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SPTrans faz parceria com a Autopass para recarga compartilhada do Bilhete Único e BOM em máquinas no Metrô

quarta-feira, 16 de março de 2016

Iniciativa da SPTrans permite que o Bilhete Único e o BOM  possam ser carregados em uma mesma máquina. Serão beneficiados usuários de transporte coletivo em toda Região Metropolitana de São Paulo, incluindo os dos ônibus municipais de São Paulo,  dos ônibus intermunicipais, do Metrô e da CPTM.

A SPTrans finalizou o processo de credenciamento da Autopass, empresa de soluções e serviços em bilhetagem eletrônica, voltada para a mobilidade urbana como revendedora de créditos do Bilhete Único. A assinatura do contrato ocorreu nesta quarta-feira, dia 16 de março.

Com essa iniciativa, as máquinas de recarga atualmente dedicadas exclusivamente à venda de créditos do BOM passarão a carregar também os cartões do Bilhete Único. Esse compartilhamento agilizará o processo de venda de créditos.

A implantação dos novos equipamentos deverá ocorrer de forma gradativa e será concentrada inicialmente nas estações de Metrô, sendo uma contribuição efetiva para a solução dos problemas de fila no atendimento dos usuários do Bilhete Único.

O cronograma de implantação dos novos equipamentos será divulgado na próxima semana.

O acordo firmado entre SPTrans e Autopass integra esforços de todos os envolvidos na operação dos serviços de transporte na Região Metropolitana de São Paulo, no sentido de facilitar o acesso ao crédito eletrônico de transporte, colaborando com a redução do volume de dinheiro em circulação nos veículos e estações, em favor do menor tempo de viagem e maior segurança dos usuários.

Os usuários do Bilhete Único têm à sua disposição, além das máquinas de autoatendimento, outros 9 mil postos de recarga como terminais de ônibus, postos da SPTrans e pontos comerciais. As compras ainda podem ser feitas na Loja Virtual da SPTrans (em sptrans.com.br) e o aplicativo Zuum para telefones celulares.

Assessoria de Imprensa - SPTrans
Informações: Blog Meu Transporte
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Grande Recife: Linhas de ônibus são reforçadas, confira:

terça-feira, 15 de março de 2016

A partir da próxima quarta-feira (16), quatro linhas de ônibus que circulam pelo Centro do Recife e pela Zona Norte da Região Metropolitana receberão ajustes na operação com aumento de frota e viagens. 

Os usuários das linhas 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) ganharão um veículo a mais em cada linha, além de nove viagens a mais na 107, seis a mais na 116 e mais nove viagens na 202. Com esses acréscimos os usuários terão a redução do tempo de espera das linhas, principalmente nos horários de pico da manhã e da tarde. 

Outro ajuste acontecerá na linha 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). As viagens expressas realizadas por esta linha passarão a ser semi-expressas, ou seja, os veículos irão realizar embarque e desembarque nos TIs Barro e Macaxeira e nas paradas da Cidade Universitária e Ceasa, localizadas na BR-101.

Confira abaixo os pontos que a linha passará a atender:

CDU
Sentido Barro/Macaxeira – Parada nº190169 na pracinha do Terminal de Engenho do Meio.
Sentido Macaxeira/Barro – Parada nº190032 em frente ao Quartel do Exército, logo após o cruzamento da BR-101 com a Av. Prof. Luiz Freire.

CEASA
Sentido Barro/Macaxeira - Parada nº190167 do lado oposto a Ceasa, próxima a passarela de pedestre.
Sentido Macaxeira/Barro – Parada nº190033 localizada em frente a Ceasa. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Informações: GRCT
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Prefeitura de Fortaleza inaugura reforma do Terminal do Siqueira

O prefeito Roberto Cláudio inaugura nesta quarta-feira (16/03), às 16h, a reforma do Terminal do Siqueira. Cerca de 170 mil usuários de ônibus que utilizam as 48 linhas diariamente pelo terminal já podem perceber as melhorias em todo o terminal. Além das benfeitorias de infraestrutura, os usuários contarão com rede gratuita de internet wi-fi e um bicicletário público com o objetivo de integrar os modais de transporte não-poluentes e o transporte coletivo.

