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EMTU/SP altera ponto final de linhas para faixa de ônibus na Av. Faria Lima

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A EMTU/SP informa que a partir da próxima segunda – feira, 09/12, nove linhas metropolitanas terão seu ponto terminal e itinerário alterados, por conta da implantação de faixa exclusiva para ônibus, pela SPTrans,  na Av. Brig. Faria Lima, no trecho entre as Ruas dos Pinheiros e Fernão Dias (sentido Itaim/Lapa).



Linhas envolvidas:
079TRO Taboão da Serra (Jd. São Judas Tadeu) – São Paulo (Pinheiros), via Taboão da Serra (Jd. Salete)
241TRO Taboão da Serra (Pq. Jacarandá) – São Paulo (Pinheiros)
300TRO Taboão da Serra (Jd. São Judas Tadeu) – São Paulo (Pinheiros), via Taboão da Serra (Vila Indiana)
090TRO Embu das Artes (Terminal Casa Branca) – São Paulo (Pinheiros)
090PR1 Embu das Artes (Jd. Valo Verde) – São Paulo (Pinheiros)
035TRO Cotia (Mirante da Mata) – São Paulo (Pinheiros)
422TRO Itapevi (Vila Nova Esperança) – São Paulo (Pinheiros)
488TRO Carapicuiba (Vila Menck) – São Paulo (Pinheiros), Cotia (Granja Viana)
329TRO Carapicuíba (Vila Menck) – São Paulo (Pinheiros), via Rodovia Raposo Tavares
Alteração das Linhas 079TRO, 241TRO e 300TRO

Ponto Final: Rua Prof. Frederico Herman Jr., próximo à esquina com a Rua Vupabuçu.

Ida: Normal até a Av. Pedroso de Morais, Rua Prof. Frederico Herman Jr., Retorno, Av. Prof. Frederico Herman Jr.
Volta: Rua Prof. Frederico Herman Jr., Rua Pedroso de Morais, Rua Cardeal Arcoverde, Rua Baltazar Carrasco, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Fernão Dias, Rua Cardeal Arcoverde, prosseguindo normal.
Alteração das linhas 090TRO e 090PR1
Ponto Final: Rua Prof. Frederico Herman Jr.

Ida: Normal até a Rua Frederico Herman Jr.
Volta: Rua Prof. Frederico Herman Jr., Rua Pedroso de Morais, Rua Cardeal Arcoverde, Rua Baltazar Carrasco, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Fernão Dias, Rua Cardeal Arcoverde, prosseguindo normal.
Alteração das linhas 035TRO, 422TRO, 488TRO e 329TRO
Ponto Final: Rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida

Ida: Normal até a Av. Pedroso de Morais, Rua Cardeal Arcoverde, Rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida.
Volta: Rua Dr. Manoel Carlos Ferraz de Almeida, Rua Teodoro Sampaio, Rua Cunha Gago, Rua Baltazar Carrasco, Rua Chopin Tavares de Lima, Rua Sumidouro, Rua Eugênio de Medeiros, Ponte Bernardo Goldfarb, Av. Dr. Vital Brasil, Rua Catequese, Rua Pirajussara, Rua MMDC, prosseguindo normal.

Informações: EMTU SP



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Santo André implanta faixas exclusivas de ônibus

A partir desta segunda-feira, 09, o município de Santo André, no ABC paulista, receberá faixas exclusivas para ônibus nos moldes daquelas implantadas na cidade de São Paulo. As primeiras pistas reservadas aos coletivos serão implantadas nas vias Artur de Queirós, General Glicério, Queirós dos Santos, Firestone, Siqueira Campos e Luís Pinto Flaquer.

A faixa exclusiva terá 3,1 quilômetros e transportará, por dia, 181 mil passageiros. A estimativa é que 148 ônibus circulem por hora nos corredores. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h.

Segundo a prefeitura, o investimento para a operação dos primeiros corredores será de R$ 876.580,00, com recursos do orçamento municipal.

