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No Rio, Terminal de ônibus do centro de Cabo Frio será retirado do Largo Santo Antônio, no centro da cidade

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Há sete meses, a Justiça determinou que a prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, retire o terminal de ônibus do Largo Santo Antônio, no centro da cidade. A decisão, no entanto, ainda não foi cumprida porque o governo municipal recorreu da sentença.

Para a Justiça, o terminal está abalando a estrutura do prédio do convento que fica em frente ao ponto de ônibus. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o intenso movimento de ônibus provoca trepidação e prejudica a estrutura do convento, prédio tombado pelo instituto.


A retirada definitiva do terminal do Largo Santo Antônio ainda não tem data. De acordo com a Procuradoria Geral do Município, o processo está suspenso até que seja concluído um estudo de mobilidade urbana e assim definido o melhor lugar para a construção do novo terminal.

Uma área de 5.400 metros quadrados, na Avenida Julia Kubitschek, a cerca de 50 m do atual terminal, está sendo avaliada pela prefeitura. O projeto já foi até encaminhado para o parecer preliminar do Iphan. A gerente regional do instituto, Gabriela Silgueiro, explica que acompanha o processo, mas o prazo para a remoção do terminal agora é com a justiça.

No local, chegam e partem 16 linhas, passando cerca de 8 mil passageiros diariamente. Quem passa pelo terminal reclama que não há qualquer tipo de sinalização indicando o destino e horários dos ônibus. Além dos problemas estruturais, há também a falta de segurança. É comum os passageiros embarcarem nos ônibus no meio da rua, já que os veículos param em fila dupla por falta de espaço.

De acordo com o secretário de Transporte de Cabo Frio, Victor Moreira, na reunião desta sexta-feira (27) a prefeitura apresentou uma proposta de sinalização do terminal, mas o Iphan solicitou um projeto para análise. A prefeitura informou que vai elaborar o projeto, mas não deu prazo para isso.

Já a empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, Auto Viação Salineira, informou por meio de nota que não tem nada a declarar sobre o assunto, transferindo para a prefeitura toda a responsabilidade sobre o tema.

Imagens: Reprodução
Informações: G1 Região dos Lagos



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Em SP, Faixa exclusiva da 9 de Julho vai até a Cidade Jardim

A Avenida 9 de Julho, em São Paulo, terá mais uma faixa exclusiva à direita para ônibus a partir desta segunda-feira (30). Com 1,4 quilômetro de extensão, a nova via ficará entre as Avenidas Cidade Jardim e São Gabriel. Os carros não poderão passar pelo novo trecho de segunda a sexta, das 6 às 22 horas e das 6 às 14h, nos sábados.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também vai inaugurar a partir da data outras pistas exclusivas para coletivos em mais de 20 vias da capital. Serão aproximadamente 14 km de novas faixas exclusivas para ônibus.


Na Avenida Dr. Arnaldo, a faixa já em operação será estendida em mais 400 metros no sentido centro. A extensão ficará entre as Ruas Heitor Penteado e Galeno de Almeida e será exclusiva para o transporte coletivo de segunda a sexta, das 6 às 22 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. Com o novo trecho, a avenida terá 1,7 quilômetro exclusivo para a circulação das 30 linhas de ônibus que passam pelas vias.

O bairro do Ipiranga, na zona sul, também terá novas faixas exclusivas à direita. Com 1,4 km, a nova via passa pelas Ruas Bom Pastor e Antônio Marques e na Avenida Nazaré. Nesse trecho, circulam mais de 79 mil usuários de transporte público diariamente. No centro, serão mais 1,1 km de extensão no trecho que compreende a Avenida São Luís, os Viadutos 9 de Julho e Jacareí e na Rua Maria Paula.

A Prefeitura já inaugurou, somente em 2013, 204,1 km de faixas exclusivas para o transporte público. A previsão é de que até o fim do ano esse número chegue a 220 km.

A CET não divulgou quando começa a aplicar multas para os motoristas que não respeitarem as faixas exclusivas dos ônibus nesses locais. A infração, considerada leve pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), custa R$ 53,20 e rende três pontos na carteira de habilitação.

Informações: O Estado de S. Paulo
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Cai o uso de transporte coletivo no Rio de Janeiro

sábado, 28 de setembro de 2013

O Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) do Rio de Janeiro aponta que, em dez anos, a população do Estado segue na direção contrária da tendência mundial, que é trocar o transporte individual pelo transporte público. Na capital fluminense, entre 2002 e 2012, a proporção de usuários a optarem pelo deslocamento individual motorizado (táxis, motocicletas e carros particulares) aumentou de 25,8% para 28,5%, e a dos que usam o coletivo caiu de 74,2% para 71,5%. As informações são do jornal O Globo.

Na quarta-feira, a primeira reunião do Conselho Municipal de Transporte, discutiu os problemas atuais do transporte coletivo da cidade. Dados preliminares revelam que a curva crescente de uso do transporte individual está enchendo as ruas da região metropolitana de carros. Em dez anos, segundo a pesquisa, foram feitas 660 mil viagens diárias em transporte individual, sendo 500 mil de carro e 110 mil em motocicletas. No mesmo período, a população cresceu 9.3 %.


