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Em SP, Linha de ônibus é criada para atender moradores de Itaim Paulista

quarta-feira, 15 de julho de 2015

A SPTrans informa que a partir deste sábado, 18/07, os moradores do Jd. Romano, na zona leste, ganharam  mais  uma opção de  linha de ônibus no bairro.

Será a  implementação da linha 3015/10 ‘’Jardim Romano – Jardim das Oliveiras”, que  terá seu itinerário circular. 

A linha atenderá a rua Domingos Fernandes Nobre, via paralela à linha 12 da CPTM, que faz a ligação com a Av. Mal. Tito, através do Viaduto Carlito Maia e Av. Itaim, onde está localizado o Hospital Santa Marcelina, além de outros pólos de interesses da região.

Vale ressaltar,  que o os moradores do Jd Romano já contam com três opções de linhas de ônibus que são: 2005/10 Jd. Romano – São Miguel, 2769/10 Jd. Romano – Metrô Tatuapé e 273J/10 Jd. Romano – Metrô Penha.                        

Confira o itinerário da linha:
Linha: 3015/10 “Jardim Romano – Jardim das Oliveiras” (Circular)
O Ponto Inicial  será na rua Rua Duarte Martins Mourão, 581.

Itinerário: Rua Duarte Martins Mourão, Av. Tomás Lopes de Camargo, Praça da Igreja, Av. Tomás Lopes de Camargo, Av. Diogo da Costa Tavares, Rua Jerônimo Maranhão, Rua Domingos Fernandes Nobre, Travessa Maria Soldado Martins. Viad. Carlito Maia, Av. Itaim, Rua Manuel Bueno da Fonseca, Av. Academia de São Paulo, Rua Jacarena, Rua Piracatinga, Rua Felizardo Ribeiro Lisboa, Rua Renata Agondi, Rua Vinte e Oito e Rua Carlos Aguiar, Rua Renata Agondi, Av. Fernando Pacheco Jordão, Av. Pupunha, Rua Lago Caracares, Rua Felizardo Ribeiro Lisboa, Rua Caracatinga, Rua Jacareana, Av. Academia de São Paulo, Rua Manuel Bueno da Fonseca, Av. Itaim, Viad. Carlito Maia, Rua Cachoeira Manganal, Rua Ambuá, Rua Domingos Fernandes Nobre, Rua Jerônimo Maranhão, Av. Diogo da Costa, Rua Manuel Felix de Lima e Rua Duarte Martins Mourão.

Informações: SPTrans

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Greve de ônibus no Recife continua nesta quarta-feira

terça-feira, 14 de julho de 2015

Os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus em greve fizeram um protesto, na tarde desta terça-feira, em um dos principais corredores de tráfego do Recife. A categoria se reuniu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário e fez um ato público por quase duas horas na Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, nas proximidades da Assembleia de Deus.

Os grevistas agendaram uma nova mobilização para as 9h, na Praça do Derby. O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco apoia a causa dos rodoviários e adiantou que também participará do ato desta quarta-feiraAs duas categorias deverão sair em passeata até o Palácio Campo das Princesas, sede do governo.

Os rodoviários decretaram estado de greve na tarde da última sexta-feira (10), após rejeitar a proposta de reajuste salarial e de benefícios oferecida pelas empresas. Eles alegam estar frustrados com o que aconteceu ano passado, quando o Tribunal Superior do Trabalho reduziu o aumento concedido aos profissionais a 10% no salário e no tíquete de alimentação.

A decisão foi tomada em assembleia, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Regiões Metropolitanas da Mata Sul e Norte (STTREPE), no bairro de Santo Amaro. Na reunião, o presidente do sindicato, Benilson Custódio, apresentou a proposta oferecida pelos patrões na mesa de negociação dessa quinta.

As empresas ofereceram reajuste de 27% no valor do tíquete de alimentação, que passaria de R$ 188 para R$ 220. No salário, o aumento seria de 9,5%. Os motoristas de ônibus ganham, atualmente, R$ 1.765 e passariam a receber R$ 1993, os cobradores, que ganham R$ 812, receberiam R$ 889, e os fiscais, pagos por R$ 1.141, ganhariam R$ 1.239. Desde o início das negociações, no entanto, o objetivo da categoria é que o tíquete suba para R$ 300. A proposta dos empresários não foi aceita.

