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Obras do metrô de Salvador alteram pontos de parada de ônibus em Pirajá

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Quem utiliza a Estação Pirajá encontra mudanças nos pontos de paradas dos ônibus. Isso porque 38 linhas foram remanejadas das plataformas A e B para a C. A alteração é para concluir as obras de requalificação do terminal por conta do metrô.
Joá Souza | Ag. A TARDE
A plataforma C foi fechada para obra em abril deste ano e ficou pronta agora, quando foi liberada para uso. Com isso, os passageiros que antes pegavam ônibus nas plataformas A e B, agora devem utilizar a C. A previsão da CCR Metrô, empresa responsável pela obra, é que o serviço fique pronto até dezembro deste ano.

Fiscais de transporte estão na estação orientando os passageiros, além de distribuir panfletos informando da mudança.

Confira as linhas alteradas:

Informações: A Tarde Online


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Grande Recife: Ônibus opcionais da Expresso Vera Cruz a caminho

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Já estão a caminho os novos ônibus da Expresso Vera Cruz, dentre esse novos ônibus, a empresa trás uma grande novidade para o sistema de transporte da região metropolitana do Recife. Além de 15 ônibus urbanus, a empresa começará a operar a mais nova linha opcional da RMR. serão de início 05 ônibus novos e com ar condicionado que vão circular na linha UR-02(Ibura) Opcional, Bairro da zona sul da cidade.

Essa é uma das apostas da empresa que vem buscar outros públicos dando uma melhor qualidade de transporte, possibilitando e muito aos usuários que tem carro, a deixar seus carros na garagem de poder usufruir de um sistema mais qualificado e acima de tudo com mais conforto.

Esta será a quinta linha opcional a ser autorizada pelo GRCT depois de estudos e também de solicitação da comunidade que ansiava um transporte direto para o centro.

Essa é uma conquista das lideranças do Ibura que lutaram por esse serviço a ser prestado a toda comunidade, diz Clayton Leal da Federação Ibura Jordão. 

Os ônibus serão da Marcopolo, sendo um novo modelo de ônibus projetado e desenvolvido para atender os clientes que têm demanda em linhas de curta e média distâncias. O novo veículo tem diversos conceitos inéditos, além de design que expressa agilidade, velocidade e identidade da marca Marcopolo. 

O Ideale 770 incorpora importantes avanços tecnológicos, oferece maior conforto e destaca-se pelo preço e por oferecer baixo custo operacional. Com capacidade para acomodar até 55 passageiros sentados, mais condutor, o Ideale 770 incorpora importantes avanços tecnológicos e oferece maior conforto para os usuários. 

Blog Meu Transporte

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Empresas são escolhidas para atuar no transporte coletivo em Porto Velho

Duas empresas foram escolhidas para atuar em um período emergencial no transporte coletivo de Porto Velho, já que a empresa Ocimar Transportes não cumpriu o prazo estabelecido no contrato. O novo contrato deve ser assinado nesta terça-feira (10), na prefeitura, e em um prazo de até 60 dias devem assumir o transporte coletivo da capital de Rondônia, com um total de 180 veículos.
Novas empresas terão prazos de 60 dias para apresentarem a nova frota em Porto Velho (Foto: Ísis Capistrano)
As empresas Ideal Transportes, de Porto Velho, e Amazon Tour, do Amapá, são as escolhidas, e segundo o secretário municipal de transportes e trânsito, Carlos Gutemberg, na tarde desta segunda-feira (9) foram homologados os contratos e revisados pela Procuradoria Geral do Município (PGM).

De acordo com um dos empresários, Adelio Barafaldi, cada empresa entrará com 50% da frota, que deve ser composta por dois ônibus articulados com capacidade para 160 pessoas com ar condicionado, sete micro-ônibus com ar condicionados que atuaram em rotas de curta distância, 10 ônibus executivos com ar condicionados que atuarão em rotas especiais (como shopping e universitário) e 159 ônibus convencionais, completando a frota de 180 veículos.

Ainda conforme o empresário, serão instalados mais dois terminais, um no centro e outro na Zona Leste da cidade, e algumas rotas serão adaptadas para os novos ônibus.
"Nossa intenção é trazer transporte de qualidade para a cidade. Outro diferencial são as rotas, que terão algumas alterações, para melhor atender a população. Uma das ideias é desafogar o centro retirando a passagem obrigatória dos ônibus da avenida Sete de Setembro, no centro da cidade, mas reuniões ainda serão realizadas para estes detalhes serem definidos", explicou Adélio.

