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Passagem de ônibus em Feira de Santana sobe para R$ 2,70

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Integrantes do Conselho Municipal de Transportes de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, definiram reajuste de 14,9% na tarifa local do transporte público. A decisão, que foi aprovada na tarde de segunda-feira (12), estabelece aumento no valor da passagem de ônibus de R$ 2,35 para R$ 2,70.

Em entrevista, o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, afirmou que a decisão foi tomada pela maioria do Conselho - que tem representantes do poder público, empresários e sociedade civil -, sendo que o estudo de um nova previsão tarifária foi acordado com rodoviários no dia 24 de dezembro de 2013, após paralisação que afetou o transporte público durante três dias no município.

Conforme Tuy, o aumento da tarifa em 2015 é justificado por dois motivos. O primeiro estaria relacionado à falta de aumento no valor da passagem há dois anos. "A gente quer deixar claro que, em 2013 e 2014, não houve reajuste em Feira. Dezesseis capitais tiveram aumento desde 2014. Numa pesquisa atual, nós temos 15 capitais que aumentaram a tarifa em 2015. Feira de Santana, ao contrário, reduziu a tarifa em 2013: passou de R$ 2,50 para R$ 2,35", disse sobre o reajuste definido após protestos que mobilizaram o país em julho de 2013. 

A primeira justificativa, segundo o secretário de Transporte, leva ao segundo motivo que explica o aumento na passagem. "As empresas alegaram desequilíbrio nas contas. Durante esses dois anos houve aumento de salário, como acréscimo no valor combustível, lubrificantes, insumos. Se não houver aumento, [as empresas] entram desequilíbrio econômico", disse.

De acordo com Ebenezer Tuy, o município de Feira de Santana tem frota de 224 veículos, que são administrados por duas empresas: Princesinha do Sertão e 18 de Setembro. O aumento da tarifa, a partir de agora, precisa ser homologado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM).

Outras decisões
Reunião de Conselho aprovou outros projetos, como implementação do "Corujão" - que autoriza a ampliação de horário de circulação dos ônibus de meia-noite até 1h -, além de questões relacionadas à criação do Controle Operacional de Transporte, que estaria em processo de finalização. A licitação do transporte local também foi discutida e, segundo Ebenezer Tuy, o edital deve sair até o final de janeiro deste ano.

Por Henrique Mendes
Informações: G1 BA


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Tarifa de ônibus em Macapá é a mais barata do Brasil

Mesmo diante dos aumentos de tarifas de transportes coletivos em pelo menos nove capitais no país, Macapá deverá manter o  preço da tarifa de ônibus em Macapá, que é de R$ 2,10, segundo a prefeitura. A permanência no valor deve-se a uma disputa judicial entre a Companha de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap).

“Depende da decisão da Justiça para ser definida alguma coisa sobre o preço da tarifa urbana em Macapá. Estamos esperando o posicionamento do judiciário que vai analisar as planilhas apresentadas pelas partes”, disse a diretora-presidente da CTMac, Cristina Baddini.


A última audiência entre a prefeitura e o Setap aconteceu em setembro de 2014. Sem acordo entre as partes, a Justiça decidiu contratar peritos para analisar as planilhas de custos apresentadas na ação ingressada pelos empresários que reivindicam aumento tarifário.  Eles pedem o reajuste de R$ 2,10 para R$ 2,75. A proposta de elevar o preço representa um aumento de 30%.

A elevação da passagem, segundo o Setap, é sustentada pelo reajuste de 9% nos salários dos rodoviários e aumento de insumos mecânicos, de combustível e de quilometragem percorrida pelos ônibus em Macapá. A Companhia de Trânsito e Transporte contesta a proposta do sindicato alegando que a planilha apresentada pela entidade apresenta incoerências, a exemplo da falta de apresentação do aumento mensal da venda de passagens e isenção de 17% no pagamento dos Impostos Sobre Serviços (ISS), Sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) e Taxa de Gerenciamento. A desoneração dos tributos foi dada pela prefeitura em junho de 2013.

Aumentos
Macapá está há três anos sem reajuste nas tarifas de ônibus. Desde 2005, todos os reajustes foram determinados pela Justiça. No dia 6 de julho de 2008, os empresários conseguiram aumento para uma tarifa de R$ 1,95. O valor foi mantido até outubro de 2010, quando, após decisão judicial e decreto do então prefeito de Macapá, Roberto Góes, o Setap foi obrigado a reduzir o preço para R$ 1,90. No dia 11 de agosto de 2011, também por decisão judicial, o valor foi reajustado para R$ 2,30. Em julho de 2013, após a prefeitura de Macapá desonerar impostos, o valor foi reajustado para R$ 2,10, e permanece o mesmo atualmente.

