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Ponto Vitória passa por atualização e modernização

sábado, 27 de setembro de 2014

Dados mais precisos, sistema ainda mais moderno e serviço disponibilizado nos dispositivos móveis, como smartphone e tablet. Esses são alguns dos ganhos do novo modelo do Ponto Vitória que está sendo desenvolvido para os passageiros na capital.
Foto: André Sobral
Enquanto o Ponto Vitória estiver em manutenção para a sua modernização, os usuários podem acessar um sistema provisório para consultar os horários de saída de todas as linhas do sistema municipal. Ao acessar o link, o usuário deve clicar em "Quero saber o horário de uma linha de ônibus".

Com a atualização do sistema, os usuários terão ainda mais exatidão na hora de consultar os horários em que os ônibus passarão pelos pontos de parada.

O serviço também ganhará uma nova "cara" e outra plataforma de uso na internet e, ainda, ficará disponível em versão mobile (IOS, Windows Phone e Android). Assim, quem estiver na rua também terá acesso facilitado às informações e mais controle sobre a hora das linhas do transporte coletivo municipal.

O subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfa), Márcio Passos, explicou que as mudanças serão feitas para aprimorar o serviço prestado aos usuários. "Vamos atualizar todo o sistema para facilitar a navegação e ainda oferecer essa ferramenta em versão mobile", afirmou.

Informações: Prefeitura de Vitória ES

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Zona Norte do Recife ganha nova ciclofaixa

A partir deste sábado (27), a Zona Norte do Recife vai ganhar uma nova ciclofaixa permanente e um binário. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vão implantar a Ciclofaixa Marquês de Abrantes, com dois quilômetros de extensão, entre os bairros do Rosarinho e Campo Grande, incluindo Encruzilhada e o Hipódromo. Para viabilizar a ação, haverá mudanças no tráfego na localidade.

A nova rota deverá servir como alternativa mais segura para os ciclistas que transitam pela Estrada de Belém. O percurso não está em trajeto de ônibus e possui velocidade regulamentada de 30 km/h. De acordo com uma pesquisa realizada pela  CTTU, a ciclofaixa tem a potencialidade de beneficiar de imediato cerca de 90 ciclistas por hora, fluxo registrado na Estrada de Belém.

A ciclofaixa terá o fluxo bidirecional e vai ligar os bairros de Campo Grande e Rosarinho entre as ruas Amaro Coutinho e Jerônimo Vilela. O equipamento terá início na Rua Marquês de Abrantes, a partir do cruzamento com a Rua Jerônimo Vilela, em Campo Grande, onde há sinalização horizontal e vertical, além de tachões para a segregação da via. A rota continua pela Rua Carlos Fernandes, passando pela Praça Tertuliano Feitosa (conhecida como Praça do Hipódromo), que, por ter a via mais estreita, receberá um tratamento de ciclorrota, contando apenas com a sinalização vertical. Após a Rua Carlos Fernandes, o percurso segue pelas ruas da Coragem, Pedro Alves e Amaro Coutinho, passando por trás do Mercado da Encruzilhada. Nesse trecho, haverá a sinalização horizontal e vertical com tachões segregando a via. Já o trecho da Amaro Coutinho, entre a Rua Dr. Enéas de Lucena até o cruzamento com a Av. Santos Dumont, no Rosarinho, terá sinalização vertical para alertar aos motoristas que a via será compartilhada com ciclistas.

Somente neste ano, duas ciclofaixas permanentes já foram implementadas. De acordo com o plano de governo da atual gestão, 76 quilômetros de rota deverão ser implementados até 2016. O percurso também está em consonância com o Plano Diretor Cicloviário (PDC), lançado pelo Governo de Pernambuco em parceria com os municípios da RMR, que prevê 12 rotas cicláveis no Recife.

Para implantar a nova ciclofaixa, será necessário realizar mudanças na circulação de veículos na área, como a implantação do binário entre as ruas Doutor Machado e Marquês de Abrantes, em Campo Grande. Será proibido o estacionamento na Rua da Coragem, no lado oposto à ciclofaixa e nos dois lados da Rua Carlos Fernandes, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A CTTU também vai alterar a circulação das ruas Marquês de Abrantes e Doutor Machado, no bairro de Campo Grande. As duas vias passam a formar um binário, no trecho entre as ruas Prudente de Moraes e Jerônimo Vilela.

