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Novo prazo é definido para licitação do transporte público de Aracaju

domingo, 24 de novembro de 2013

O Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE) definiu um novo prazo para a Prefeitura de Aracaju e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizar a licitação do transporte público da capital e região metropolitana.

A audiência discutiu como o estado vai participar do consórcio que envolve as cidades de Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.
A licitação do transporte público é debatida desde 2011 quando o MPE promoveu uma ação contra a Prefeitura e a SMTT para que fosse regularizado o sistema na capital. No início de 2012, a justiça deferiu uma liminar e a Prefeitura lançou um edital de licitação, mas o Setransp conseguiu a suspensão do processo no Tribunal de Contas.

No fim do mês de julho deste ano, representantes das prefeituras da Grande Aracaju, do Governo do Estado, Ministério Público e Poder Judiciário se reuniram para debater uma solução para o transporte coletivo. A proposta foi criar um consórcio para gerenciar um sistema em que o processo de licitação fosse aberto em 120 dias.

“A intenção é manter essa data para avançar na licitação do transporte coletivo”, afirma a secretária municipal da Defesa e da Cidadania, Georlize Teles.

Informações: G1 Sergipe
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Diadema testará internet wi-fi nos ônibus municipais

Até o fim do ano, Diadema deverá iniciar testes para implantação de sinal de internet wi-fi (sem fio) gratuito em uma linha de ônibus municipal. Nos mesmos veículos também serão instaladas televisões, serviço semelhante ao que é oferecido em alguns coletivos da Capital. A Prefeitura não terá gastos com o projeto.

Ainda não foi definido qual itinerário será escolhido para os testes. O secretário de Transportes da cidade, José Carlos Gonçalves, afirma, no entanto, que a primeira companhia a disponibilizar a tecnologia será a Benfica. “Tenho certeza que vai dar certo e, então, vamos expandir. Acredito que, depois, a outra empresa (Mobibrasil) também acompanhe.” Todo o investimento será feito pelas concessionárias, sem contrapartida municipal ou alteração no preço da tarifa, que hoje custa R$ 3.

Gonçalves acredita que, com a iniciativa, mais pessoas se interessem em utilizar o transporte público na cidade, diminuindo o número de veículos particulares nas ruas. “A ideia é justamente essa. Queremos dar mais conforto e dignidade ao usuário.” Ainda não há prazo para que o sistema esteja disponível em todos os 186 ônibus que operam os 24 itinerários municipais.

Além de Diadema, Ribeirão Pires iniciou em agosto o projeto piloto para transmissão de sinal gratuito de internet nos coletivos da Rigras. Nos veículos de tamanho convencional, o teste prevê a colocação de três aparelhos televisores, sendo dois de 19 e um de 22 polegadas. Nenhuma outra cidade da região oferece o serviço. A tecnologia é disponibilizada em algumas linhas intermunicipais.

TERMINAL ELDORADO

O secretário de Transportes de Diadema espera assinar ainda neste ano TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para solucionar a situação do Terminal Eldorado. O equipamento, construído em 2001 em área de proteção de manancial, está completamente abandonado. A área tem problemas de licenciamento ambiental junto à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

O projeto para o local, informa o titular da Pasta, é construir parque e transformar o terminal em ponto apenas para passagem dos ônibus, com duas plataformas cobertas. Com isso, as duas empresas terão de providenciar outro espaço para estacionamento dos veículos e descanso dos motoristas.  

Por Fábio Munhoz 
Do Diário do Grande ABC



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SP terá mais 5,7 km de faixas para ônibus a partir desta segunda-feira

A cidade de São Paulo vai receber mais 5,7 km de faixas exclusivas para ônibus nesta segunda-feira (25). As faixas serão implantadas em vias das zonas Norte, Oeste e na região central da cidade. Com isso, a malha de faixas exclusivas implantadas este ano chegará a 269,7 km.

As intervenções fazem parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que busca melhorar a velocidade dos ônibus ampliando o número de faixas exclusivas na cidade.