Por Abinoan Santiago
Informações: G1 AP
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Tarifa de ônibus vai a R$ 3,40 em São José dos Campos

O preço da passagem de ônibus em São José dos Campos vai subir para R$ 3,40 a partir de 25 de janeiro de janeiro. A nova tarifa foi anunciada nesta segunda-feira (12) pela Secretaria de Transportes.

Com o aumento de 13%, a passagem em São José ficará apenas R$ 0,10 mais barata que a de São Paulo, que custa R$ 3,50 - na capital, a prefeitura subsidia parte da tarifa com investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano.

A taria atual em São José é de R$ 3 e foi rejustada pela última vez em fevereiro de 2013. Apesar do aumento, o índice de reajuste autorizado pela prefeitura é menor do que o pedido feito pela Saes Peña, Expresso Maringá e CS Brasil, operadoras do transporte coletivo na cidade. No dia 30 de dezembro, as empresas encaminharam uma planilha de custos pedindo a elevação da tarifa para R$ 3,79.

A Secretaria de Transportes justificou que o aumento foi dado com base em análises econômicas e no contrato de concessão do sistema. A fórmula considera custos com salário dos funcionários, insumos e índice de inflação no período.

Segundo o Secretário de Transportes de São José, Luiz Marcelo Silva, os custos da operação do sistema impedem que a tarifa continua em R$ 3. "Não era mais possível manter o valor de R$ 3 sem o aporte. A tarifa aqui em São José decorre dos custos, não é subsidiada pelo governo", afirmou.
Aos domingos a tarifa também será de R$ 3,40 para quem utilizar dinheiro. Já para quem pagar com o bilhete único o preço será de R$ 2,90. O transporte coletivo tem atualmente cerca de 180 mil usuários em São José

Contrapartida
A prefeitura informou que vai encaminhar à Câmara um projeto para beneficiar estudantes de baixa renda de São José. A proposta prevê gratuidade na tarifa para estudantes do ensino médio. A medida também deve se estender a gestantes e pacientes oncológicos que estiverem fazendo tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria de Transportes informou também que nos próximos dias vai iniciar a operação do sistema e-passe (passe eletrônico), em que os estudantes vão poder comprar o bilhete-único escolar pela internet, sem a necessidades de preencherem formulários nas escolas.

Outra medida será a retomada da licitação do BRT  - o modelo prevê a construção de corredores exclusivos para ônibus.

Avaliação
Para o vice-presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, José Roberto Gomes, o valor do reajuste é abusivo, por considerar como um dos parâmetros da fórmula o reajuste no salários dos trabalhadores das empresas de ônibus.

"Nosso último aumento de salário aconteceu em maio de 2014, e foi de 4,82%, enquanto o valor da passagem subiu 13%", disse Gomes ao G1. O reajuste ficou abaixo da inflação no ano, de mais de 6%.
A assessoria de imprensa da Avetep( Associação Valeparaibana Empresas de Transporte), informou que o reajuste ocorre conforme estipulado nos contratos de concessão para cobrir o aumento de custos do transporte urbano, principalmente mão de obra, diesel, inflação acumulada no período e depreciação da frota.

A entidade avalia a situação em São José como 'grave' porque a tarifa não era reajustada há dois anos.


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Passageiros desaprovam reajuste e questionam qualidade dos ônibus no Recife

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Mais de três milhões de passageiros começaram a pagar as novas tarifas do transporte público de ônibus no Grande Recife, nesta segunda-feira (12). O preço foi arredondado pela Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE). O valor do Anel A, que atende 80% das linhas de ônibus do Recife, passou de R$ 2,15 para R$ 2,45. O reajuste é considerado alto pelos usuários da capital pernambucana e muita gente reclamou do impacto no orçamento. 

O trabalhador que não tiver o vale transporte poderá gastar até R$ 300 por mês de passagem. O reajuste também irá prejudicar os usuários que utilizarem os serviços especiais, como os coletivos opcionais com destino ao aeroporto. O valor deste tipo de coletivo passou de R$ 2,70 para R$ 3. Uma das maiores queixas dos passageiros é o aumento das tarifas em relação a qualidade do serviço que é oferecido pelo Grande Recife. 

