Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Cores diferentes identificam grupos de consórcio de ônibus em Salvador

domingo, 19 de abril de 2015

Os consórcios que venceram a licitação das linhas de ônibus de Salvador passaram a rodar nesta sábado, 18, nas bacias que adquiriram no processo de concessão. As alterações, que vão afetar 160 linhas até segunda, 20, limitam-se às empresas que operam cada itinerário, explica o secretário de Mobilidade da capital baiana, Fábio Mota.
Fernando Vivas | Ag. A TARDE
"A única mudança é na cor do carro, porque cada consórcio vai passar a atuar na sua bacia. Mas o código da linha continua o mesmo, a linha é a mesma, com o mesmo nome e percurso", diz.

A partir de agora, os consórcios têm um ano para realizar a pintura dos ônibus conforme a área de operação (azul para orla e Centro, amarelo no Subúrbio Ferroviário e Península Itapagipana e verde no miolo).

Os ônibus que ainda não estão pintados terão um adesivo colado, indicando o consórcio a que pertencem. São três os grupos que agora operam o transporte da capital: Plataforma (Subúrbio), OT Trans (miolo) e Salvador Norte (orla e Centro).

Atenção
As mudanças vão obrigar os passageiros a prestarem atenção no código e no nome da linha - e não na cor do coletivo, como é comum.

Neste sábado, a equipe de A TARDE circulou pela cidade entrevistando usuários e não identificou dificuldade diante das alterações. Na Lapa e na Estação Iguatemi, agentes estavam de prontidão para tirar dúvidas dos passageiros.

A lista das linhas que mudaram de empresa pode ser encontrada no site www.integrasalvador.com.br.

De acordo com o secretário Fábio Mota, todos os ônibus com mais de quatro anos de uso - ou seja, que rodam antes de 2009 - estão proibidos de operar na cidade, por determinação do contrato de licitação.

Conforme Mota, após a exigência, Salvador passou a ter uma frota com idade média de 3,6 anos. Cerca de 700 novos coletivos chegaram na cidade entre 2014 e 2015, segundo ele. Os outros dois mil que compõe a frota (de 2.700 no total) passaram por vistorias para serem autorizados a operar.

A prefeitura estima que, em cinco anos, todos os ônibus antigos sejam trocados na cidade, por causa da nova idade limite estabelecida.

Por Yuri Silva
Informações: A Tarde Online


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Metrô do DF terá rede pública de Wi-Fi a partir desta terça-feira

O Metrô-DF inaugura, nesta terça-feira (21), às 17h, a rede pública de Wi-Fi para os usuários do serviço de transporte sobre trilhos. O sinal estará disponível, a princípio, nas estações Central, Galeria, Feira e Águas Claras. Mas a empresa já planeja estender às outras 20 estações, atendendo a um pedido constante dos usuários.

O acesso será gratuito e livre, sem necessidade de cadastramento. Basta localizar a rede GDF Sin@l Livre no smartphone ou tablet e conectar. A velocidade de navegação será equivalente a 1 megabyte (1 mbps). Cada estação contará, em média, com oito pontos de acesso nas plataformas e um na bilheteria. Esses pontos têm um raio de alcance de aproximadamente 40 metros, o que abrange toda a extensão das plataformas. Com essa estrutura será possível atender em média 800 usuários nas estações menores e até 1200 acessos simultâneos nas estações de maior movimento, como Central e Galeria.

O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, garante que ainda pretende implantar outras inovações.

— Com a modernização do sistema operacional, será possível acessar a localização em tempo real dos trens pelo aplicativo para smartphones e tablets. A licitação está em fase de elaboração e estimamos que, em dois, anos, a população de Brasília poderá ter um serviço de melhor qualidade.  

O sinal é uma extensão da rede GDF Sin@l Livre já disponibilizada na área central do Plano Piloto e foi ampliado para as quatro estações do Metrô-DF.

Aplicativo

Também será lançado o aplicativo do Metrô-DF para smartphones e tablets. Desenvolvido pela equipe técnica da Companhia, o app reunirá informações institucionais e dos serviços oferecidos ao cidadão, informações sobre os pontos turísticos da cidade e um roteiro de como utilizar o metrô para chegar ao destino com agilidade, entre outras informações. O objetivo é auxiliar as pessoas durante o deslocamento pelo transporte metroferroviário.