O secretário Gutemberg afirmou que a cidade possui estrutura para os novos ônibus e que as rotas para os dois ônibus articulados estão pré-definidas. "Duas rotas foram bem desenhadas, onde esses ônibus passarão por avenidas como Calama, Farquar, Sete de Setembro e Nações Unidas. Os terminais, são propostas das empresas, mas acreditamos que só vale a pena serem implantados após os projetos serem reavaliados e no caso de uma concessão, onde as empresas deixarão de ser emergenciais", declarou.

Mão de obra
Os trabalhadores das empresas Três Marias e Rio Madeira passarão por uma seleção e exames médicos para serem qualificados dentro das novas empresas. De acordo com Adelio, a mão de obra será aproveitada. "Se tem mão-de-obra na cidade pra quê vamos trazer de fora? Vamos aproveitar  o máximo de trabalhadores, porque eles já estão acostumados e principalmente capacitados para o serviço", afirmou.

Propostas
Durante a negociação, uma terceira empresa fez propostas para participar do processo de contratação emergencial, porém, segundo Gutemberg, a proposta não atendia aos requisitos da prefeitura.
"Na primeira proposta a empresa pediu uma prorrogação do consórcio até 2019. Na segunda proposta, ele queria absorver todo o sistema atual, mas isso também não convém. Pedimos uma terceira proposta que até agora não nos foi apresentada, ou seja, ele se retirou e desistiu de participar do processo", contou.

O secretário disse ainda que o empresário entendeu que seria uma concessão, e não um processo emergencial. "Ora, posteriormente haverá um novo processo licitatório. Se ele quiser participar aí sim poderá fazer outros tipos de propostas que não cabem na contratação emergencial. Além de mais, depois descobrimos que esta mesma empresa já possui problema e dívida na Justiça. Não queremos isso", concluiu.

Por Mary Porfiro
Informações: G1 RO

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Usuários do Uber elogiam atendimento e qualidade de veículos no Brasil e Exterior

O Uber ainda nem começou a funcionar em Porto Alegre e já é motivo de discussões calorosas entre potenciais usuários, taxistas e o poder público. Enquanto os futuros passageiros aguardam pela novidade na Capital, cidades como Londres, Nova York, Paris e Los Angeles já incorporaram o serviço há alguns anos. O Brasil recebe aos poucos o aplicativo, mas com ressalvas. 

Nesta semana, o gerente-geral da empresa no país, Guilherme Telles, anunciou que o Uber começará a operar em Porto Alegre em dezembro, o que gerou uma resposta instantânea do prefeito José Fortunati. Segundo ele, não haverá Uber sem "um debate democrático". Atualmente, a lei não permite o transporte de passageiros em veículos não regulamentados.

Como a economia compartilhada mudará o consumo e o trabalho

A possibilidade do início das operações já no próximo mês gerou revolta entre taxistas porto-alegrenses, que se posicionaram, em sua maioria, contra o serviço. Para o prefeito, é preciso fazer um debate amplo sobre o assunto para avaliar a possibilidade de uma mudança na legislação.

"Não existe essa raiva toda de taxistas contra a Uber", diz diretor da empresa

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes sancionou um projeto de lei que proíbe o transporte oferecido pelo aplicativo. Em São Paulo, apesar de o prefeito Fernando Haddad regulamentar o uso do app, os taxistas chegaram a fazer uma carreata em protesto contra o serviço. Em meio à polêmica que se avizinha, Zero Hora ouviu relatos de usuários do Uber em capitais do Brasil e do exterior para saber suas avalições sobre itens como atendimento, qualidade dos veículos, segurança e comodidade. O resultado foi unânime: serviço aprovado. Confira abaixo:

Brasília: Juliano Gindri Vargas, engenheiro civil, 33 anos
– Eu conheci o serviço do Uber há mais ou menos um mês, em Brasília, e a minha experiência foi superpositiva. Os motoristas são educados, e os carros, confortáveis. No momento em que a gente entra no veículo, o motorista já pergunta se a temperatura do ar está boa, qual a música você quer escutar, se quer uma água. É uma ferramenta simples de utilizar, sem burocracia nenhuma, e o preço é bacana. Foi extremamente positiva a experiência. Só tem a acrescentar.

São Paulo: Fábio Pereira Noro, 28 anos, publicitário
– O Uber veio para colaborar muito para o usuário que utiliza esse tipo de transporte. Antes só havia o táxi como opção, que acabava sendo preso a uma série de sindicatos, e o aplicativo vem para quebrar esse monopólio. É um serviço que oferece uma qualidade maior do ponto de vista do conforto, seja pelo atendimento – água e benefícios recebidos durante a viagem –, seja pelo preço. Porém, existe o prejuízo de demorar um pouco mais do que os aplicativos de táxi. Mas eu acredito que a concorrência só vem a ser saudável para o consumidor, porque os taxistas terão de melhorar os seus serviços automaticamente, o que já tem acontecido em São Paulo.

