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Em São Paulo, Rede de ônibus da madrugada começa a funcionar neste fim de semana

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A rede de ônibus da madrugada da capital começa a funcionar neste sábado (28). Chamado de Noturno, o serviço funcionará da meia-noite às 4h, com 151 linhas que atenderão toda a cidade. O funcionamento da nova rede foi apresentado hoje na 11ª reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, na sede da Prefeitura. Durante o evento, o prefeito Fernando Haddad afirmou que o transporte noturno oferece garantia de direitos.

“É uma medida simples que vai atender milhares de trabalhadores que dependem do transporte noturno para ir para suas casas. É um compromisso feito que estamos cumprindo. O fato de ter uma rede da madrugada com mais regularidade, melhora naturalmente a questão da segurança e, mais do isso, garante um direito constitucional para o trabalhador”, disse Haddad. A implantação do Noturno atende à meta 95 do Programa de Metas 2013-2016.

O serviço noturno funcionará com 50 linhas estruturais, nos grandes corredores, e 101 linhas locais, nos bairros, que passarão por 32 terminais e 160 conexões. Nas linhas estruturais, o intervalo entre os ônibus será de 15 minutos, enquanto nas linhas locais será de 30 minutos. Todas as informações sobre as linhas estão disponíveis na página da SPTrans. Haverá também painéis informativos nas estações de metrô e nos pontos atendidos.

Outra alternativa para saber os horários e linhas disponíveis é utilizar o aplicativo Coletivo da Madrugada, já disponível para download. Pelo celular, é possível consultar o ponto de ônibus mais próximo, o horário que cada linha passará pelo local e os ônibus que circulam pela região em tempo real. O download é gratuita e é compatível com celulares com sistema Android.

O planejamento da rede privilegiou locais que abrigam serviços públicos 24horas, como hospitais e delegacias, e regiões que concentram oferta de entretenimento, como casas de espetáculos, bares e restaurantes. Também servirá trajetos feitos pelas linhas de metrô. “Hoje quem trabalha à noite chega a esperar mais de uma hora no ponto de ônibus. Nos corredores definidos pela rede, agora a frequência está garantida. Vamos monitorar o comportamento das empresas, ouvir os usuários para ter uma rede bem ajustada”, afirmou Haddad.

Foram estabelecidos procedimentos operacionais que serão controlados pela SPTrans, que acompanhará os veículos por GPS, inclusive para a coordenação das partidas. Nos terminais, haverá uma reserva operacional de veículos tripulados para substituir ônibus que passem por algum problema. Serão utilizados 454 veículos e mais 88 coletivos de reserva. Segundo a SPTrans, no projeto piloto com 12 linhas, realizado desde 2014, as partidas tiveram cumprimento de 100% e a pontualidade foi atendida em 90% dos casos.

“A rede da madrugada é um piloto do que nós queremos na cidade de São Paulo: operação assistida, controlada, o usuário saber o horário que o ônibus vai sair do terminal, o horário que vai estar no ponto de ônibus e a qualidade do ônibus. Nós vamos aumentar uma vez e meia a oferta de ônibus na madrugada, com regularidade”, disse o secretário Jilmar Tatto (Transportes). A secretaria também estuda implantar redes neste formato para os sábados, os domingos e para os horários de pico e entrepico.

“O transporte 24horas contempla a juventude. Quem gosta de sair à noite, ir para uma balada, agora pode voltar de ônibus, com segurança e sem gastar muito”, disse o conselheiro Greg Barbosa, que representa os jovens no Conselho Municipal de Trânsito e de Transporte.

A operação do Noturno contará com o apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). O Departamento de Iluminação Pública (Ilume) também trabalhará na parceria com o reforço de iluminação em 160 pontos de conexão.

Informações: SPTrans
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Ministério libera R$ 41 milhões para corredor de ônibus no ABC Paulista

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), assinou nesta quarta-feira (25), em Rio Grande da Serra, no ABC, ordem de serviço liberando R$ 41 milhões para a implantação de um corredor de ônibus. Quando pronta, a via irá ligar sete cidades da região.

