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Sexta-feira com tarifa reajusta em Curitiba

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Acabou sem acordo a reunião do Procon-PR e o Ministério Público do Estado com a prefeitura de Curitiba para discutir a diferenciação da tarifa do transporte coletivo para o cartão-transporte e para quem paga em dinheiro. A Prefeitura, no entanto, vai manter o reajuste marcado para a zero hora desta sexta, sendo R$ 3,15 para quem comprar no cartão-transporte e R$ 3,30 para quem comprar no dinheiro.  

O Ministéiro Público e o Procon podem ir à Justiça contra o reajuste diferenciado. Caso a justiça determine a adoção de uma tarifa única, a prefeitura irá acabar com o desconto para quem paga com cartão e a passagem permanecerá R$3,30.

O MP-PR declarou em nota que aguarda manifestação do Município para adotar as medidas cabíveis, a fim de proteger os direitos dos usuários do transporte coletivo. Dentre os pontos discutidos na reunião estão: a cobrança da tarifa diferenciada para pagamento em dinheiro ou no cartão transporte; a recarga do cartão transporte em créditos e não em número de passagens; a cobrança de taxa para a recarga por meio de boletos bancários e o prazo de validade dos créditos não utilizados do cartão transporte.

Sobre o primeiro ponto, preço diferenciado da tarifa conforme a forma de pagamento, o Ministério Público e o Procon concordaram integralmente com a proposta da Urbs, dentro do contexto de conciliação, aceitando que a regra valesse para os próximos três meses, uma vez que a empresa alertou sobre a possibilidade de novo reajuste, que tornaria o valor unificado.

No entanto, a Promotoria de Justiça discorda de que possíveis medidas judiciais acarretariam em unificação da tarifa a R$ 3,30 para todos os usuários, pois, de acordo com informações prestadas pelo presidente da URBS na reunião, em torno de 60% das passagens são adquiridas no cartão transporte e 40% no dinheiro. Segundo o informado pelo próprio representante da empresa, tomando-se por base a média ponderada, o valor unificado da tarifa deveria ser, portanto, de R$ 3,21.

Outro ponto que resultou na falta de acordo, foi o relacionado à medida adotada pelo Município que estipula a recarga do “cartão transporte” em créditos e não em número de passagens. Os órgãos de defesa do consumidor não concordam com a medida. Segundo eles, a lógica do sistema é que o usuário adquira um número determinado de passagens, mediante compra antecipada. Mas com a nova medida, quando há o aumento do valor da tarifa, o usuário pode perder parte das passagens compradas em função do reajuste.

Segundo o Ministério Público, com uma de R$ 2,85, o consumidor pode comprar hoje 10 passagens. Independentemente de reajuste do valor da tarifa, ele poderia utilizar essas 10 passagens compradas a qualquer momento, de acordo com sua necessidade.  Entretanto, o sistema da Prefeitura opera de forma diferente. Considerando a mesma tarifa R$ 2,85, o consumidor não mais comprará 10 passagens, mas carregará o cartão com um valor determinado, por exemplo, de R$ 28,50. Neste caso, com o reajuste da tarifa para R$ 3,15, ele até poderá utilizar as mesmas dez passagens dentro de um prazo de 30 dias após o aumento. No entanto, passado este período, o usuário teria direito a apenas 9 passagens, ou seja, o que ele conseguiria comprar com os mesmos R$ 28,50.

Os órgãos que defendem o consumidor também ressaltaram, no encontro, que a cobrança da taxa de R$ 1,60 para a recarga dos cartões por meio de boletos bancários tornou-se irregular, após alterações na legislação estadual e determinações do Banco Central. Sobre este ponto a Urbs acenou favoravelmente à adequação.

O Município foi questionado, ainda, sobre a validade dos créditos/passagens que, de acordo com o regulamento atual, prevê a expiração do prazo de uso em cinco anos.

Informações: Bem Paraná

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Metrô do Recife parou novamente por conta do futebol

A violência protagonizada pelos integrantes de torcidas organizadas segue prejudicando a vida dos usuários do metrô. Na tarde desta quinta-feira (5), o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SindmetroPE) anunciou que o metrô está parado, uma vez que não se chegou a um acordo com a Polícia Militar de Pernambuco a respeito do aumento de segurança para a noite. Às 19h20, Náutico e Salgueiro se enfrentam na Arena Pernambuco, pela Copa do Nordeste.

O SindmetroPE havia pedido para esta quinta pelo menos 72 policiais, o mesmo efetivo utilizado no Clássico das Multidões, entre Santa Cruz e Sport, do último sábado. No entanto, a PMPE colocou à disposição 23 policiais, além de uma viatura com dois policiais em cada um dos terminais integrados. Foi insuficiente. "A expectativa era de que fosse maior. Os problemas acontecem mais nas plataformas, não nos terminais integrados", afirmou o presidente do Sindicato, Diogo Morais.

