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Metrô inaugura estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Nesta quarta-feira, 12, foi inaugurada a estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do Metrô. A nova estação metroviária deve receber cerca de 14 mil passageiros diariamente. Nesta fase inicial, funcionará gratuitamente de segunda a sexta-feira, entre 10h e 15h, até a estação Largo Treze.

"Hoje nós estamos entregando mais uma estação de Metrô, a 65ª estação [de São Paulo] aqui na Linha 5-Lilás. Uma estação com toda sustentabilidade, totalmente iluminada, a mais moderna das estações de Metrô", disse o governador Geraldo Alckmin, que destacou a segurança conferida à população por meio da porta plataforma.

Implantada sob o viário da Avenida Adolfo Pinheiro, a nova estação acrescenta 1,2 km de trilhos para a Linha 5-Lilás. "Esta é uma linha de superfície, ela é suspensa, não é enterrada", explicou Alckmin. A estação é a primeira a ser entregue de dez que estão sendo construídas simultaneamente. "Serão ao todo 12,8 km de extensão e já estamos fazendo o projeto para licitar no sentido Jardim Ângela para chegar até Chácara Klabin", disse.

A nova parada conta com dois acessos, bilheterias blindadas, quatro elevadores especiais, doze escadas rolantes inteligentes (que economizam energia porque funcionam em velocidade reduzida quando não há usuários nelas), piso tátil para deficientes visuais e portas de plataforma, que dificultam as quedas de objetos na via.

Durante o período de visitação da nova estação, o Metrô vai liberar o trecho da Avenida Adolfo Pinheiro - localizado entre as ruas Isabel Schmidt e Padre José de Anchieta - para a circulação de pessoas e veículos. A quadra teve o leito viário e as calçadas, além da iluminação, revitalizados durante as obras da estação.

Avanço das obras da Linha 5- Lilás

O Governo está investindo R$ 7,5 bilhões na expansão da Linha 5-Lilás, incluindo a compra de 26 novos trens. As novas estações serão: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

A Linha 5, que atualmente tem conexão com a Linha 9 - Esmeralda da CPTM, contará com conexões na Linha 1- Azul, Linha 2- Verde e Linha 17- Ouro. Prevista para ser concluída em 2016, estima-se que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente na linha.

Do Portal do Governo do Estado

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Início do funcionamento do Move é adiado para março

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na tarde desta quarta-feira que o funcionamento do sistema rápido por ônibus da capital mineira não começa no próximo sábado, como estava previsto. No fim de semana serão iniciados os testes no corredor da Avenida Cristiano Machado, que liga o centro de BH à Estação São Gabriel, mas sem levar passageiros. A operação comercial nesse trecho do BRT vai começar no dia 8 de março. 

O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa da BHTrans, realizada no auditório da Prefeitura nesta tarde, para detalhar como funcionará o Move. A administração municipal informou que os testes da Estação Pampulha irão começar em 15 de março e a operação comercial no trecho terá início em abril. 

Na Estação Vilarinho/Venda Nova os testes começam em 20 de abril e a operação em maio. Com isso, o funcionamento completo do Move só ocorrerá dentro de três meses. 

A Prefeitura também detalhou o número de veículos que fará o transporte de passageiros em cada estação. No São Gabriel, serão 136 ônibus, na Pampulha, 181 e Venda Nova / Vilarinho, 98. 

Conforme adiantou o Estado de Minas na edição desta quarta-feira, os primeiros ônibus articulados e simples (padron) do Move que irão rodar nos corredores exclusivos das avenidas Cristiano Machado, Santos Dumont e Paraná (com trecho na Avenida Antônio Carlos) serão os das linhas 82 (São Gabriel-hospitais), 83 (São Gabriel-Centro – direta) e 84 (Estação São Gabriel-Lagoinha, via Avenida Antônio Carlos). De acordo com as fontes ouvidas pelo EM, a BHTrans não conseguiu viabilizar a tempo a estreia da linha 80 (Estação São Gabriel-Estação Lagoinha), que deverá ser implantada após a inauguração, em um trajeto controverso, por se tratar de percurso semelhante ao que hoje é feito pelo metrô ao custo de R$ 1,80, contra os R$ 2,65 do Move. Todos os ônibus desses trajeto são de linhas chamadas troncais. Os veículos que levam passageiros dos bairros para as estações, classificados de alimentadores, entram no sistema futuramente, como já era previsto pela BHTrans. 

