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Em Ribeirão Preto, Linhas de ônibus começam a operar em novo terminal de ônibus

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Os usuários do transporte coletivo de Ribeirão Preto voltarão a contar a partir desta terça-feira (3), com toda a estrutura vantajosa que um terminal de ônibus oferece. Nessa data entrará em operação o terminal de ônibus do RibeirãoShopping, construído numa parceria entre a Prefeitura e o grupo Multiplan, que efetivou a construção sem custos para a Administração Municipal.

“O terminal integra um novo sistema de transporte coletivo de Ribeirão Preto que irá beneficiar milhares de usuários, já que está em ponto estratégico no entorno do centro de compras”, comenta o diretor superintendente da Transerp, William Latuf.

Construído em terreno público de aproximadamente 9.800 m², na praça Marcos Vilela Lemos, o terminal tem área construída de 800 m² e conta com ampla estrutura, como banheiros, fraldário, bicicletário, ar condicionado, lanchonete, espaço cultural para exposições, posto policial, refeitório para funcionários do terminal, banca de jornais, área administrativa para venda de bilhetes, além de toda a acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

O projeto priorizou materiais de alta tecnologia, aplicados de forma orgânica, como por exemplo, a cobertura com telhas termoacústicas, que amenizam o calor do ambiente e bancos em material reciclável.

“Ribeirão teve seus terminais desativados, mas temos a meta de resgatar e garantir à população novos moldes para o transporte coletivo no município. Este será o primeiro terminal, construído em parceria com o RibeirãoShopping, com uma estrutura inédita na cidade”, ressalta a prefeita Dárcy Vera.

Linhas de ônibus e micro-ônibus

A partir desta terça-feira linhas de ônibus e de micro-ônibus abaixo relacionadas passarão a cumprir, nas imediações do RibeirãoShopping, os seguintes itinerários:

199- Circular 1, 299- Circular 2, 156- Parque Ribeirão-Shopping e 15- Colina Verde

Normal até a rua Ignácio Luiz Pinto, seguindo pela avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, rua Paola Scatena / Terminal RibeirãoShopping, rua Caetano Mancuso, avenida Braz Olaia Acosta, rua José Alves da Silva, rua Professor Correa Leite, avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, rua Capitão Adelmio Norberto da Silva, avenida Mariano Pedroso de Almeida, rotatória com avenida Presidente Vargas, retomando aí seu itinerário normal.

315- Campos Elíseos-Bonfim e 351- Lapa-Bonfim – sentido bairro-centro

Normal até a avenida Presidente Vargas, rotatória, avenida Dr. José Cezário Monteiro da Silva, rua Dr. Mário de Assis Moura, avenida Braz Olaia Acosta, rua José Alves da Silva, rua Paola Scatena / Terminal RibeirãoShopping, rua Caetano Mancuso, avenida Braz Olaia Acosta, rua José Alves da Silva, rua Professor Correa Leite, avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, rua Capitão Adélmio Norberto da Silva, avenida Mariano Pedroso de Almeida, rotatória com avenida Presidente Vargas, retomando aí seu itinerário normal.

315- Campos Elíseos-Bonfim e 351- Lapa-Bonfim – sentido centro-bairro

Normal até a rua Ignácio Luiz Pinto, seguindo pela avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, rua Paola Scatena / Terminal RibeirãoShopping, rua Caetano Mancuso, avenida Braz Olaia Acosta, rotatória, avenida Dr. José Cezário Monteiro da Silva, rotatória com avenida Presidente Vargas, retomando aí seu itinerário normal.

305- Jardim Nova Aliança – sentido bairro-centro

Normal até a avenida Braz Olaia Acosta, seguindo pela rua José Alves da Silva, rua Paola Scatena / Terminal RibeirãoShopping, rua Caetano Mancuso, avenida Braz Olaia Acosta, rua José Alves da Silva, rua Professor Correa Leite, avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, rua Capitão Adélmio Norberto da Silva, retomando aí seu itinerário normal.

305- Jardim Nova Aliança – sentido centro-bairro

Normal até a rua Ignácio Luiz Pinto, seguindo pela avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, rua Paola Scatena / Terminal RibeirãoShopping, retomando aí seu itinerário normal.

