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Urbs Curitiba testa ônibus articulado com capacidade para 210 passageiros

quinta-feira, 20 de março de 2014

A Urbs iniciou nesta quarta-feira (19) testes de desempenho operacional de um novo modelo de ônibus articulado, que se caracteriza pela existência de uma sanfona fazendo a articulação das carrocerias. O novo ônibus tem 23 metros de comprimento e capacidade para até 210 passageiros. Os articulados atualmente em operação na frota do transporte coletivo de Curitiba têm entre 18,7 e 20 metros de comprimento e capacidade para 160 e 180 passageiros respectivamente. O teste é parte da busca por alternativas que permitam reduzir os custos do transporte coletivo e, em consequência, a tarifa técnica.

O ônibus  - produzido pela Mercedes Benz com carroceria da Caio - foi testado por técnicos da Urbs em várias ruas da cidade, percorrendo avenidas de grande movimento, como Comendador Franco (Avenida das Torres), ruas de pouco tráfego e canaletas exclusivas do expresso. Das 9 horas ao meio dia, técnicos da Urbs fizeram um longo trajeto com o ônibus, passando pelos bairros Pinheirinho, Rebouças, Jardim Botânico, Prado Velho, Boqueirão e Portão.

Nas ruas, são testados, além de desempenho, estabilidade, segurança, conforto para motoristas e passageiros e emissão de poluentes, a dirigibilidade e manobrabilidade  (raio de giro) em diferentes situações, tanto em vias exclusivas e segregadas, como é o caso das canaletas, quanto em largas avenidas e em ruas mais estreitas. A princípio, o superarticulado pode ser utilizado em canaletas, por onde circulam os biarticulados (ônibus com duas sanfonas de articulação) e em vias compartilhadas com o restante do tráfego.

Os testes, que terão continuidade nesta quinta-feira (20) são parte do esforço da Prefeitura de reduzir a tarifa técnica, explica o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Junior. “Acreditamos que a concorrência é um instrumento poderoso para baixar custos, o que é uma determinação do prefeito Gustavo Fruet”, diz. Se aprovado, o novo ônibus poderá ser mais uma opção nas renovações de frota.

Por enquanto estão sendo verificados a capacidade e o custo operacional do novo ônibus. “O que se pretende, caso se comprove a viabilidade operacional, é buscar a melhor relação entre custo e benefício, para reduzir o custo e por consequência a tarifa técnica”, afirma Gregório. Tarifa técnica é o valor repassado por passageiro às empresas operadoras do transporte coletivo.

Os ônibus articulados foram desenvolvidos exclusivamente para Curitiba, na década de 70. O modelo evoluiu na sequência para os biarticulados, produzidos pela Volvo do Brasil. Nos últimos anos, outras empresas começaram a entrar nesse mercado, aquecido pelo crescimento do sistema BRT (Bus Rapid Transit), em diferentes partes do mundo.

Pioneira nesse sistema, Curitiba tem atualmente, na frota operante, 373 ônibus articulados distribuídos nos sistemas expresso, onde são 33 articulados e 160 biarticulados; Linha Direta, mais conhecidos como Ligeirinhos (65); Interbairros (101), Alimentadores (150) e Troncais, que fazem as linhas ponto a ponto sem passar por terminais (24).

No total, a frota operante da Rede Integrada de Transporte tem 1.940 ônibus que percorrem por dia 470 mil quilômetros em 21,7 mil viagens. Por dia, são 2,2 milhões de passageiros transportados de Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana.

Informações: URBS

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Anunciado R$ 1,3 bilhão para mobilidade urbana em Salvador

O governador Jaques Wagner (PT) garantiu presentear Salvador com novidade no quesito mobilidade urbana. O pacote anunciado ocorre em comemoração ao aniversário de 465 anos de fundação da capital do estado, que acontece no próximo dia 29. Durante entrevista no seu programa de rádio semanal, Conversa com o Governador, o petista destacou que liberará R$ 1,3 bi em obras. As intervenções do estado vão girar em torno dos bairros populares, como a construção de vias de acesso a pontos estratégicos, a exemplo da Orla à Av. Suburbana, além de investimentos no metrô soteropolitano.