"A questão toda é a frustração com o que aconteceu ano passado. A categoria queria R$ 300 no auxílio e aumento de, pelo menos, 30%. Sabemos que, diante de outras questões, o valor é alto. Queríamos negociar. Mas eles só fizeram a reposição do índice inflacionário. Decretamos estado de greve hoje (sexta) e a greve começa a partir da 0h de terça", adiantou o assessor de comunicação do Sindicato, Genildo Pereira.

Informações: Diário de Pernambuco

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Vândalos picham composição nova da SuperVia

Funcionários da equipe  de manutenção da SuperVia identificaram que um dos novos trens chineses, adquirido pelo Governo do Estado, foi alvo de pichação e teve todos os quatro carros danificados, na manhã da última quinta-feira.

A composição, que entrou em circulação há menos de um mês, passou a madrugada estacionada em um desvio próximo à estação Bangu (ramal Santa Cruz) e precisou ser encaminhada para limpeza especializada em um dos lavadores da concessionária.

Para o processo de lavagem, o trem precisou ficar ao menos um dia fora de operação, deixando de transportar milhares de passageiros, alega a SuperVia. Em nota, a concessionária disse que "repudia ações como essas que danificam o patrimônio público e prejudicam, principalmente, os passageiros".

A SuperVia registrou a ocorrência na 34ª DP (Bangu) e disse que está à disposição da polícia para auxiliar nas investigações e identificar os autores do crime.

Informações: O Dia

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Greve de ônibus no Recife: Rodoviários param os ônibus na Avenida Cruz Cabugá

A Avenida Cruz Cabugá, no centro do Recife, recebe na manhã desta terça-feira o primeiro ponto de manifestação dos rodoviários, em greve desde a zero hora. Os motoristas começaram a parar os ônibus na via, como aconteceu no dia 3 de julho nas avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes. Protesto semelhante também foi visto no Terminal de Joana Bezerra.

De acordo com Aldo Lima, membro da Central Sindical Popular - CSP Conlutas e representante da executiva estadual da central, apontado como articulador da paralisação, outras mobilizações como esta serão realizadas em diversos pontos da cidade, ao longo da manhã.

Na garagem da empresa Globo, localizada na Avenida Norte, bairro de Beberibe, zona norte do Recife, seis coletivos foram depredados. Funcionários da empresa disseram que o vandalismo foi praticado por motoqueiros que passaram pelo local atirando pedras e causando um prejúizo em torno de R$ 14 mil.

O sindicato da classe patronal, o Urbana-PE apresentou um balanço inicial da circulação. Segundo a assessoria de comunicação, o dia começou com 40% da frota nas ruas, índice que teria aumentado para 55% por volta das 8h30.

Em entrevista nesta manhã ao Diario, Aldo Lima adiantou que a categoria compareceu às garagens para cumprir a determinação do Tribunal Regional do Trabalho em garantir 70% da frota de ônibus circulando nos horário de pico, mas que a classe patronal estaria descumprindo a medida em não liberar os veículos e também utilizando mão de obra terceirizada. "Os patrões estão cometendo duas irregularidades", acrescentou. 

Os rodoviários deverão se reunir às 14h na sede do sindicato, no bairro de Santo Amaro e de lá seguir em passeata pelas ruas do Recife.

Informações: Diário de Pernambuco


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Em Fortaleza, Avenidas Leste-Oeste e Abolição ganham faixa exclusiva para ônibus

Os motoristas que circulam entre as avenidas Leste-Oeste e Abolição devem ficar atentos as alterações nas vias. A partir desta semana, começam a funcionar as faixas exclusivas para ônibus em praticamente toda a extensão das vias. A Prefeitura de Fortaleza espera que haja um aumento de até 40% na velocidade dos transportes coletivos.