Os problemas do Terminal Integrado da Macaxeira, por exemplo, começam na entrada do espaço. A estrutura de ferro, que deveria ser uma coberta, está enferrujada e incompleta. A obra de construção está abandonada há meses e expõe os passageiros ao sol e chuva. As grandes filas viraram rotina no local. Os ônibus demoram a chegar e, quando finalmente se aproximam da plataforma, os usuários precisam se apertar para entrar nos coletivos. 

A situação é a mesma no Terminal Integrado do Barro, no bairro de Jardim São Paulo, próximo à BR-101. Os ônibus também saem lotados de passageiros durante os horários de pico. As pessoas ficam apertadas entre as portas e janelas dos veículos, mas a reclamação maior acontece em relação aos horários. A tabela das plataformas determina o cronograma das viagens, mas os coletivos não cumprem a norma pré-estabelecida. 

No centro do Recife, as paradas de ônibus não são confortáveis e várias estão depredadas. Muitas estações do BRT ainda estão em construção e longe de ser concluídas. A Avenida Conde da Boa Vista deveria comportar seis estações do sistema, mas as obras estão praticamente paradas. Algumas foram improvisadas ao lado, mas também não são atendidas pelos motoristas de várias linhas de ônibus.

Na rodovia PE-15, o projeto do corredor Norte-Sul andam a passos lentos. As estruturas deveriam ficar prontas em 2014, durante a Copa do Mundo. O coletivo de via livre, que deveria ter pista exclusiva, se mistura aos demais veículos e atrasam as viagens. O que deveria ser uma solução para a mobilidade urbana, agora representa maiores problemas para o transporte público rodoviário.

Segundo o diretor de operações do Grande Recife, André Melibeu, o consórcio planeja melhorias, com renovação de 400 veículos neste ano, sendo 200 no primeiro semestre de 2015. Sobre os atrasos no Terminal Integrado do Barro e da Macaxeira, o gestor justificou a irregularidade através dos congestionamentos e falta de manutenção na BR-101. Ele defendeu a celeridade do serviço e disse que as viagens serão otimizadas, principalmente pelo sistema BRT.

Informações: TV Jornal

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Em Florianópolis, Tarifa de ônibus é reajustada

Com o aumento de R$ 0,35 centavos para quem paga em dinheiro e R$ 0,40 no cartão, a Secretaria de Mobilidade da cidade justificou como causa a elevação do preço do combustível, custo da mão de obra e do índice geral de preços (IGP-DI).
Caroline Borges/Portal da Ilha
Várias polêmicas surgiram desde que o Consócio Fênix venceu a licitação em maio de 2013. A primeira delas foi o próprio processo de licitação, onde uma única empresa participou e o venceu. Com isso o Consórcio formado pelas cinco empresas autorizadas para circular com ônibus desde 1926 terá até 2034 - ano que a licitação terminará – somado 108 anos à frente do transporte público de Florianópolis.

Usuários também reclamam bastante das condições do ônibus. Recentemente muitos receberam pinturas com a nova logomarca da empresa – O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). Porém a população diz que dentro, os automóveis continuam os mesmos.

Manifestações
O Movimento Passe Livre (MPL) junto à outros movimentos sociais, está com uma programação de mobilização contra o aumento do Transporte Público de Florianópolis e região. Amanhã (13) a organização programa uma manifestação no centro da cidade, à partir das 17h.

Além deste protesto, o grupo fará distribuição de panfletos nas ruas da cidade para convidar a comunidade a participar.

Prefeitura de Florianópolis
Em matéria divulgada no site, a Prefeitura da capital informou que a frota de ônibus está sendo amplamente renovada. De acordo com a nota “todos os novos ônibus estão equipados para atender pessoas com deficiência. Os 15 veículos das linhas executivas contam com uma tecnologia diferenciada, no que diz respeito ao acesso dos cadeirantes”.

Para o futuro a Secretaria de Mobilidade explicou que está sendo criado o Sistema de Apoio à Operação (SAO), com investimento aproximado de R$ 35 milhões.  Com esse novo sistema o passageiro também poderá interagir via internet, dispositivos móveis e painéis, que serão instalados nos terminais.

