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No Rio, Linha 4 do metrô passará por testes em fevereiro

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

O linha 4 do metrô vai realizar sua primeira viagem de testes em fevereiro, afirmou o secretário estadual de transportes, Carlos Roberto Osório, nesta quinta-feira (3). A operação experimental será realizada entre as estações General Osório e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul.

A previsão da entrega total da obra, que liga o bairro até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, é 1º de julho de 2016.

O secretário e o governador Luiz Fernando Pezão visitaram as obras da linha 4 na altura da estação Antero de Quental, no Leblon, nesta quinta. Segundo Osorio, o tatuzão, equipamento utilizado para escavar o túnel do metrô, sairá da estação Antero de Quental, no Leblon, ainda em dezembro. Ele vai escavar 300 metros em areia até a Rua Visconde de Albuquerque, no Leblon, e 400, em rocha, até São Conrado. Neste ponto, o túnel de explosões subterrâneas feito desde a Barra vai se encontrar com o escavado pelo tatuzão.

"Nós estamos instalando trilhos, energia logo atrás do trabalho do tatuzão. A gente não está esperando o tatuzão acabar de escavar para fazer isso", explicou Osório.

Nos próximos dias, Pezão e Osório também farão vistoria na Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, por onde a linha 4 também vai passar.

Informações: G1 Rio
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CPI das obras da copa em Cuiabá: ''Melhor opção é vender vagões do VLT para implantar BRT, afirma diretor de empresa''

Em depoimento à CPI das Obras da Copa, os sócios-diretores da empresa Oficina Engenharia, que realizou estudos de mobilidade urbana para Cuiabá, afirmaram que a melhor opção seria vender os vagões do VLT e trabalhar pela implantação do BRT, pois ressaltaram que é preciso concluir 70% das obras do modal escolhido. 

Arlindo Fernandes e Antônio Luiz Mourão Santana prestaram depoimento, ontem. Arlindo discorreu sobre os estudos desenvolvidos pela empresa para a mobilidade urbana em Cuiabá, sendo o primeiro um plano de transporte de rede integrada solicitado pela Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU), com estudo de modelo de concessão do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. 

Em 2010, foi contratado pela Acrimat por cerca de R$ 800 mil para entregar o plano diretor de mobilidade urbana da região metropolitana de Cuiabá, com pesquisa de origem/destino, realizada pela COP em 2005. A empresa também participou da solução para o Bus Rapid Transit (BRT), com estudo de rede integrada de ônibus, contratado pela Agecopa, mas solicitado e intermediado pelo então diretor de Planejamento, Yênes Magalhães, pois na época em que elaborou o plano diretor em 1995, Yênes era secretário da SMTU. 

Último estudo foi encomendado pela Secopa, sendo um comparativo entre os dois modais, BRT e VLT, estudo com custo econômico de cada modal, definições de demandas, rede integrada e revisão da rede de ônibus. Com relação ao estudo que apresentou como solução de transporte o BRT, Arlindo destaca que o estudo considerou a opção que já havia sido feita pelo governo. 

“No primeiro estudo que realizamos em Cuiabá, indicamos um corredor exclusivo para ônibus, então existia essa intenção no plano de transporte de 1995”. Conforme Arlindo, não estava previsto no escopo do projeto contratado que a empresa deveria escolher as alternativas de modal, pois já havia definição através do Caderno de Encargos firmado junto à FIFA. 

“A Secopa pediu um estudo rápido de comparação entre BRT e VLT, o que não é um estudo de alternativas para escolha, se fosse seria outro modelo de estudo. Nesta ocasião, havia manifestações no sentido de se aplicar o VLT em Cuiabá, sendo que este estudo foi solicitado pelo Yênes. Então fizemos a comparação entre os dois modais, mas não havia projeto do VLT para Cuiabá, e sim a implantação possível do BRT. Neste estudo comparativo trouxemos o cálculo do que seria o investimento e custeio, que apontamos valor duas vezes maior que o do BRT”. 

Para Arlindo, a rede integrada é a mesma, só muda o modal escolhido, mas que não basta apenas a obra, sendo preciso haver a arquitetura do sistema que é necessário neste projeto específico para o sistema. “O que importa é ter a rede de integração. Sem ela, não tem solução estruturante para o transporte coletivo. O que nos foi solicitado pelo Yênes era uma comparação do que era óbvio sobre os valores, mas a decisão não cabia a nós, aparentemente óbvia, mas que carecia de mais informações. 

Entretanto, não houve pressão para apresentar justificativa para o VLT, pelo contrário. Mas o estudo propôs a rede integrada do VLT com base na do BRT”. Arlindo também revelou que o estudo partiu do pressuposto que usuário não pagaria a tarifa. “Os custos operacionais sem qualquer investimento seria de R$ 3,80, o que seria quanto o operador do sistema teria que receber. Mas existe esta diferença entre a tarifa de remuneração e a tarifa do usuário, onde seria necessário o subsídio público para que fosse a mesma em um sistema único, com preço único”. 