Na região Norte, a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães terá 1,6 km de faixa exclusiva para os coletivos à direita da via. O novo trecho ficará entre a Rua Menotti Laudisio e a Rua Giacomo Crespi, em ambos os sentidos da avenida. Ainda na região Norte, outros 900 metros da faixa serão implantados à direita na Avenida Imirim. A nova faixa vai funcionar no sentido bairro, entre a Rua José de Oliveira e a Avenida Eng° Caetano Álvares. Os dois trechos vão funcionar de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e aos sábados, das 6h às 14h.


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A CET vai implantar outros 1,6 km de faixas para ônibus em vias da Barra Funda. Os novos trechos funcionarão em ambos os sentidos do Viaduto Pacaembu, entre a Rua Brigadeiro Galvão e a Avenida Marquês de São Vicente; nos dois sentidos da Avenida Abraão Ribeiro, entre a Avenida Marquês de São Vicente e a Rua Professor Joaquim Monteiro de Carvalho; e na Rua Baronesa de Porto Carreiro, que tem sentido único, entre as avenidas Abraão Ribeiro e Rudge. A exclusividade valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Na região do Butantã, serão inaugurados mais 700 metros da faixa, divididos em dois trechos. Um deles ficará na Avenida Afrânio Peixoto, sentido USP, entre a Rua Alvarenga e a Praça Vicente Rodrigues, e o outro na Avenida Valdemar Ferreira, em ambos os sentidos, entre a Praça Vicente Rodrigues e a Rua Pirajussara. Os trechos vão funcionar de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e aos sábados, das 6h às 14h.

Novecentos metros da faixa também serão implantados em duas pistas de avenidas da Rótula Central, no Centro da cidade.  Eles ficarão localizados na Avenida Mercúrio, no trecho entre a Avenida do Estado e a Rua da Cantareira, e na Avenida Senador Queirós, entre a Rua da Cantareira e a Praça Alfredo Issa. Nos locais, a exclusividade da faixa será ativada de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Informações: G1 São Paulo
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Obra do BRT Transcarioca ainda está longe do fim

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A previsão inicial era de conclusão em dezembro de 2013. Mas, a pouco mais de um mês desse prazo, o BRT Transcarioca ainda espalha poeira e transtorno ao longo de seus 39 quilômetros, da Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Os ônibus só devem começar a circular pelo corredor no ano que vem. Segundo a Secretaria municipal de Obras, tudo estará pronto até o segundo trimestre de 2014, pouco antes da Copa do Mundo. Num primeiro trecho, da Barra à Penha, a prefeitura diz que a meta é concluir as intervenções viárias já no mês que vem. Mas quem vê as obras continua cético.

Na Taquara, a sequência de postes no meio da Avenida Nelson Cardoso mostra o desafio que será finalizar a primeira parte da Transcarioca até dezembro. No Largo do Tanque, uma nuvem de poeira indica que o corredor está longe de ficar pronto. E se na Praça Seca já se pode ver a base da futura estação de ônibus, buracos abertos no asfalto deixam moradores e comerciantes temerosos de conviver com as obras por mais tempo que o previsto.


— Duvido terminarem até dezembro. É capaz de chegarmos ao carnaval com essa obra — diz Vicente Augusto Feitosa, funcionário de uma loja na Rua Cândido Benício, na Praça Seca. — O trânsito está caótico e sobe muita poeira. Para melhorar um pouco, molho a calçada. Acredito que isso não vá mudar tão cedo.

‘Tudo dentro do planejado’

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto da Silva, no entanto, garante que da Barra à Penha, passando pela Praça Seca, 90% das obras viárias estão prontas. Mas reconhece que, nesse trajeto, há três pontos complicados: a área do Largo do Tanque; o trecho da Rua Ministro Edgard Romero, em Madureira, próximo ao Turiaçu; e dois quarteirões da Rua Cândido Benício, entre o Mato Alto e a Praça Seca, onde as obras de pavimentação não começaram devido ao remanejamento da rede elétrica. Já no trecho da Penha à Ilha do Governador, afirma, 78% das obras estão prontas, e prevê-se a conclusão em 2014. Tudo, diz o secretário, dentro do cronograma proposto.