104- Jardim Canadá

Normal até a rua Ignácio Luiz Pinto, seguindo pela avenida Mariano Pedroso de Almeida, rotatória com avenida Presidente Vargas, avenida Presidente Vargas (pista centro-bairro), retomando aí seu itinerário normal.

25- Guaporé

Normal até a avenida Carlos Consoni, seguindo pela avenida Presidente Vargas, rotatória, avenida Mariano Pedroso de Almeida, rua Ignácio Luiz Pinto, avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, rua Paola Scatena / Terminal RibeirãoShopping, rua Caetano Mancuso, avenida Braz Olaia Acosta, rua José Alves da Silva, rua Professor Correa Leite, avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, rua Capitão Adélmio Norberto da Silva, avenida Mariano Pedroso de Almeida, rotatória com avenida Presidente Vargas, retomando aí seu itinerário normal.

5- Noturno Sul

Normal até a avenida Braz Olaia Acosta, seguindo pela rua José Alves da Silva, rua Paola Scatena / Terminal RibeirãoShopping, rua Caetano Mancuso, avenida Braz Olaia Acosta, rua José Alves da Silva, rua Professor Correa Leite, avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, rua Capitão Adélmio Norberto da Silva, avenida Mariano Pedroso de Almeida, rotatória com avenida Presidente Vargas, retomando aí seu itinerário normal.

Informações: Ribeirão Preto Online



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Terminal de ônibus passa a funcionar 24h em Vila Velha, ES

O terminal de ônibus de Vila Velha, na Grande Vitória, vai funcionar 24 horas, a partir do dia 15 de dezembro. De acordo com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), serão criadas duas novas linhas para atender aos usuários que utilizam o serviço noturno. O serviço já funciona em São Torquato, Vila Velha; e em Carapina, na Serra. As duas linhas que serão criadas no Terminal de Vila Velha vão atender mais bairros em seus itinerários.

Uma linha vai cobrir os bairros de Santos Dumont, Santa Mônica, Itaparica, Aribiri e Paul, chegando ao Terminal São Torquato. A mesma linha também atenderá a Praia da Costa, Itapoã, Boa Vista, Santarita e Alvorada, passando ainda pela Avenida Lindenberg e Estrada de Capuaba, substituindo a linha 622.
A outra linha será troncal e vai ligar o Terminal Carapina ao Terminal Vila Velha, passando por Jardim Camburi, Bairro República, Rua da Lama em Jardim da Penha, saindo na avenida Fernando Ferrari, Reta da Penha e Terceira Ponte.

De acordo com a companhia, as linhas que atualmente operam no serviço noturno, atendendo ao município de Vila Velha, terão seus itinerários otimizados. A linha 628 terá os terminais de São Torquato e Vila Velha como base, passando por Cobilândia, Rio Marinho, Araçás, Novo México e Ibes, via avenida Carlos Lindenberg.

A linha 624 finalizará sua viagem no Terminal Vila Velha, deixando de realizar a viagem via Terceira Ponte. O retorno a Terra Vermelha ocorrerá pelos bairros Cristovão Colombo e Soteco.  A linha também vai passar a atender, no sentido bairro para o terminal, a parte interna da região de Itaparica, onde é crescente a movimentação da vida noturna.

Informações: G1 ES
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Ciclovias e ciclofaixas de Ponta Grossa ficam no papel

Quase um ano após o início da gestão atual, a realidade dos ciclistas não se alterou, e eles precisam se aventurar em um trânsito caótico e sem segurança.

Tida como fundamental para o desenvolvimento econômico, humano e social, a chamada mobilidade urbana ganhou grande destaque nos programas eleitorais de 2012. Em seu plano de governo, o prefeito Marcelo Rangel estabeleceu como uma das propostas “a implantação de ciclovias nas principais artérias da cidade visando dar segurança ás pessoas que se utilizam desse meio de transporte através de projeto adequado às condições viárias e topográficas da cidade. 

Implantação de ciclovias em praças que comportem, para o incentivo a pratica do ciclismo como forma de transporte alternativo”, no entanto, quase um ano após o início da gestão atual, a realidade dos ciclistas ponta-grossenses em nada se alterou e com poucas condições de segurança, eles ainda precisam se arriscar em um trânsito caótico, com mais de 160 mil veículos.