O usuário poderá simular o caminho mais rápido entre as estações de embarque e destino com o Simulador de Viagem. Por meio de um mapa, o usuário terá acesso a todas as linhas para facilitar a visualização dos trajetos, com informações em tempo real de como está a operação em cada linha. Endereços, mapas, horários de funcionamento das estações, tempo estimado para a viagem, valor das tarifas e condições operacionais são algumas das outras novidades que a população pode acessar pelo smartphone.

O app está disponível apenas em português, e em breve terá uma atualização para inglês e espanhol. O interessado poderá fazer o download do aplicativo nas lojas de apps para Android já a partir da terça-feira (21). Para o sistema iOS, o download poderá ser feito a partir de maio. 

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Projeto prevê redução de veículos nas ruas de Sorocaba

Incentivar os transportes coletivo e não-motorizado deverá ser a palavra de ordem para os próximos anos no que se refere à mobilidade urbana na cidade de Sorocaba. Essa é a proposta do Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTUM), elaborado pela Urbes, que tramita na Câmara Municipal. Ele estabelece uma série de metas que o município pretende atingir nos próximos 12 anos, dentre as quais destaca-se a redução do número de veículos individuais nas ruas e o consequente incentivo ao uso do transporte coletivo e não-motorizado, o que, na visão da autarquia, deve otimizar a fluidez do trânsito. Com isso, a prioridades passam a ser voltadas a essas modalidades de transporte. 

O plano é uma condição imposta aos municípios com mais de 20 mil habitantes para que estes continuem recebendo recursos federais e estaduais para o setor. A determinação está prevista pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, que propôs a apresentação de tal projeto até o último dia 12. Em Sorocaba, o plano foi elaborado em 2013, mas só agora tramita na Câmara. Como foi retirado de pauta e consequentemente não aprovado na última semana, em tese, o prazo se expirou, porém, a direção da Urbes não acredita que isso não comprometerá o recebimento das receitas de outras instâncias do poder público. Além da contrapartida para o recebimento de verba, o projeto irá nortear o modelo de mobilidade urbana da cidade até 2027, quando deverá passar por uma revisão. 

As discussões em torno do PDTUM se intensificaram desde o último dia 8, quando o projeto foi debatido em audiência pública realizada na Câmara Municipal. O evento contou com a presença do presidente da Urbes, Renato Gianolla, que detalhou diversos aspectos do plano aos vereadores, além da projeção de gastos que o plano demanda, podendo chegar a aproximadamente R$ 2 bilhões dentro dos próximos 12 anos. Os parlamentares, por sua vez, já trabalham na elaboração de emendas à proposta, que deverá retornar à pauta do Legislativo em breve. 

Propostas

De acordo com o assessor técnico da autarquia, Roberto Battaglini, o carro-chefe desse novo padrão de deslocamento na cidade será o sistema de ônibus rápido, o BRT, com projeto de ser implantado, a princípio, nos chamados principais vetores de crescimento da cidade, que são as zonas norte e oeste. Battaglini cita o modelo como a principal estratégia para reduzir o alto índice de uso do transporte motorizado individual pela população local - atualmente, 42% dos sorocabanos utilizam esse tipo de veículo enquanto o transporte coletivo responde por apenas 26% da demanda e os 32% restantes se distribuem no uso do transporte não-motorizado. "Precisamos reverter essa divisão modal, aumentando o uso do transporte coletivo dando qualidade e prioridade a ele". A intenção, segundo Battaglini, é equilibrar essa divisão. Atualmente, a taxa de motorização em Sorocaba é considerada elevada, com quase um automóvel para cada 1,5 habitante (são 436 mil veículos para uma população de aproximadamente 630 mil pessoas). 

No que se refere às ciclovias, a projeção é de aumentar as faixas para circulação de bicicletas em mais 120 quilômetros (a curto prazo serão 50 km e o restante até 2027), o que deve levar a cidade a contar com 236 km de malha cicloviária. De imediato, porém, o grande foco não é simples expansão, mas sim a conexão entre pontos importantes da cidade. Segundo o também assessor técnico da Urbes, José Carlos de Almeida, algumas dessas ligações a serem fortalecidas são as dos trechos entre as zonas norte e industrial e zonas sul e norte. 