Na época em que o estudo foi realizado, era apontado o custo operacional do VLT em cerca de R$ 7 milhões/mês, valor este que deve estar acrescido em 20% atualmente, adiantou Arlindo. “Não adianta implantar algo tecnológico enquanto não existe esta rede integrada, com uma qualidade integral em todo o sistema, como as vias dos ônibus nos bairros”.

Informações: Redação Só Notícias
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Férias escolares alteram horários de linhas de ônibus em Curitiba

Algumas linhas de ônibus de Curitiba terão o seu horário alterado na próxima segunda-feira (7) por causa da aproximação do período de férias escolares. No total, 38 linhas terão mudanças nos dias úteis, quatro aos sábados e também durante a semana, três aos domingos e duas linhas na tabela de todos os dias.

De acordo com a Urbs, nas férias há uma redução média de 15% na demanda de usuários de ônibus e, consequentemente, os itinerários são reorganizados para evitar os desperdícios. Para efetivar uma redução de 15% da frota, a Urbs estabeleceu um calendário composto por três datas: 7 de janeiro (corresponde uma redução de 7%), 14 e 24 de dezembro.

Os ônibus com mudança na tabela serão monitorados em tempo real e dependendo do fluxo de passageiros, o itinerário pode voltar à situação anterior ao período de férias. Os novos horários de ônibus já estão disponíveis no site da Urbs. Veja quais serão as linhas alteradas nesta segunda-feira (7):

Linhas alteradas nos dias úteis

Centro Politécnico, Estudantes, Santa Barbara, Fanny, Jardim Paranaense, Maringá, Vila Rex, Maria Angélica, Gramados, Alto boqueirão, Uberaba, São Braz, Montana, Cajuru, Jd. Social/Batel, Nilo Peçanha, Sta Gema, Paineiras, Mal. Hermes/Sta.Efigênia, Jd. Itália, Jd. Social/Batel, Tarumã, Higienópolis, Inter 2 (Anti-horário e Horário), Terminal CIC, Jd. Esplanada, Tramontina, Vila Verde, V. Izabel, Rio Bonito, Parque Industrial, CIC/Cabral, Itupava/Hosp.Militar, R.Prado/C.Gomes, Universidades, V.Suiça, Sta Cruz, Universidade Positivo

Linhas alteradas aos sábados e dias úteis

Sta Rita/CIC, Rio Bonito/CIC, V. Sandra, Gabineto

Linhas alteradas aos domingos

Sta Rita/Pinheirinho, Parque Industrial, Centenário/Boqueirão

Linhas alteradas todos os dias

Hugo Lange, Bairro Alto/Sta. Felicidade

Confira o funcionamento das linhas de ônibus no período de Natal e Ano Novo:

24/12 – Horário de sábado, com reforço
25/12 – Horário de domingo
26/12 – Horário de domingo (com o funcionamento de linhas que não operam nesse dia)
27/12 – Horário de domingo
28, 29, 30 e 31/12 – Horário de sábado (com reforço)

1º de janeiro – Horário de domingo
02/01 - Horário de domingo (com o funcionamento de linhas que não operam no domingo)

Informações: Gazeta do Povo
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Terminais do Transcol ganham reforço para o VestUfes que começa neste domingo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Os estudantes que forem prestar as provas do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) neste domingo (06) vão contar com o reforço de 19 veículos espalhados pelos terminais de integração do Transcol. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) vai liberar os ônibus extras caso haja aumento de demanda por conta da realização das provas. Na segunda-feira (07) e na terça-feira (08), a programação nos terminais será normal.

A exemplo de anos anteriores, os terminais que receberam mais veículos de reforço são os terminais de Laranjeiras, Carapina, Campo Grande, Vila Velha, e Ibes, cada um com um veículo a mais de reserva, além dos que normalmente ficam à disposição no domingo. O Terminal Itaparica, que historicamente apresenta a maior demanda, terá mais dois carros. Os demais terminais terão apenas os carros reserva de costume.

Haverá um fiscal da empresa acompanhando de perto a demanda nos terminais para fazer os ajustes necessários para atender à demanda. 

Praias 

Neste domingo (06), também haverá carros de reserva nos terminais para reforçar as linhas que atendem as praias da região da Grande Vitória. Serão outros 13 carros extras, distribuídos nos terminais Itaparica (04), Vila Velha (02), Itacibá (02), Campo Grande (02) e Jacaraípe (03).