Informações: NE10

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Cidade de Mauá terá nova faixa de ônibus em março

A partir de março, entrará em operação faixa de ônibus na Avenida Presidente Castelo Branco, principal ligação entre o Centro de Mauá e o Jardim Zaíra. Será o segundo espaço do tipo na cidade: há um ano está em funcionamento via exclusiva na Avenida Barão de Mauá, onde a pista da direita é reservada para os coletivos nos dias úteis das 5h às 8h no sentido Centro e das 17h às 20h em direção ao bairro.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque, os horários devem ser os mesmos da faixa da Barão de Mauá. Para proporcionar mais espaço, a Prefeitura deverá proibir o estacionamento. Atualmente, a permissão varia entre dias pares e ímpares. “Vamos melhorar a Zona Azul e utilizar as transversais como opções de parada. Temos de escolher: ou a gente faz o transporte coletivo chegar mais rápido ou deixa a via, que é para circulação, para que as pessoas estacionem.”

Albuquerque estima que, com o novo dispositivo, o tempo de viagem dos coletivos caia pela metade, chegando a 20 minutos em cada sentido. “É inadmissível que um trecho de quatro quilômetros entre os terminais do Centro e do Zaíra seja feito em 40 minutos.” Segundo o titular da Pasta, na Barão de Mauá também foi registrada redução de 50%. Hoje, diz o secretário, o percurso de seis quilômetros entre a estação central e a do Itapeva é feito em meia hora.

Inicialmente, será feito período de adaptação, sem aplicação de multas. Passado esse tempo, os fiscais iniciarão as autuações. Quem for flagrado trafegando pela faixa no horário restrito é multado em R$ 53,20 e perde três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Desde janeiro do ano passado, 11.687 motoristas foram notificados pela infração na faixa da Barão de Mauá, o que equivale a 32 por dia. Desse total, 9.586 foram feitas por radares eletrônicos e 2.101 por agentes de Trânsito. Segundo a Prefeitura, os dispositivos recebem, em média, 50 ônibus por hora.

APLICATIVO

Até o fim do semestre, a Pasta quer criar aplicativo para smartphones no qual o usuário poderá consultar, em tempo real, a localização e o tempo de chegada do ônibus. Programas semelhantes estão disponíveis em Santo André, São Caetano e Diadema. Toda a frota que está sendo colocada em operação pela empresa Suzantur é equipada com GPS, o que permite o funcionamento da ferramenta. 

Por Fabio Munhoz
Informações: Diário do Grande ABC

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Recife: Devido ao vandalismo, ônibus BRT serão retirados no carnaval

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Os usuários que utilizam as linhas do Via Livre Norte/Sul e Leste/Oeste devem ficar atentos as mudanças que irão acontecer na operação dos BRTs durante os festejos de Carnaval. Devido às interdições no Centro do Recife, algumas linhas terão mudanças de itinerário e outras encerrarão a operação mais cedo. A estação Riachuelo, que hoje recebe as linhas do corredor Norte/Sul, receberá também duas linhas do Leste/Oeste que atendem ao Centro da cidade. 

Para atender os usuários nos dias em que as linhas do Via Livre não forem operar, três linhas convencionais receberão reforço na operação e uma linha será reativada exclusivamente para o evento. No Corredor Norte/Sul, a linha 1900 – T.I. PE-15 (PCR) receberá um reforço de 25 veículos e 240 viagens, totalizando 49 veículos e 588 viagens do sábado à terça-feira. Já a linha 1976 – T.I. Pelópidas (PCR), será reforçada com 11 ônibus e 70 viagens, totalizando 45 carros e 454 viagens realizadas também de sábado de Zé Pereira até a terça-feira de Carnaval. 

Para os usuários que utilizam o Corredor Leste/Oeste, o Grande Recife irá reforçar a linha convencional 437 – Caxangá (Cond. Da Boa Vista) com 15 veículos e 238 viagens a mais durante os quatro dias de folia, o que dará um total de 27 veículos operando com 356 viagens. A linha 2450 – T.I. Camaragibe (Cond. Da Boa Vista) será reativada provisoriamente para atender os usuários que irão sair do município de Camaragibe. Esta linha irá circular com um total de 46 veículos e 346 viagens de sábado a terça-feira. 

Confira abaixo o esquema de cada linha do Via Livre:

Corredor Leste/Oeste

2480 – TI Camaragibe/Derby: no Sábado de Zé Pereira (14), a linha encerrará sua operação às 14h na estação do Derby, sem mudança no itinerário. Já do dia 15 a 18 de fevereiro (domingo a Quarta-feira de Cinzas), esta linha irá operar normalmente. 

