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Em Cuiabá, SMTU muda linhas de ônibus

domingo, 6 de outubro de 2013

A partir desta segunda-feira (7), usuários do transporte coletivo devem se atentar para as mudanças nas linhas dos transportes em Cuiabá. De acordo com a Secretaria Municipal de Transito e Transporte Urbano (SMTU), duas linhas serão unificadas e outra criada. 

Segundo a SMTU, as linhas 403 – PEDREGAL/CENTRO e 411 – RENASCER/CENTRO serão unificadas e passam a responder pelo itinerário 403- RENASCER/CENTRO. 

Sem a unificação, a frequência era de 30 minutos no bairro Renascer e de 20 no Pedregal. Agora, cai para 10 minutos nos horários de pico. Os bairros Jardim Leblon e Areão passam a ser atendidos pela linha 404 – J. LEBLON-CENTRO. 

PERCURSO ALTERADO – Duas linhas também tiveram o percurso alterado na última semana devido às obras de mobilidade urbana para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). São elas: 402 - Itamarati/Centro e 412 – Planalto/Centro. O embarque e desembarque dessas linhas acontecem na Praça Maria Taquara, no centro da Capital, e deixam de trafegar pelas Avenidas Dom Aquino e Dom Bosco, e pelas Ruas Joaquim Murtinho, Barão de Melgaço e Generoso Ponce. 

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Estações do BRT de Belém na avenida Almirante Barroso são removidas

A Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), começou na noite da última quinta-feira (4)  a retirar as paradas de ônibus que já haviam sido implantadas no trajeto do BRT na avenida Almirante Barroso.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a retirada das paradas está sendo feita porque os abrigos foram feitos conforme o projeto do BRT da cidade de Curitiba e não estariam adequadas para o clima da capital paraense.
Ainda segundo a assessoria, todas as paradas serão devolvidas para empresa que as projetou e novas serão fabricadas.

BRT em Belém
O objetivo do sistema BRT (Bus Rapid Transit) é reduzir o tempo de viagem em até 60% e desafogar o trânsito de Belém nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro. Quando concluído, o projeto vai ligar Icoaraci até o mercado de São Brás.

O projeto está orçado em cerca de R$ 400 milhões. As obras começaram em janeiro de 2012 na avenida Almirante Barroso, que ganhou uma via expressa por onde os ônibus do BRT vão passar.

Informações: G1 Pará
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200 radares serão instalados em faixas de ônibus de São Paulo

Até o fim do ano, a cidade de São Paulo ganhará 200 novos radares de trânsito, todos voltados para a fiscalização da invasão das faixas exclusivas de ônibus. Com os novos equipamentos e o aumento das faixas de ônibus, a arrecadação da Prefeitura de São Paulo com as infrações deverá subir 22% no ano que vem, na comparação com o previsto para 2013. É o que prevê a proposta de orçamento encaminhada para a Câmara Municipal. Pela primeira vez, a arrecadação com as multas deverá passar de 1 bilhão de reais

Atualmente, os aparelhos de fiscalização estão localizados principalmente nas áreas centrais. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), agora a ideia é ampliar o monitoramento para todas as regiões da cidade, até as faixas mais "distantes do centro", onde há "altos índices de infrações".

Todos os novos radares passarão a funcionar sob a vigência do contrato que já vigora para a fiscalização do trânsito. Outra licitação lançada neste ano pela gestão Fernando Haddad (PT) previa a troca de 436 radares fixos por modelos mais modernos, capazes de ler as placas dos automóveis e autuar os infratores. Além disso, seriam instalados mais 85 radares pela capital. Esse processo, no entanto, foi suspenso em julho pela Secretaria Municipal dos Transportes, após questionamentos do Tribunal de Contas do Município (TCM) a respeito da modalidade escolhida para a contratação do serviço. Ainda não há prazo para relançamento.

Com o rápido aumento do número de faixas à direita exclusivas para os ônibus — a principal aposta do primeiro ano do governo Haddad no setor de transportes —, torna-se naturalmente maior o risco de motoristas de carros, motos e caminhões serem multados por invasão.

