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Testes com Expresso-DF começam na semana que vem

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Os testes de segurança e velocidade e o treinamento da equipe de trabalhadores do Expresso-DF - obra de mobilidade urbana que ligará Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, por corredores de ônibus exclusivos - deverão começar na próxima semana, no trecho que vai do Gama até o viaduto do Park Way, inaugurado hoje (4).

"Com a inauguração desse viaduto vamos liberando trechos e o ônibus articulado já pode transitar do Gama até aqui para fazer os testes de geometria da pista, velocidade, parada e saída", explicou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur.

Segundo o diretor, a previsão é que entre o fim de março e o começo de abril o Expresso-DF passe a circular com passageiros do trecho que vai do Gama à Rodoviária do Plano Piloto.

"Estamos avançando rapidamente na conclusão do Expresso-DF, a maior obra de mobilidade urbana do Brasil", disse o governador Agnelo Queiroz. Após inaugurar o viaduto, o governador experimentou o ônibus especial que fará o transporte de passageiros do Expresso, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador Tadeu Filippelli.

A obra do Park Way é o quarto complexo de viadutos inaugurado do Expresso-DF. A obra, que custou R$ 13,4 milhões, beneficiará, diariamente, mais de 80 mil veículos que trafegam pela região.

"Esse viaduto é fundamental para garantir um trânsito completamente livre, e a população pode usá-lo de imediato para fazer o acesso ao Park Way", completou o governador.

O Expresso-DF prevê a construção de 35 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, 15 estações de integração, 15 passarelas para pedestres, melhoria da acessibilidade e da infraestrutura viária. Também será implantado sistema de controle centralizado com regularização dos serviços, imagens on-line, fiscalização e tempos de viagem.

O complexo vai atender aproximadamente 270 mil pessoas (cerca de 11% da população). Serão beneficiados moradores das áreas de maior densidade demográfica do DF, além da população dos municípios goianos do Entorno Sul.

O investimento total é de R$ 600 milhões, com contrapartida de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. As melhorias começaram em 6 de novembro de 2011.

VEÍCULOS - Os ônibus do Expresso-DF são especiais, com aberturas altas adaptadas à altura da plataforma dos terminais e transportam até 160 passageiros - duas vezes mais que os convencionais. Cada ônibus custa R$ 950 mil.

As linhas farão integração com sistema atual e serão operadas pela empresa Pioneira. O tempo de viagem será reduzido em 40 minutos.

Informações: Agência Brasília  

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Rodoviários mantêm greve de ônibus em Porto Alegre, paralisação chega a 10 dias

Uma assembleia dos rodoviários realizada neste terça-feira rejeitou a proposta feita pelas empresas e manteve a paralisação do transporte coletivo de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira, 04. A categoria não aceitou o reajuste de 7,5% e insistiu na reivindicação de 14%, acabando com a expectativa de que iria colocar os ônibus em circulação durante a tarde.

A paralisação chegou ao seu nono dia nesta terça-feira. Sem os ônibus, o transporte coletivo se tornou precário na capital gaúcha. A prefeitura autorizou o sistema seletivo de microônibus e carregar passageiros em pé e as vans e microônibus escolares a operar no transporte coletivo.

Mesmo não autorizados, transportadores clandestinos também passaram a oferecer serviços nas ruas de Porto Alegre. Essas alternativas, somadas à carona solidária e ao uso de táxis, evitaram que a cidade parasse. Os usuários do transporte coletivo enfrentam longas esperas, mas a maioria tem conseguido chegar ao trabalho.

Informações: Agência Estado


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Governo do Pará assina consultoria para construção do BRT

O governo do Pará assinou nesta segunda-feira (3) o contrato com a Troncal Belém, consórcio binacional feito por quatro empresas brasileiras e japonesas que foi vencedor do processo de licitação para a consultoria do projeto Bus Rapid Transit (BRT), que irá integrar a região metropolitana da capital.

A Troncal Belém é composta pelas empresas Concremat Engenharia e Tecnologia S. A., Vetec Engenharia Ltda., Engenharia Ltda., Yachiyo Engineering Co., Ltd.-Yec e Chodai Co., Ltd.. O grupo terá a responsabilidade de elaborar estudos e projetos executivos para a implantação do sistema do BRT.

“Estamos felizes em poder fazer parte de um projeto desse porte que beneficiará a Região Metropolitana de Belém. Vamos trabalhar para que a obra seja implementada da melhor forma possível e atenda aos anseios da sociedade. Vamos dar o melhor das empresas para isso”, disse Arthur Sousa, representante do consórcio vencedor.

