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Construção do terminal do trem Maglev será iniciada em Tóquio

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A Central Japan Railway dará início a construção, na próxima semana, de um terminal em Tóquio para o trem de alta velocidade Maglev.

O trem de levitação magnética chega a alcançar 500 quilômetros por hora. A empresa planeja ter os primeiros trens em funcionamento até 2027.

O Maglev ligará Tóquio a cidade de Nagoya na região central do Japão, cerca de 300 quilômetros de distância, em apenas 40 minutos.

A empresa ferroviária informou que o terminal será construído a 40 metros abaixo da estação do trem-bala Shinkansen em Shinagawa.

Fonte: News On Japan

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Ônibus 100% a bateria serão a novidade na 11ª edição do Passeio Turístico no aniversário de São Paulo

Dois ônibus a bateria serão a atração do 11 ª Edição do Passeio Turístico, até então destinado somente aos trólebus. O trajeto incluirá os principais cartões postais da capital, na região central, no feriado do dia 25 de janeiro. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Transportes, por intermédio da São Paulo Transportes (SPTrans) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e São Paulo Turismo (SPTuris).

O passeio será gratuito, dura 40 minutos e revela um outro olhar para a arquitetura e desenho da cidade com seus edifícios, monumentos históricos e patrimônios culturais. A primeira saída está marcada para 9h.

Um dos modelos a bateria tem 12 metros de comprimento e o outro possui 15 metros. Ambos já estão em testes na ruas de São Paulo. Por sua característica, além de não serem poluentes, não completamente silenciosos e confortáveis. Há, ainda, mais 12 coletivos, trólebus, que farão o percurso.

A programação é de que saia um ônibus a cada quatro minutos com todos os passageiros sentados.

Assim como nos dois últimos anos, o tom de nostalgia ficará garantido com a participação do grupo Trovadores Urbanos, que se apresentará antes do ponto de partida, e chegada, no Páteo do Colégio.

REALIZAÇÃO
O Passeio Turístico de Trólebus é promovido pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT), São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Turismo (SPTuris), com apoio da Ambiental Transportes Urbanos, Viação Gato Preto, SPUrbanuss, Páteo do Colégio, Polícia Militar, Subprefeitura da Sé, e secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, de Cultura e de Governo Municipal.
  
Ficha técnica

Dia: 25 de janeiro
Horário: das 09h às 15h
Local de saída e chegada dos ônibus: Páteo do Colégio
Duração do passeio: 40 minutos

Informações: SPTrans

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CBTU João Pessoa registra crescimento de 18,6%

A CBTU João Pessoa fechou o ano de 2015 com um crescimento da ordem de 18,6% em relação ao ano de 2014. No ano passado, a Companhia transportou 1,950 milhão contra os 1,650 milhão registrados em 2014. De acordo com dados operacionais, a CBTU recebeu mais 306,4 mil novos usuários nos últimos doze meses e a mais 131,2 mil computados em 2013. Em relação a 2013, a CBTU registrou um crescimento da ordem de 7,2%. E para 2016 a Companhia espera aumentar em 10% o número de passageiros transportados.

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o aumento na tarifa dos ônibus urbanos e intermunicipais aparecem como os principais fatores desse crescimento. “O conforto, a rapidez e a economia que o transporte ferroviário proporciona aos usuários tem sido um grande atrativo na escolha desses passageiros. Também não podemos esquecer que no ano passado tivemos uma maior regularidade e pontualidade nas viagens”, afirma o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto.

Informações: PB Agora

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No Recife, Pista leste da Via Mangue é liberada

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O sistema de circulação da Zona Sul do Recife inicia hoje uma nova etapa com a implantação dos dois sentidos da Via Mangue. Depois da Pista Oeste, entregue em junho de 2014, finalmente entra em operação a Pista Leste, que faz o sentido contrário. A ampliação da capacidade de tráfego ligando as zonas Norte e Sul da capital pernambucana irá possibilitar uma redução no tempo de deslocamento em pelo menos 40% do que é gasto hoje para percorrer as avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, segundo estimativas da equipe técnica da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

A Pista Leste só será aberta para o tráfego após a solenidade de inauguração, prevista para começar às 11h. Mas, antes disso, entrará em operação a partir das 8h o binário do Pina formado pelas ruas professor Augusto Reinaldo, no sentido subúrbio, e a Nogueira de Souza no sentido cidade. O túnel Josué de Castro também está funcionando em sentido único desde às 8h. “Nós vamos antecipar o binário e o túnel porque independem da abertura da Pista Leste e os motoristas que quiserem acessar o RioMar já vão poder entrar pela Augusto Reinaldo”, explicou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.