Embora o cerne das diretrizes para a mobilidade urbana esteja voltado à alternativas ao automóvel convencional, as intervenções viárias não estão descartadas. Compõem a pauta do PDTUM obras como a ligação da avenida Adão Pereira de Camargo com a avenida Luiz Mendes de Almeida, a implantação de viadutos de conexão entre a avenida Ipanema e a J. J. Lacerda; a avenida Fernando Stecca e a Castelinho e a rua Ramon Haro Martini e o bairro Caputera. 

Estão em estudo ainda, de acordo com Almeida, a implantação de uma avenida de contorno do aeroporto da cidade e uma solução em desnível (provavelmente uma passagem subterrânea) ligando as avenidas Washington Luiz e Antonio Carlos Comitre, visando desafogar o tráfego daquele trecho. Na questão intermunicipal, a ideia é, a exemplo do que ocorre no trecho sul entre as rodovias Raposo Tavares, Celso Charuri e Castelinho, implantar um anel viário da região norte envolvendo a rodovia Emerenciano Prestes de Barros e a região do Éden, ligando ainda às demais rodovias que compõem o eixo sul. 

Outros planos já anunciados como a otimização do uso de calçadas e a mudança da política de poluição visual também complementam o PDTUM, porém, estes devem ser conduzidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O plano diretor do setor cita até mesmo a implantação de medidas de maior impacto, como o rodízio de placas e um pedágio urbano. No entanto, elas não deverão ser colocadas em prática, ao menos durante a vigência deste projeto. "Elas contemplam o plano, mas projeção é não utiliza-las dentro dos próximos anos. É apenas uma possibilidade para um futuro mais distante", explica José Carlos de Almeida.

Por César Santana
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VLT Goiânia tem previsão de entrega para 2017

Mais uma grande cidade brasileira aderiu à modernidade e à eficiência na mobilidade urbana. Trata-se da cidade que foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás. Oficialmente inaugurada em 5 de julho de 1942 nasceu bonita e com história, sob influência da “Marcha para o Oeste”, política desenvolvida pelo governo de Getúlio Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. 

A parceria público-privada (PPP) envolvendo a União, Estado de Goiás e iniciativa privada vai injetar R$ 1,3 bilhão na construção de uma linha férrea para receber o Veículo Leve Sobre Trilhos, sendo R$ 215 milhões do governo federal, R$ 590 milhões do governo estadual e R$ 495 milhões da concessionária. 

O trecho de 13,6 km cortará a monumental Avenida Anhanguera. Terá 12 estações e cinco terminais atendendo as regiões desde o Terminal Padre Pelágio, passando por Capuava, Anicuns, Terminal Dergo, José Hermano, Campinas, Praça A, Alameda das Rosas, HGG, Museu Prof. Zoroastro Artiaga, Jóquei Clube, Bandeirantes Oeste, Bandeirantes Leste, Parque Botafogo, Rua 20, Praça da Bíblia, Palmito até o Terminal Novo Mundo. 

O prazo de entrega será de vinte e quatro meses. E 187 desapropriações de imóveis serão pagas à vista, a preço de mercado. 

Com o início de operação previsto para 2017, o VLT Goiânia vai proporcionar mais rapidez e conforto às pessoas que utilizam o transporte coletivo, com ar-condicionado, substituindo de vez o corredor de ônibus. 

O VLT Goiânia terá 30 composições de dois carros, com capacidade para transportar até 600 passageiros por viagem – muito mais que ônibus – a uma velocidade média de 23 km/hora, em intervalos de três minutos nos horários de pico. 

Existe acertada preocupação com a arquitetura moderna da capital goiana. Todo o trecho por onde os trens passarão será revitalizado, de fachada a fachada, incluindo novas calçadas, faixas dos carros, sistema de drenagem, paisagismo, iluminação Led e mobiliário urbano. Vale destacar que os novos terminais de integração e as estações terão rampas de acessibilidade. 