"A cidade ganhará em mobilidade e fluidez com o início da operação dos corredores", comentou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra.

Em janeiro, a Prefeitura pretende colocar em operação outros dois corredores, o da Avenida Carijós e Dom Pedro I. Uma faixa sentido centro fará a ligação da Avenida Brasília com a Rua Coronel Seabra. O corredor terá 4,3 quilômetros e transportará 24,5 mil passageiros ao dia. 

Por Thiago Moreno
Informações: Estadão



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No Recife, Obra do Terminal Joana Bezerra está paralisada há quase um mês

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Há quase um mês, as obras de construção do novo Terminal Integrado (TI) Joana Bezerra, no bairro de mesmo nome, área central do Recife, estão paradas. Cercado por tapumes, o local virou estacionamento de tratores, caminhões, escavadeiras e materiais de construção. Mas nada de trabalho. O governo estadual, responsável pelo serviço, enfrenta problemas com o repasse dos recursos por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o que levou a Gusmão Engenharia a interromper as obras.

O TI Joana Bezerra, fundamental no acesso à Zona Sul do Recife, é considerado estratégico para o Sistema Estrutural Integrado (SEI) e crucial sobretudo para a operação do Corredor Norte-Sul, que ligará o Terminal Integrado Igarassu à Avenida Guararapes. A previsão inicial era que a estação de Joana Bezerra fosse concluída este mês, mas a Secretaria das Cidades já admitiu que não será possível cumprir a meta estabelecida. A pasta disse que o prazo de conclusão depende da liberação da verba proveniente do governo federal.
O local está com 70% das obras concluídas. As estruturas dos pontos de ônibus já foram colocadas. A Secretaria das Cidades só admite duas semanas de serviço paralisado, mas moradores e operários falam em um mês. Apenas pequenos serviços, como colocação de pastilhas, estão sendo feitos. As obras em Joana Bezerra têm investimento total de R$ 9,4 milhões, dos quais R$ 5,1 milhões já foram pagos. "Sobre as medições vencidas, há um saldo de R$ 3,2 milhões pendente", afirmou a pasta, em nota, acrescentando que já está em contato com o governo federal.

Informações: JC Online
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Rio de Janeiro abre maior túnel do mundo entre estações de metrô

O túnel da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que será o maior do mundo entre duas estações de metrô, foi aberto nesta segunda-feira. As últimas rochas foram detonadas junto à Estrada das Canoas, na estação de São Conrado, que terá ligação com a estação Barra da Tijuca.

As escavações desse túnel haviam sido iniciadas em setembro de 2010, e o trecho tem cinco quilômetros. A Linha 4 deve ser concluída até 2016. O percurso vai ligar a Barra da Tijuca a Ipanema em 15 minutos.

O túnel Barra da Tijuca - São Conrado conectará as duas estações de maior demanda: Jardim Oceânico, com 91 mil passageiros por dia, e São Conrado, com 61 mil. Já o trajeto Barra - São Conrado será feito em menos de seis minutos.

"Vamos permitir que mais de 300 mil pessoas passem a usar este transporte quando a linha estiver inaugurada. A detonação de hoje é um momento histórico e Linha 4 do Metrô será um legado muito importante", disse o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, nesta segunda-feira.

"É uma obra muito complexa, porque o Rio de Janeiro é um centro urbano densamente povoado. Os métodos construtivos de túneis e estações foram escolhidos pensando no menor impacto no entorno e no tempo de obra", afirmou Lúcio Silvestre, diretor de contrato do Consórcio Construtor Rio Barra.

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Consórcio da Odebrecht ganha concessão do VLT Goiânia

O consórcio formado pela Odebrecht TransPort e pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), composto por quatro concessionárias privadas que já operam na Região Metropolitana de Goiânia, conquistou a concessão, em modelo de Parceria Público-Privada (PPP), para implantação, operação e manutenção do Veículo Leve sobre Trilhos no Eixo Anhanguera, o chamado VLT Goiânia.