Com a Via Mangue nos dois sentidos, a expectativa é de redução no tráfego da Avenida Boa Viagem em até 30% e de 15% na Avenida Conselheiro Aguiar, mas além disso o tráfego promete também melhorar no interior do bairro. “No entorno dos colégios Boa Viagem e Santa Maria, onde há um fluxo grande de motoristas que acessam a Conselheiro Aguiar, no sentido Centro, agora irão poder ir pela Pista Leste”, revelou Taciana Ferreira.

Pelas simulações feitas pelos técnicos da CTTU, a Avenida Boa Viagem que recebe hoje um fluxo de 37 mil veículos, boa parte migrará para a Pista Leste. As opções de acesso são pela Rua Antônio Falcão (com acesso direto) e também pela Barão de Souza Leão, acessando a pista do canal e seguindo em frente até o elevado da Dom João VI.  “Essas são as vias mais próximas, mas a tendência é que os motoristas aos poucos descubram a melhor forma de chegar até a Pista Leste”, revelou o diretor de operações da CTTU, Agostinho Maia.

Há, pelo menos, nove possibilidades de acesso à Pista Leste, sendo seis opções de entrada e quatro de saída. Com 4,3 quilômetros de extensão, a uma velocidade de 60km.  “Hoje para percorrer a Conselheiro ou a a Avenida Boa Viagem, o tempo gasto é de cerca de 25 a 30 minutos. Pela Pista Leste, esse percurso poderá ser feito em menos de 10 minutos”, revelou Taciana Ferreira. Segundo ela, o tempo estimado de redução é de cerca de 40%, uma vez que as duas vias também terão aumento de velocidade após a redução do número de veículos circulando. “Elas também vão ter um ganho de velocidade, mas não se compara com a Pista Leste porque há muita interrupção com os semáforos”, explicou.


Por Tânia Passos
Informações: Diário de Pernambuco


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Ônibus de São Paulo circulam sem contrato

Quase metade da frota de ônibus da capital paulista opera, desde o dia 9, sem nenhum tipo de contrato vigente entre as empresas de ônibus e a prefeitura. Os acordos de prestação de serviço venceram e não foram renovados. Desde sexta-feira passada, a São Paulo Transporte (SPTrans) afirmava que havia renovado os contratos e iria publicá-los na internet. Na quarta-feira (20), a empresa admitiu que vinha passando informações incorretas.

O próprio prefeito Fernando Haddad (PT) foi induzido a erro por parte da equipe da SPTrans. Informado que os contratos estavam vigentes, ordenou que fossem repassados para a reportagem, que cobrava acesso ao teor dos papéis. Só na quarta-feira foi informado que os novos contratos ainda não existiam.

Os contratos vencidos se referem às antigas cooperativas de lotação. Respondem por cerca de 6 mil dos 14 mil coletivos da cidade. Da data em que venceram até ontem, a prefeitura repassou R$ 32 milhões aos empresários deste ramo - para evitar acusações de improbidade administrativa, a SPTrans se vale de um decreto municipal de 2003 que rege contratações públicas e prevê que, em casos em que há risco de interrupção de serviços públicos, pagamentos podem ser feitos.

Mesmo com a brecha, "essa possibilidade (de responsabilização legal por pagamentos irregulares) existe. Mas é preciso avaliar toda a situação", diz a doutora em Direito Público Irene Patrícia Nohara. Ela lembra que os contratos com as empresas de ônibus estão sendo renovados de forma emergencial porque a Prefeitura ainda não conseguiu fazer a licitação para a renovação do serviço - o processo está suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM).

A reportagem vinha cobrando o acesso aos novos contratos para checar se os valores repassados aos empresários subiram - a tarifa aumentou neste mês de R$ 3,50 para R$ 3,80. O material não estava no site de transparência da SPTrans.

Primeiramente, a empresa informou que os documentos haviam saído no Diário Oficial da Cidade, o que não ocorreu. Depois, disseram que não estavam publicados porque ainda estavam sendo "digitalizados".

Diante da insistência da reportagem, o prefeito ordenou que os contratos fossem exibidos. Na quarta-feira, a empresa municipal alegou que estavam em locais diferentes. Depois, admitiu que a negociação com as empresas não havia terminado. "Depende da forma como é feita a pergunta, de como ela é encaminhada, a resposta pode vir incorreta", alegou o presidente da SPTrans e secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Histórico
O impasse para a assinatura dos novos contratos está relacionado à licitação. Antes de ela ser planejada, a prefeitura contratou a consultoria Ernst&Young para avaliar os custos da frota municipal. Uma das recomendações foi que as antigas cooperativas se tornassem empresas regulares.

