Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Sete terminais de ônibus terão nova administração em Fortaleza

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os setes terminais de Fortaleza terão nova administração a partir de domingo (15). De acordo com a prefeitura de Fortaleza, o novo modelo de administração ficará de responsabilidade da empresa Socicam, vencedora de licitação.

Segundo o prefeito Roberto Cláudio, que apresentou o novo modelo nesta sexta-feira, a  empresa será responsável pela segurança, limpeza, padronização de pontos comerciais,  monitoramento de câmeras de vigilância, implantação de internet sem fio, instalação de  painéis eletrônicos de chegada e saída dos ônibus, bem como toda a manutenção e as  melhorias que serão realizadas de forma mais rápida.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), além de fiscalizar a execução do  contrato, continua responsável pelo gerenciamento da operação de transporte, programando  os horários de chegada e saída, ou seja, todo o planejamento tático operacional de  programação e distribuição das  linhas de ônibus.

Ainda de acordo com a Etufor, os terminais serão readequados, conforme com um cronograma a ser seguido pela nova empresa definido pela Prefeitura de Fortaleza. O prazo para a implantação das melhorias é o primeiro semestre de 2016.

Terminal de Messejana
A prefeitura anunciou também a abertura do processo de licitação para a reforma e ampliação do Terminal de Messejana. Os serviços estão orçados em R$ 18 milhões, a intervenção tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com a reforma, o terminal terá mais que o dobro da sua área construída, passando de 3.000 m² para 6.850 m².

O novo terminal será dotado de três novas plataformas de embarque e desembarque para atender as 52 linhas que circulam todos dias no equipamento, além de duas passarelas para pedestres, rampas e placas de sinalização de acordo com as normas de acessibilidade. De acordo com a Etufor cerca de 145 mil passageiros passam pelo terminal. Haverá também melhorias na pavimentação, área administrativa, bilheteria, bicicletário, posto para Guarda Municipal e atendimento do Bilhete Único.

READ MORE - Sete terminais de ônibus terão nova administração em Fortaleza

DFTrans altera seis linhas de ônibus da M Norte e duas do P Norte

O DFTrans informou que seis linhas de ônibus da M Norte, em Taguatinga, e duas do setor P Norte, em Ceilândia, sofrerão alterações a partir da segunda-feira (16). De acordo com a empresa, as mudanças são o início da racionalização dos itinerários nas duas regiões administrativas, que, por serem as mais populosas da cidade, sofrerão modificações setorizadas.

A iniciativa é parte do processo para tirar de circulação linhas pouco utilizadas e uni-las a opções já existentes. Com isso, segundo o diretor-técnico do DFTrans, Márcio Antônio Ricardo de Jesus, fica mais fácil a assimilação dos itinerários pelos passageiros e aumenta a quantidade de viagens.

Além de Taguatinga e de Ceilândia, outras nove regiões passaram pelo processo: Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Samambaia, Cruzeiro, Sudoeste, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e São Sebastião. "Estamos trabalhando para garantir o que está previsto na licitação de 2011: um novo sistema de transporte", explica o diretor.

As próximas regiões beneficiadas serão Gama e Santa Maria, que terão outras opções de integração com o Expresso Sul. "Os estudos para que essas operações tenham início até o fim do mês já estão prontos."

Há cerca de 1,1 mil linhas cadastradas em Brasília. A expetativa é retirar as linhas subutilizadas e trabalhar com um modelo tronco alimentado, com opções que circulem dentro das regiões administrativas para levar passageiros a veículos de uma linha central, que segue para outros locais, como o Plano Piloto – como o que ocorre atualmente no Expresso Sul, em que os ônibus saem do terminal de quatro em quatro minutos.

Como funcionará
Em Taguatinga, as seis linhas que serão integradas a outras já existentes são: 368.2, 322.3, 323.5, 324.3, 358.1 e 364.1. Será criado um novo horário para a de número 0.368 durante a semana, às 22h10.

A linha 322.3 deixará de circular, e trechos da QNL/QNJ e da Samdu serão atendidos pela 322.2. Os horários da 323.5 serão cumpridos pela 0.323, que passará também aos fins de semana. Os passageiros com destino à L2 Sul não pegarão mais a 324.3, e sim a 324.1. A linha 0.358 receberá mais horários para atender quem usa o ônibus 358.1 – assim como a 0.364, para os que pegam o 364.1.

No P Norte, a linha 0.314 será readaptada e passará pela Comercial Norte e não mais pelo Pistão Norte. Com isso, absorverá os horários da 314.2 todos os dias da semana. Já a 314.1 manterá a rota pelo Pistão e deixará de passar pela Comercial Norte, além de rodar todos os dias, absorvendo os horários da 314.3.

O DFtrans entregará, a partir desta sexta-feira (13), panfletos com todas as mudanças. Os novos horários e itinerários poderão ser consultados no site da autarquia a partir do início das alterações.