Informações: Jornal da Manhã

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Em Salvador, Começou a valer a segunda etapa do bilhete único no transporte coletivo

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Começou a valer desde ontem, dia 1º, a segunda etapa do programa Bilhete Único. Nessa fase, serão beneficiados os passageiros que pegam dois ônibus no mesmo sentido independentemente de região dentro de um prazo máximo de duas horas. Eles pagarão apenas uma passagem pelas duas viagens utilizando o Salvador Card.

O prefeito ACM Neto afirmou que a terceira etapa do benefício, ampliando o intervalo para que o passageiro pegue o segundo ônibus em mais uma hora, vai ser implantada logo após a concessão das novas empresas de ônibus que irão operar na cidade, cujo edital já foi lançado. Para Neto, é a maior conquista para o transporte público de Salvador dos últimos anos. “É uma conquista enorme que passa a valer a partir de hoje. Trata-se de mais um compromisso de campanha cumprido e da maior conquista do transporte público em Salvador nos últimos anos”, salientou. 



Logo cedo, equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) e da Transalvador orientaram a população e fiscalizaram a ampliação do Bilhete Único na Estação de Transbordo do Iguatemi. O secretário José Carlos Aleluia acompanhou pessoalmente a operação. No modelo inicial do programa Bilhete Único, a cidade foi dividida em quatro regiões: Orla, Centro, Miolo e Subúrbio. Na primeira etapa do programa, tinha direito ao benefício apenas quem se deslocava de uma região para outra. Agora, o benefício foi ampliado. Quem pegar, por exemplo, um ônibus de Itapuã até a Pituba e outro com destino à Barra, todas localidades da orla, pagará apenas uma passagem se o fizer num intervalo de duas horas. O benefício não vale para viagens de ida e volta. Para ilustrar, se o passageiro for de Itapuã até a Pituba e fizer o percurso de volta ao local de origem, ele pagará duas passagens normalmente.  
   
Nova fase triplica número de usuários
Com a nova fase do programa, que antes contemplava apenas quem se deslocava para diferentes regiões da cidade, a Prefeitura triplica seu número de usuários do sistema por mês, passando de uma estimativa de 50 mil para 150 mil. O uso do Salvador Card, emitido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), é exigido pois permite o controle do número de tempo das viagens. Vale lembrar que, aos domingos, além do Bilhete Único, o usuário conta com o benefício do Domingo é Meia. Ou seja, com R$1,40 ele pode pegar dois ônibus no mesmo sentido pagando apenas uma passagem. Para solicitar o Salvador Card, basta ir a um dos 110 postos de venda e pagar o valor de duas passagens.

A implantação da segunda fase do Bilhete Único  “vai representar uma redução de 50% no gasto dos usuários do Salvador Card”, afirmou o secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia. Segundo o secretário, no mês de janeiro, quem utilizava o transporte durante a semana e aos domingos antes da implantação do Domingo é Meia de do Bilhete Único, tinha um custo de R$ 5,60, sendo que agora paga apenas R$1,40 aos domingos e R$ 2,80 durante a semana.

Informações da Semut apontam que, com a nova fase do programa, a prefeitura triplica seu número de usuários do sistema por mês, passando de uma estimativa de 50 mil para 150 mil. Só serão beneficiados com o programa apenas usuários do  Salvador Card. “O programa veio para melhorar a vida dos usuários do transporte público. Essa é mais uma importante conquista do prefeito, que tem priorizado a garantia de um melhor sistema de transporte para a população”, pontuou o secretário Aleluia.  

por Leidiane Brandão
Informações: Tribuna da Bahia
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Em São Paulo, Faixa de ônibus na avenida Francisco Morato é ampliada

domingo, 1 de dezembro de 2013

A avenida Profº Francisco Morato, na zona oeste de São Paulo, vai ganhar mais 900 metros de faixa exclusiva para ônibus a partir desta segunda-feira (2), quando serão ativados, ao todo, 5,4 km de corredores em diversas regiões da capital paulista.