— Sempre trabalhamos com a entrega do BRT Transcarioca no primeiro semestre de 2014 — diz o secretário. — Hoje, faltam apenas oito quilômetros de pavimento rígido para serem concluídos, e seis quilômetros para colocar asfalto. Está tudo dentro do planejado.

Só que, no ano passado, em vários momentos a prefeitura anunciou a Transcarioca para dezembro de 2013. Em março de 2012, no início da segunda etapa das obras (da Penha à Ilha do Governador), o próprio secretário mencionou esse prazo. Essa data-limite também foi citada pelo município pouco antes da inauguração de três obras do BRT: o mergulhão de Campinho, o novo viaduto de Madureira e a ampliação da Rua Guaxima. Em abril de 2012, quando a construtora Delta, em meio a escândalos, saiu da Transcarioca, também se afirmou que todo o sistema estaria pronto em dezembro de 2013.

Em Vaz Lobo, postes tortos

Os cerca de oito quilômetros entre o Terminal Alvorada, na Barra, e a Estrada dos Bandeirantes, em Curicica, são os mais adiantados, com nove estações (no total, serão 45) em fase avançada. Em uma delas, na Avenida Ayrton Senna, já foi feito o teste de iluminação. A ponte estaiada sobre a Lagoa do Camorim, no entroncamento da Ayrton Senna com a Embaixador Abelardo Bueno, também está em fase final. Mas o cenário muda quando se vai para Jacarepaguá e Zona Norte.

São poucas as estações cujas estruturas já estão subindo. Em Curicica, próximo ao número 3694 da Estrada dos Bandeirantes, a futura estação sequer recebeu a base de concreto. O secretário de Obras argumenta que, ainda que as obras viárias comecem a ser entregues em dezembro, o prazo não se aplica a todas as estações, que serão abertas de forma gradativa.

Na Taquara, ao nó no fluxo de veículos se somam pedestres passando em meio a carros e ônibus. Na última segunda-feira, uma estudante tropeçou num ressalto entre a pista do BRT e a da Nelson Cardoso: ela caiu no asfalto e quase foi atropelada. Dali até Madureira, devido às obras, há vários estreitamentos de pistas, que só permitem a passagem de um ou dois veículos por vez.

— Tenho evitado andar de carro pelo bairro. É mais rápido a pé — queixa-se a dona de casa Luzinete dos Santos, de 43 anos.

Mas até caminhar é difícil. A dona de casa Elisabete da Silva Alves, de 51 anos, ganhou uma cicatriz ao cortar o braço numa grade arrebentada na passagem de pedestres na Taquara. Já em Vaz Lobo, alguns dos postes recém-instalados já estavam tortos. Um deles desabou sobre a fachada de uma funerária.

— A cada dez postes, quatro já estão tortos. Esse que caiu estava completamente oco por baixo. Por que a qualidade da obra aqui é pior? — pergunta o empresário João Paulo Tavares.

Mudança no traçado influiu

A Secretaria de Obras aponta como motivos para a demora a complexidade — como uma ponte em arco que passará sobre a Avenida Brasil, que não poderá ser interditada — e uma mudança de traçado, que aumentou a primeira parte da Transcarioca em quase um quilômetro. Essa alteração, segundo o secretário, reduziu o número de desapropriações, de 3.600 para 1.534.

Menos sorte teve a dona de casa Inês Monte, de 53 anos, cujo imóvel na Rua Ibiapina, entre Penha e Olaria, foi desapropriado. Ela vive agora num salão de festas. Já a aposentada Tereza da Conceição Braz Lobo, de 71 anos, perdeu uma loja:

— Ganhava R$ 800 com o aluguel. Agora, vivo apenas com a pensão, de um salário mínimo. Uma imobiliária avaliou a loja em R$ 220 mil, mas a prefeitura ofereceu R$ 138 mil.