Na Avenida Abolição, o corredor tem 5,3 quilômetros de extensão, da Rua José Vilar até o cruzamento com a Via Expressa. A faixa da Avenida Presidente Castelo Branco (Leste/Oeste) inicia  na ponte da Barra do Ceará e segue até a altura do Marina Park Hotel. De acordo com a Prefeitura, a alteração de circulação da via deve beneficiar cerca de 200 mil passageiros por dia, usuários das 40 linhas de ônibus que transitam na área.

Informações: Rádio Verdes Mares

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Emdec estuda três áreas na região central para instalar estação do BRT

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Três locais na região central de Campinas estão sendo analisados pela Secretaria de Transportes para receber a estação de transferência que fará a ligação do Centro com a região do Ouro Verde do sistema BRT - os corredores exclusivos de ônibus que devem mudar o modelo de transporte público na cidade.

A previsão do atual secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, é iniciar a obra do BRT até fevereiro de 2016, com prazo de conclusão previsto em 24 meses. Contudo, ao ser apresentado pela primeira vez na Câmara de Vereadores, em abril de 2013, ainda sob a gestão de outro titular na pasta, a expectativa era ter começado as intervenções em fevereiro de 2014.

Opções no Centro
Os técnicos estudam como primeira opção a construção da estação na Av. Campos Salles, no trecho entre as avenidas Senador Saraiva e Francisco Glicério. As outras duas opções são o mini terminal localizado na Av. dos Expedicionários - em frente a Estação Cultura -  e o trecho inicial da Av. Andrade Neves, logo na saída do Túnel Joá Penteado. A idéia é construir um terminal numa dessas três áreas em condições de receber os ônibus articulados e biarticulados, usados pelo sistema.

No projeto inicial, a ligação do Terminal Ouro Verde tinha como destino final o Terminal Central, no Viaduto Miguel Vicente Cury, mas o projeto teve de ser abandonado. “Nós teríamos de derrubar o Terminal e fazer um outro, adequados aos ônibus do BRT e isso elevaria o custo em mais de R$ 100 milhões”, explicou Barreiro. “Por isso, partimos para novas opções”, acrescentou.

Esta, na verdade,  é a única indefinição que ainda persiste no projeto, já que o corredor Campo Grande terá sua ligação com o Centro no Terminal do Mercado - em frente ao Mercado Municipal, segundo confirmou o secretário.  “O terminal instalado ali, será totalmente reformulado. Na verdade, aquilo que tem hoje será derrubado e um novo terminal será construído”, adiantou.

Projeto final
Segundo Barreiro, o projeto final deverá estar concluído "nas próximas semanas", quando também saberá o custo exato da obra - considerada a maior intervenção urbanística e de mobilidade dos últimos 20 anos em Campinas.  Por enquanto, o secretário diz saber apenas que vai ficar mais caro que o previsto.

Orçado inicialmente em R$ 340 milhões, o projeto final deverá trazer detalhamentos não previstos no projeto básico, o que provocará aumento no valor final. "Os custos ainda estão sendo dimensionados, mas muito provavelmente vai ficar mais caro que o previsto no projeto básico", admitiu ele.

"Nós teremos de fazer transposições, construir pontes, levantar viadutos e promover outras intervenções importantes nas vias, que não foram previstas no projeto básico", argumentou. "O projeto inicial estimou custo aproximado de R$ 10 milhões por quilômetro, mas acreditamos que esse valor será maior, justamente por conta dessas intervenções", acrescentou.

Edital ainda em julho?
A previsão é que até o final de julho, a secretaria lance num único edital, as regras da licitação para a elaboração do projeto executivo e a execução da obra. Barreiro diz que o edital vai exigir a formação de um consórcio na qual estejam presentes uma empresa especializada em projetos e outra na execução de obras. “Isso é uma ousadia, porque normalmente se faz licitações separadas”, lembrou.

A expectativa dele é que em, no máximo 90 dias depois da declaração do consórcio vencedor, possa fazer a contratação da obra, que deverá começar cerca de dois meses depois.“Nós estimamos que as obras comecem entre janeiro e fevereiro de 2016 e estejam concluidas 24 meses depois - entre janeiro e fevereiro de 2018”, disse ele.

