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Prefeitura de Uberaba abre licitação para corredor Sudeste e Sudoeste do Vetor/BRT

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A Prefeitura de Uberaba torna pública a abertura dos processos de licitação para contratação de empresa que fará as adequações necessárias para as obras de implantação do novo trecho do sistema BRT/Vetor a ser implantado em Uberaba, com o eixo Sudoeste e o eixo Sudeste.

O certame será disputado na modalidade concorrência do tipo menor preço global, visando atender à Secretaria de Obras. Para a licitação do corredor BRT Sudoeste, a data limite para entrega dos documentos de habilitação e proposta de preço é até às 9h do dia 23 de setembro, na sala de reuniões da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). Os envelopes serão abertos às 9h15 no mesmo dia e local. O valor estimado da licitação é de R$ 21.957.200,36.

Para a licitação do corredor Sudeste, a data para a entrega da documentação é às 9h do dia 22 de setembro, na Sesurb. A abertura dos envelopes ocorrerá às 9h15 do mesmo dia e local. O valor estimado da licitação é de R$ 15.874.058,50.

O braço do eixo Sudeste passará pelas ruas e avenidas Guilherme Ferreira, Nelson Freire, Abílio Borges e Bandeirantes, onde ficará o terminal de embarque e desembarque de passageiros, nos moldes dos terminais Leste e Oeste. Os braços do eixo Sudoeste passarão pela rua Bento Ferreira, avenida da Saudade, avenida Dona Maria de Santana Borges, avenida João Dallacqua e avenida Juca Pato, onde ficará o terminal de embarque e desembarque de passageiros. As estações retangulares instaladas no percurso terão ar condicionado, cobertura sanduíche, sistema de reaproveitamento de água de chuva, rampas de acessibilidade, catracas e câmeras.

Para o secretário de Planejamento e Gestão Urbana, Marcondes Nunes, a publicação das licitações é mais um passo importante para o avanço da política de mobilidade urbana que beneficiará a cidade inteira. “Esses dois eixos vão complementar o sistema, atendendo a uma parcela muito maior da população, principalmente em bairros distantes do Centro, que poderão chegar muito mais rápido ao seu destino por meio do transporte coletivo”, afirmou.

Informações: Jornal de Uberaba

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Em Vitória-ES, Multa para ônibus que circulam com porta aberta ficam mais duras

A multa aplicada às operadoras do Sistema Transcol que tiverem seus veículos flagrados circulando com as portas abertas vai aumentar em 280%. O valor sobe de R$ 231,00 para R$ 650,00 a partir desta terça-feira (11), com a publicação da Norma Complementar 05/2015 da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). A Norma torna obrigatória, ainda, a instalação de dispositivo de segurança que impeça a abertura das portas do veículo em movimento. O condutor não poderá partir sem que as portas estejam devidamente fechadas durante as paradas para embarque e desembarque.
Arquivo ESHOJE
A multa será aplicada nos dois casos: circular com a porta aberta e não ter o dispositivo de segurança instalado. Pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o dispositivo de segurança de travamento das portas é obrigatório, de fábrica, mas há uma tolerância que permite ao veículo circular com a porta aberta, desde que a velocidade esteja abaixo de 5 quilômetros, o que ocorre normalmente nos momentos de embarque e desembarque de passageiros. No Sistema Transcol, essa tolerância passa a ser zero quilômetro.

O não cumprimento das disposições contidas na Norma Complementar nº 05 implicará em recolhimento do veículo e aplicação das penalidades cabíveis. O diretor presidente da Ceturb-GV, Alex Mariano, explica que a medida visa à segurança dos usuários que utilizam o transporte público urbano. “Vamos cobrar das operadoras o cumprimento da Norma e não vamos admitir falhas”, ressaltou.

Essa é mais uma medida adotada pela Ceturb-GV para garantir que itens de segurança dos coletivos funcionem de forma apropriada. Desde o início do mês de agosto a fiscalização foi intensificada, com vistorias surpresas e aleatórias nos dez terminais de integração e nas garagens das empresas operadoras. A meta é aumentar em mais 500 o número de vistorias anuais. 

Por ano, são realizadas 5.112 vistorias programadas, ou seja, os 1.704 veículos da frota são vistoriados três vezes ao ano (25% da frota a cada mês). As vistorias programadas ocorrem nas garagens e as empresas só ficam sabendo qual carro será vistoriado com 24 horas de antecedência. Nas fiscalizações aleatórias, não há aviso. 