Informações: Folha Vitória

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Aplicativo Moovit facilita a vida do usuário de ônibus em Ponta Grossa

Pela manhã ou na famosa “hora do rush” tudo é válido para ganhar tempo, principalmente para aquelas pessoas que dependem do transporte coletivo. Nestes períodos os ônibus estão mais lotados do que nunca. Não temos sequer a noção de quanto tempo vai demorar para que o trajeto desejado seja concluído, muito menos se existem rotas mais rápidas ou melhores para driblar o caos no trânsito. Situação sem saída? Talvez.
Foto: Cristiano Barbosa
Isso porque, a partir de sexta-feira, Ponta Grossa será incluída dentro do aplicativo “Moovit”. A ideia é simples. Após fazer o download do aplicativo gratuito para smartphone que já está disponível no Google Play, Windows Phone Store e na AppStore, os usuários terão a oportunidade de compartilhar suas informações, tais como se o transporte público que estão usando está atrasado, bem como a lista de opções de linhas de transporte à disposição no ponto desejado. O objetivo é reportar fatos que influenciam o transporte dos passageiros, como a posição da condução, os atrasos, entre outras informações. O dispositivo tem tecnologia israelense e o cruzamento das informações locais foi realizado pela empresa Mobilibus. Sua aplicação necessita de um pacote de dados, não funcionando em modo off-line.

Os estudos para a implantação dessa ferramenta no município vêm sendo feitos há cinco meses pela Viação Campos Gerais (VCG). Um dos aliados do app é o processo de georreferenciamento, possível graças a um aparelho de navegação automotiva GPS, instalado em todos os ônibus. No total, foram mapeados 2.575 pontos. A iniciativa conta também com a parceria da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Ponta Grossa (AMTT).

Em entrevista ao Jornal da Manhã na manhã de ontem, o presidente da AMTT, Eduardo Kalinoski, explicou que uma das principais vantagens da adesão diz respeito à otimização do tempo. “O período de espera nos pontos de ônibus poderá sofrer uma grande redução. Com o aplicativo, a pessoa vai poder se programar melhorar, acompanhando em tempo real o deslocamento dos veículos”, informou. Outro benefício citado é uma avaliação sistemática do transporte coletivo da cidade. “Neste aplicativo será possível fazer vários tipos de apontamentos que irão alimentar um banco de dados na AMTT”, disse Kalinoski. O presidente explica que todas as linhas foram mapeadas, ficando de fora apenas o sistema de Integração lançado recentemente.

Até setembro, cinco mil pessoas em Ponta Grossa já fizeram o download do aplicativo nos smartphones. Para a estudante universitária Bárbara Brants, que se disse surpresa com a novidade, o dispositivo surge como uma ótima opção para programar o seu tempo. “Com certeza vai ajudar e muito, principalmente para quem não tem carro e precisa utilizar o ônibus. Atualmente, não sabemos os horários das linhas e, muitas vezes, ficamos esperando por várias horas”, completa. Em um teste rápido feito com um dos celulares da redação do JM foi possível atestar, em princípio, a exatidão do programa. No horário que aparecia no celular, um ônibus passou pela Avenida Vicente Machado, em frente ao prédio do Jornal.

Lançamento oficial ocorre na sexta-feira

De acordo com a assessoria de imprensa da Viação Campos Gerais (VCG), o lançamento oficial do aplicativo “Moovit” em Ponta Grossa vai ocorrer na sexta-feira para a imprensa e convidados. O evento será no Slavieiro Executive, situado na Rua Jacobe Holzman, 219, em Olarias. A apresentação terá início às 8h30.

Informações do Jornal da Manhã

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No Recife, Linhas opcionais caem no gosto da população

Conforto, Agilidade e ar condicionado são ingredientes suficientes para atrair usuários para este modal que cresce a cada ano na Região Metropolitana do Recife.

Este tipo de transporte tem uma tarifa diferenciada que mesmo sendo um pouco mais cara, agrada e muito os usuários que usufruem do serviço.

Esse tipo de serviço já é oferecido em várias cidades brasileiras e tem como desafio atrair usuários que fugiram do sistema comum tirando-os dos seus carros e consequentemente melhorando a mobilidade, pois para muitos, só um modal diferenciado faz deixar seus carros em casa.

Hoje, o STPP (Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) conta com 07 linhas opcionais: 214 ( UR-02 Ibura Opcional), 064 (Piedade Opcional) recém implantadas e 072 (Candeias Opcional), 042 (Aeroporto Opcional), a 195 (Porto de Galinhas-Recife), a 053 (RioMar Shopping Opcional) e a mais recente, a 518 (Apipucos-RioMar Opcional).

No Brasil, essas linhas são conhecidas como executivas e tarem muitas pessoas que deixaram seus carros nas garagens, pois tem que ter um serviço quase compatível para atingir este público alvo.

Em São Paulo, existem algumas linhas executivas da EMTU que custam até R$ 33 que ligam o Aeroporto até Guarulhos.

Em Fortaleza, esses serviços são conhecidos como Ônibus Frescão e no Rio, com este mesmo nome, a menor tarifa custa em torno de R$ 9.

Em Salvador, em breve poderão acessar internet Wi-Fi nos veículos que fazem o transporte público executivo, além de escapar do calor da capital baiana durante as viagens nos coletivos com ar-condicionado.

O fato é que estas linhas opcionais vem ajudando e muito o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por muitas dificuldades em relação a conclusão do sistema BRT implantado, mas, que falta ainda muito para ser concluído e ajustado.

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