A Rua Marquês de Abrantes, que é mão dupla, passa a ser mão única no sentido da Rua Prudente de Moraes. Já a Rua Doutor Machado, que também é mão dupla, vai passar a ser mão única no sentido da Rua Jerônimo Vilela. Dessa forma, o condutor que trafegar pela Rua Doutor Machado e quiser acessar a Praça do Hipódromo, deverá realizar o giro de quadra pela Rua Jerônimo Vilela e seguir pela Rua Marquês de Abrantes. Já o condutor que estiver circulando pela Rua Marquês de Abrantes e quiser acessar a Rua Jerônimo Vilela, deverá realizar o giro à direita na Rua Prudente de Moraes, acessar a Rua Doutor Machado e seguir em frente até a via desejada. O estacionamento na Rua Doutor Machado permanece liberado, assim como o estacionamento na Rua Marquês de Abrantes, no lado oposto à ciclofaixa.

A CTTU vai implantar a sinalização viária e cerca de 200 placas de sinalização vertical, que irão regulamentar a nova ciclofaixa e as alterações na circulação com a implantação do binário. Os condutores que trafegam pela área devem ficar atentos às mudanças de circulação e à sinalização. A CTTU destaca ainda a importância da educação e o respeito às leis contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbem o estacionamento e a circulação na área destinada aos ciclistas. Os motoristas que estacionarem em local proibido ou sobre a ciclofaixa serão autuados e receberão multas que variam entre R$ 53,20 e R$ 127,69. Já os condutores flagrados transitando sobre a ciclofaixa receberão multa de R$ 574,62. Agentes da CTTU irão reforçar o monitoramento e a fiscalização da área.

Informações: Diário de Pernambuco

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Florianopolitano aprova valor das passagens de ônibus em 2014

Da metade do ano pra cá, o preço para embarcar em ônibus urbanos da cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina, vem agradando a população. A redução de pelo menos 15 centavos proposta em junho deste ano, foi aprovada por aqueles que dependem do transporte para trabalhar. 

Quem paga as passagens de ônibus com dinheiro deixou de desembolsar R$ 2,90 para pagar a quantia de R$ 2,75. Já a tarifa cobrada no cartão, está sendo comercializada por R$ 2,70, ou seja, 12 centavos a menos do que o valor praticado. Além da diminuição na tarifa do transporte coletivo de Florianópolis, a prefeitura da cidade deu início a dois importantes benefícios no setor, recadastrando a Tarifa Social e abrindo o cadastro do Passe Livre. Os dois programas direcionados a passageiros de baixa renda, reduzem o preço pago para viajar em coletivos urbanos da capital.

Tarifa Social
A Tarifa Social é destinada a famílias carentes que comprovem renda de até três salários mínimos, reduzindo o valor das passagens para o preço fixo de R$ 1,66 aos ingressos que reservarem as passagens rodoviárias por meio do cartão. No dinheiro, a tarifa rodoviária também fica mais barata, chegando a ser cobrada no valor de R$ 1,95.  O beneficio é válido para as viagens através das linhas do Maciço do Morro da Cruz e com a reativação passou a valer para toda a cidade. Para se cadastrar é preciso apresentar na Passarela Nego Quirido, no Centro da Capital, ou na Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a carteira de identidade, o CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, título de eleitor e principalmente, comprovante de renda.

Passe Livre
É o beneficio que garante as viagens de ônibus gratuitas para famílias carentes que tenham estudantes com inscrição no cadastro municipal de assistência social. Para garantir o passe livre é preciso apresentar nos órgãos competentes, a certidão de nascimento ou carteira de identidade, atestado de frequência escolar atualizado, comprovante de residência, e comprovante de renda ou carteira de trabalho.

Informações: Preço de Passagem

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Duas avenidas de Fortaleza terão faixas exclusivas para ônibus

As avenidas de Fortaleza José Bastos e Domingos Olímpio terão 11,3 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus a partir de 29 de setembro. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), aproximadamente 182 mil passageiros serão beneficiados com as alterações.

A implantação da faixa na Avenida José Bastos será entre o trecho da Rua Padre Cícero e Avenida Senador Fernandes Távora, por onde passam, diariamente, 23 linhas de ônibus. Já a implantação da faixa na Avenida Domingos Olímpio ocorrerá entre a Avenida Bezerra de Menezes e Avenida Dom Manoel, por onde também circulam 23 linhas todos os dias.
Após as intervenções, Fortaleza passará a contar com um total de 30,7 quilômetros de priorização do transporte coletivo e, até julho de 2015, esse número será de 122 quilômetros.

Para viabilizar a implantação das faixas, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) implantará a nova sinalização ao lado direito de cada via, além de implantar a sinalização indicativa de horário de circulação. As paradas de ônibus também passarão por alterações, pois terão suas distâncias redimensionadas e receberão comunicação visual com informações sobre as linhas.