Segundo o governo, a iniciativa do BRT faz parte do projeto Ação Metrópole, e só foi possível graças a uma parceria técnica com a Agência de Cooperação Internacional Japonesa (Jica), iniciada nos anos 90, quando começaram os estudos sobre mobilidade urbana em Belém.

“Estamos muito felizes em participar como parceiros técnico e financeiro desse projeto que vai trazer benefícios para muitas pessoas. Também ficamos satisfeitos em saber que foi escolhido o melhor consórcio para desenvolver o trabalho. Desejamos que tudo seja implementado como planejado e que as pessoas consigam ter uma melhor qualidade de vida com a realização desse projeto”, disse o cônsul do Japão, Rei Oiwa.

A expectativa é que, com a conclusão do BRT, o sistema opere em Belém com ônibus de 20 metros e capacidade para 200 passageiros, dobrando a quantidade de pessoas transportadas no corredor da rodovia BR-316, chegando a atender 48 mil pessoas em horários de pico.

Informações: G1 PA

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Ônibus podem voltar a circular em Porto Alegre

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Rodoviários e empresários chegaram a um acordo provisório que pode recolocar 70% da frota de ônibus nas ruas de Porto Alegre na tarde desta terça-feira, 4. Depois de longa negociação nesta segunda-feira, representantes da categoria receberam a oferta de reajuste salarial de 7,5% e aumento do valor do vale -refeição dos atuais R$ 16 para R$ 19.

Como consideraram que houve em avanço sobre a proposta anterior, que era de reajuste de 5,5% e vale -refeição de R$ 17, admitiram a retomada parcial das operações, desde que referendada por assembleia da categoria marcada para às 8 horas desta terça-feira.

Mesmo que voltem ao trabalho, motoristas e cobradores seguirão negociando com os empresários um acordo definitivo nos próximos dias. Só depois disso considerarão a greve encerrada.

A paralisação começou no dia 27 e pretendia um reajuste de 14%. Nos dois primeiros dias foi parcial, mas desde quarta-feira é total. Nesta segunda-feira proprietários de vans e micro-ônibus do transporte escolar foram autorizados a usar seus veículos para transportar passageiros.

A oferta reduziu parcialmente os transtornos de quem precisava se deslocar. Mas, mesmo assim, muitos passageiros se aglomeraram nas paradas de ônibus e tiveram de esperar por até duas horas para conseguir embarcar em um veículo do transporte alternativo. O mesmo esquema será usado nesta terça-feira, pelo menos até a assembleia dos rodoviários terminar.

Informações: EcoFinanças


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Faixas de ônibus no Recife deixa sensação de justiça para os usuários

Depois de sofrimentos presos dentro dos ônibus nos engarrafamentos, a sensação dos usuários de ônibus que circulam nas novas faixas de ônibus do Recife é de Justiça e respeito. Hoje os usuários tem a livre sensação de puderem está sendo vistos pelo poder público, uma vez o transporte público não era visto como prioridade a pouco tempo atrás.

Hoje a realidade é outra e não existe outro caminho a não ser priorizar o transporte coletivo, seja em qual for o modal, o fato é que as grandes cidades estão entupidas de carros e não a mais espaço para eles nos centros e vias urbanas.

Agora eu chego no trabalho no horário ou bem mais cedo, relata Maria de Aquino usuária que trabalha no bairro de afogados.

Infração
Motoristas que trafegam pela Avenida Mascarenhas de Morais, bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife que invadirem a Faixa Azul estão cometendo uma infração de trânsito e poderão ser multados. A nova faixa exclusiva para ônibus e táxis com passageiros funciona no sentido subúrbio-centro.

Segundo informações da Companhia de Trânsito e Transporte Ubrano (CTTU) o tempo de adaptação acabou e, portanto, irá notificar no valor de R$ 53,20 (infração leve, com três pontos na Carteira Nacional de Habilitação) os condutores infratores, como prevê o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro.

A faixa funciona de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h. O novo corredor exclusivo vai da Rua Arthur Lopes até a Rua Júlio Verne. Diariamente, são transportadas cerca de 112 mil passageiros através das 31 linhas de ônibus que trafegam na via.
Até junho de 2014, cerca de 60 quilômetros de Faixas Azuis vão estar implantados em 12 ruas e avenidas da cidade.

