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Dilma anuncia R$ 5,4 bilhões para mobilidade urbana em SP

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta sexta-feira (25), em São Paulo, um pacote de R$ 5,4 bilhões em investimentos para a expansão da Linha 2 do metrô (Vila Prudente -Vila Formosa), expansão da Linha 9 do trem urbano para a Zona Sul e a implantação de trem urbano Linha Zona Leste-Aeroporto de Guarulhos, além da modernização de 19 estações do trem metropolitano.

 “Investir em metrô é absolutamente essencial, no mínimo, por dois motivos. Primeiro, porque garante um transporte sem interrupção do trânsito, com capacidade de escoamento diferenciada, rápida, eficiente e segura. Segundo, porque o metrô é o grande eixo de integração de modais em qualquer sistema de transporte do mundo, principalmente em áreas conurbadas, ou metropolitas adensadas, como é a de São Paulo”, explica Dilma.


Twitter

Antes, no Twitter, a presidenta também lembrou que o governo federal está colocando R$ 21 bilhões de investimento em mobilidade urbana em São Paulo, que viabilizam um investimento total de R$ 33 bilhões. O financiamento tem prazo de 30 anos, com cinco anos de carência e juros subsidiados.

De acordo com a presidenta, o governo tem dado apoio às iniciativas que de fato melhoram a vida dos moradores das grandes cidades. A presidenta disse que oferecer transporte urbano de qualidade, ágil e a preço justo é um desafio de todos prefeitos e governadores e que seria impossível para estados e municípios tocarem obras sem o apoio e crédito barato garantido pelo governo federal.

Informações: Governo Federal

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Corredor exclusivo de ônibus da Grande Vitória terá 43 estações

Quarenta e três estações farão a ligação do corredor exclusivo de ônibus, o chamado BRT, que passará pelos municípios de Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha, todos na região Metropolitana. Elas serão distribuídas ao longo de 35 km e por essa via circularão coletivos do novo sistema. Entre um ponto e outro, haverá uma distância de aproximadamente 600 metros. As obras, previstas para começarem no início de 2014, devem terminal até o final de 2016, segundo o governo.

Conforme projeto apresentado pela Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), as estações serão locais semelhantes às áreas de metrôs, onde os usuários poderão consultar informações sobre as linhas de ônibus e sobre o tempo que cada um leva para chegar ao seu destino.


Aqueles que usarem o sistema pagarão uma passagem que permitirá circular por todo o sistema, o que também inclui as linhas do Transcol e as alimentadoras do município. O corredor exclusivo passará pelas vias mais congestionadas, onde há o maior número de viagens de ônibus por dia. O projeto também tem integração com o aquaviário.

Esses coletivos especiais para o BRT não vão entrar nos terminais Transcol. Para evitar congestionamentos, nas principais avenidas contempladas pelo sistema serão realizadas obras. Está prevista a implantação de quatro viadutos, três túneis, duas passarelas, uma ponte, um novo Terminal de Carapina e reformando demais terminais.

Audiência
Uma audiência pública discutiu a realização do projeto, que estabelece a implementação de faixas exclusivas para ônibus nas principais avenidas da Grande Vitória. O projeto executivo fica pronto até dezembro. "Consiste basicamente em trazer o ônibus para uma faixa exclusiva fora do trânsito. Isso estabelece priorização para o transporte coletivo", explicou o secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

O BRT será integrado aos sistemas já existentes, como o Transcol e as linhas municipais, e também ao aquaviário. Com 35km de extensão, o investimento previsto é de R$ 800 milhões para preparar um caminho que começa em Carapina, na Serra, passa pela Reta da Penha, Praça do Cauê e Centro, em Vitória, avança em direção a Jardim América, em Cariacica, e completa o circuito em Vila Velha, atravessando Cobi e a Rodovia Darly Santos, e ainda cruzando a Terceira Ponte.

Mudanças
Uma das maiores obras previstas é a construção de um túnel na região da estátua do Índio Arariboia, na Curva do Saldanha, Centro de Vitória. O túnel chegará à Avenida Jerônimo Monteiro passando sob a Avenida Vitória (parte superior da Curva). Também haverá um viaduto ligando as avenidas Vitória e Getúlio Vargas, passando sobre a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), também próxima à Curva do Saldanha.

Já na Avenida Jerônimo Monteiro passarão os veículos que vão em direção à Segunda Ponte e ônibus estão vetados de circular na via. Já os veículos que vêm da Segunda Ponte circularão pela Avenida Getúlio Vargas (na frente do Porto de Vitória).