Quando estiver completo, o ramal da Avenida Cristiano Machado, que marca o início do Move, vai receber 10 linhas troncais, trafegando nas pistas exclusivas, e 35 alimentadoras, que se comunicam com bairros e estações. 

Quiosques para a compra de passagens 

As estações de transferência localizadas nas avenidas Paraná e Santos Dumont não vão contar com bilheteria. Serão instalados quiosques em esquinas próximas ao local para os passageiros comprar ou recarregar o cartão BHBus ou comprar o cartão unitário. Veja abaixo onde ficarão as cabines. 

Rua Rio de Janeiro com Avenida Santos Dumont 
Rua São Paulo com Avenida Santos Dumont 
Rua dos Tupinambás com Avenida Paraná
Rua dos Carijós com Avenida Paraná

Informações: Estado de Minas

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No Recife, Construção das estações de BRT da Av. Conde da Boa Vista chega a 2ª etapa

A construção das estações de BRT da Av. Conde da Boa Vista está a todo vapor. A avenida, que integrará o corredor exclusivo de ônibus Leste/Oeste, receberá as obras da segunda estação no próximo sábado (15). Os usuários das linhas que trafegam pela Conde da Boa Vista devem ficar atentos as mudanças de parada no local. 

As plataformas, que são compostas sempre por duas paradas, terão uma delas desativada. As linhas, que paravam na estação que receberá as obras, passarão a utilizar a parada seguinte, na mesma plataforma, evitando que o usuário se desloque para pegar o ônibus. O trecho em obras contemplam duas plataformas, nos dois sentidos da via, compreendidas entre a Rua José de Alencar e a Rua das Ninfas. 

No sentido subúrbio/cidade, os usuários que utilizam a parada nº 180319, localizada em frente a Rua das Ninfas, passarão a realizar embarque e desembarque na parada de nº 180320, também localizada em frente a Rua das Ninfas. Já no sentido cidade/subúrbio, as linhas da parada nº180306, situada em frente à Caixa Econômica Federal, passarão a utilizar a parada nº 180307, em frente a Escola Metropolitana. 

Lembramos que as linhas mudarão de parada, mas continuarão a atender as mesmas plataformas. 

Confira abaixo as linhas que sofrerão mudanças e as paradas que serão desativadas provisoriamente: 

Sentido subúrbio/cidade 

As linhas abaixo atendiam a parada nº 180319, em frente a Rua das Ninfas. 
312 – Mustardinha 
315 – Bongi 
331 - Totó (Jardim Planalto) 
332 - Totó (Abdias de Carvalho) 
341 - Curado I 
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista 
416 - Roda de Fogo 
421 – Torrões 
423 - Engenho do Meio 
431 - Cidade Universitária (TRT) 
446 – UR-07 
448 - Jardim Petrópolis 
459 - Loteamento Santos Cosme Damião 
511 - Alto do Mandu 
516 - Casa Amarela ( Nova Torre) 
521 - Alto santa Isabel 
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos) 
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva) 
624 - Brejo 
644 - Largo do Maracanã 
721 - Água Fria 
726 - Alto Santa Terezinha (Cde. da Boa Vista) 
811 - Campo Grande 
977 – Paulista (Cde. da Boa Vista) 


Sentido cidade/subúrbio 

As linhas abaixo atendiam a parada nº 180306, em frente a Caixa Econômica Federal. 