O exemplo de Goiânia bem que poderia contagiar a cidadania mato-grossense e a modernidade dos novos bondes ser incluída entre as prioridades de nosso planejamento urbano. Com uma população na região metropolitana de Cuiabá, que ultrapassa a 1 milhão de habitantes, o transporte ferroviário ligando as cidades próximas e se conectando com vários modais de transportes urbanos, incluindo ciclovias e modernização de acessos aos pedestres, e especialmente a implantação de uma ou mais linhas de VLT é, antes de tudo, uma exigência. Nada de sonho distante, planejar desde já e correr para colocar em prática essa proposta, é uma necessidade concreta e factível. 

Deixar para depois a implantação do VLT de Cuiabá poderá ser considerado, no futuro, irresponsabilidade de nossa geração. Cada vez mais a mobilidade urbana é considerada um direito social básico e sua falta é um entrave ao desenvolvimento. 

Por Vicente Vuolo
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Linhas de ônibus de Salvador começam a ser redistribuídas entre novas empresas

Em cumprimento ao projeto municipal de reestruturação do transporte coletivo de Salvador, 200 linhas de ônibus serão redistribuídas entre as novas empresas que passam a operar o sistema a partir de quarta-feira (22/4). 

A mudança começa neste sábado (18/4) e estará concluída na terça-feira (21/4). As três empresas que firmaram contrato de concessão com o município, mediante licitação, e que terão o mesmo padrão visual, diferenciado apenas pela cor, são: OT Trans (verde), Plataforma (amarelo) e Salvador Norte (azul).

De acordo com o contrato de concessão, a cidade foi dividida em três grandes áreas operacionais (ou bacias). A OT Trans fica com o Miolo (Mussurunga, Pernambués, Cajazeiras e Pau da Lima), a Plataforma cobre todo o Subúrbio Ferroviário (bairros compreendidos entre São Tomé de Paripe e Comércio) e a Salvador Norte atua na região da Orla (Centro, Praça da Sé, Itapuã).

Como nem todos os ônibus estão no novo padrão, o usuário terá que ficar atento ao número e nome da linha que costuma utilizar. Ou seja: a identificação deve ser feita pelo número e não pelas empresas e cores antigas. Para auxiliar a população neste momento de transição, está sendo disponibilizado farto material informativo. Quem preferir, pode buscar informações sobre as linhas no site www.integrasalvador.com.br.

Vale salientar que nas 200 linhas envolvidas nesta primeira mudança, os números e nomes, bem como horários e roteiros permanecerão inalterados. A alteração se dará apenas em relação à empresa que operava a linha.

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Curitiba e Araucária garantem passagem única entre as cidades

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Os usuários do transporte de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), irá pagar apenas uma passagem para se locomoverem entre as cidades de Curitiba e Araucária. A solução foi anunciada nesta quinta-feira,16, pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), após uma reunião a portas fechadas com o prefeito de Araucária, Olizandro José Ferreira (PMDB). O custo desta operação será pago pelos dois municípios que devem comunicar Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) a medida. 

A linha que garantirá ao passageiro que vem de Araucária o beneficio de pagar apenas uma passagem irá se desolocar de Araucária até o Terminal do Pinheirinho e será implantada nos próximos dias. A ideia é implantar dois Linhões, com saídas dos bairros de Araucária, que façam o trajeto  até o Terminal do Pinheirinho, que será o ponto final, onde os usuários poderão fazer suas conexões. O valor da tarifa será de R$ 3,30 com a possibilidade de cobrança de R$ 3,15 no cartão da URBS.

“Agora iremos estudar com as empresas e analisar dentro do próprio sistema a viabilidade de implantar linhas, com menor capacidade com o uso de ligerinho que possam ser implantadas”, disse o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. "Com essa decisão, iremos atender a cerca de 80% dos usuários do transporte que utilizam a o linha."

A negociação entre as prefeituras começou na tarde desta quarta-feira, 15, após as tentativas frustradas da Comec – vinculada ao governo do estado – de resolver os problemas causados em Araucária com a desintegração do transporte coletivo.