Informações: Portal da Ilha

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Tarifa do transporte coletivo de Campinas sobe para R$ 3,50

A tarifa do transporte público coletivo em Campinas, que é de R$ 3,30 há dois anos, passa a custar R$ 3,50 a partir deste sábado, dia 10 de janeiro. O reajuste é de 6,06%. O índice é menos que a metade da inflação medida no período, de 13,60% pelo IPCA/IBGE. Também é menor que a estimativa da inflação para os últimos 12 meses, de 6,42%, também medido pela IPCA/IBGE. É o primeiro aumento de valor da tarifa, em comparação com o início da atual gestão.

Os preços de todos os insumos do sistema subiram acima da inflação nesses dois anos. O combustível ficou 21,49% mais caro. Os salários dos funcionários subiram 17,72%. Os pneus, 13,76%, enquanto que os valores dos veículos aumentaram 13,73%. O Decreto nº 18.619, com a autorização do aumento, foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial) desta sexta-feira, dia 9 de janeiro, na página 3.


Quem possui carga no Bilhete Único ficará com o valor da passagem congelado em R$ 3,30, até o final dos créditos. O Bilhete Único Universitário, anunciado em dezembro pelo prefeito Jonas Donizette, terá o valor de R$ 1,75. O Bilhete Único Escolar passa de R$ 1,32 para R$ 1,40. A tarifa na linha Circular – Centro (5.02) passa de R$ 2,20 para R$ 2,30, para o pagamento com o Bilhete Único Comum ou Vale-Transporte. O uso do Bilhete Único Escolar e do Bilhete Único Universitário, nesta linha, custará R$ 0,92 e R$ 1,15, respectivamente.

Também há alterações no valor dos Bilhetes de Viagens. O Bilhete 1 Viagem, adquirido somente dentro dos ônibus e para uso imediato, custará R$ 5,50, sendo R$ 3,50 da tarifa e R$ 2,00 do casco. O valor do casco é reembolsável. Já o valor do Bilhete 2 Viagens será de R$ 9,00 (R$ 7,00 de duas passagens + R$ 2,00 do casco, que também é reembolsável).

Em 2015, o subsídio da Administração para o transporte coletivo de Campinas será de R$ 12 milhões, média de R$ 1 milhão por mês, revertido, exclusivamente, para o custeio do PAI-Serviço. O valor representa redução de mais de 70% em relação ao subsídio praticado nos dois últimos anos.

Histórico

Em 2 de dezembro de 2012, antes do Governo Jonas Donizette, o valor da tarifa de ônibus foi reajustado para R$ 3,30. O subsídio mensal da Prefeitura para o sistema de transporte público era de cerca de R$ 3 milhões. Em junho de 2013, o prefeito Jonas Donizette reduziu o valor da passagem para R$ 3,00, com subsídio mensal da ordem de R$ 6,6 milhões.

Já em agosto de 2014, após mais de um ano, a tarifa voltou para R$ 3,30, com subsídio mensal de 3,6 milhões. Com a tarifa a R$ 3,50, o subsídio da Prefeitura será de R$ 1 milhão por mês.

Em dois anos do prefeito Jonas Donizette à frente do Paço Municipal, Campinas teve 248 novos ônibus incorporados ao sistema de transporte público. A frota atingiu 71% de acessibilidade. Também nesse período, a frota do PAI-Serviço dobrou o número de vans, que também passaram a ter maior capacidade de transporte.

Também foi instituído o Passe Lazer, com 50% de desconto na tarifa em dois domingos por mês, e o período do Bilhete Único foi ampliado de uma hora e meia para duas horas.

Hoje, o sistema de transporte público coletivo de Campinas possui 1.240 ônibus em operação, sendo 992 do sistema convencional e 248 do sistema alternativo. Deste total, 880 são acessíveis (71%). Já o PAI-Serviço possui 50 vans e dois ônibus acessíveis em operação.

Tabela de valores

Tarifas do transporte público com validade a partir de 10 de janeiro.

BILHETE ÚNICO
TARIFA
LINHA 5.02
COMUM
R$ 3,50
R$ 2,30
VALE TRANSPORTE
R$ 3,50
R$ 2,30
ESCOLAR
R$ 1,40
R$ 0,92
UNIVERSITÁRIO
R$ 1,75
R$ 1,15


BILHETE DE VIAGEM
VALOR COMPRA
REEMBOLSO DO CASCO
1 VIAGEM
R$ 5,50
R$ 2,00
2 VIAGENS
R$ 9,00
R$ 2,00

Informações: Prefeitura de Campinas
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