Entre as reformas realizadas estão a recuperação dos pisos das plataformas; pavimentação dos paralelepípedos viários, por onde os ônibus trafegam; reforço da sinalização nas faixas de pedestre, faixas de limite das plataformas e outras; reforma estrutural dos banheiros, com instalação de novos pisos e revestimentos cerâmicos e substituição dos sanitários, pias e torneiras.

Além disso, o jardim central ganhou projeto paisagístico e novos bancos. Foram pintados todos os pilares do terminal, a cobertura metálica e a fachada. Foram demolidos e instalados novos gradis, alambrados e catracas na entrada do terminal.

Atualmente, estão em operação no Terminal do Siqueira 48 linhas distribuídas nas plataformas. O terminal conta com 22 boxes com diversos serviços oferecidos, como recarga e solicitação do Bilhete Único, lanchonetes, lojas de variedades, farmácia popular, serviços telefônicos, bancos e posto de cadastro.

Mais informações:
Frota: 330
Passageiros: média de 170 mil/dia
Linhas que operam no Terminal:
027-Siqueira/Papicu/Aeroporto
030-Siqueira/Papicu/13 de Maio
046-Corujão/Cj Ceará      
047-Corujão/José Bastos/Centro
050-Siqueira/Papicu/Washington Soares
051-Grande Circular I      
052-Grande Circular II    
055-Corujão/Grande Circular I
056-Corujão/Grande Circular II
062-Corujão/Cj Esperança  
063-Corujão/Bom Jardim    
073-Siqueira/Praia de Iracema
078 - Siqueira/Mucuripe
084-Siqueira/Messejana/Perimetral
087-Expresso/Siqueira/Papicu
097-Antônio Bezerra/Siqueira
099-Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart
300-Siqueira/Centro/Expresso
325-Aracapé/Siqueira      
329-Parque Santa Rosa/Siqueira
330-Cj Esperança/Siqueira  
332-Siqueira/Lagoa        
334-Monte Rey/Siqueira    
335-Bom Jardim I          
336-Parque Santa Cecília I
337-Jardim Jatobá/Siqueira I
338-Canindezinho          
342-Parque São Vicente    
345-Cj Ceará/Siqueira      
346-Jardim Fluminense      
354-Cj Novo Lar/Siqueira  
355-Siqueira/José Bastos  
360-Siqueira/João Pessoa  
361-Siqueira/Osório de Paiva/Parangaba
362-Siqueira/Vila Manoel Sátiro
366-Bom Jardim II          
376-Parque Santa Cecília II
378-Canindezinho/Urucutuba
381-Parque Santa Maria/Siqueira
382-Parque Jerusalém      
383-Parque São João/Siqueira
384-Parque Santana        
386-Planalto Granja Lisboa
388-Cj Tatumundé          
392-Nova Esperança/Siqueira
393-Miguel Arraes/Siqueira
397-Jardim Jatobá/Siqueira II
398-Corujão/José Bastos/Genibaú

Informações: Etufor
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Prefeitura de Porto Alegre terá de pagar à Via Leste R$ 0,50 a cada passagem paga

segunda-feira, 14 de março de 2016

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que a Prefeitura de Porto Alegre repasse à empresa Via Leste, uma das concessionárias do transporte coletivo da cidade, um subsídio de R$ 0,50 por cada passagem paga nos ônibus. O valor é um ressarcimento devido à decisão judicial que suspendeu o reajuste da tarifa na capital gaúcha, de R$ 3,25 para R$ 3,75.

A decisão é assinada pela juíza Cristina Luisa Marquesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública  de Porto Alegre. A medida, tomada na última sexta-feira (11), ocorreu após a Via Leste ingressar com uma ação alegando perdas financeiras de mais de R$ 333 mil entre os dias 25 de fevereiro e 6 de março devido à liminar que suspendeu o aumento nos preços das passagens.

"Como consequência tem-se o risco iminente do autor não ter condições de adimplir com suas obrigações com as instituições bancárias que financiaram a aquisição de nova frota e os reajustes pactuados com os empregados", observa a juíza no despacho.

Na decisão, a magistrada entendeu que o consórcio venceu a concorrência pública que estabelecia a tarifa de R$ 3,47, que somada o dissídio da categoria e outros itens de custo da planilha, se chegou a valor final de R$ 3,75. "E esse é o valor da proposta do convênio autor que adjudicou o objeto da licitação, e não R$ 3,25", observa a juíza no despacho.