Informações: Bem Paraná

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Grande Recife: Corredor Norte/Sul ganha mais duas estações

A partir desta quinta-feira (16), o Corredor Norte/Sul do BRT Via Livre passará a contar com mais duas estações em funcionamento. As estações Sítio Histórico e Quartel, localizadas na Rodovia PE-15, em Olinda, logo após o Terminal Integrado da PE-15, passarão a atender aos usuários do corredor das 5h30 às 22h30. 

Os usuários das linhas do BRT Via Livre 1915 – PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) agora contarão com 13 estações de embarque e desembarque ao longo do Corredor Norte/Sul, são elas: José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Quartel, Sítio Histórico, Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República. 

Informações: Sec. das Cidades

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Corredor Expresso Fortaleza começa neste sábado

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Vinte e seis linhas de ônibus que passam pela avenida Bezerra de Menezes vão passar por mudanças, a partir deste sábado, 18, quando será implantada a 1° etapa do Corredor Expresso Fortaleza pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Ao todo, 131.100 passageiros serão beneficiados com o corredor, de 8,2 km de extensão, conforme a Prefeitura. 

O tempo de viagens das linhas de ônibus que transitam pela região será reduzido, dando mais velocidade ao transporte coletivo. A operação no corredor contará, em horário comercial, com 15 linhas de ônibus e um volume de 94,8 ônibus/hora. As mudanças incluem diferentes itinerários e até criação e absorção de novas linhas.

Com o corredor, cada sentido da avenida passa a ter cinco estações para ônibus articulados e de grande porte, que garantem maior acessibilidade aos passageiros com deficiências físicas. Inicialmente, o desembarque será feito apenas pelos canteiros e a fiscalização não será realizada.

O prazo para o início das fiscalizações eletrônicas não foi estabelecido, mas até lá, a Autarquia de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) vai aumentar o efetivo de agentes, que vão notificar motoristas que entrarem na faixa exclusiva de ônibus. A previsão da Prefeitura é de que a segunda fase do projeto comece em 30 de junho. 

Linhas
Quase todas as linhas passam pelas 10 estações, sendo cinco em direção ao Centro e cinco no sentido Centro-Antônio Bezerra, com exceção das linhas 076 - Cj Ceará/Aldeota; 079 - Antônio Bezerra Náutico; 088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin; 222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales; 096 - Cj Ceará/Barão de Studart; 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana; 855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares, que não passam pela Estação Otávio Bonfim (sentido Antonio Bezerra-Centro), saindo do corredor e entrando na Rua Justiniano de Serpa.

As duas linhas compostas por vans terão seus itinerários totalmente transferidos: a linha 713-Santos Dumont/Perimetral passa para a Rua Gustavo Sampaio (sentido Oeste-Leste) e Rua Azevedo Bolão (sentido Leste-Oeste) e a 757 – Vila Velha/Centro para a Avenida Sargento Hermínio.

As demandas de usuários das seguintes linhas serão absorvidas por outras linhas já existentes, ampliando a oferta de veículos e as opções de deslocamento:

Linha absorvida Linha - atual a ser utilizada
201 – Bezerra de Menezes/Bairro Ellery/ 108-Santa Maria/Bairro Ellery
202- Rodolfo Teófilo/Bezerra de Menezes/ 302 – Rodolfo Teófilo / José Bastos
233 – Olavo Bilac/Bairro Ellery/ 108-Santa Maria/Bairro Ellery
240 – Quintino Cunha/Centro 210 – Quintino Cunha/Antonio Bezerra
250 – Antonio Bezerra/Centro/ 200-Antônio Bezerra/Centro
251 – Antonio Bezerra/Coração de Jesus/ 200-Antônio Bezerra/Centro; 028 - Antônio Bezerra/Papicu; 098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu 

Outras três linhas serão criadas: 106, 226 e 286. A linha 106 – Floresta/Centro faz percurso complementar à 206 - Padre Andrade/Antônio Bezerra. A linha 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana complementa a 026 - Antônio Bezerra/Messejana. Já a linha 286 - Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont complementa a 086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont. A linha 200 - Antônio Bezerra/Centro que fazia o itinerário apenas aos domingos passa a circular diariamente.

