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Empresas de ônibus de Curitiba afirmam que sistema pode entrar em colapso

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sem renovação da tarifa técnica (repassada pela Urbs para as empresas concessionárias do transporte coletivo de Curitiba), não apenas a renovação da frota de ônibus permanece indefinida como o sistema corre o risco de entrar em colapso. Esse foi o teor das declarações dadas à imprensa por Maurício Gulin, presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), em audiência pública realizada na Câmara dos Vereadores na quinta-feira passada.

Os ônibus do transporte coletivo de Curitiba não podem ter mais de dez anos de vida. Pelo edital, as empresas têm que manter uma frota com idade média de cinco anos – hoje, essa média é de mais de seis anos.

“Nós não estamos descumprindo o contrato. Somos a favor da renovação da frota, mas para que isso ocorra tem de haver equilíbrio econômico-financeiro no contrato. Sem isso, não tem como. Entendemos que há desequilíbrio desde o início – a tarifa técnica não cobre os custos dos insumos”, disse.

Impasse

Segundo Gulin, a tarifa técnica estabelecida pela Urbs, de R$ 3,21, não é adequada à luz do contrato firmado entre concessionárias e Executivo. “Mas a tarifa é calculada a partir de indicadores previstos em contrato. Não somos nós que definimos. Mas a situação está caótica, as empresas não sabem mais quanto tempo ainda vão aguentar”, disse.

Já Roberto Gregório, presidente da Urbs, afirmou que a tarifa técnica foi definida conforme edital e contrato e chamou o impasse referente à não-renovação da frota de obstáculos à “pacificação do sistema”.

“No nosso entendimento, cumprimos o que foi fixado contratualmente, não há desequilíbrio. Mas existem demandas judiciais que têm atrapalhado o que chamamos de ‘pacificação do sistema’, por isso tentamos encontrar soluções junto ao Ministério Público”, disse, fazendo referência à liminar concedida a favor das empresas que as libera de renovar a frota. O contrato determina que os ônibus tenham idade máxima de 10 anos e que a frota tenha idade média de cinco anos.

Sobre a possibilidade de definição de uma nova tarifa técnica para encerrar o cabo de guerra entre o órgão e as empresas de ônibus, Gregório declarou que um novo valor será definido em fevereiro, data-base de motoristas e cobradores. “Com toda certeza em fevereiro teremos uma nova tarifa técnica. O combustível aumentou, está aumentando, teremos negociação com trabalhadores, vários outros insumos já sofreram aumento. Até lá, estaremos em negociação.”

Gulin confirmou que em uma primeira discussão considerou-se uma nova tarifa técnica de R$ 3,40, valor não comentado pela Urbs.

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Metrô de Salvador deve chegar ao Imbuí até o próximo ano

Até o próximo ano, os usuários de transporte público vão poder usar o metrô de Salvador pelo menos até o bairro do Imbuí. A estimativa de entrega foi divulgada na sexta-feira (13) pelo governador Rui Costa, durante a inauguração da Estação Bonocô. “Até 2016, os usuários já vão pegar metrô até o Imbuí e em 2017 até o aeroporto”, explicou.

As primeiras estações da linha 2 do metrô deverão ser entregues no primeiro semestre de 2016, segundo o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença. “A linha 2 estamos construindo do Acesso Norte até o CAB de maneira mais intensa. Na sequência estamos iniciando Pituaçu, Flamboyant, Bairro da Paz e Aeroporto. Todas as obras vamos concluir em 2017”, afirmou.

A linha 2 do metrô terá 13 estações: Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas.

Ainda de acordo com Valença, alguns trechos da obra já estão mais avançados, como no caso do Imbuí e Detran, onde as estruturas das estações estão praticamente pronta. A dificuldade atual do consórcio está no trecho onde hoje fica a estação de transbordo Iguatemi, por causa da via exclusiva de ônibus.

“A grande dificuldade é tirar os ônibus no trecho entre o Iguatemi e o semáforo da Avenida Tancredo Neves. Na faixa exclusiva, que vai da Luis Eduardo até um pouquinho na frente de acesso da Tancredo Neves, passam 40 ônibus no horário de pico. O que teremos que fazer é uma redistribuição das linhas para as laterais. O tráfego de ônibus (nas laterais) já está lá, já funciona lá”, explicou.