Vias como Av. Engenheiro Santana Júnior, Av. W. Soares, Av. Abolição, Av. Godofredo Maciel, Av. Osório de Paiva, Bernardo Manuel, Av. Pres. Castro e Silva, Av. Cel. Matos Dourado, Av. Alberto Craveiro, Av. Raul Barbosa, Av. Antônio Sales e Av. Leste-Oeste também serão contempladas com as faixas.

Informações: G1 CE

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Ordem de construção da via BRT Transoceânica é assinada

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Os ministros Miriam Belchior (Planejamento) e Gilberto Occhi (Cidades) assinaram nesta quinta-feira (25) a ordem de construção da via expressa BRT TransOceânica, principal projeto de reestruturação urbana do Rio de Janeiro.

A via atenderá a 11 bairros da Região Oceânica da cidade e mais de 70 mil pessoas. Os 9,3 quilômetros do trajeto contam com um túnel de 1,3 quilômetros e 13 estações, num sistema integrado de ônibus BRT e barcas. Atualmente, a obra ocupa 700 trabalhadores, número que chegará a 1.036 no auge dos trabalhos. O prazo de execução da obra é de 24 meses.

Grande parte do projeto conta com ciclovias e bicicletário nas estações. O BRT TransOceânica é um projeto intermodal, integrando ônibus, bicicletas e estação hidroviária. O tempo de deslocamento até o centro do Rio de Janeiro, que atualmente dura aproximadamente duas horas, será reduzido para 30 minutos.

O BRT adotará um sistema modal inovador no Brasil, o Bus of High Level of Service (BHLS). Trata-se de um modelo de ônibus menor com portas nos dois lados, permitindo integração nos dois lados das pistas, também conhecido como 'MetroBus'. O BHLS permite que os passageiros possam embarcar em faixas que não são exclusivas e nos seus próprios bairros. Após o embarque, os ônibus retornam à faixa exclusiva.

Informações: Portal Brasil

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Ponto de ônibus se transforma em biblioteca 24 horas em Cuiabá

Um ponto de ônibus localizado na Rua Marechal Deodoro, na região central de Cuiabá, passou por uma transformação durante um projeto de incentivo à leitura dos usuários do transporte público coletivo da capital. O ponto de ônibus recebeu prateleiras com livros como parte do projeto Parada Cultural, para transformar o local em uma biblioteca 24 horas à disposição da população. Quem passou pelo ponto de ônibus nesta quarta-feira (24) pôde pegar livros gratuitamente para lê-los no local ou, até mesmo, leva-los para casa.
Foto: Evertom Almeida/Arquivo pessoal
A iniciativa de transformar o ponto de ônibus em local de acesso a livros é do servidor Evertom Almeida, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Ele conta que a ideia surgiu ao passar por um bairro em Brasília onde os pontos de ônibus têm livros à disposição dos usuários do transporte coletivo. De volta a Cuiabá, ele decidiu implantar o projeto, ainda em fase experimental, no ponto de ônibus que está localizado justamente atrás do campus do IFMT no centro da cidade. “A meta é ampliar o projeto para bairros carentes, trazendo a comunidade para participar e cuidar desse patrimônio que todos vão utilizar”, destacou Evertom ao G1.

Para realizar as modificações no ponto de ônibus, o autor do projeto solicitou autorização e permissão da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU). As adequações do local, como pintura e implantação da prateleira, foram feitas em uma semana. Para a arrecadação dos 350 livros foi realizada uma campanha nas redes sociais. “Recebemos doações de diversos pontos da cidade, como CPA e até mesmo Várzea Grande (região metropolitana). Eu mesmo me dispus a buscar os livros. Era só a pessoa agendar o horário e passar o endereço”, lembrou o servidor público. A biblioteca foi “inaugurada” nesta quarta-feira.

Nos primeiros 15 dias de implantação da biblioteca, nos horários de pico, o idealizador e mais dois bolsistas do IFMT estarão no local explicando o projeto para a população e também recebendo as doações de novos títulos. Para as pessoas que passarem em outros horários pelo local, foram deixados marcadores de página dentro dos livros com explicações sobre como funciona o projeto.

Para realizar os empréstimos dos livros, não existe burocracia. Quem se interessar por um título, pode leva-lo para casa sem precisar preencher fixa nem se identificar. “Para muitos, uma utopia. Para outros tantos, uma loucura. Mas observamos ser muito mais que um simples projeto colocado em prática. Observamos ser um exercício de cidadania” disse Evertom.

Ele ressaltou que as pessoas interessadas em doar livros para a biblioteca podem procurar o campus do IFMT em Cuiabá ou deixar as obras nas prateleiras do ponto de ônibus. Nos primeiros dias, Evertom estará no local nos horários de maior movimentação de usuários para receber as doações. Ele disse que não há restrição para a doação de títulos.

Informações: G1 MT

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