Inmetro
Outra medida a ser adotada pela Ceturb-GV diz respeito à avaliação de conformidade das portas, procedimento técnico que faz diversos ensaios para estudar itens como resistência, durabilidade e tempo de desgaste de peças das portas do ônibus, entre outros. “Vamos encaminhar um ofício ao Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo) para, juntos, solicitar ao Inmetro (Instituo Nacional de Metrologia) que faça essa avaliação, que hoje só existe para elevadores e condições de acessibilidade nos ônibus”, disse Alex Mariano.

Alex disse ainda que viu a necessidade de levar essa discussão para a esfera nacional, pois verificou que acidentes envolvendo problemas nas portas têm ocorrido em todo o país. “Tivemos dois casos recentes na Grande Vitória e fazendo uma pesquisa constatamos casos em diversos outros estados. Precisamos colocar esse assunto em pauta para garantir a segurança de todos os usuários”.

Informações: Ceturb ES

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Prefeitura de São Paulo promete três corredores de ônibus até janeiro de 2016

A Prefeitura de São Paulo vai entregar até janeiro de 2016 três corredores de ônibus, uma das principais bandeiras da gestão de Fernando Haddad (PT). Serão concluídas, na zona sul, a via exclusiva de ônibus da Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini e a requalificação do corredor da Estrada M Boi Mirim, e, na zona norte, a reforma do corredor da Avenida Inajar de Souza. O prazo foi cravado nesta terça-feira, 18, pelo secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Roberto Garibe.

"Devemos entregar uma parte dos corredores agora no final do ano, como Inajar e Berrini. Vamos entregar a requalificação do corredor da M Boi Mirim. Estamos conseguindo administrar o problema da escassez que todo o Brasil está passando", afirmou Garibe. Em seguida, o secretário disse que a data de entrega será entre dezembro deste ano e janeiro de 2016.

Segundo a Prefeitura, estão em construção 37,9 quilômetros de vias exclusivas para ônibus. Há 62 km estão com obras contratadas e 26 km em licitação. A meta da gestão é terminar o mandato com 150 quilômetros novos de corredores.

TCM

No fim do mês passado, o Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo suspendeu, pela terceira vez, duas licitações para a construção de corredores de ônibus na capital. Auditoria apontou sobrepreço de pelo menos R$ 47 milhões nos editais relançados em julho e risco de pagamento indevido de R$ 69 milhões.

A suspensão atingiu três corredores, que somam 44,4 quilômetros de extensão e têm custo estimado em R$ 1,2 bilhão. Em um deles, com obras exclusivamente na zona leste da cidade, estão previstos dois trechos do Corredor Perimetral Itaim Paulista/São Mateus, de 18,2 km, um trecho do Corredor Radial Leste, de 9,6 km, e ainda um terminal de ônibus em São Mateus.

Na outra licitação, as obras interligam as zonas sul e leste: são dois trechos do Corredor Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf, com extensão de 16,6 km.

Informações: Agência Estado

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Prefeitura de Piracicaba abre licitações para corredores de ônibus

A prefeitura abriu licitações para implantação da segunda etapa dos corredores preferenciais de ônibus, que contemplará as avenidas Piracicamirim, Professor Alberto Vollet Sachs e as ruas Moraes Barros e XV de Novembro. 

A estimativa de custo é de R$ 7,3 milhões. 

Após o processo licitatório, a empresa contratada terá seis meses para executar as obras. 

Uma das licitações, de R$ 5,2 milhões, refere-se a adequações nas ruas Moraes Barros, XV de Novembro — essas a partir da avenida Armando de Salles Oliveira — e avenida Piracicamirim. 

A outra, de R$ 2,1 milhões, corresponde a intervenções previstas na avenida Alberto Vollet Sachs, desde a rotatória com a avenida Piracicamirim até a avenida Pádua Dias. 

“Estamos prevendo uns 75 dias até o fechamento do contrato e aí devemos iniciar as obras, se tudo correr bem”, disse o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.

- Mais informações sobre o transporte coletivo de Piracicaba

A nova etapa integrará o projeto de construção dos corredores preferenciais, que, entre outras ações, visam melhorar a mobilidade urbana do município. 

O montante utilizado faz parte dos R$ 55 milhões obtidos por meio de financiamento do governo federal, anunciados em 2013. 

Em abril deste ano foi aberta licitação para os primeiros corredores, nas avenidas Armando de Salles (a partir da rua XV de novembro), na área central; Juscelino Kubitschek, Rui Barbosa, Dona Francisca, Barão de Serra Negra e um trecho da 1º de Agosto, na região da Vila Rezende. 