 “Em primeiro lugar, eu quero deixar, desde já, meus parabéns a todos os soteropolitanos por mais um aniversário de nossa querida capital. Vamos assinar ordem de serviço para dois corredores transversais fundamentais, que vão ligar a Suburbana e a BR-324 até a Orla Atlântica, com um prazo de três anos de execução. O primeiro vai ter treze quilômetros, que vai ligar a nossa Orla até a Avenida Suburbana, no trecho Lobato, passando pelo Alto do Cabrito, pela Capelinha e Pirajá, fazendo a interligação da Pinto de Aguiar com a Gal Costa. Então, só para você ter uma ideia da dimensão dessa obra, alguém poderá sair da Suburbana, na altura do Lobato, e vim chegar aqui em Patamares, através da Pinto de Aguiar, na praia, na orla de Salvador”, anunciou.

A mobilidade norteou a campanha municipal de Salvador em 2012 e a ideia de Wagner é de se aproximar da capital, tida pela oposição como abandonada pelo petista, para assim poder melhorar sua imagem junto a Salvador e conseguir angariar votos ao seu candidato à sucessão, o secretário da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Além dos novos corredores, o governador cantou a pedra de quando o metrô começa a circular: junho deste ano. O chefe do Executivo baiano disse acreditar que a ampliação do itinerário deverá sair até 2015. Ele também lembrou das obras que acontecem na região da Paralela.
“E temos também outras obras de mobilidade – o próprio metrô – que roda agora 11, 12 de junho no seu primeiro trecho, que sai da Lapa até o Retiro e depois do Retiro, logo em seguida, vamos completá-lo até Pirajá, previsto já para janeiro de 2015, e finalmente a conclusão de toda a linha 2 para abril de 2017. Além disso, todo o povo de Salvador está vendo aí a obra do governo do Estado – o Complexo Viário Imbui– Narandiba, que são dois grandes viadutos, 60% da obra já está executada. Eu espero entregá-la em julho de 2014, além da Pinto de Aguiar que a gente está fazendo também toda a duplicação com seis pistas, sendo duas para transporte exclusivo coletivo e BRT, e 50% da obra já está pronta, e devemos entregar em junho de 2014”, disse.

O petista finaliza o programa avaliando que “são obras extremamente importantes, e quando todas elas estiverem concluídas – algumas já vão ser entregues agora – o conjunto delas mais o metrô, eu não tenho dúvida que o governo do Estado estará dando o maior dos presentes a Salvador”. 

por Victor Pinto
Informações: Tribuna da Bahia


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Grande Recife: Construção de estação de BRT altera paradas em Camaragibe

As obras do Corredor Leste/Oeste avançam e a próxima estação de BRT a ser construída será no município de Camaragibe. A construção, que será iniciada nesta quarta-feira (19), trará mudanças as paradas de ônibus da Av. Belmínio Correia. 

Os moradores do local devem ficar atentos, pois apenas dois pontos de embarque e desembarque serão desativados provisoriamente. No sentido Camaragibe/Recife será a parada de nº090083, em frente a loja Elektra. Já no sentido Recife/Camaragibe será o ponto de nº 090009, localizado em frente a Sorveteria Vitória. Com isso, as linhas que paravam no local passarão a atender outras paradas. 

Confira abaixo as linhas e a opção de parada de ônibus para os usuários: 

Sentido Camaragibe/Recife 

Os usuários que utilizam a parada de nº 090083, em frente a loja Elektra, poderão realizar o embarque na parada de nº 090084, localizada ao lado da Leal Som. 

418 – Tiúma/Camaragibe (VPP) 
450 – Camaragibe (Cond. da Boa Vista) 
460 – Camaragibe (Príncipe) 
463 – Araçoiaba/Camaragibe 
466 – Vera Cruz (Integração) 
467 – Chão de Cruz (Integração) 
469 – Camaragibe/CDU 
480 – Camaragibe/Derby 
490 – Camaragibe/Macaxeira 

Sentido Recife/Camaragibe 

Quem utilizava a parada de nº 090009, em frente a Sorveteria Vitória, poderá usar a parada de nº 090010, situada em frente a loja Mundo dos Importados. 