Algumas linhas serão expressas, ou seja, não param na Avenida Bezerra de Menezes, são elas:
096-Conjunto Ceará/Barão de Studart (com paradas a partir da Av. Antônio Sales) 
098-Expresso/Antônio Bezerra/Papicu (com paradas a partir da Av Duque de Caxias a partir da Tristão Gonçalves) 
226-Expresso/Antônio Bezerra/Messejana (com paradas a partir da Av Aguanambi)
286-Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont (com paradas a partir da Av Tristão Gonçalves, na Estação de metrô José de Alencar)
Três linhas terão seus nomes modificados, confira abaixo:

Nome Antigo e nome atual
108-Santa Maria/Bezerra de Menezes >108-Santa Maria/Bairro Ellery
200-Av. Bezerra de Menezes > 200-Antônio Bezerra/Centro
206-Padre Andrade > 206-Padre Andrade/Antônio Bezerra

Vans com itinerários modificados: 
713 - Santos Dumont/Perimetral Rua Gustavo Sampaio (sentido oeste-leste) , Rua Azevedo Bolão (sentido leste-oeste);


As dezenove linhas abaixo mantêm seu itinerário sem alterações ou sofrem pequenas modificações:
026-Antônio Bezerra/Messejana 
028-Antônio Bezerra/Papicu 
060-Parquelândia/Parangaba 
071-Antônio Bezerra/Mucuripe 
074-Antônio Bezerra/Unifor 
076-Cj Ceará/Aldeota 
079-Antônio Bezerra/Náutico 
086-Bezerra de Menezes/Santos Dumont 
088-Antônio Bezerra/Albert Sabin (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Rua Justiniano de Serpa) 
096-Cj Ceará/Barão de Studart 
098-Expresso/Antônio Bezerra/Papicu 
200-Antônio Bezerra/Centro (ponto final será na Estação de Metrô José de Alencar)
222-Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales
226-Expresso/Antônio Bezerra/Messejana
286-Expresso/Bezerra de Menezes/Santos Dumont 
389-Jovita Feitosa 
855-Bezerra de Menezes/Washington Soares (alteração no percurso - sai da José Sombra e passa para a Justiniano de Serpa) 
037-Corujão/Cj Ceará/Aldeota
039-Corujão/Av. Bezerra de Menezes

Transporte
O corredor Antônio Bezerra / Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra / Papicu, que terá extensão de 17,4km, com investimento total de R$ 187 milhões. O objetivo é priorizar e dar maior qualidade ao transporte público e coletivo na Capital.

Informações: O POVO Online

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Transporte coletivo de Hortolândia ganha nova linha

O Programa Transporte Social traz mais uma novidade para os usuários de transporte coletivo de Hortolândia. A partir deste sábado (18/04), começa a circular a nova linha urbana 3.43 Jardim Malta/Centro. Com itinerário que inclui a Estrada Municipal Sabina Baptista Camargo, a linha será uma opção às famílias beneficiadas com apartamentos dos Residenciais Europa I e Europa II, construídos pelo programa do governo federal Minha Casa Minha Vida no Jardim Novo Ângulo. 

De acordo com informações do Departamento de Mobilidade Urbana, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano, o ponto inicial do itinerário desta linha será na Rua das Rosas, no Jardim Malta, de onde o veículo segue por outros bairros da região. O ponto final será na Praça da Neusa, no Remanso Campineiro, próximo à agência do Banco do Brasil. Os intervalos entre as saídas dos ônibus, nos dias de semana, será de cerca de 35 minutos.

O itinerário completo e os horários de saída, inclusive aos finais de semana, pode ser conferido no site da Prefeitura de Hortolândia, clicando no link “Cidadão”, e em seguida em “Transportes”.

A região do Jardim Malta também é atendida pelas linhas 3.01-A Jardim Nova América/Centro e 3.42 Jardim Nova America/Parque do Horto. Com a criação da nova linha 3.43 Jardim Malta/Centro, as linhas que já funcionavam sofrerão pequenas alterações no trajeto e nos horários de saída. As mudanças também podem ser checadas no site da Prefeitura.