O grupo apresentou proposta de R$ 58,2 milhões de valor de contrapartida fixa por ano (R$ 4,85 milhões por mês), o que correspondeu a um deságio de aproximadamente 17% frente o valor máximo de contrapartida, de R$ 58,3 milhões/ano (R$ 4,858 milhões/mês) estabelecido no edital. O consórcio foi o único a apresentar proposta na concorrência.
O presidente do Grupo Executivo do VLT, Carlos Maranhão, disse à reportagem que nove empresas realizaram visita técnica e retiraram os documentos para participar da licitação, inclusive CCR, OAS e CR Almeida. "Mas na hora (da abertura da concorrência) não apresentam propostas", disse.

O executivo minimizou a fraca concorrência pelo projeto. "No geral, no Brasil, está acontecendo isso de só um grupo se apresentar", disse Maranhão, citando o projeto de VLT no Rio, o metrô de Salvador e a licitação da Linha 6 do Metrô de São Paulo. "Para nós seria melhor que houvesse maior competição, mas o mercado tem sinalizado com pouca concorrência nos projetos de mobilidade que exigem investimentos maiores", avaliou.

A expectativa do governo de Goiás é que o contrato de concessão do VLT de Goiânia seja assinado em 10 dias e que a ordem de serviço possa ser expedida até o final da primeira quinzena de janeiro.

Para isso, é necessário que o órgão ambiental da prefeitura de Goiânia emita a licença de instalação, já que por ora o projeto possui apenas licenciamento prévio. "Já vamos trabalhar nisso e acreditamos que em um mês conseguimos (a documentação)", disse. A partir da ordem de serviço, a concessionária terá 24 meses para concluir a obra, que ficaria pronta em 2016.

O VLT será uma linha tronco de transporte público coletivo de passageiros de Goiânia, que ligará os extremos oeste e leste da capital de Goiás, substituindo um corredor de ônibus. Terá 14 km de extensão, com 12 estações e cinco terminais de integração.

O projeto deve consumir R$ 1,3 bilhão em investimentos, dos quais R$ 584 milhões serão aplicados pelo governo estadual e outros R$ 216 milhões serão recursos federais, provenientes do PAC Mobilidade. Os R$ 500 milhões restantes são de responsabilidade das empresas privadas. A concessão terá prazo de 35 anos.

Por Luciana Collet, do Estadão
Informações: Exame Abril
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Salvador terá esquema especial de ônibus neste fim de ano

Devido à movimentação de fim de ano nas ruas, shoppings e terminais rodoviário e marítimo, a Transalvador anunciou um esquema especial para os ônibus da cidade. As determinações do órgão garantirão tanto o incremento da frota quanto o prolongamento do tempo de circulação do transporte coletivo em Salvador no período. 

Aos domingos e feriados, as empresas deverão operar com a frota máxima do sábado (60% da frota de 2,2 mil veículos em circulação nos dias úteis), das 9h às 20h. Desta sexta-feira (6) até o dia 23 de dezembro – exceto os sábados 7,14 e 21, e os domingos (8 e 15), as 43 linhas que operam nos shoppings Piedade e Center Lapa terão seus horários prolongados até a meia noite. 

No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a circulação ocorre como em dias úteis, com frota máxima, mas em horário convencional. 

As 57 linhas de ônibus com passagem pelos shoppings Barra, Iguatemi, Paralela e Salvador Norte, desta segunda-feira (9) até 18 de dezembro, vão circular até a meia-noite. 

No período que precede o Natal, entre os dias 19 e 23, o transporte coletivo roda até a 1 hora da madrugada. Já nos dias 29 e 30, antes do Ano Novo, os ônibus trafegam nestas localidades até as 23h. Os usuários do ferry boat e da rodoviária também serão beneficiados pela medida, que atende à seguinte programação: dias 23, 26, 30 e 31 de dezembro, a operação do transporte coletivo é com frota de dias úteis. 

Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, a frota é de feriado, mas com a última viagem prolongada até a meia-noite.

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