READ MORE - DFTrans altera seis linhas de ônibus da M Norte e duas do P Norte

Empresas de ônibus de Curitiba afirmam que sistema pode entrar em colapso

Sem renovação da tarifa técnica (repassada pela Urbs para as empresas concessionárias do transporte coletivo de Curitiba), não apenas a renovação da frota de ônibus permanece indefinida como o sistema corre o risco de entrar em colapso. Esse foi o teor das declarações dadas à imprensa por Maurício Gulin, presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), em audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores na quinta-feira passada.

Os ônibus do transporte coletivo de Curitiba não podem ter mais de dez anos de vida. Pelo edital, as empresas têm que manter uma frota com idade média de cinco anos – hoje, essa média é de mais de seis anos.

“Nós não estamos descumprindo o contrato. Somos a favor da renovação da frota, mas para que isso ocorra tem de haver equilíbrio econômico-financeiro no contrato. Sem isso, não tem como. Entendemos que há desequilíbrio desde o início – a tarifa técnica não cobre os custos dos insumos”, disse.

Impasse

Segundo Gulin, a tarifa técnica estabelecida pela Urbs, de R$ 3,21, não é adequada à luz do contrato firmado entre concessionárias e Executivo. “Mas a tarifa é calculada a partir de indicadores previstos em contrato. Não somos nós que definimos. Mas a situação está caótica, as empresas não sabem mais quanto tempo ainda vão aguentar”, disse.

Já Roberto Gregório, presidente da Urbs, afirmou que a tarifa técnica foi definida conforme edital e contrato e chamou o impasse referente à não-renovação da frota de obstáculos à “pacificação do sistema”.

“No nosso entendimento, cumprimos o que foi fixado contratualmente, não há desequilíbrio. Mas existem demandas judiciais que têm atrapalhado o que chamamos de ‘pacificação do sistema’, por isso tentamos encontrar soluções junto ao Ministério Público”, disse, fazendo referência à liminar concedida a favor das empresas que as libera de renovar a frota. O contrato determina que os ônibus tenham idade máxima de 10 anos e que a frota tenha idade média de cinco anos.

Sobre a possibilidade de definição de uma nova tarifa técnica para encerrar o cabo de guerra entre o órgão e as empresas de ônibus, Gregório declarou que um novo valor será definido em fevereiro, data-base de motoristas e cobradores. “Com toda certeza em fevereiro teremos uma nova tarifa técnica. O combustível aumentou, está aumentando, teremos negociação com trabalhadores, vários outros insumos já sofreram aumento. Até lá, estaremos em negociação.”

Gulin confirmou que em uma primeira discussão considerou-se uma nova tarifa técnica de R$ 3,40, valor não comentado pela Urbs.

READ MORE - Empresas de ônibus de Curitiba afirmam que sistema pode entrar em colapso

Metrô de Salvador deve chegar ao Imbuí até o próximo ano

Até o próximo ano, os usuários de transporte público vão poder usar o metrô de Salvador pelo menos até o bairro do Imbuí. A estimativa de entrega foi divulgada na sexta-feira (13) pelo governador Rui Costa, durante a inauguração da Estação Bonocô. “Até 2016, os usuários já vão pegar metrô até o Imbuí e em 2017 até o aeroporto”, explicou.

As primeiras estações da linha 2 do metrô deverão ser entregues no primeiro semestre de 2016, segundo o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença. “A linha 2 estamos construindo do Acesso Norte até o CAB de maneira mais intensa. Na sequência estamos iniciando Pituaçu, Flamboyant, Bairro da Paz e Aeroporto. Todas as obras vamos concluir em 2017”, afirmou.

A linha 2 do metrô terá 13 estações: Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas.

Ainda de acordo com Valença, alguns trechos da obra já estão mais avançados, como no caso do Imbuí e Detran, onde as estruturas das estações estão praticamente pronta. A dificuldade atual do consórcio está no trecho onde hoje fica a estação de transbordo Iguatemi, por causa da via exclusiva de ônibus.

“A grande dificuldade é tirar os ônibus no trecho entre o Iguatemi e o semáforo da Avenida Tancredo Neves. Na faixa exclusiva, que vai da Luis Eduardo até um pouquinho na frente de acesso da Tancredo Neves, passam 40 ônibus no horário de pico. O que teremos que fazer é uma redistribuição das linhas para as laterais. O tráfego de ônibus (nas laterais) já está lá, já funciona lá”, explicou.

Segundo Valença, falta um entendimento com a prefeitura para que a transposição aconteça. Após a mudança, os pontos de ônibus seriam distribuídas nas vias laterais. Para que isso aconteça, o governo está planejando um alargamento da pista próximo ao Hospital Sarah e da concessionária Grande Bahia, na altura do bairro de Pernambués.

A promessa também é construir um novo viaduto na região. “Isso vai durar alguns meses. Vamos fazer um novo viaduto na saída do Shopping Salvador. Assim, a Paralela terá uma capacidade muito maior do que tem hoje”, disse Valença.