Transporte Social

O Programa Transporte Social foi criado pela Prefeitura de Hortolândia, há um ano, com o objetivo de levar mais segurança, economia, qualidade e agilidade ao serviço de transporte coletivo oferecido à população que utiliza os ônibus urbanos em Hortolândia. Novas linhas têm sido criadas, desde então, com a meta de otimizar e encurtar itinerários, transportando passageiros com mais rapidez. Além disso, os veículos receberam equipamentos GPS e câmeras de monitoramento, o que aumenta a segurança durante os trajetos. Outro benefício do programa é o desconto oferecido para quem adere ao Cartão transporte Social: usuários cadastrados pagam R$ 2,00 pela passagem e estudante pagam R$ 1,00. Sem o cartão, a tarifa custa R$ 3,00.

O cartão do Transporte Social pode ser solicitado, das 8h às 17h, em pontos de cadastramento implantados pela Viação Lira, como no Departamento de Mobilidade, no Remanso Campineiro; na garagem da empresa, no Jardim Amanda; no Terminal Metropolitano de Hortolândia ou no Terminal Metropolitano de Campinas. Basta se dirigir a um destes locais, levando cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência no nome do titular. Também é possível solicitar o cartão no estande do Serviço Itinerante de Mobilidade Urbana, ação que leva os serviços do Departamento para as regiões da cidade.

O cartão fica pronto em cinco dias úteis e a retirada é na garagem da Viação Lira, localizada na avenida Santana, nº 1.500, no Jardim Amanda. Neste local, é possível fazer a recarga de créditos para pagamento da passagem.

Mobilidade urbana

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em mobilidade urbana são prioridade no governo do Prefeito Antonio Meira. Além de melhorar a qualidade do sistema de transporte coletivo urbano, a Administração Municipal realiza obras com o intuito de garantir sistema viário ágil e eficiente.

Informações: Portal Novidade
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Ferramenta mostra horários, itinerários e pontos mais próximos em Presidente Prudente

Em Presidente Prudente, um aplicativo foi desenvolvido para melhorar a rotina dos usuários do transporte público: o Guia de Mobilidade Urbana (Guimu). A ferramenta, disponível para celulares, tablets e computadores, faz com que seja possível ter o acesso a horários de ônibus, itinerários e trajetos de todas as linhas.

A ideia surgiu após as reclamações daqueles que utilizam o coletivo, sobre o tempo que se perde enquanto se espera. Essa situação era vivida pelo programador Mateus Messias Cavichioli Coelho na época em que estavam na faculdade. Assim que se formaram, decidiram pôr em prática algo que pudesse melhorar a vida do usuário.

“Desde sempre eu utilizei ônibus e buscava a facilidade em saber sobre os horários de um forma simples, foi então que veio a ideia de criar um aplicativo e um site”, explicou Coelho.
Com o sistema, é possível ver o ponto de ônibus mais próximo, verificar os trajetos e locais por onde o veículo deverá passar, realizar pesquisas por nome de bairros sobre quais as linhas disponíveis, os horários de cada circular, além de saber se a parada é coberta ou não. Esse aplicativo é gratuito e para baixá-lo, basta ter acesso à internet.

O sócio da empresa Wellignton Franklin conta como funciona. “Hoje todo mundo tem internet no celular, e com isso a pessoa não terá uma perda de tempo, pois será possível saber se o ônibus passará naquele determinado horário”, ressaltou.

Foram oito meses de trabalho até ficar pronto, e ainda outras novidades devem vir, conforme o outro proprietário da empresa Fernando Scolari. “Vamos implantar rastreadores, GPS, nos ônibus e daqui umas duas semanas, iniciaremos a fase de testes”, informou.

Com a implantação dos rastreadores nos veículos, um usuário que estiver no Terminal Rodoviário, por exemplo, conseguirá saber em que momento o ônibus que ele espera deverá chegar, isso porque, a ferramenta dirá onde exatamente o veículo está.

Essa facilidade agrada aqueles que estão sempre utilizando o celular, mesmo sem entender muito de tecnologia.“É com porque a gente acessa e já pode ver onde o ônibus está. Meus filhos e netos também poderão me ajudar”, disse a aposentada Ignácia Castanheira dos Santos.

Informações: G1 Presidente Prudente

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