014 - Brasília (Cde. da Boa Vista) 
032 - Setúbal (Cde. da Boa Vista) 
042 - Aeroporto (Opcional) 
061 – Piedade 
071 – Candeias 
100 - Circular (Cde. da Boa Vista) 
101 - Circular (Cde. da Boa Vista/ Rua do Sol) 
243 - Vila dois Carneiros 
313 - San Martin (A.de Carvalho) 
321 - Jardim São Paulo(A. de Carvalho) 
324 - Jardim São Paulo (Piracicaba) 
413 - Avenida do Forte 
414 – Torre 
415 - Sítio das Palmeiras 
422 - Monsenhor Fabrício 
425 - Barbalho (Via Detran) 
432 - Cdu (Várzea) 
433 – Brasilit 
437 - Caxangá (Cde. da Boa Vista) 
442 - Jardim Primavera (V. Pedreiras) 
445 – Tabatinga 
450 - Camaragibe (Cde. da Boa Vista)

Informações: GRCT

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CET testa faixa reversível exclusiva para ônibus no Eixo Vitor Manzini/Ponte do Socorro/Guarapiranga

Como parte da Operação dá Licença para o Ônibus, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) testará uma faixa reversível para coletivos com 2,7 km de extensão, na pista sentido centro, do eixo formado pela avenida Vitor Manzini, ponte Santo Dias da Silva (ponte do Socorro) e avenida Guarapiranga.

A operação será realizada das 16h às 20 horas, de segunda a sexta-feira rumo bairro. A faixa reversível será operada dentro do corredor de ônibus. Ela se inicia na avenida Vitor Manzini, na altura da rua Bruges, prosseguindo pela ponte do Socorro e terminando na avenida Guarapiranga com a Estrada do M´Boi Mirim.

Ao longo deste trecho, o fluxo da faixa será invertido, deixando de operar rumo ao Centro e dando preferência aos ônibus seguirem em direção ao bairro.

Já a faixa exclusiva de ônibus na avenida Guarapiranga, sentido bairro, entre o largo do Socorro e rua Frederico Grotte, será destinada para o tráfego geral. A  via passará de duas para três faixas de rolamento.

Alternativa
Enquanto a reversível estiver ativa, para acesso ao shopping Fiesta, os veículos vindos da avenida Guarapiranga, sentido Centro, deverão acessar as ruas André Leão, Santa Teresinha e Ptolomeu, acessando a avenida Guarapiranga no sentido bairro.

Informações: R7.com

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Em Salvador, Linhas de ônibus entre Lapa e Barra começam a operar domingo

Três linhas circulares criadas pela Prefeitura de Salvador passam a operar com destino ao bairro da Barra saindo da Estação da Lapa, a partir deste domingo, 16, informou a Prefeitura. Na estação de transbordo, o usuário irá descer e escolher, sem pagar nova passagem, a melhor maneira de chegar à Barra, podendo optar entre três trajetos diferentes. Nessa mesma data, nove linhas que partem de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande deixarão de seguir para a Barra, fazendo ponto final na Lapa.
Foto: Mila Cordeiro
Segundo a prefeitura a medida faz parte da reestruturação do sistema de transporte coletivo da capital baiana, havia sido suspensa pelo prefeito ACM Neto para possibilitar ampla divulgação das mudanças à população.

As novas linhas passam a abranger também a região de Ondina e Avenida Garibaldi, aumentando as opções de transporte dos moradores de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande.

Para fazer a integração, o usuário terá que utilizar o Salvador Card Avulso ou o vale-transporte eletrônico, no prazo de duas horas. O transbordo da linha convencional para o ônibus circular será feito no subsolo da estação da Lapa, migrando da Plataforma A, onde atualmente param as linhas convencionais, para a Plataforma B. Os ônibus Lapa-Barra passarão nos pontos 31, 32 e 33.

A integração poderá ser feita através das seguintes linhas circulares:
O circular LB1 (Lapa -Chame-Chame) sairá da Lapa, passando pela Rótula dos Barris, Av. Centenário, passarela do Chame-Chame, pegando o retorno da Centenário, seguindo até a Rótula do Barris para acessar o ponto 36 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.