Outra grande mudança acontece na Avenida Princesa Isabel. Sem distinção entre rua e calçada, a via será destinada apenas ao trânsito de coletivos, automóveis, motos e bicicletas.  "Com isso, a calçada fica liberada para os pedestres e é criado mais espaço urbano para a circulação das pessoas. Os ônibus ficarão na faixa da esquerda e as estações passam a ser no canteiro central", disse o secretário.

Na Vila Rubim, um viaduto que sai do Porto de Vitória cruzando a Avenida Elias Miguel vai liberar os ônibus do tráfego geral. “Em breve, iniciaremos a demolição de toda área onde era a (loja) Giacomin. Estamos em processo adiantado de desapropriação do local, hoje utilizado por usuários de crack”, explicou.

Lá também haverá uma rua para saída de caminhões do porto com acesso à Segunda, às Cinco e à Quarta pontes, esta última com entrega prevista em 2018. O BRT, inclusive, passará por dentro dos armazéns do Porto de Vitória, já revitalizados.

Por Juliana Borges
Informações: G1 ES
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VLT na área central de santos trará mais vantagens ao trânsito

A ampliação do sistema viário, com calçadas, pistas e ciclovia mais largas; maior fluidez no trânsito de veículos e redução da espera nos semáforos. Estas são algumas das vantagens da passagem do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) pela área central da avenida Francisco Glicério, que, juntamente com outros benefícios do traçado, foram apresentadas nesta quinta (24) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, na Sala de Situação, a um grupo de vereadores.

A reunião foi realizada no paço municipal e também contou com o engenheiro da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e gestor da obra, Carlos Romão Martins, e o presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Antônio Carlos Silva Gonçalves, e outros técnicos. Paulo Alexandre explicou que o traçado já estava previsto no EIA-RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do empreendimento, em 2008, e mostrou os resultados de estudos que apontam os prejuízos ao trânsito com a passagem pela antiga linha férrea.


A obra do VLT, em andamento, prevê toda a remodelação da avenida Francisco Glicério. As calçadas passarão dos atuais 3,37 metros para 3,50 m, a ciclovia de 2 m para 2,50 m e a pista de veículos de 7 m para 9 m. Outras vantagens são a redução do estágio semafórico (aumento do tempo verde e a redução do vermelho e amarelo).

Desvantagens 
Caso o VLT seguisse na mesma área da linha férrea, os veículos que trafegam no sentido praia-Centro pelas avenidas Bernardino de Campos (canal 2), Ana Costa e Washington Luís (canal 3) não poderiam fazer a conversão na Francisco Glicério durante as passagens das composições. E os veículos que trafegam pela Francisco Glicério em direção ao canal 1 também não conseguiriam fazer a conversão para estas vias (Ana Costa e canais 2 e 3) em direção à região central, com prejuízos aos tráfego na avenida e aumento do tempo de viagem de milhares de motoristas.

Vantagens do VLT pela área central da Francisco Glicério

Ampliação do sistema viário (melhoria na mobilidade urbana, com mais espaço para veículos)
Pista passa de 7 m para 9 m
Ciclovias de 2 m para 2,50 m
Calçadas de 3,37m para 3,50 m
* Área de 4 mil m² do Mendes Convention Center será ocupada

Redução de estágio semafórico
Aumento do tempo de verde nos semáforos
Redução do tempo total de vermelho e amarelo

Desvantagens do VLT pela linha férrea
VLT não teria espaço para fazer a curva no sentido do Centro Histórico, o que inviabiliza a segunda etapa de obra, que prevê a interligação até o Valongo.
Deveria ser implantado um novo tempo semafórico para a conversão à direita dos veículos que se dirigem ao Centro pela av. Francisco Glicério / av. Afonso Pena (no lugar da antiga cancela do trem)
Implantação de semáforos específicos para este movimento
Remanejamento dos pontos de ônibus nos cruzamentos (av. Afonso Pena x av. Cons. Nébias), devido a criação da faixa exclusiva para conversão a direita;
Mais tempo vermelho e amarelo nos semáforos
Os semáforos perderiam tempo do verde, ou seja, o trânsito será impedido por mais tempo.
Mais perigo nas travessias de pedestres

Informações: Diário do Litoral

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São Paulo terá 300 quilômetros de faixas para ônibus até o fim do ano

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou nesta sexta-feira, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, um investimento de R$ 5,4 bilhões de verbas federais para obras de expansão do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que São Paulo terá 300 quilômetros de faixas de ônibus implantadas até o final de 2013.