418 – Tiúma/Camaragibe (VPP) 
450 – Camaragibe (Cond. da Boa Vista) 
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 
460 – Camaragibe (Príncipe) 
463 – Araçoiaba/Camaragibe 
464 – Jardim Teresópolis/Caxangá 
466 – Vera Cruz (Integração) 
467 – Chão de Cruz (Integração) 
469 – Camaragibe/CDU 
480 – Camaragibe/Derby 
490 – Camaragibe/Macaxeira 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

Informações: GRCT

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Primeiro VLT da CBTU chega à João Pessoa até junho deste ano

A primeira composição de três carros do Veículo  Leve sobre Trilhos (VLT) estará chegando à capital paraibana até o fim do primeiro semestre deste ano. Foi o que garantiu nesta terça feira (18) o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, ao realizar inspeção técnica na fábrica Bom Sinal, em Barbalha, no Ceará. 

Ao todo, oito trens novos substituirão os atuais que fazem o trajeto entre Cabedelo e Santa Rita. Cartaxo revelou que ficou satisfeito com o ritmo dos trabalhos na montadora. “Os serviços estão bastantes adiantados e no mais tardar em junho estaremos recebendo a primeira composição em Cabedelo e após a chegada do primeiro comboio, a cada dois meses estaremos recebendo mais uma composição até concluir as oito”, acrescenta. 

De acordo com o gerente industrial da Bom Sinal, Ademar Brasil, empresa responsável pela fabricação dos trens que vão circular nas cidades de João Pessoa (PB) e Natal (RN), a montagem dos trens está dentro do cronograma estabelecido no contrato entre a Bom Sinal e a CBTU. “O processo de montagem tem 10 etapas, estamos entrando na sexta fase e até o final do mês de maio ou início de junho deste ano estaremos entregando a primeira composição em João Pessoa”, afirma o gerente industrial. 

Cartaxo disse ainda que com os novos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, a CBTU terá orçamento para realizar as obras necessárias para tornar o sistema mais moderno e seguro. “Com os R$ 166 milhões iremos construir mais quatro estações, relocar as estações de Bayeux e Jacaré, recuperar e modernizar as nove restantes, reformar a via permanente, readaptar a Oficina de Cabedelo para atender a demanda de manutenção do VLT, murar todo o sistema e instalar cancelas eletrônicas em todas as passagens de nível (PN) com a finalidade de reduzir os acidentes no trecho”, explica. 

O VLT é um trem moderno, rápido e seguro. Ele pode desenvolver até a 80km/h de velocidade. Possui capacidade para 450 pessoas por viagem e pesa cerca de 100 toneladas. Ele é dotado de bancos em fibra, ar condicionado, circuito interno de tv, sistema sonoro de informação, controle computadorizado e totalmente acessível.

Informações: PB Agora

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Governo do Paraná testa ônibus elétrico na linha Curitiba-São José dos Pinhais

O Governo do Estado vai testar ônibus elétrico, o Biobus, na linha não integrada Curitiba-São José dos Pinhais. São dois veículos para o transporte de 700 pessoas ao dia, que operarão temporariamente, sob a responsabilidade da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Os primeiros Biobus foram apresentados nesta terça-feira (18) pelo governador Beto Richa, junto com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e o superintendente da Comec, Rui Hara. 

O governador explicou que o projeto faz parte de um pacote de medidas para a mobilidade para a Região Metropolitana de Curitiba, que envolve a liberação de recursos para implantação de ciclovias nos municípios, licitação para implantação de faixas exclusivas para ônibus na RMC e recursos para reforma do terminal Cachoeira, de Almirante Tamadaré. 

“O projeto piloto com os ônibus elétricos, de importação inédita no Brasil, faz parte deste conjunto de medidas, porque são mais econômicos e com menos impacto no meio ambiente”, disse o governador. “Mais uma vez o Paraná é vanguarda em mobilidade urbana, com consciência ecológica”, afirmou Richa. 