O investimento previsto é de R$ 10,8 milhões. 

A licitação está parada, segundo Akira, e aguarda análise do Tribunal de Contas devido a questionamento de uma das empresas participantes. 

Os corredores possibilitarão redução de aproximadamente 25% do tempo de viagem dos ônibus. 

“Como não haverá as baias para que o ônibus entrem para pegar os passageiros, ficará mais fácil de sair e os carros respeitarão a faixa preferencial. Também diminuiremos os semáforos com três tempos. Onde for possível vamos instalar paradas de ônibus com calçadas mais elevadas para facilitar a entrada de passageiros e abrigos diferenciados, onde houver o corredor”, afirmou. 

Ainda de acordo com Akira, algumas vias próximas dos novos corredores devem receber modificações de mão de direção e outras adequações.

Por Lilian Geraldini
Informações: Jornal de Piracicaba

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No Recife, Linha 155 - Jordão Baixo/Boa Viagem irá atender a Rua Xingú


A linha 155 - Jordão Baixo/Boa Viagem passa a atender a Rua Xingú, no Ibura, a partir desta quarta-feira (19). A medida esta sendo realizada pelo Grande Recife para atender ao pedido de moradores da localidade. Confira abaixo os horários das viagens para os atendimentos a Rua Xingú:

Viagens no sentido subúrbio/cidade
6h e 6h16 
6h e 06h40 

Viagens no sentido cidade/subúrbio
17h16 e 18h04
17h57 e 18h45

Viagens nos ambos os sentidos 
15h04 e 6h04 
15h41 e 16h29

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no  0800 081 0158.

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Rio terá menos 33 linhas de ônibus na Zona Sul a partir de outubro

Trinta e três ônibus que passam pela Zona Sul do Rio de Janeiro sairão de circulação a partir da primeira semana de outubro. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) nesta quarta-feira (19) (veja abaixo as linhas que serão alteradas).
Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
De acordo com a SMTR, a implementação será feita em fases, de maneira gradativa, sendo que a 1ª fase (outubro a dezembro de 2015) será a maior. Nessa fase, 33 linhas serão eliminadas, 21 encurtadas e cinco novas linhas serão criadas. Ao final da implementação de todo o projeto, em março de 2016, haverá 35% de redução da frota que passa pela Zona Sul da cidade.

Os ônibus que prioritariamente serão retirados do sistema serão os que não possuem ar-condicionado para a entrada progressiva de coletivos novos e climatizados.

O objetivo da redução é acabar com a sobreposição das linhas, a disputa por passageiros nos pontos e, assim, garantir mais fluidez no trânsito e menos tempo de viagem. Para organizar o novo sistema 70% das linhas que trafegam pela Zona Sul serão aglutinadas.

Ainda segundo a secretaria, as mudanças devem aumentar a eficiência do sistema, gerando impacto sobre o trânsito, inclusive nos corredores BRS cuja melhoria de desempenho é estimada em 30%. No BRS Nossa Senhora de Copacabana, por exemplo, passam 300 ônibus por hora, em média. Com a racionalização, esse número cairá para 120 ônibus por hora.

Na Barra da Tijuca, por exemplo, quem usa linhas que ligam o bairro ao Centro da cidade terão de fazer integração na Zona Sul, caso o destino final seja a região central da cidade.

Veja as mudanças nas linhas de ônibus

- FASE 1.1 ( Outubro e Novembro)
Início da operação da INTEGRADA 1 (Alvorada >Rio Sul -via Lagoa-Barra)
Eliminadas: 314, 332, 501, 502

Início da operação da INTEGRADA 8 (Recreio> Rio Sul - via Lagoa-Barra)
Eliminadas: 318

Início da operação da INTEGRADA 2 (Alvorada> Rio Sul-via Av. Niemeyer)
Eliminadas: 177, 360, 504, 535

Início da operação da TRONCAL 1 (Gal Osório > Central - via Copa e Aterro)
Eliminadas: 120, 121, 125, 127, 411, 442
Eliminadas: 129, 305, 404, 405, 441, 454, 458, 480, 481, 505
Encurtadas: 119, 455, 456, 457, 475, 483, 484, 485, 486

- FASE 1.2 ( Dezembro)
Início da operação da TRONCAL 3 (Gávea> Central via Copa e Aterro)
Eliminadas: 123, 128, 132, 382, 402, 421, 443, 537
Encurtadas: 124, 154, 413, 415, 426, 432, 433, 435, 464, 474, 503, 539

Informações: G1 Rio

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