Mesmo com a discussão se a tarifa de R$ 3,75 foi ou não discutida pelo Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu), a magistrada observa que o órgão aprovou a metodologia do processo tarifário, em 3 de março. "O artigo 9º da Lei das Concessões dispõe: 'a tarifa do serviço público concedido será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta Lei, no edital e no contrato'."

A juíza considera que, para o consórcio participar da licitação, já foi previsto o preço mínimo "sendo temerário para a saúde financeira da empresa o déficit de R$ 0,50 (cinquenta centavos), por passageiro", entende a juíza.

Procurada, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) diz não ter sido notificada da decisão. Já a Procuradoria Geral do Município (PGM) informou que ainda não foi intimada e analisará medidas judiciais cabíveis.

Juíza acolheu ação de PSOL
A decisão pela suspensão do aumento das passagens é da juíza Karla Aveline Oliveira, da 5ª Vara da Fazenda Pública. Com isso, as tarifas retornam para R$ 3,25 para ônibus e R$ 4,85 para lotações. Devido ao aumento, as passagens passaram a custar R$ 3,75 para coletivos e R$ 5,60 para lotações. Estudantes pagariam R$ 1,87. Após o anúncio da nova tarifa, foram realizados protestos no Centro de Porto Alegre.

A ação cautelar foi movida pela bancada do PSOL da Câmara de Vereadores, que entendeu que houve reajuste acima da inflação, sem consulta ao Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu). O grupo pediu que a suspensão ocorresse até que o plano tarifário seja analisado no conselho. A prefeitura tentou reverter a decisão, mas teve o recurso negado.

Informações: G1 RS
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Metrô de SP manda trabalhadores remontarem trens canibalizados

domingo, 13 de março de 2016

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo denunciou hoje (11) que a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) está exigindo que os trabalhadores do setor de manutenção façam hora extra neste final de semana (12 e 13) para realizar uma “maquiagem” nos trens que estão sofrendo “canibalização” para garantir a manutenção de outras composições da companhia. “Os trens foram colocados em um local mais discreto e querem que os trabalhadores refaçam o salão do trem: recoloquem os painéis, reinstalem as sancas, as lâmpadas, portas e luminárias. Tudo para encobrir o desmonte”, afirmou o diretor-executivo do sindicato Alexandre Roldan.

Segundo Roldan, os trabalhadores – que estão oficialmente proibidos de fazer hora extra por determinação da direção do Metrô, para cortar gastos – teriam de trabalhar todo o fim de semana, pois em breve deve ocorrer uma visita de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) e também do Ministério Público do Estado (MPE). “Os metroviários solicitaram que fizéssemos uma assembleia no local e votaram por não aceitar a determinação da empresa”, disse o sindicalista.

A fiscalização do TCE está planejada, justamente devido à denúncia sobre o desmonte dos trens, mas não teve revelada a data em que vai ocorrer. A reportagem não obteve confirmação da visita do MPE.

Para o sindicalista, o Metrô tenta desqualificar a denúncia publicada pela RBA, na última terça-feira (8), de que a empresa está utilizando peças de cinco trens parados no pátio de manutenção de Itaquera, zona leste da capital, para realizar consertos em outras composições que necessitam de revisão, segundo o Sindicato dos Metroviários. Os trens “canibalizados” são as composições H59, K09, K17, K21 e L43.

Os principais itens retirados dos trens são vidros de janelas, portas, fechaduras, lâmpadas, faróis, motores de tração, bancos de passageiros e de operadores, redutores, contrassapatas e até extintores de incêndio. “São 11 trens parados no total, sendo cinco em Itaquera e seis no Jabaquara. E esses acabam sendo 'canibalizados', pois como não há determinadas peças, aproveitam e tiram as peças deles para garantir a operação de outros trens”, relatou o secretário-geral do sindicato, Alex Fernandes.