Além da verba federal, a obra contará com R$ 3,4 milhões de contrapartida do setor público. Também haverá a pavimentação e a sinalização para tratamento prioritário para o transporte coletivo, construção de passeios públicos e ciclovias, realização de obras de drenagem e construção de muros de contenção.

Entre as obras está a pavimentação da Rua Guilherme Pinto Monteiro até a Avenida Kaethe Richers, em Ribeirão Pires; implantação de tratamento preferencial aos coletivos na avenida D. Pedro I, na Rua Prefeito Carlos José Carlson, Rua Pastor Aquilino Sartori e Rua José Maria Figueiredo; pavimentação e implantação de tratamento preferencial na Rua Prefeito Cido Franco e pavimentação das avenidas José Bello, Rua Natal Perilo, Rua José Carlos Pace e Rua Valeriano Carreria Gonçalvez.

De acordo com o Ministério, haverá investimento em corredores também em São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá.

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Salvador terá 200 km de ciclovias ainda este ano

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Salvador tem, atualmente, pouco mais de 80 quilômetros de ciclovias. No entanto, para quem usa as bicicletas para ir ao trabalho ou realizar as atividades do dia-a-dia, uma boa notícia. Estudos de viabilidade estão sendo realizado pelo Movimento Salvador Vai de Bike, da Prefeitura de Salvador, e em breve outros pontos da cidade como os bairros do Alto do Cabrito, Brotas e Cajazeiras devem receber cerca de 100 quilômetros de ciclofaixas.

Com isso, a capital baiana passará a ter  200 quilômetros de vias para as bikes ainda este ano. O objetivo, até o final de 2016, é que a cidade tenha, ao todo, 350 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. Segundo Liana Oliva, subcoordenadora do Movimento Salvador Vai de Bike, toda a cidade será contemplada com o projeto. “Estamos considerando a cidade inteira, não apenas a orla ou qualquer outro ponto especificamente”, disse. 

Mesmo assim, segundo ela, regiões mais populares da cidade como o Subúrbio Ferroviário, por exemplo, terão mais atenção do que os bairros mais nobres. “Se você for observar o Bairro da Paz, você não verá um lugar no bairro em que não tenha uma bicicleta parada em frente a uma padaria ou estabelecimento, por exemplo, são muitas pessoas usando o veículo todos os dias”, observou Liana.

OTIMISMO
Para quem usa as bikes, a ampliação do número de ciclofaixas na cidade é bastante positiva. “Toda a organização que a Prefeitura venha a fazer para beneficiar o ciclismo e a mobilidade urbana na cidade será bem vinda. Isso vai beneficiar não só os ciclistas, como também a população de toda a cidade. É bom ver que os gestores estejam vendo esse movimento, esse crescimento do número de ciclistas, em prol da mobilidade urbana da cidade”, falou o coordenador do Movimento Pedal da Vida, Hélder Guido.

Mas, mesmo com todos os avanços, ele ainda considera baixo o número de vias para bicicletas em Salvador, se comparado com outras cidades no Brasil, e que muita coisa precisa melhorar. “Acho pouco. Eu ainda sonho com ciclovias permanentes que cortem toda a cidade, permitindo que cada ciclista possa se movimentar sem grandes riscos por toda a capital. Que ele possa sair do Imbuí até o Centro sem grandes problemas. As ciclofaixas são interessantes em um primeiro momento, mas importante mesmo são as ciclovias permanentes, o que vai contribuir para melhorar a mobilidade urbana”, contou.