A linha LB2 (Lapa - Barra Avenida/Barra) partirá da Lapa, seguindo pelo Politeama, Campo Grande, Vale do Canela, Ladeira da Gabriel, pegando as avenidas Princesa Leopoldina e Princesa Isabel, acessando o Porto da Barra e seguindo pela Avenida Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Marquês de Caravelas, Rua Alameda Antunes, retornando pela Av. Princesa Isabel, Vale do Canela, viaduto do Campo Grande, Politeama e Rótula dos Barris, fazendo ponto final no ponto 35 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.

O LB3 (Lapa -Garibaldi-Ondina) irá circular pela Rótula dos Barris, Av. Vasco da Gama, Av. Garibaldi, Av. Ademar de Barros, Av. Oceânica, Rua Baependi, Rua Oswaldo Ribeiro, pegando novamente a Av. Ademar de Barros, passando pela Av. Garibaldi, fazendo o retorno na altura do Hospital Jorge Valente, trafegando pela Av. Garibaldi e Av. Vasco da Gama, chegando no ponto 34 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.

Linhas convencionais que passarão a ter a Lapa como destino:
CÓDIGO                                                  LINHA                                                                  EMPRESA
 
1418                                    CAJAZEIRA 7/6-LAPA/BARRA                                      SÃO CRISTÓVÃO
1426                                      CAJAZEIRA 8-LAPA/BARRA                                       SÃO CRISTÓVÃO
1427                                     CAJAZEIRA 10-LAPA/BARRA                                             TRANSOL
1428                                     CAJAZEIRA 11-LAPA/BARRA                                               CAPITAL
1429                              FAZENDA GRANDE 1/2-LAPA/BARRA                                     TRANSOL
1430                              FAZENDA GRANDE 2/3-LAPA/BARRA                     EXPRESSO VITÓRIA BAHIA
1431                                    BOCA DA MATA-LAPA/BARRA                                            BARRAMAR
1443                               FAZENDA GRANDE 4-LAPA/BARRA                                        CENTRAL
1465                                    CAJAZEIRA 6/7-BARRA/LAPA                                      SÃO CRISTÓVÃO

Informações: A Tarde


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BRT de Palmas perto de sair do papel

Provavelmente o ministro das cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro (PP), deve estar em Palmas na próxima terça-feira, 18, para a assinatura da ordem de serviço das obras do projeto Bus Rapid Transit (BRT). Procurado pelo Conexão Tocantins, na manhã desta quarta-feira,12, o prefeito Carlos Amastha, informou que a agenda do ministro ainda não está confirmada.

O projeto BRT foi apresentado à sociedade palmense no dia 29 de janeiro em audiência pública. O mesmo é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, através do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) em conjunto com a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot). O projeto BRT em Palmas será a instalação de um novo sistema de transporte público, tendo aproximadamente 35 km de corredor expresso para que o palmense tenha mais rapidez ao se locomover pela cidade. O projeto visa à implantação de uma via rápida no canteiro central da Avenida Theotônio Segurado.

Esse projeto gerou um impasse entre o governador do Estado e o prefeito da Capital. Siqueira defende a implantação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), que por sua vez é um projeto a longo prazo, podendo demorar anos a ser concluído. Carlos Amastha, que implantará o Bus Rapid Transit (BRT), defende a instalação do BRT e será muito mais rápido a ser implantado.

O VLT é um projeto de transporte público que visa beneficiar 16 municípios da Região Metropolitana e pretende utilizar o canteiro central da avenida Theotônio Segurado como eixo de ligação entre as região sul, central e norte. Já o BRT, é um o sistema de transporte que prevê a instalação via rápida destinada ao transporte coletivo, partindo do canteiro central da Avenida Theotônio Segurado, ligando de um lado o setor Santo Amaro e de outro uma bifurcação que divide os caminhos para Taquaralto e Taquari.

Informações: conexaoto.com.br

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