Na tarde de hoje, os diretores do Metrô paulista admitiram que retiraram peças de cinco trens para garantir a manutenção de outras composições, mas alegaram que é um procedimento planejado, feito apenas em trens novos. “A foto (na reportagem) mostra um trem novo que espera para entrar em teste. Ele forneceu peça para outro trem que estava rodando e teve problema, mas ainda está na garantia. Assim, não tiramos o trem da operação”, disse o diretor de Operações da companhia, Mário Fioratti Filho,

Segundo Fioratti, trata-se de uma “opção”, uma “estratégia de manutenção” que é feita em metrôs “no mundo todo”. “Se temos falha de uma peça em um trem, que está na garantia, mando a peça para o fabricante e retiro uma outra de um trem que esteja esperando a vez para realização de testes. Assim não retiro o trem de circulação. Temos uma fila de trens e utilizamos sempre o último da fila”, afirmou. Também participaram da reunião o presidente do Metrô, Paulo Menezes Figueiredo, e o diretor de Engenharia e Construções, Paulo Sérgio Amalfi Meca.

A afirmação foi questionada por Roldan. “Um trem em fase de testes não fica naquela situação que as fotos demonstraram. Os trens estão sendo depenados porque não temos peças para realizar manutenção adequadamente”, afirmou.

Informações: Rede Brasil Atual
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Mudanças no transporte coletivo de Florianópolios ocorrem nesta segunda-feira

Com o objetivo de atender aos estudantes e funcionários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), algumas linhas retornarão como exemplo a 946 – Jardim Atlântico / UFSC. Outras duas linhas serão reformuladas para atender a região do sul da ilha com novas denominações e percursos. Confira:

473 - Morro das Pedras via Eucaliptos
Dias úteis
Saída TIRIO
07h15 - 09h15 - 12h40 - 14h40 - 16h45 - 18h10
Saída bairro
07h31(P) - 09h33(P)- 13h(P) -15h16(P) -17h01(P)-18h26(P)

(P)= Horário previsto

Sábado
Saída TIRIO
06h18 - 07h15 - 08h15 - 09h15 - 11h15 - 12h15 - 13h15 - 14h15 -17h05 - 18h05 - 19h05 - 21h45
Saída bairro
06h29(P) - 07h26(P) - 08h26(P) - 09h28(P)- 11h27(P) -12h27(P) -13h28(P) -14h28(P) - 17h18(P) - 18h18(P) - 19h18(P) - 21h59(P)

(P) = Horário previsto

Domingo
Saída TIRIO
06h30- 07h40 - 11h10 - 12h20 - 13h30 - 17h20 - 18h10 - 21h50 

Saída bairro
06h40(P)- 07h49(P) - 11h21(P) - 12h30(P) - 13h42(P) - 17h34(P) - 18h22(P) - 22h01(P)


(P) = Horário previsto

Itinerário 
Saída TIRIO/TIRIO
TIRIO, Rodovia SC 405, Avenida Pequeno Príncipe, Rua das Corticeiras, Rua Auroreal, Rua dos Eucaliptos, Rua Francisco Vieira, Rua Manoel Pedro Vieira, Rodovia “Seu Chico ”Francisco Thomaz dos Santos - SC 406, Rua Francisco Vieira, Rua do Gramal, Avenida Pequeno Príncipe, Rodovia SC 405, TIRIO.

474 - Morro das Pedras Via Gramal

Dias úteis
Saída TIRIO
08h25 - 10h - 11h50 - 14h25 - 16h20 - 22h30  

Saída bairro
08h40 (P) - 10h15 (P) - 12h10 (P) - 14h42 (P) - 16h36 (P) - 22h46(P)

(P) = Horário previsto

Itinerário
Saída TIRIO/TIRIO
TIRIO, Rodovia SC 405, Avenida Pequeno Príncipe, Rua do Gramal, Rua Tereza Lopes, Rua Francisco Vieira, Rua Manoel Pedro Vieira, Rodovia “Seu Chico” Francisco Thomaz dos Santos - SC 406, Rua Francisco Vieira, Rua dos Eucaliptos, Rua Auroreal, Rua das Corticeiras, Avenida Pequeno Príncipe, Rodovia SC 405, TIRIO.

Três linhas são reativadas e duas terão acréscimo de horários para atender região da UFSC 
Conforme retorno previsto das aulas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as linhas 946 – Jardim Atlântico / UFSC, 948 –Capoeiras / UFSC e 949 – Abraão / UFSC serão reativadas. Já as linhas 154 - UFSC - Semidireto saída sul e 185 - UFSC /Semidireto retornarão com o quadro de inverno para atender a demanda.

Informações: Prefeitura de Florianópolis
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