Segundo Valença, falta um entendimento com a prefeitura para que a transposição aconteça. Após a mudança, os pontos de ônibus seriam distribuídas nas vias laterais. Para que isso aconteça, o governo está planejando um alargamento da pista próximo ao Hospital Sarah e da concessionária Grande Bahia, na altura do bairro de Pernambués.

A promessa também é construir um novo viaduto na região. “Isso vai durar alguns meses. Vamos fazer um novo viaduto na saída do Shopping Salvador. Assim, a Paralela terá uma capacidade muito maior do que tem hoje”, disse Valença.

Por Amanda Palma
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SMTU Manaus conclui PlanMob e anuncia novas intervenções no trânsito

O superintendente municipal  de Transportes Urbanos, Pedro Carvalho, afirmou que Manaus é uma das primeiras cidades brasileiras a finalizar o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob Manaus), embora a entrega do projeto esteja atrasada há sete meses. O documento, segundo ele, foi entregue à Casa Civil na última terça-feira e, nos próximos dias, será enviado à Câmara Municipal (CMM) para ser apreciado pelos vereadores.
Foto: Márcio Silva

Carvalho defende que o PlanMob trará soluções não só para a fluidez no trânsito como também mudanças no transporte coletivo, como o tráfego de ônibus exclusivamente do lado esquerdo nas vias onde existam a faixa azul.

“O projeto prevê uma série de intervenções e, por isso, realizamos estudos para implementá-las. As mudanças feitas até agora não foram realizadas à toa”, afirmou o superintendente, ao ser questionado sobre o ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado (MPE-AM), que pediu a suspensão do uso das faixas exclusivas, no início da semana.

Pedro Carvalho disse que respeita o entendimento do MPE, mas argumentou  que todos os estudos técnicos que comprovam a eficiência das faixas exclusivas foram realizados e estão presentes no PlanMob. No entanto, ele preferiu não dar detalhes  sobre as principais propostas de alterações do  projeto.

“Vamos esperar o prefeito fazer a apresentação oficial, para depois falar pontualmente sobre as mudanças previstas. Mas vale ressaltar que Manaus é uma das primeiras cidades a entregar o plano”, afirmou.

Ainda de acordo com o superintendente, os diagnósticos realizados para a elaboração do PlanMob prevêem mudanças para os próximos 25 anos.

Transporte coletivo

De acordo com a SMTU, a pasta vem trabalhando no plano de mobilidade há três anos e uma das metas  do órgão é  priorizar o transporte coletivo. “Manaus cresceu absurdamente nos últimos anos e o transporte coletivo tem que ser prioridade, uma vez que é  o principal modal. Mas para isso, também temos que pensar na troncalização do sistema viário,  criando  pistas exclusivas e semi-exclusivas para dar fluidez”, completou.

Dentre as soluções apresentadas estão as mudanças para que o transporte coletivo de Manaus tenha maior fluidez, a construção do “Terminal 6”  no cruzamento da avenida do Turismo com a Torquato Tapajós, construção de novas estações de ônibus e o fim  da circulação de ônibus na faixa da direita nas avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Max Teixeira, que possuem faixa azul.

A área prevista para a construção do Terminal 6 é a mesma que deverá receber as obras do anel viário Sul, do Governo do Estado, que interligará as zonas Oeste, Norte e Sul da capital, mas a SMTU não esclareceu como os projetos se integrarão.

Em números

Ao todo, 5 mil novos veículos são emplacados todos os meses em Manaus,  que hoje tem uma frota de mais de 650 mil veículos, de acordo com o Detran-AM. É quase a totalidade da frota do Amazonas, que é de 750 mil veículos.

Pedido

A 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal ainda não se manifestou sobre a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado, que, no início da semana, pediu a suspensão do uso das faixas exclusivas nas principais avenidas da capital.

Por Kelly Melo
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Integração de ônibus passa a ser totalmente via Cartão Único em Foz

O usuário do transporte público de Foz do Iguaçu terá que se habituar com mais uma mudança. Não bastasse o aumento no valor da tarifa no último dia 1º, a partir do dia 22, apenas quem tiver o Cartão Único conseguirá realizar a integração sem pagar outra passagem. O pagamento em dinheiro continuará valendo, mas, não permitirá utilizar o sistema integrado. 

