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Prefeitura de Piracicaba fornece horários e itinerários dos ônibus, confira:

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A Prefeitura de Piracicaba fornece aos usuários de ônibus os horários e itinerários das linhas que compõem o sistema de transporte, para isso o usuário basta clicar no link a seguir, Fazer Consulta Aqui, isso faz com que os usuários possam se programar quanto a sua saída de casa e também do trabalho por exemplo, para os usuários do sistema isso é de fundamental importância, pois sair de casa sem saber o intervalo dos coletivos faz com que muitas pessoas fiquem esperando muito em paradas de ônibus muitas vezes sem boas estruturas, vale lembrar que devido ao fluxo do trânsito, esses horários muitas vezes não podem ser cumpridos rigorosamente, este serviço também é ofertado em outras cidades do Brasil.

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Em Porto Alegre, Terminal de ônibus Rui Barbosa volta com operação normalizada

A partir desta segunda-feira (09), as linhas de ônibus com operação no Terminal Rui Barbosa, no centro de Porto Alegre, voltam a funcionar normalmente nos locais de origem.

A mudança das paradas ocorria por conta de obras de pavimentação, que eram realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Viação.

Devido às obras terem finalizado, os locais de embarque e desembarque voltam a operar normalmente e estão sinalizados para orientar os usuários.

Agentes da EPTC também ajudam informando e tirando dúvidas dos passageiros nos locais.

Para mais informações ligue 156 ou 118.

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Prefeitura de Natal solicita recursos à CEF para ampliar corredores de ônibus

Uma comissão designada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) encaminhou à Caixa Econômica Federal (CEF) um projeto executivo que ampliará as faixas exclusivas para ônibus em alguma das principais artérias da cidade.

Pelo estudo executado pela Semob, novas licitações das obras deverão ser realizadas no início de 2014 para a construção de corredores exclusivos na Avenida Coronel Estavam com ligações até os bairros de Cidade Nova e Planalto; Bernardo Vieira-Xavier da Silveira; Prudente-Bernardo Vieira; Hermes da Fonseca- Salgado Filho e Alexandrino de Alencar – Hermes da Fonseca.

As obras serão executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC (Mobilidades Grandes Cidades) no valor de R$ 65 milhões com contrapartida municipal.

A secretária Elequicina dos Santos explica que a comissão foi formada com objetivo de fiscalizar e acompanhar o serviço de medição do projeto básico de engenharia e arqueitetura do Sistema de Transporte de Passageiros em vigor entre a Prefeitura e a empresa Tectran.

“O projeto foi encaminhado à Brasilia e quando aprovado irá trazer os recursos necessários para ampliação desses corredores”, afirmou a secretária.

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Maior obra da Copa em Cuiabá, VLT não deve ficar 100% pronto no prazo

As obras do VLT começaram em junho do ano passado com prazo para conclusão em março de 2014, mas, a seis meses da primeira partida do mundial na capital, o governo estadual fala em alterar o cronograma das obras. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também admitiu que apenas uma parte do VLT deve ficar pronta a tempo da competição.

Licitado por mais de R$ 1,4 bilhão, o VLT é a intervenção urbana mais cara já realizada pelo estado de Mato Grosso. O trem movido a energia elétrica foi planejado para substituir o transporte coletivo convencional no canteiro central das artérias de Cuiabá e Várzea Grande, cidade onde está o principal aeroporto do estado, o Marechal Rondon.
Devem ser construídos 22 quilômetros de trilhos em dois grandes eixos cortando a região metropolitana, os quais devem melhorar os serviços de transporte público e ajudar a reduzir o número de veículos particulares em circulação em até 12%, segundo projeções da equipe do governo.

Morosidade
Além da aquisição do trem e instalação de trilhos e estações, o contrato prevê a construção, entre outros, de cinco viadutos, quatro trincheiras e duas pontes.

O governo justifica o atraso devido à falta de informações sobre o memorial de obras da cidade, alega que o projeto é complexo, que há morosidade dos processos de desapropriações e burocracia para realizar a remoção de interferências, como fiação elétrica, tubulação de água e esgoto e fibra ótica.