A própria CET admite que esse fato contribuirá para o aumento da arrecadação com multas. Para o próximo ano, conforme a proposta orçamentária apresentada pela Prefeitura nesta semana, o Executivo municipal espera arrecadar 1,190 bilhão de reais com infrações de trânsito. A peça encaminhada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) no ano passado estimava 925 milhões de reais com multas de trânsito. Reajustada segundo a inflação do último ano (até agosto), chegaria a 976 milhões de reais.

Informações: Veja Abril


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Mercedes-Benz fornece 2.100 ônibus para sistema de transporte coletivo urbano de Brasília (DF)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Mercedes-Benz fornecerá veículos para o novo sistema de transporte coletivo urbano que envolve Brasília e as cidades satélites do Distrito Federal. Dos 3.300 ônibus que operam nesta região metropolitana, 2.100 unidades estão sendo renovadas chassis da marca dos modelos OF 1721, articulados O 500 UA (piso baixo) e O 500 MA (piso alto), além dos microônibus LO 916.

“Recentemente, iniciamos a entrega dos primeiros ônibus e a previsão é que todas as 2.100 unidades estejam à disposição das empresas operadoras até o mês de dezembro”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz do Brasil.


Os ônibus Mercedes-Benz estão presentes em quatro lotes da licitação do governo local, que abrange Brasília e as cidades satélites de Taguatinga, Gama, Sobradinho, Guará, Planaltina e Ceilândia. Estas regiões serão atendidas pelas empresas Viação Piracicabana (lote 1), Viação Pioneira (lote 2), Consórcio HP Transportes (lote 3) e Auto Viação Marechal (lote 4).

“Essa foi a primeira licitação de ônibus da história da Capital Federal, o que atesta a crescente profissionalização do sistema e o compromisso com a melhoria da qualidade do transporte de passageiros e da mobilidade urbana em toda aquela importante região metropolitana”, destaca Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Por Victor José
Informações:  Transporta Brasil
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Estudantes criam aplicativo para usuários de ônibus de Porto Alegre

Imagine ir de ônibus a qualquer lugar de Porto Alegre sabendo apenas a informação do destino. Se você não conhece bem a cidade e não fez uma pesquisa prévia no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), só vai conseguir chegar ao endereço certo com o auxílio de passageiros, motoristas ou cobradores. Mas um novo aplicativo, criado por estudantes, agora ajuda a guiar os usuários do transporte público.
Foto: Félix Zucco / Agencia RBS
Sem informações na maioria das paradas e terminais de ônibus, os recém-chegados à Capital e até mesmo os moradores enfrentam dificuldades para chegar a um local desconhecido. Até setembro, o estudante de Administração — Empreendedorismo e Sucessão da PUCRS Thiago Galbeno, 20 anos, ligava para a avó, exímia conhecedora das rotas de ônibus porto-alegrenses, para saber qual linha pegar e os locais das paradas.


Há 16 dias, ele comemora com outros três estudantes universitários os bons resultados de um aplicativo gratuito para smarthphones e tablets que o grupo lançou no último dia 19. Diante da necessidade de Thiago em sempre precisar consultar amigos e familiares para descobrir novas rotas do transporte coletivo, surgiu a ideia de criar algo que facilitasse a vida dele e de tantas outras pessoas que, muitas vezes, acabam trocando o ônibus pelo carro por causa da escassez de informações.

— Precisava chegar onde não costumava ir e sempre dependia de alguém — comenta Thiago.

No ano passado, ao lado de dois ex-colegas de escola, o estudante de Administração — Marketing Flávio Palma, 20 anos, e o aluno do curso técnico em Informática nas Escolas e Faculdades QI Thales Sarubbi, 19 anos, Thiago participou de uma competição na universidade na qual o projeto começou a sair do papel para a internet.

Foi no começo do ano letivo de 2013 que a ideia avançou para as telas dos celulares e tablets. Com a ajuda do estudante de Ciências da Computação da PUCRS Marlon de Quadros, 22 anos, o aplicativo NossoBus começou a ser planejado e colocado em prática pelo grupo.