O novo trecho na via será implantado tanto em direção ao centro –entre a rua José Felix e a avenida Cons. Manfredo Leite– quanto no sentido bairro –entre as ruas Dr. Luís Migliano e Jorge Amado. A exclusividade para o transporte público será válida de segunda a sexta-feira das 4h às 23h e, aos sábados, das 4h às 15h.

Ainda na zona oeste da cidade será lançado mais 1,4 km de faixas na avenida Dr. Gastão Vidigal, na Vila Leopoldina. Os coletivos terão prioridade no sentido bairro, entre a praça Apecatu e a rua Hassib Mofarrej, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h. O trecho terá ligação com os corredores recentemente abertos nas avenidas Queiroz Filho e Jaguaré.

Outros 300 metros de faixa também serão implantados na rua Camargo, no Butantã (zona oeste), entre a rua Sapetuba e a avenida Vital Brasil, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

No centro da capital será lançado o último trecho com 400 metros de faixa exclusiva na chamada Rótula Central. A beneficiada da vez é a avenida Mercúrio, entre a rua do Gasômetro e a avenida do Estado, que terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

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Já a zona leste vai ganhar 1,7 km de corredor exclusivo, sendo 300 metros da avenida Ragueb Chohfi [sentido centro, entre as ruas Folclore Infantil e Domingos de Mendonça] e 1,4 km na avenida Álvaro Ramos [sentido centro, entre a rua Serra de Jairé e a avenida Alcântara Machado]. Ambos os trechos serão válidos de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Com a inauguração, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o horário da exclusividade para os coletivos nos 5 km de faixas já existentes na avenida Ragueb Chohfi [entre a avenida Bento Guelfi e a praça Felisberto Fernandes da Silva, em ambos os sentidos] seguirá o mesmo do novo trecho. Antes, o funcionamento era válido das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro.

A zona norte vai ter mais um trecho com 400 metros de faixa na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, entre a avenida Mutinga e a rua Agarum. Os coletivos terão prioridade na nova faixa de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados das 6 às 14 horas, em ambos os sentidos da via, que já tinha 1 km de corredor e que deve ganhar ao menos mais um 1 km nas próximas semanas.

E, por fim, na zona norte será implantado um complemento de 300 metros de faixa exclusiva na rua Borges Lagoa, na Vila Mariana, entre as ruas Coronel Lisboa e Domingos de Morais, completando o trecho existente de 1 km entre a avenida Prof. Ascendino Reis e a rua Cel. Lisboa. A exclusividade será válida de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h, tanto no trecho novo quanto no já existente, que até então funcionava das 5h às 10h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Informações: Portal Boa Informação
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Cidade de Caxias do Sul quer otimizar seu transporte

“SIM à mobilidade urbana”. É com esse trocadilho que a cidade gaúcha de Caxias do Sul quer dar prioridade ao seu sistema de transporte coletivo feito pelo ônibus. O SIM é o emblema para Sistema Integrado de Mobilidade, projeto apresentado recentemente pela prefeitura caxiense para otimizar seu modelo de transporte, com ênfase aos pedestres e também às bicicletas, por meio de ciclovias.
Foto – Júlio Soares
De acordo com informações, a iniciativa visa a frequência do transporte coletivo de 19 linhas que fazem hoje o percurso de leste a oeste da cidade. Para isso, além do transbordo de passageiros nas duas EPIs (Estações Principais de Integração), serão implantados dois corredores de ônibus da rua Sinimbu, faixa compartilhada de ônibus/automóveis na Pinheiro Machado, pavimentação em concreto rígido dos corredores da Sinimbu e Pinheiro Machado (e outros quatro corredores em 2015), regramento para as conversões da área central, nova sinalização e contratação de mais fiscais de trânsito.

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul informou que dois novos conceitos serão implantados no sistema: o serviço expresso e o semi-expresso, triplicando a velocidade comercial (tempo de percurso) dos ônibus que atravessam a cidade de leste a oeste. O expresso parará em algumas paradas centrais e o semi-expresso em outras, aumentando a velocidade de deslocamento de um ponto a outro da cidade. Os investimentos para essa nova realidade do transporte caxiense virão do Governo Federal (R$ 32 milhões) e da prefeitura da cidade, com outros R$ 8 milhões.

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