Apesar da chegada dos primeiros vagões do trem (fabricados na Espanha), os quais até desfilaram pelas ruas de Cuiabá no início de novembro, os números referentes ao avanço das obras confirmam a situação de atraso.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que a construção do VLT avançou apenas 37,98% até julho deste ano, data-base do último levantamento. Conforme o contrato, a execução deveria estar nos 69%.

Atraso
Em visita a Cuiabá no início de outubro, o ministro Aldo Rebelo reconheceu atrasos na construção do VLT. Por isso, defendeu que o governo deveria priorizar a implantação do eixo principal dos trilhos, de 15 km, que chega até o aeroporto - deixando para depois a instalação do segundo eixo, de 7,2 km de trilhos do centro de Cuiabá à região do Coxipó.

A partir daí, o governador Silval Barbosa (PMDB) também passou a cogitar a entrega parcial do VLT até os jogos da Copa. Procurado para comentar a situação, o Consórcio VLT, grupo de três empreiteiras responsáveis pela execução do projeto, negou-se a falar com a reportagem, atribuindo a tarefa ao governo.

A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), órgão do governo estadual responsável pelos preparativos em Cuiabá, informou por meio de nota ao G1 que está em análise uma reformulação do cronograma de obras do VLT. Até que um termo aditivo ao contrato seja assinado, entretanto, o órgão estadual ainda não fala oficialmente em qualquer nova data de entrega e diz trabalhar com o prazo original – março de 2014.

Obras
Com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a implantação do VLT substituiu a ideia original da cidade para a Copa, que pretendia revitalizar o transporte coletivo local por meio da abertura de corredores exclusivos para ônibus, o modelo do Bus Rapid Transit (BRT) – já aplicado em cidades como Curitiba (PR) e avaliado em cerca de R$ 350 milhões. Para a mudança, o governo afirmou que o VLT é um modelo mais moderno, confortável e movido a energia limpa.

Assessor de mobilidade da Secopa, o engenheiro Rafael Detoni explica que implantar um trem movido a eletricidade para atendimento de passageiros numa região metropolitana como a Grande Cuiabá, com mais de 800 mil habitantes, é uma experiência inédita no país. “A gente ainda não possui VLT nessas configurações”, defende.

Abrir caminho para os trilhos nas avenidas é a parte mais simples e Detoni enfatiza que o empreendimento enfrenta suas maiores dificuldades à medida em que interfere no funcionamento da cidade: quando altera a circulação do trânsito para a construção de viadutos e trincheiras e quando precisa desapropriar alguma área, por exemplo, além dos potenciais contratempos para a população, que já enfrenta diariamente novos pontos de estrangulamento no trânsito devido a canteiros de obras e desvios.

Para se ter uma ideia, a construção de uma trincheira fora do projeto do VLT no final de novembro provocou falta de abastecimento de água em quase metade da cidade. Em alguns casos, por pelo menos quatro dias.

Impactos
A obra também já traz alguns incômodos a usuários do transporte coletivo. Na Avenida Fernando Corrêa, que integra o eixo que liga o centro de Cuiabá à região do Coxipó, a construção do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi responsável pela retirada de pontos de ônibus perto de um centro comercial. Os veículos passaram a parar a metros adiante. Como não há cobertura, os passageiros correm para as sombras das poucas árvores no local para esperar os ônibus sob o sol de Cuiabá.

"Atrapalhou a gente porque agora eu tenho que andar mais três quadras pra pegar o ônibus no sol. Graças a Deus eu tenho disposição", queixa-se a empregada doméstica Ana Caterine da Silva, 49 anos, que trabalha numa casa próxima às obras do viaduto.

Também é afetada pela obra uma loja de vestidos para festa. Uma das cabeceiras do viaduto está logo em frente à fachada e ocupa a área antes destinada às vagas de carros dos clientes. Além disso, a proprietária Joaquina Oliveira reclama que a poeira constante tem danificado seus produtos, geralmente feitos de tecidos delicados. "A gente está sobrevivendo a duríssimas penas", reclamou a comerciante sobre a queda no número de fregueses.