Programa terá versão em espanhol e inglês

Em 12 dias, o navegador de ônibus, que utiliza GPS e internet 3G para guiar usuários do transporte público informando a parada e linha de ônibus que devem pegar, teve 250 downloads.

— Nosso objetivo é fazer a cidade ficar acessível. Como se fosse o GPS do carro, só que mais fácil porque a pessoa não precisa saber dirigir — resume Thiago.
Futuramente, o grupo, que se reúne nas sextas-feiras, deve criar uma empresa para registrar a marca. Marlon explica que o programa está em constante atualização e que os próximos passos são a disponibilização do aplicativo em espanhol e inglês, nos próximos dias, e nas plataformas IOS, para iPhone, no primeiro semestre de 2014. A meta do grupo é chegar logo aos mil downloads e oferecer também os horários que os ônibus devem chegar às paradas, sistema já existente em cidades da Europa, por exemplo.

Necessidade de licitação dificulta participação da EPTC

Projetos que auxiliem os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre não são novidade. De forma colaborativa, estudantes e profissionais tentam minimizar um problema criando e colocando em prática a solução. Em fevereiro do ano passado, o coletivo Shoot the Shit criou adesivos com a mensagem "Que ônibus passa aqui?".

Fixados nos pilares de paradas de ônibus, eles contêm um espaço em branco para que usuários contribuam com os itinerários das linhas que passam pelo ponto. Em julho do ano passado, a EPTC aderiu à ideia e, com modificações no layout, implantou o sistema em 34 paradas. Segundo o diretor-presidente do órgão, Vanderlei Cappellari, o vandalismo freou a disseminação da proposta e o projeto permanece em avaliação pela prefeitura. Por enquanto, está sendo feita somente a reposição do material que é danificado.

Cappellari explica que, com a implantação do sistema BRT (ônibus de trânsito rápido, na sigla em inglês), todos os terminais terão informações em totens. No entanto, pela última estimativa da prefeitura, o pleno funcionamento do novo sistema só deve ocorrer em 2015. A necessidade de abrir licitações é apontado por Capellari como um obstáculo para a EPTC oferecer serviços como o do aplicativo NossoBus.

— Temos todo interesse neste tipo de inciativa, tanto é que auxiliamos com os dados, mas temos este limite de participação, é o máximo que podemos chegar — diz o diretor-presidente da EPTC.

Saiba mais

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) disponibiliza as informações de linhas e itinerários de ônibus e lotações, de pontos de paradas (incluindo táxis), por meio do PoaTransporte. O guia do transporte de Porto Alegre foi criado em dezembro de 2011 e pode ser acessado pelo endereço www.poatransporte.com.br

Informações: ZERO HORA
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Manhã complicada para os usuários com a paralisação do Metrô no Recife

O movimento, que normalmente já é complicado nos terminais integrados do Grande Recife, tornou-se ainda pior. Com a paralisação de 24 horas dos metroviários, passageiros enfrentaram dificuldades em se locolomover na manhã desta sexta-feira (4).

No TI do Barro e no TI Tancredo Neves, passageiros formaram filas longas. Apesar da falta de informação e do fluxo intenso de passageiros no terminal, não foram registrados tumultos.


De acordo com um despachante do TI Tancredo Neves, que preferiu não se identificar, a demanda está muito maior do que em dias normais. Os ônibus de maior fluxo são os que vêm da Macaxeira e do Alto Dois Carneiros. Muitos passageiros aguandam o transporte para o Centro do Recife.

Linhas de ônibus
O pedido ao Consórcio de Transporte para montar um esquema especial de coletivos partiu do Metrô do Recife (Metrorec). No total, 21 linhas receberam reforço, totalizando 232 veículos atendendo à população, 73 a mais que a frota utilizada em dias normais. Entre elas, quatro linhas especiais serão criadas para suprir as demandas dos terminais de ônibus Barro (Zona Oeste da capital), Aeroporto (Zona Sul), Centro, Joana Bezerra e Santa Rita, na área central.

Informações: NE 10
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