Por Rafael Galdo | Fotos: Alexandre Cassiano
Informações: O GLOBO




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No Recife, Prazo para adquirir o Cartão VEM Livre Acesso termina no dia 30 de Dezembro

Em Recife, as pessoas com deficiência têm até o dia 30 de dezembro para trocar a antiga carteira de Livre Acesso pelo cartão VEM. Os beneficiários precisam comparecer ao posto de atendimento, na Rua da Soledade, com os documentos para garantir o direito à gratuidade.

Para ser atendimento, é necessário fazer o agendamento pelo site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone 3125.7585, das 7h às 19h, de segunda a sábado. No momento da troca, é indispensável que a pessoa com deficiência apresente o CPF, leve a Carteira de Livre Acesso, que será retida, e mostre o comprovante ou o número do agendamento.


Os cartões eletrônicos possuem um layout diferente dos demais, facilitando a identificação e fiscalização. O VEM do beneficiário será na cor azul. Para as pessoas com deficiência que tiverem direito a acompanhante, o cartão será na cor laranja. Os cartões contarão com dados como foto, nome, CPF e o tipo de deficiência. Na troca do documento será usado o cadastro já existente na Sead, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco. 


Embarque – No momento do embarque, a pessoa com deficiência deve registrar o cartão no validador situado ao lado do cobrador e passar a catraca. Em caso de dificuldade, ela deve acomodar-se nos assentos reservados, solicitando que o cobrador gire a catraca. 

Já o cartão VEM da pessoa deficiente, que tem direito a acompanhante, deve ser utilizado para os dois passageiros. No primeiro momento, o titular do cartão passa pela catraca, registrando o seu acesso e em seguida, em até 30 segundos, o acompanhante deve fazer o mesmo procedimento. 

Blog Meu Transporte
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São Paulo: Bilhete Único Mensal Integrado nasce com mais de 140 mil cadastros

O novo Bilhete Único Mensal, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da SPTrans, e que permitirá aos passageiros do transporte público utilizar o sistema por até 31 dias pagando uma tarifa única, também valerá nos trens do Metrô e da CPTM, a partir do dia 30 de novembro.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 21, pelo prefeito Fernando Haddad, pelo governador Geraldo Alckmin, pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto e pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Os passageiros do Bilhete Comum ou do Vale Transporte, que fazem seus deslocamentos apenas nos ônibus, ou apenas nos trens, terão direito ao uso mensal do transporte pagando uma tarifa única de R$ 140,00. Já aqueles que utilizam tanto os coletivos quanto o sistema sobre trilhos, pagarão R$ 230,00 para viajar durante um mês.

Durante o evento, o secretário Jilmar Tatto fez uma apresentação sobre a nova modalidade de pagamento e seus benefícios. Ele ressaltou o impacto que o Bilhete Mensal terá na forma de os cidadãos aproveitarem a cidade.

"A rotina do paulistano irá mudar, pois ele terá um atrativo a mais para utilizar o transporte público, principalmente nos entrepicos e fins de semana, podendo ir a parques e eventos, por exemplo, sem se preocupar com acréscimos nos seus gastos", observa Tatto.

Além de otimizar a utilização do sistema e propiciar novas formas de os passageiros se locomoverem por São Paulo, muitos terão impacto financeiro imediatamente com a nova tarifa, por já gastarem mais do que o valor mensal.

Principais Beneficiados

Segundo o diretor de Gestão Econômico-Financeira da SPTrans, Adauto Farias, estima-se que cerca de 250 mil pessoas já serão beneficiadas com o Bilhete Mensal Integrado, enquanto os que utilizam somente ônibus chegam a aproximadamente 535 mil.

Para os estudantes, a vantagem também será grande. Aqueles que utilizam apenas um sistema pagarão R$ 70,00 para usar o transporte público livremente por até 31 dias. Já a tarifa integrada será de R$ 140,00.

Os usuários que se cadastraram até o último dia 18 de novembro, poderão retirar seu novo cartão a partir do dia 26 no posto indicado no site da SPTrans. Até esta quinta-feira, dia 21, 141 mil pessoas já haviam feito suas inscrições.

Informações: SPTrans


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