2450 – TI Camaragibe (Centro) e 2437 – TI Caxangá (Centro): com o fechamento da Ponte Duarte Coelho para a montagem da estrutura do Galo da Madrugada, a partir das 22h do dia 11 até o dia 13 de fevereiro, estas linhas deixarão de atender a Estação Guararapes e passarão a realizar embarque e desembarque na Estação Riachuelo, localizada na Rua do Riachuelo. Os BRTs farão trajeto pela Av. Cond. Da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua do Riachuelo, ESTAÇÃO RIACHUELO, Rua do Hospício, Av. Cond. Da Boa Vista... 

No dia 13 de fevereiro estas linhas encerrarão suas operações às 20h, na Estação Riachuelo. Durante os dias de Carnaval (14, 15, 16 e 17 de fevereiro) elas não irão operar. Os usuários terão a opção de utilizar a linha convencional 437 – TI Caxangá (Centro) e a linha 2450 – TI Camaragibe (Centro) – Convencional, que será ativada exclusivamente para o evento.

Já no dia 18 de fevereiro até a liberação da Ponte Duarte Coelho, os BRTs continuarão a atender a Estação Riachuelo. 

Corredor Norte/Sul

1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) e 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto): a partir das 22h do dia 11 ao dia 13 de fevereiro, os BRTs só irão realizar embarque e desembarque na Estação Treze de Maio, no sentido subúrbio. Estas linhas também deixarão de atender a Estação Praça da República, localizada na Av. Dantas Barreto, e passarão a retornar da Estação Riachuelo, situada na Rua do Riachuelo. Com a mudança, as linhas farão o itinerário pela Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua do Riachuelo, ESTAÇÃO RIACHUELO, Rua da Aurora, Rua João Lira, Av. Cruz Cabugá...
No dia 13 de fevereiro estas linhas encerrarão suas operações às 20h, na Estação Riachuelo. Durante os dias de Carnaval (14, 15, 16 e 17 de fevereiro) elas não irão operar. Os usuários poderão utilizar as linhas 1900 – TI PE-15 (PCR) e 1976 – TI Pelópidas (PCR). Já no dia 18 de fevereiro e até a liberação da Ponte Duarte Coelho, os BRTs irão operar fazendo retorno na Estação Riachuelo. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no 0800.081.0158, que funciona das 7h às 19h. 

Informações: GRCT

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Curitiba terá a terceira tarifa mais cara entre as capitais

A nova tarifa (R$ 3,15 a R$ 3,30) do transporte coletivo de Curitiba será a terceira maior do país. A capital paranaense perderá apenas para São Paulo (R$ 3,50) e Rio de Janeiro (R$ 3,40). A capital com a tarifa mais baratas do Brasil é Macapá (AP), em que preço é R$ 2,10.

Entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, onze capitais brasileiras anunciaram o aumento das tarifas de ônibus municipal e outras cinco discutem a possibilidade de aumentar o preço das passagens nos próximos meses. Em 2013, muitas prefeituras desistiram de aumentar o preço das passagens após os protestos de junho, mas pelo menos sete capitais aumentaram o valor ao longo de 2014.

Com o anúncio do aumento das tarifas, o Movimento Passe Livre (MPL) anunciou protestos contra o aumento em diversas cidades. Em Curitiba, um protesto mobilizado pela Frente de Luta pelo Transporte e Rede Contra o Tarifaço está marcado para quinta-feira (05), às 18h, na Boca Maldita. Organizado pelo Facebook, o evento tinha 33 mil confirmações até às 19h desta terça-feira (03).

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SPTrans quer redistribuir frota de ônibus com mais superarticulados

O prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, deu novas declarações do que será o novo sistema de ônibus da capital paulista. Entre os planos, esta a restruturação e redistribuição de linhas, o que acarretará em menos veículos ociosos. Atualmente não é raro perceber nas ruas veículos muitos lotados e outros vazios, o filas intermináveis de coletivos em corredores.

De acordo com o jornal “Folha de São Paulo“, Haddad fala em reduzir a frota de 15 mil para 11 mil ônibus, correspondendo a 27% menos ônibus. A medida serviria para descongestionar as faixas e corredores exclusivos.

Menos veículos não significa menos lugares no transporte.

O prefeito da maior cidade brasileira afirmou que o número de ônibus superarticulados deve aumentar. Aliado a isto, a administração pública aposta em uma maior regularidade nos serviços.

Em outros sistemas sobre pneus que possuem melhores índices de aprovação do usuários, a exemplo de Curitiba e o corredor São Mateus-Jabaquara, as linhas possuem maiores regularidades. Claro que nestes sistemas existem muito menos interferência dos demais veículos. Para tanto, a prefeitura de São Paulo aposta também nas faixas exclusivas e nos corredores do tipo BRT (Bus Rapid Transit).

Informações: Via Trolebus

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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