Vias que receberão os corredores, além da rua Cosme Viana:
- Avenida Recife
- Avenida Beberibe
- Avenida Herculano Bandeira
- Avenida Antônio de Gois
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria
· Estrada Velha de Água Fria.

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Prestes a ser lançado em BH, sistema BRT vive lotado em Curitiba e no Rio

O BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus), que será inaugurado no próximo dia 15 em Belo Horizonte, vem sendo adotado no Brasil e no mundo como uma das soluções em mobilidade urbana. O sistema consiste basicamente em criar faixas exclusivas para ônibus, com mecanismos parecidos com os usados no transporte sobre trilhos, como o embarque a partir de plataformas. Entretanto, dois exemplos já conhecidos de BRT no país, o de Curitiba (PR) e o do Rio de Janeiro (RJ), são alvos de duras críticas por conta da superlotação e da falta de segurança – a reportagem ouviu pelo menos dez usuários e analistas em transporte de cada cidade.

Em Curitiba, primeira cidade do mundo a ter o serviço, o transporte é referência há 40 anos por sua agilidade, tecnologia e integração com a região metropolitana. Porém, o BRT já não comporta a demanda de cerca de 20 mil passageiros por hora nos horários de pico. Tanto que um dos principais trechos, que liga o centro à zona Sul da capital paranaense, será substituído pelo metrô, conforme projeto já em andamento.

Na cidade do Rio de Janeiro, a Transoeste – a primeira de quatro linhas em construção – foi inaugurada há um ano e meio e já nasceu saturada, segundo usuários e engenheiros. A prefeitura chegou a multar em R$ 50 mil a concessionária pela falta de coletivos em circulação e a má conservação das estações. O alto índice de atropelamentos, motivado por falhas no projeto, também se tornou uma marca – em um ano de funcionamento, foram dez mortes –, além dos defeitos no asfalto das faixas exclusivas.

O mesmo prognóstico de lotação é feito em Belo Horizonte por engenheiros civis, que consideram o sistema limitado para a alta demanda das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado (leia mais na página ao lado).

O professor de engenharia de transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Paulo Cezar Ribeiro diz que, para cada demanda, há um meio de transporte adequado. “O BRT, aliado à alta tecnologia, é muito bom, além de barato. Mas ele não suporta mais do que 20 mil passageiros por hora”, afirma. Para demandas maiores, ele sugere o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que carrega 30 mil usuários por hora, e o metrô, que pode chegar a 80 mil.

CUSTO. Entretanto, o BRT tem se mostrado mais atrativo pelo baixo custo de execução – dez vezes menor que o do metrô. “O BRT é a solução para acentuar o monopólio rodoviário, e quem paga por isso é o usuário”, declara Fábio Tergolino, do movimento O Metrô que o Rio Precisa.


Até mesmo o presidente da Urbanizadora de Curitiba (Urbs) – responsável pelo BRT, Roberto Gregorio, admite que o sistema tem limitações. “Não teríamos condições de chegar a 50 mil passageiros por hora. Como nossa capacidade operacional chegará ao limite em cinco anos, estamos optando pelo metrô”, argumenta.

Sobre a lotação atual, ele diz que a introdução de mais ônibus não resolve. “Estamos estudando uma tarifa sazonal, com desconto para quem usar o ônibus fora do horário de pico”, completa.

Outras cidades

Copa do Mundo. Entre as obras de mobilidade para a Copa, o BRT foi o preferido pelos governantes. Além de Belo Horizonte, Curitiba e Rio, que estão com obras, Fortaleza, Porto Alegre e Recife também vão implantar o sistema.

Problemas de planejamento e de atualização comprometem o serviço

“O sistema em si é bom, mas faltam ônibus”, diz Henrique Costa, 26, que trabalha com exportação em Curitiba. A visão dele sobre o BRT parece unânime entre os curitibanos. Todos gostam do transporte, que chega a ser um atrativo turístico da cidade, como diz Aline Motter, 28, proprietária de um hostel: “Os hóspedes elogiam, até mesmo os estrangeiros. O BRT me ajuda nos negócios”, relata.

Por outro lado, o sistema é criticado pela lotação nos horários de pico. “É preciso aumentar a capacidade das vias exclusivas do BRT”, sugere Garroni Reck, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Já no Rio, os problemas vão desde a superlotação até a demora entre um ônibus e outro, além da má qualidade do serviço. O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), Agostinho Guerreiro, destaca ainda a sinalização falha. “Houve uma série de erros, como a falta de um isolamento físico entre as faixas”.

Por Luciene Câmara
Informações: O Tempo
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