comparar, em Buenos Aires, por exemplo, as saídas do ônibus turístico são a cada 20 minutos, e a viagem custa cerca de R$ 80. Há Wi-Fi a bordo, mas para usá-lo é preciso preencher um longo cadastro, que exige CPF (que os estrangeiros não têm). Segundo a Prefeitura, em quatro meses de operação, o serviço transportou 5,6 mil pessoas, mas a administração não tem dados sobre o local de origem dos turistas. 

Serviço

Preço: R$ 40; Venda dentro do ônibus

Horários: De segunda a sexta-feira às 9h, 11h20 e 14h10; aos sábados às 8h, 10h30 e 13h30. Domingos e feriados às 10h, 11h40, 13h20, 15h30 e 17h10

Informações: http://www.cidadedesaopaulo.com/circularturismo
READ MORE - Paulistano paga R$ 40 para visitar atrações de SP

Câmara aprova projeto para implantar suportes para bikes nos ônibus de Porto Alegre

Com o objetivo de promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os meios de transporte, foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (7) o projeto de lei que determina a instalação de bike racks nos ônibus da cidade. O suporte seria instalado na parte dianteira dos coletivos, semelhante aos usados em carros, e permitiria transportar até três bicicletas por vez.

A proposta aprovada por unanimidade é de autoria da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e do ex-vereador Pedro Ruas (PSOL). Também foi aprovada a emenda 1, que inclui “regulamentação, respeitando normas de segurança e mobilidade urbana”.“Faz-se necessária a compreensão do sistema de transporte público como um conjunto de modalidades, seja de transporte de massa, como ônibus e metrô, seja individual, como motocicletas, automóveis e a bicicleta”, afirma Fernanda.

Conforme o projeto, a SPTrans, empresa de transporte coletivo local de São Paulo, que já tem experiência na instalação de bike racks, estima que toda operação envolvendo a fixação da bicicleta e o embarque do ciclista dure cerca de um minuto. O mecanismo para destravar o suporte para a colocação e a retirada da carga é acionado pelo motorista do ônibus.

De acordo a vereadora, é preciso que o poder público tenha iniciativa e se adiante à demanda crescente que a popularização da bicicleta proporciona. Ela diz que cidades como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos, também contam com o sistema de transporte de bicicletas. “Além disso, do ponto de vista de um trânsito mais saudável e sustentável, é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes, e a colocação dos bike racks nos ônibus favoreceria esse propósito. Seria de suma importância que Porto Alegre fizesse parte desse movimento mundial em defesa do meio ambiente”, ressaltou.

Informações: Portal Sul21
READ MORE - Câmara aprova projeto para implantar suportes para bikes nos ônibus de Porto Alegre

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960