A nova medida foi anunciada pelo Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) e já está em fase de testes desde esta quinta-feira, 12. 

No Terminal (TTU), os passageiros terão que embarcar pela porta da frente, assim, como nos demais pontos de ônibus. Já o tempo de integração que era de uma hora, passa a ser de uma hora e meia. 

Para quem ainda não possui o cartão, a primeira via pode ser adquirida gratuitamente. O bilhete eletrônico único pode ser feito na Associação Único das 8h30 às 18h, no Terminal de Transporte Urbano, ou pelo site www.unicofoz.com.br. Para solicitá-lo, é preciso de um comprovante de residência, CPF e RG. Outras informações pelo telefone (45) 3027-0100.

A primeira via do cartão pode ser feita de graça. Em caso de roubo ou perda, é possível fazer o bloqueio dos créditos do cartão e recuperá-los para o uso em outro cartão. Implantado em janeiro de 2010, o Sistema Único já emitiu mais de 90 mil cartões para usuários de diversas categorias, como estudantes, idosos, turistas e comuns.

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Campinas terá reconhecimento facial nos ônibus

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Transurc (Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas) anunciou nesta quinta-feira (12), em sua página no Facebook, que vai instalar um sistema de reconhecimento facial no transporte público de Campinas. O objetivo é evitar o uso indevido do cartão por usuários que usufruem algum tipo de benefício como os bilhetes únicos Escolar, Universitário, Gratuito (destinado a pessoas com necessidades especiais) e Gratuito Idoso.

Segundo a empresa, o projeto terá um custo de R$ 6 milhões para aquisição de câmeras, validadores de cartões e sistema para toda a frota. Uma câmera vai registrar o rosto da pessoa que passa na catraca com o Bilhete Único e enviar a imagem para a central de monitoramento, que vai identificar se o cartão pertence ou não à pessoa que o está usando a partir da comparação das imagens capturadas dentro do ônibus com as imagens de cadastro. Ainda de acordo com a Transurc, caso as fotos não batam com o cadastro, as imagens serão rechecagem manualmente por funcionários da empresa para confirmar se se trata ou não da mesma pessoa. Em caso de fraude, o bilhete é automaticamente bloqueado.

“Atualmente, o número de fraudes contra o sistema de transporte público é alto. A utilização de benefícios por quem não tem esse direito acaba onerando o sistema, com prejuízos para toda a população”, afirmou Belarmino da Ascenção Marta, presidente da Transurc. A expectativa é de que a partir de janeiro todos os ônibus da frota das concessionárias tenham o novo sistema instalado.

Por João Conrado
Informações: Todo Dia

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Estação do metrô na Bonocô será inaugurada nesta sexta-feira

A estação do metrô da Avenida Bonocô será inaugurada nesta sexta-feira (13), em Salvador. A cerimônia de inauguração está prevista para às 9h e contará com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, do presidente da CCR Metrô Bahia, Luís Valença, além do governador Rui Costa.

A estação, que possui 6.140 metros quadrados, foi construída em dez meses e contou com mais de 600 trabalhadores. O sistema funciona em operação assistida, com viagens gratuitas. A cobrança da tarifa começará a ser feita no dia 21 de dezembro. O valor da passagem, porém, ainda está sendo definido.

Segundo a Secom, serão feitas reuniões e análises de propostas do Governo do Estado e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), que ficará responsável pela integração entre o metrô e o sistema de transporte coletivo. 

O diretor para relações do trabalho do Setps, Jorge Castro, informou que o valor da passagem já está sendo avaliado e calculado com base em estudos técnicos.

Segundo a CCR, 50 mil pessoas utilizam diariamente as seis estações do metrô em funcionamento. A estação da Lapa é a que registra o maior movimento, com 16 mil embarques e desembarques diários.

O metrô de Salvador foi inaugurado no dia 11 de junho de 2014, após 14 anos em obras. Desde então, o serviço é gratuito e funciona em operação assistida. O modal opera das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 13h.

A Estação Pirajá está prevista para ser inaugurada entre os dias 15 e 20 de dezembro, período em que a presidente Dilma Rousseff deverá vir a Salvador para a inauguração da estação.

Informações: Correio 24 Horas


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