Informações: Expresso MT
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EMTU/SP altera ponto final de linhas para faixa de ônibus na Av. Faria Lima

A EMTU/SP informa que a partir da próxima segunda – feira, 09/12, nove linhas metropolitanas terão seu ponto terminal e itinerário alterados, por conta da implantação de faixa exclusiva para ônibus, pela SPTrans,  na Av. Brig. Faria Lima, no trecho entre as Ruas dos Pinheiros e Fernão Dias (sentido Itaim/Lapa).



Linhas envolvidas:
079TRO Taboão da Serra (Jd. São Judas Tadeu) – São Paulo (Pinheiros), via Taboão da Serra (Jd. Salete)
241TRO Taboão da Serra (Pq. Jacarandá) – São Paulo (Pinheiros)
300TRO Taboão da Serra (Jd. São Judas Tadeu) – São Paulo (Pinheiros), via Taboão da Serra (Vila Indiana)
090TRO Embu das Artes (Terminal Casa Branca) – São Paulo (Pinheiros)
090PR1 Embu das Artes (Jd. Valo Verde) – São Paulo (Pinheiros)
035TRO Cotia (Mirante da Mata) – São Paulo (Pinheiros)
422TRO Itapevi (Vila Nova Esperança) – São Paulo (Pinheiros)
488TRO Carapicuiba (Vila Menck) – São Paulo (Pinheiros), Cotia (Granja Viana)
329TRO Carapicuíba (Vila Menck) – São Paulo (Pinheiros), via Rodovia Raposo Tavares
Alteração das Linhas 079TRO, 241TRO e 300TRO

Ponto Final: Rua Prof. Frederico Herman Jr., próximo à esquina com a Rua Vupabuçu.

Ida: Normal até a Av. Pedroso de Morais, Rua Prof. Frederico Herman Jr., Retorno, Av. Prof. Frederico Herman Jr.
Volta: Rua Prof. Frederico Herman Jr., Rua Pedroso de Morais, Rua Cardeal Arcoverde, Rua Baltazar Carrasco, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Fernão Dias, Rua Cardeal Arcoverde, prosseguindo normal.
Alteração das linhas 090TRO e 090PR1
Ponto Final: Rua Prof. Frederico Herman Jr.

Ida: Normal até a Rua Frederico Herman Jr.
Volta: Rua Prof. Frederico Herman Jr., Rua Pedroso de Morais, Rua Cardeal Arcoverde, Rua Baltazar Carrasco, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Fernão Dias, Rua Cardeal Arcoverde, prosseguindo normal.
Alteração das linhas 035TRO, 422TRO, 488TRO e 329TRO
Ponto Final: Rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida

Ida: Normal até a Av. Pedroso de Morais, Rua Cardeal Arcoverde, Rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida.
Volta: Rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida, Rua Teodoro Sampaio, Rua Cunha Gago, Rua Baltazar Carrasco, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Ponte Bernardo Goldfarb, Av. Dr. Vital Brasil, Rua Catequese, Rua Pirajussara, Rua MMDC, prosseguindo normal.

Informações: EMTU SP



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Santo André implanta faixas exclusivas de ônibus

A partir desta segunda-feira, 09, o município de Santo André, no ABC paulista, receberá faixas exclusivas para ônibus nos moldes daquelas implantadas na cidade de São Paulo. As primeiras pistas reservadas aos coletivos serão implantadas nas vias Artur de Queirós, General Glicério, Queirós dos Santos, Firestone, Siqueira Campos e Luís Pinto Flaquer.

A faixa exclusiva terá 3,1 quilômetros e transportará, por dia, 181 mil passageiros. A estimativa é que 148 ônibus circulem por hora nos corredores. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h.

Segundo a prefeitura, o investimento para a operação dos primeiros corredores será de R$ 876.580,00, com recursos do orçamento municipal.

"A cidade ganhará em mobilidade e fluidez com o início da operação dos corredores", comentou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.

Em janeiro, a Prefeitura pretende colocar em operação outros dois corredores, o da Avenida Carijós e Dom Pedro I. Uma faixa sentido centro fará a ligação da Avenida Brasília com a Rua Coronel Seabra. O corredor terá 4,3 quilômetros e transportará 24,5 mil passageiros ao dia. 

Por Thiago Moreno
Informações: Estadão



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