Para o auxiliar de farmácia José Augusto da Paixão, que usa a bicicleta para se locomover entre os bairros da Santa Cruz e Matatu de Brotas, onde trabalha, o aumento no número de ciclofaixas é uma vitória. “É bom ver que a cidade está caminhando nesse sentido. É um alento para quem anda de bike. Apesar de pequenos, estes avanços são bastante significativos. Espero que cada vez mais pessoas tomem coragem e peguem suas bicicletas para sair de casa, seja para realizar quaisquer atividades ou mesmo ir ao trabalho”, comemorou. 

Informações: Tribuna da Bahia


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Novas composições da Trensurb entram em operação

Novas composições da Trensurb foram inseridas no sistema metroviário na manhã de hoje (24). Previsão é de que, até o fim do semestre, todos os 15 novos trens estejam definitivamente integrados à frota da empresa.

Na manhã desta terça-feira (24), quatro novos trens foram definitivamente inseridos no sistema metroviário. Os veículos de números 226, 227, 228 e 230 passam a integrar a frota disponibilizada pela Trensurb para operar plenamente conforme necessidade. As outras 11 novas composições encontram-se em fase de testes e a previsão é que todas elas tenham condições de funcionar de forma plena até o fim de junho.

Conforme cronograma de trabalho, em março, mais quatro trens devem integrar-se definitivamente à frota; em abril, mais dois; em maio, outros dois; em junho, os três últimos. Representantes do consórcio FrotaPoa acompanham, juntamente com uma equipe técnica da Trensurb, a inserção dos trens na operação, a necessidade de correção de falhas e de realização de ajustes.

Os novos trens

As 15 novas composições de quatro carros cada uma, fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, têm gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, passagem entre os carros, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas.

Informações: Trensurb


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Linha 3 do Metrô Rio pode virar BRT

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, quer discutir com a sociedade a possibilidade de alterar o projeto do monotrilho da futura linha 3 do MetrôRio para BRT.

“Eu quero muito começar essa obra ainda esse ano, mas claro que eu tenho que vencer as burocracias. Tem audiência pública e todo um rito que tem que ser seguido. Mas eu quero muito tirar esta obra do papel, começar este ano. Pode ter certeza de uma coisa, a água na Baixada e a Linha 3, o que eu me comprometer eu vou tirar do papel”, afirmou.

A linha 3 é uma de suas promessa de campanha e o trajeto da linha prevê ligar as cidades de Niterói e São Gonçalo.
Nesta segunda-feira, 23, o secretário Carlos Roberto Osório afirmou que a obra, que ligaria a Praça Araribóia a Guaxindiba custaria R$ 3,5 bilhões e teria um prazo de execução longo. De acordo com o secretário, a situação financeira do estado e do país complicou a situação. Por isso, a opção pelo BRT, que segundo Osório, é mais barato e poderia ser estendido a outros municípios.

“Hoje o que está sendo proposto é o monotrilho, que tem uma capacidade de carregamento menor que o metrô convencional. A avaliação nossa é se o BRT seria uma melhor opção para fazer o mesmo trajeto, talvez ampliando a direção para Itaboraí de uma maneira mais barata e mais rápido, sem abrir mão da qualidade e do tempo de viagem do passageiro”, informou.

Informações: Portal Viatrolebus

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Trens com oito vagões entram em circulação em Porto Alegre

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Entraram em funcionamento nesta segunda-feira (23) dois trens de oito vagões na linha da Trensurb, que liga as cidades de Porto Alegre e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. Os trens estendidos ligam as estações Mercado, na capital, e Sapucaia, em Sapucaia do Sul, trecho mais movimentado do percurso. Na terça-feira (24) serão colocados em circulação outros quatro trens com quatro vagões cada.

Os trens com oito vagões devem circular diariamente entre 6h30 e 8h30, e 17h30 e 19h30. A melhoria dobra a capacidade de transporte de passageiros para duas mil pessoas por viagem. A medida é uma alternativa para ampliar a oferta de lugares no metrô em um mesmo espaço de tempo, uma vez que o intervalo mínimo entre viagens já foi atingido, conforme a administração da Trensurb.

Informações: G1 RS


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