A população que ganha até dois salários mínimos reúne o maior percentual dos que perdem duas horas ou mais cada vez que saem de casa para ir ao trabalho. Especialistas apontam que o aumento do poder aquisitivo da população, aliado a políticas públicas como a concessão de incentivos fiscais para montadoras de automóveis e no preço da gasolina, favorece o aumento do número de carros nas ruas.

Os dados do PDTU ainda não entraram na fase de proposta de indicadores a serem alcançados e de iniciativas para mudar o panorama atual. Ao jornal, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, disse que a prefeitura já está investindo para estimular o uso do transporte público, com o BRT e o BRS.

Informações: Portal Terra
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Em SP, Começa a segunda etapa do serviço de ônibus Corujão

Os ônibus metropolitanos da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) que atendem a região oeste da capital oferecem o serviço 24 horas às sextas e sábados desde o dia 20 de setembro. O chamado Corujão tem cinco linhas circulando ininterruptamente nestes dois dias da semana.

As linhas são: Itapecerica da Serra (Parque Paraíso) - São Paulo (Pinheiros); Embu das Artes (Jardim São Marcos) - São Paulo (Pinheiros); Osasco (Munhoz Júnior) - São Paulo (Metrô Vila Madalena); Carapicuíba (Cohab V) - São Paulo (Pinheiros); e Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) - São Paulo (Pinheiros).


Além da oferta de horário, a ação procura estimular as pessoas a não dirigir caso tenham consumido bebidas alcoólicas. "Isso vai beneficiar as pessoas que trabalham até mais tarde, as que começam também mais cedo, e a noite do fim de semana, sempre na linha de que se bebeu, não dirija, para evitar álcool e direção", destacou o governador Geraldo Alckmin.


A região oeste de São Paulo é onde se concentra o maior número de bares, restaurantes e casas noturnas da cidade. As linhas vão atender aos bairros de Vila Madalena e Pinheiros, além da região da Av. Dr. Arnaldo, onde fica, por exemplo, o Hospital das Clínicas.

Ampliação

O Corujão inclui outra iniciativa, que será implantada a partir da próxima semana, no dia 27. O horário de operação de 10 linhas intermunicipais será ampliado para atender aos usuários das últimas viagens do Metrô, garantindo a continuidade da viagem a 18 municípios vizinhos à capital, na região do ABC e Grande São Paulo. Algumas linhas só realizarão a última partida depois que o último trem do metrô chegar às estações incluídas no novo serviço.

"A partir da semana que vem 114 ônibus estarão operando na região norte, sul e leste da Grande São Paulo, com ônibus chegando até 1h todo dia para pegar os últimos passageiros do metrô e do trem, e aos sábados até às 2h", explicou Alckmin.

De acordo com o governador, as duas iniciativas do Serviço Corujão não implicam em alteração no valor da passagem. "Será a mesma tarifa, não tem nenhuma mudança, o mesmo valor da tarifa do dia será também do Corujão". 

Do Portal do Governo do Estado

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Rede de mídia BusTV chega a quatro novas cidades

A empresa BusTV, rede de mídia out-of-home de ônibus urbanos, ampliará a sua frota atuando no transporte coletivo de quatro novas cidades: Campinas (SP), Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

Segundo o Meio&Mensagem, com a expansão, tornam-se 13 os municípios em que a BusTV disponibiliza sua programação — São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Recife, São Luís, Fortaleza, Sorocaba, além dos quatro novos.

A BusTV, que atualmente opera 3550 telas, distribuídas em 1680 ônibus, tem sua programação formada por boletins informativos e de entretenimento, produzidos pela própria companhia.

A companhia oferece espaço a anunciantes que queiram levar mensagens de suas marcas e produtos, para viabilizar o projeto.

Informações: Portal Imprensa

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Ônibus movido a energia solar tem ar condicionado, wi-fi e não cobra tarifa

O ônibus Tindo está circulando desde fevereiro nas ruas de Adeleide, Austrália. Ele é totalmente abastecido por energia solar, tem capacidade para 40 pessoas sentadas e oferece ar-condicionado e wi-fi aos passageiros. O veículo não cobra tarifa, pois não existe gastos com energia elétrica ou combustíveis.

Desde fevereiro, ele já percorreu mais de 60 mil quilômetros, economizando 14 mil litros de diesel e livrando a atmosfera de 70 toneladas de gases poluentes.

Ele tem autonomia de 200 quilômetros em condições climáticas normais. O mecanismo de freio ajuda a aproveitar a energia do veículo, um sistema de frenagem regenerativa, transforma o impacto dos freios em força, economizando cerca de 30% do consumo.

O veículo faz parte da frota da Adelai Connector Bus, companhia de transporte público, que pretendia reduzir as emissões de carbono.

Fonte: CatracaLivre
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