Rio de Janeiro: Vitor Cardoso, 32 anos, coordenador de marketing
– O serviço do Uber é muito interessante porque tem sempre carros muito novos, top de linha, bem diferentes dos táxis que estamos acostumados a usar aqui no Rio de Janeiro. O atendimento também é diferenciado, sempre tem pessoas bem capacitadas e treinadas. Eles nos oferecem balinhas e água, perguntam se o nível do ar condicionado está bom. Além disso, você não coloca a mão na carteira para pagar o serviço. Então, eu abandonei o táxi e só uso o Uber.

Los Angeles (EUA): Diogo Duarte, 34 anos, empresário
– Tenho usado o Uber bastante, há dois anos, principalmente no fim de semana. O serviço é muito bom e prático. Na maioria das vezes, a gente chama o carro, e ele chega em menos de cinco minutos. Muitas vezes, em um minuto. Você pode acompanhar pelo aplicativo onde o veículo está, e o serviço é relativamente barato _ mais barato do que táxi em Los Angeles. A parte boa é que você não mexe com dinheiro. Quando a corrida termina, você agradece, sai do carro e tudo é cobrado no cartão.

Nova York e Cidade do México: Ana Paula Sefton, pedagoga e doutora em educação, 36 anos
– Usei o Uber dois anos em Nova York e utilizo há um ano na Cidade do México. A principal diferença para os táxis é que o aplicativo oferece motoristas mais qualificados, que dirigem com cuidado e atenção, além de carros mais novos. Você vai entrar em um veículo limpo, seguro e com motorista que dirige melhor. Além de tudo, tem as facilidades durante a corrida que agregam valor, como água mineral, jornais do dia, wi-fi free e carregador para telefone. Os motoristas costumam deixar o passageiro à vontade para escolher se o rádio fica ligado, se quer conversar, se quer ficar quieto. Outro ponto importante é a segurança, sobretudo para as mulheres, pois o app cadastra o perfil e os contato do motorista, e a empresa se responsabiliza pela qualificação deles.

Por Mauricio Tonetto 
Informações: Zero Hora


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Mais de 80 mil pessoas já viajaram no VLT de Santos

Mais de 80 mil pessoas já viajaram no VLT desde abril de 2015! A operação comercial começa em janeiro com seis veículos circulando a cada cinco minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos.

E você, já conhece o VLT da Baixada Santista? Aproveite a operação teste com viagens gratuitas de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h.

Informações: EMTU SP

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Novo Cartão BUS+ está chegando na Região Metropolitana de Campinas

A partir de novembro/2015 terá início a transição do Vale-Transporte de papel (VT Facial) para o novo Cartão BUS+ Vale-Transporte. Além do cartão Vale-Transporte, o Consórcio BUS+, vencedor da concessão do Transporte Metropolitano de Campinas, emitirá os novos cartões Cidadão, Empresarial, Escolar, Sênior e Especial.  As empresas terão mais comodidade, segurança, rapidez e economia na compra do Vale-Transporte. 

Os VTs Faciais da EMTU/SP continuarão sendo aceitos nos ônibus. A EMTU/SP divulgará posteriormente o prazo para a troca. 

A transição será efetuada em três etapas:


Saiba como será o passo a passo para obter o cartão BUS+ Vale-Transporte:

A empresa acessará o site do Cartão BUS+ e cadastrará seus funcionários;
após o prazo indicado no site, um representante da empresa se deslocará até a loja BUS+ escolhida para retirar os cartões, que já estarão impressos;
a recarga dos cartões ocorrerá nos validadores dos ônibus no momento da primeira utilização.

Próximas recargas:

A empresa acessará o site do Cartão BUS+ e fará o pedido;
imprimirá o boleto e poderá efetuar o pagamento no mesmo dia;
no terceiro dia após o pagamento, os créditos já estarão liberados nos validadores dos ônibus.

Vantagens do Cartão BUS+ VT frente ao VT Facial:

redução no prazo de aquisição do vale transporte, de 7 para 3 dias;
não será mais necessário um funcionário se deslocar para buscar os VTs e outro para separá-los e contá-los;
a empresa ganhará em comodidade, segurança, rapidez e economia;
em caso de perda ou roubo, os créditos poderão ser recuperados após o cancelamento do cartão;
somente com o Cartão BUS+ os usuários poderão obter redução de tarifa nas futuras integrações tarifárias.

Informações: EMTU SP

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