Com essa mudança, as empresas passaram a ter custos maiores, uma vez que passaram a recolher impostos sobre a folha de pagamento e a oferecer garantias aos empregados que antes não existiam. Agora, cobram que esses custos sejam cobertos pela Prefeitura, que tem negado os repasses. 

As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

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Subsídio ao transporte de Campinas chega a R$ 7 milhões

Campinas (SP) repassará R$ 7 milhões ao sistema de transporte coletivo, em janeiro, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial do município desta quarta-feira (20). O novo valor do subsídio é 40% superior ao valor mensal de R$ 5 milhões pago durante o segundo semestre do ano passado.
Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas

De acordo com texto do Executivo, R$ 6 milhões serão destinados às empresas do transporte coletivo que operam no município, enquanto R$ 1 milhão deve ser aplicado no custeio do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI), que manteve a mesma receita do ano anterior.

Justificativas
As despesas do transporte e a inflação acumulada em 2015, de quase 11%, foram os motivos para o aumento do repasse que visa equilíbrio do sistema, justificou a Prefeitura. O valor total do subsídio pago por Campinas, no ano passado, foi de R$ 45 milhões. De janeiro a junho, a verba mensal foi de R$ 2,5 milhões, mas subiu para R$ 5 milhões de julho a dezembro.

À época, a Emdec também justificou que o reajuste visava compensar reflexos provocados pela alta no índice de inflação, entre eles, alta de preços do óleo diesel e insumos para a prestação do serviço; a perda do poder aquisitivo da renda do trabalhador, em especial da população mais carente; além da necessidade de manutenção da integridade do sistema de transporte.

Mudanças e 'custos crescentes'
O decreto, publicado nesta quarta-feira, diz que o subsídio de R$ 7 milhões é válido somente para janeiro. Diferentemente do procedimento adotado em 2015, quando os valores foram definidos por semestre, a Secretaria Municipal de Transportes explicou que o repasse passará a ser calculado mês a mês. Com isso, o valor pode mudar em fevereiro.

R$ 3,80 e 'não é para ter mais problemas'
O valor da passagem de ônibus em Campinas foi reajustado em 8,57% e subiu de R$ 3,50 para R$ 3,80, em 3 de janeiro. O valor é o mesmo das tarifas de ônibus, metrô e trem que circulam na capital paulista - em vigor desde o dia 9, após aprovações da Prefeitura e estado.

Desde o ano passado, os passageiros enfrentam uma série de problemas no transporte público, sobretudo atrelados ao atraso no pagamento de motoristas, além de 'panes secas' dos coletivos.

Na primeira quinzena de janeiro os ônibus das linhas Verde e Azul Claro deixaram de circular, por ao menos dois dias, em virtude da falta de pagamento dos motoristas. Juntas, elas atendem cerca de 290 mil passageiros diariamente. Após o depósito dos vencimentos, o serviço foi retomado.

A Emdec, empresa responsável por fiscalizar o trânsito na cidade, registrou 151 infrações de falta de combustível em coletivos nas vias públicas entre janeiro e outubro de 2015. O total representa alta de 586% no comparativo com o período anterior, quando foram 22 ocorrências.

Sobre estes problemas, Barreiro defendeu que o aumento da tarifa e o reajuste no subsídio são suficientes para que nenhuma falha ocorra a partir de agora.
“O subsídio e a tarifa de R$ 3,80 são para manter o equilíbrio do sistema. Ou seja, não é para ter mais problemas”, ressaltou.

Nova licitação
A Prefeitura de Campinas planeja abrir, até março, uma nova licitação para o transporte público na cidade. Entre as melhorias previstas pelo Executivo estão a obrigatoriedade dos veículos serem adaptados para atender deficientes, rede Wi-Fi e metade da frota com ar-condicionado.

Dupla função
O Ministério Público do Trabalho espera receber, até a primeira quinzena de fevereiro, propostas das empresas do transporte público de Campinas (SP) que solucionem a dupla função exercida por motoristas de ônibus. Eles passaram a receber a tarifa em dinheiro após a saída de 1,2 mil cobradores e, segundo apurações do órgão, há precarização de trabalho e risco de acidentes.

A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc) informou, no dia 8 de janeiro, que as companhias de ônibus já foram notificadas, cumprirão o prazo apresentado, e avaliam novas tecnologias e reduzir a quantidade de passageiros que usam dinheiro nos ônibus.

Informações: G1 Campinas e Região


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