Na última segunda-feira (21), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) instalou mais 4,3 quilômetros de faixas para ônibus em São Paulo, na zona norte e sul. 

Com a instalação, a cidade chegou a 236,4 quilômetros de vias segregadas para a circulação de coletivos em faixa específica. A meta inicial da prefeitura era instalar 220 quilômetros dessas faixas até o final deste ano. 

Informações: Portal Terra


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SP ganha mais 7 km de faixas exclusivas para ônibus

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implementarão mais 7 km de faixas exclusivas para ônibus em São Paulo nesta segunda-feira, dia 28. A expansão, que atingirá vias das zonas sul e norte, além de trechos da região central, faz parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo.

Haverá mais 1,1 km de faixa exclusiva para ônibus em parte da região central. O novo trecho é composto pelo Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi e Av. Rangel Pestana, até a região do Parque Dom Pedro II. O transporte público terá a prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 22 h e, aos sábados, das 6h às 14 h.


Na zonal sul, serão implementados 5,2 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, no trecho entre as avenidas Engenheiro George Corbisier e Assembleia, no Jabaquara. O horário de funcionamento da nova faixa será de segunda a sexta-feira, das 6 às 20h, e aos sábados das 6 às 14 h, em ambos os sentidos. Pela Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira circulam 21 linhas de ônibus municipais, transportando 217 mil passageiros por dia útil, em média.

A terceira mudança promovida pela CET nesta segunda-feira será a implementação de 700 metros de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Casa Verde e Rua Dom Amaral Mousinho, na zona norte. A exclusividade valerá no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14 h, em dois trechos: na Avenida Casa Verde, entre a Avenida Professor Celestino Bourroul e a Rua Dom Amaral Mousinho; na Rua Dom Amaral Mousinho, entre a Avenida Casa Verde e a Praça Delegado Amoroso Neto.

Com a inauguração dos novos trechos, a malha de faixas exclusivas implementadas neste ano chegará a 243,4 km. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Já invadir faixa exclusiva à esquerda configura infração grave, com cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69.

Informações: Estadão

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Tarifa do transporte coletivo de Campo Grande cai para R$ 2,70

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) anunciou nesta sexta-feira (25), mais uma redução na tarifa do transporte coletivo da Capital. Com a medida, a passagem agora custa R$ 2,70, uma redução de mais cinco centavos, ante aos R$ 2,75 anteriores.

No início do ano o valor da tarifa era de R$ 2,85, mas a redução proveniente da desoneração PIS/Cofins derrubou o valor para R$ 2,75. Agora, em outubro, data base para discussão do reajuste, houve a redução para R$ 2,70.


O chefe do executivo municipal informou que o contrato com o Consórcio Guaicurus foi firmado no dia 25 de outubro do ano passado e que a data base do contrato seria hoje e que existe um índice de 5,75% de reajuste previsto no contrato, com isso, o custo da tarifa seria de R$ 2,90. “Eu estou tomando a decisão de evitar o aumento no transporte coletivo urbano, para que não tenhamos uma passagem tão cara e como propusemos na época da campanha eleitoral. Aquela passagem que recebemos que era de R$ 2,80 e já está em R$ 2,75, passará a R$ 2,70, ou seja, além de não ter o aumento, reduzimos o preço da tarifa”, afirmou Bernal.

A redução foi possível devido a retirada do ISS/QM da tarifa do transporte coletivo. Segundo Bernal a medida servirá para aumentar a procura pelo transporte coletivo e, com isso, diminuir o fluxo de veículos no trânsito.

Bernal informou que houve uma reunião com os empresários do consórcio para que façam um sacrifício e frisou que a prefeitura irá cobrar do consórcio qualidade no serviço público. “Os pontos que ainda não têm cobertura, irão receber coberturas novas e aquelas que estarão com coberturas danificadas serão trocadas. Também conversamos para que tenha mais qualidade e pontualidade no serviço”, disse o prefeito.

O chefe do executivo municipal lembrou que no começo do ano houve uma redução na tarifa do transporte no distrito de Anhanduí, que antes era de R$ 10,00. 
Bernal explicou que irá encaminhar o projeto de redução da tarifa do transporte para a Câmara Municipal, na próxima terça-feira (29) e entra em vigor após a aprovação na Casa de Leis.

Informações: Capital News
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