A maior parte dos custos do projeto virão do governo federal. Estão previstos R$ 197 milhões do PAC da Mobilidade e outros R$ 97 milhões do Orçamento Geral da União (OGU). O restante, cerca de R$ 44 milhões, serão desembolso da própria prefeitura. Barreiro disse acreditar que a crise não vai afetar o envio de recursos. Segundo ele a verba federal está garantida e a contrapartida do Município já foi reservada.

Campo Grande
Barreiro antecipou que o projeto será iniciado pelo Corredor Campo Grande. E a explicação é simples. “A Dunlop (Av. John Boyd Dunlop) tem hoje a pior situação de trânsito em Campinas”, afirma.  A avenida apresenta volume médio de tráfego diário de 61.280 veículos, muito acima de corredores similares como da Ruy Rodrigues (46.220) e Amoreiras (43.860). . “Nós precisamos dar um jeito nisso”, argumenta.

Em volume de tráfego, a  Dunlop só perde para a Preste Maia -  que registra a passagem diária de 83.100 veículos, mas neste caso há um fator importante: ela recebe o volume direto de duas rodovias – a Santos Dumont e a Anhanguera, o que não acontece com a Dunlop.

Barreiro disse ainda que as obras para construção do Corredor Ouro Verde só serão  iniciadas depois de concluída a construção do Corredor Campo Grande.  Segundo o secretário, a mesma empresa vai construir os dois corredores. 

O que é o BRT
O Sistema BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transit) prevê a implantação de dois grandes corredores para tráfego exclusivos de ônibus articulados e biarticulados, numa extensão de aproximadamente 30 Km. Um deles vai ligar o Centro à Região do Ouro Verde e outro à região do Campo Grande.

Além disso, haverá a construção de uma perimetral de 4 Km de extensão, que vai ligar a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), numa interligação entre os dois corredores, totalizando 34 Km. A obra é considerada essencial para a cidade já que as regiões do Campo Grande e Ouro Verde concentram 45% da população de Campinas e respondem por mais da metade dos usuários de todo o sistema.

“Essa será uma grande oportunidade para que Campinas possa adotar, definitivamente, o sistema de transporte tronco-alimentado”, disse ele. Por esse sistema, os ônibus saem dos bairros e levam o passageiro até as linhas – tronco. O BRT contará com a construção de 33 estações de embarque e desembarque, cinco terminais de integração e 17 obras como pontes, viadutos e passagens de nível.

Pelo projeto apresentado ao Legislativo, os corredores deverão funcionar com quatro linhas diferentes. A primeira delas será a Linha Expressa – que vai ligar o Terminal ao Centro, sem nenhuma parada, em apenas 35 minutos. A segunda será a Semi-Expressa – que terá de quatro a cinco paradas e que levará entre 40 e 45 minutos para cobrir o trajeto do Terminal ao Centro.

Haverá ainda as chamadas Linhas Paradoras – que terão parada em todas as 19 estações previstas ao longo dos corredores e as Linhas Intersetoriais – que farão as ligações entre os corredores e outros pontos da cidade.

Só os ônibus vão trafegar pelos corredores. Não será permitido o trânsito de carros, táxis, peruas do sistema  alternativos ou moto. No corredor haverá possibilidade de ultrapassagens e, por conta disso, o risco de ocorrência de formação de comboios entre os ônibus é nula. As estações de transferência serão fechadas e o embarque e desembarque serão feitos por uma plataforma em nível.

De acordo com o projeto básico, o corredor Ouro Verde do BRT terá 14,4km de extensão com saída numa das três áreas que ainda estão sendo avaliadas pela Secretaria de Transportes. Seguiria depois pela Av. João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim, até o Terminal Vida Nova.

Já no Corredor Campo Grande serão 17,8 km, a partir do Terminal do Mercadão. Pelo projeto original, ele seguiria pelo leito do antigo VLT, Av. John Boyd Dunlop,  até a chegada ao terminal Itajaí. A estimativa é que os dois corredores transportem juntos cerca de 30 mil passageiros por hora nos períodos de pico.

Tote Nunes
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