Por Amanda Palma
READ MORE - Metrô de Salvador deve chegar ao Imbuí até o próximo ano

SMTU Manaus conclui PlanMob e anuncia novas intervenções no trânsito

O superintendente municipal  de Transportes Urbanos, Pedro Carvalho, afirmou que Manaus é uma das primeiras cidades brasileiras a finalizar o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob Manaus), embora a entrega do projeto esteja atrasada há sete meses. O documento, segundo ele, foi entregue à Casa Civil na última terça-feira e, nos próximos dias, será enviado à Câmara Municipal (CMM) para ser apreciado pelos vereadores.
Foto: Márcio Silva

Carvalho defende que o PlanMob trará soluções não só para a fluidez no trânsito como também mudanças no transporte coletivo, como o tráfego de ônibus exclusivamente do lado esquerdo nas vias onde existam a faixa azul.

“O projeto prevê uma série de intervenções e, por isso, realizamos estudos para implementá-las. As mudanças feitas até agora não foram realizadas à toa”, afirmou o superintendente, ao ser questionado sobre o ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado (MPE-AM), que pediu a suspensão do uso das faixas exclusivas, no início da semana.

Pedro Carvalho disse que respeita o entendimento do MPE, mas argumentou  que todos os estudos técnicos que comprovam a eficiência das faixas exclusivas foram realizados e estão presentes no PlanMob. No entanto, ele preferiu não dar detalhes  sobre as principais propostas de alterações do  projeto.

“Vamos esperar o prefeito fazer a apresentação oficial, para depois falar pontualmente sobre as mudanças previstas. Mas vale ressaltar que Manaus é uma das primeiras cidades a entregar o plano”, afirmou.

Ainda de acordo com o superintendente, os diagnósticos realizados para a elaboração do PlanMob prevêem mudanças para os próximos 25 anos.

Transporte coletivo

De acordo com a SMTU, a pasta vem trabalhando no plano de mobilidade há três anos e uma das metas  do órgão é  priorizar o transporte coletivo. “Manaus cresceu absurdamente nos últimos anos e o transporte coletivo tem que ser prioridade, uma vez que é  o principal modal. Mas para isso, também temos que pensar na troncalização do sistema viário,  criando  pistas exclusivas e semi-exclusivas para dar fluidez”, completou.

Dentre as soluções apresentadas estão as mudanças para que o transporte coletivo de Manaus tenha maior fluidez, a construção do “Terminal 6”  no cruzamento da avenida do Turismo com a Torquato Tapajós, construção de novas estações de ônibus e o fim  da circulação de ônibus na faixa da direita nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Max Teixeira, que possuem faixa azul.

A área prevista para a construção do Terminal 6 é a mesma que deverá receber as obras do anel viário Sul, do Governo do Estado, que interligará as zonas Oeste, Norte e Sul da capital, mas a SMTU não esclareceu como os projetos se integrarão.

Em números

Ao todo, 5 mil novos veículos são emplacados todos os meses em Manaus,  que hoje tem uma frota de mais de 650 mil veículos, de acordo com o Detran-AM. É quase a totalidade da frota do Amazonas, que é de 750 mil veículos.

Pedido

A 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal ainda não se manifestou sobre a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado, que, no início da semana, pediu a suspensão do uso das faixas exclusivas nas principais avenidas da capital.

Por Kelly Melo
READ MORE - SMTU Manaus conclui PlanMob e anuncia novas intervenções no trânsito

Integração de ônibus passa a ser totalmente via Cartão Único em Foz

O usuário do transporte público de Foz do Iguaçu terá que se habituar com mais uma mudança. Não bastasse o aumento no valor da tarifa no último dia 1º, a partir do dia 22, apenas quem tiver o Cartão Único conseguirá realizar a integração sem pagar outra passagem. O pagamento em dinheiro continuará valendo, mas, não permitirá utilizar o sistema integrado. 

A nova medida foi anunciada pelo Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) e já está em fase de testes desde esta quinta-feira, 12. 

No Terminal (TTU), os passageiros terão que embarcar pela porta da frente, assim, como nos demais pontos de ônibus. Já o tempo de integração que era de uma hora, passa a ser de uma hora e meia. 

Para quem ainda não possui o cartão, a primeira via pode ser adquirida gratuitamente. O bilhete eletrônico único pode ser feito na Associação Único das 8h30 às 18h, no Terminal de Transporte Urbano, ou pelo site www.unicofoz.com.br. Para solicitá-lo, é preciso de um comprovante de residência, CPF e RG. Outras informações pelo telefone (45) 3027-0100.

A primeira via do cartão pode ser feita de graça. Em caso de roubo ou perda, é possível fazer o bloqueio dos créditos do cartão e recuperá-los para o uso em outro cartão. Implantado em janeiro de 2010, o Sistema Único já emitiu mais de 90 mil cartões para usuários de diversas categorias, como estudantes, idosos, turistas e comuns.

READ MORE - Integração de ônibus passa a ser totalmente via Cartão Único em Foz

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960