Os ônibus são de tecnologia chinesa, fabricados pela CSR Times Eletric Vehicle, e importados pela brasileira IFX-Hybbus. A linha vai fazer o trajeto do terminal central de São José dos Pinhais, até o terminal do Guadalupe, em Curitiba e deve entrar em circulação em dez dias. Os veículos percorrerão cerca de 300 quilômetros por dia. Entre os diferenciais dos veículos está a tração 100% elétrica, isto é, não usa combustível para iniciar a locomoção. O funcionamento por diesel só é usado quando ônibus precisa passar dos 40 quilômetros por hora, fazendo assim, uma economia de mais de 50% de combustível e emissão de poluentes. O veículo é isento de baterias de ácido ou lítio, que possuem elevado custo e exigem reciclagem especial. O veículo é silencioso, opera sem solavancos. 

FABRICAÇÃO – Os ônibus serão testados na linha Curitiba-São José dos Pinhais durante seis meses. “Essa iniciativa pode ser uma referência para o País e o projeto piloto é essa linha Curitiba-São José dos Pinhais”, afirmou o secretário Ratinho Junior. Ele explicou que a intenção do Governo do Estado é trazer a indústria chinesa para o Paraná. “Como não existem incentivos fiscais e legislação específica, a importação destes ônibus é muito cara” disse. “Seria interessante para o estado que tivéssemos a fabricação feita aqui, gerando empregos para a população”, disse ele. 

O sócio da IFX Hybbus, Dante Franceschi, explicou que antes de colocar os ônibus na linha de transporte coletivo, a empresa realizou testes operacionais para garantir a qualidade do serviço. “Fizemos testes de setembro de 2013 a fevereiro de 2014 e pudemos comprovar que o BIOBus é realmente uma inovação para proteger o meio ambiente”, afirmou. 

Para o prefeito em exercício de São José dos Pinhais, Antonio Benedito Fenelon, o Biobus trará mais conforto para a população. “Será um privilégio poder usar ônibus como esses”, disse ele.

Informações: Gov. do Estado

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Vereadores de São Paulo aprovam em 1ª votação projeto sobre corredores de ônibus

Os vereadores de São Paulo aprovaram, em primeira votação, na tarde desta terça-feira, projeto de lei que altera o alinhamento de ruas e avenidas da capital paulista para a implementação de 17 corredores de ônibus. A construção das vias específicas para ônibus consta no Programa de Metas da Prefeitura e foi uma das promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT).
Corredor de ônibus da Rebouças | André Porto/Metro
O texto original foi aprovado após alteração por uma emenda, que retirou a previsão de alargamento da Avenida Nossa Senhora do Sabará, na Zona Sul. Moradores e comerciantes da região vinham protestando seguidamente contra as alterações nesta via. O projeto recebeu 36 votos a favor, 10 contra e uma abstenção. O texto ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário antes de seguir para a sanção de Haddad.

Manifestantes voltaram a ocupar nesta terça-feira as galerias do plenário da Câmara para fazer pressão contra o alargamento da Avenida Nossa Senhora do Sabará, o que representaria desapropriações na região. Na quarta-feira (12), o Executivo municipal havia sofrido uma derrota na Câmara com o adiamento da votação do projeto, que previa a construção de cerca de 150 km de corredores de ônibus na cidade.

Apesar da proposta da base aliada do governo em mudar o texto do projeto, já descartando o corredor da Avenida Nossa Senhora do Sabará, a oposição, naquela ocasião, conseguiu impedir pelo segundo dia consecutivo a votação do projeto.

Depois do aumento da pressão popular contra o alargamento de 66 vias e desapropriação de até sete mil imóveis, os vereadores da oposição pediam, então, mais informações sobre os corredores e marcaram até audiências públicas para ampliar a discussão da população.

Na quarta-feira, moradores da Estrada do Alvarenga se uniram aos moradores e comerciantes da região da Avenida Nossa Senhora do Sabará contra a construção das vias. Os vereadores da oposição pediam que o governo enviasse o projeto dos corredores desmembrados para que pudessem avaliar cada caso.

Informações: G1 São Paulo

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