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Em BH, Linha 64 (Estação Venda Nova/Santo Agostinho via Carlos Luz) é o primeiro a fazer teste operacional com BRT

domingo, 18 de agosto de 2013

Uma das poucas a serem mantidas com a implantação do transporte rápido por ônibus (BRT) até maio de 2014, a linha 64 (Estação Venda Nova-Santo Agostinho, via Carlos Luz) é a primeira da BHTrans a testar um coletivo nas especificações do futuro sistema.

O ônibus articulado, modelo Comil Doppio BRT, chassi Scania K-310, é o mesmo já avaliado na linha 5610 (Morro Alto/BH), que será vinculada ao BRT metropolitano. O teste na capital, porém, ainda usa a pista mista da Avenida Antônio Carlos, uma vez que as obras do novo corredor não foram concluídas.

Com o início de operação do BRT, a 64 sofrerá uma redução de percurso, indo somente até a Avenida Pedro II, conforme planejamento dos percursos revelado pelo Estado de Minas em 8 de agosto.

Informações: Estado de Minas

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Porto Alegre deve ter mais 4,6 km de ciclovia até setembro, diz prefeitura

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre pretende concluir mais 4,6 quilômetros de ciclovias na cidade até o final de setembro. Somado aos 15,7 quilômetros já existentes, o perímetro total de ciclovias deve chegar a 20,3 quilômetros.

Estão previstas ciclovias na Avenida Juscelino Kubitschek (1,1km), entre a Manoel Elias e a Dr. Vargas Neto; na Avenida Chuí (880m), entre a Icaraí e a Diário de Notícias; na Vasco da Gama/Rua Irmão José Otão (1,7km), entre a Miguel Tostes e a Barros Cassal; e na Avenida Ipiranga (1km), entre a Avenida da Azenha e a Silva Só.

Pelo menos nove pontos do município já contam com as faixas para ciclistas. No total, 15,7 quilômetros de ciclovias já estão prontos.

Informações: G1 Porto Alegre

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Prefeitura de Cuiabá não desiste de implantar o BRT

A Prefeitura de Cuiabá não desiste e corre contra o tempo para buscar junto ao Ministério dos Transportes a viabilização da construção de um segundo modal de transporte coletivo para a Copa de 2014: o BRT.  A proposta é que o BRT complemente o trajeto do VLT. Ocorre que falta menos de um ano para o Mundial e a prefeitura ainda está na fase de refazer o projeto que fora apresentado há alguns anos. Depois dessa etapa, virá ainda a fase de aprovação do financiamento para assegurar os recurso, a licitação e o início do empreendimento.

O secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista, explica que o município não conseguiu emplacar o modal até agora porque as linhas do BRT eram as mesmas do VLT e eles se tornariam concorrentes. Agora a prefeitura está refazendo o traçado para que o ônibus articulado com faixa exclusiva não choque com o metrô de superfície. “O BRT vai sair da estação do Altos do Parque e integrar toda aquela região passando pelo Tijucal, Avenida das Torres, Osmar Cabral e chegando ao Pedra 90, além de ter um braço de alimentação no Parque Cuiabá”, explica.


Já o VLT, que já iniciou as obras, integrará a região do Comando Geral da PM, na avenida do CPA, até o aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e ainda terá um braço que ligará a região do Coxipó até o Morre da Luz na região Central por onde passará a linha central. O BRT também é feito para atingir o desempenho e qualidade de um sistema de metrô, mas com a simplicidade, flexibilidade e custo de um sistema de ônibus. Por isso, trafegam em canaletas exclusivas ou vias elevadas e possuem estações e ônibus de qualidade.

O sistema foi defendido por Blairo Maggi (PR) na época em que foi governador, mas quando Silval Barbosa (PMDB) assumiu o Governo em março de 2010, conseguiu mudar a matriz de responsabilidade firmada com a FIFA para que o transporte da Copa passasse a ser o VLT. Mesmo custando R$ 1,4 bilhão, quase o triplo do valor do BRT (R$ 563 milhões), sob a justificativa de que é mais moderno e eficiente com vida útil maior. Com o abandono do projeto do BRT pelo Governo do Estado, o ex-prefeito Chico Galindo (PTB) até tentou assumir a empreitada para si para que fosse mais uma opção de transporte coletivo, mas não teve força política ou tempo hábil para viabilizá-lo.

Informações: Cenário MT

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Cartão BOM é aceito em mais três estações da CPTM

sábado, 17 de agosto de 2013

A partir dessa sexta-feira, 16, o cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) está sendo aceito em mais três estações da CPTM: Botujuru e Várzea Paulista da Linha 7 Rubi, e Brás Cubas da Linha 11 Coral.

Ao todo, serão 119 estações do sistema metroferroviário que aceitarão o BOM. A previsão é que até o final deste ano, todas as 153 estações do Metrô e da CPTM adiram o cartão, o que beneficiará 500 mil pessoas por dia. O cartão já é usado para o pagamento da tarifa em todas as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU/SP.

Do Portal do Governo do Estado

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No Recife, Linhas 861- Santa Casa/Joana Bezerra e 825-Jardim Brasil/Joana Bezerra sofrem mudanças

Os usuários de ônibus da Zona Norte da cidade devem ficar atentos as alterações de duas linhas que circulam pela região. Com o início da operação do Terminal Integrado de Xambá, a 861-Santa Casa/Joana Bezerra, será substituída pela 861-TI Xambá/Joana Bezerra. Com isso, os ônibus passam a fazer novos itinerários. 

A linha 861 - TI Xambá/Joana Bezerra sairá do TI em direção a Av. Presidente Kennedy e seguirá direto pela Av. Agamenon Magalhães, até o TI Joana Bezerra, deixando de passar pelas seguintes localidades: Avenida Antônio da Costa Azevedo, Avenida Correia de Brito, Estrada de Belém, Largo da Encruzilhada, Avenida João de Barros, Avenida Conselheiro Portela e Rua 48. 

Para atender a essas localidades, a linha 825-Jardim Brasil/Joana Bezerra terá acréscimo na frota e fará um total de 121 viagens dividas em dois percursos: Via Rua Odorico Mendes e o outro Via Rua 48. Os trajetos serão indicados nos veículos. É importante que os passageiros fiquem atentos porque essa linha, a partir das 15h22, também atenderá a Rua Recife, em Jardim Brasil. 

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Blog Meu Transporte

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Em SP, Velocidade na faixa exclusiva de ônibus começa a superar a de carros

A Prefeitura de São Paulo comemora os primeiros resultados da implantação de novos corredores de ônibus na cidade onde circula a maior frota de carros do país. A velocidade média do transporte coletivo aumentou e, para ganhar tempo, as pessoas estão começando a optar pelo ônibus.

Fim do expediente. Francielli se prepara para ir para casa. Ela tem carro, mas deixou na garagem. “De carro eu levaria uma hora, uma hora e pouco com o trânsito atual. Aí desisti do carro. Resolvi trocar mesmo pela praticidade, pela economia de tempo”, declara Francielli Abreu, jornalista.

O Bom Dia Brasil acompanhou a Francielli. A parada fica pertinho. Não demora para o ônibus chegar. “Demorou três minutinhos. Hoje veio até que rápido”, diz ela.
No começo, a viagem é por ruas dentro do bairro. Só depois, no corredor: uma faixa à esquerda preparada exclusivamente para o tráfego de ônibus e táxis.

Em São Paulo, são dez corredores, em um total de quase 120 quilômetros de extensão. Quando entra em um trecho, a velocidade começa a subir. Sem carros na frente, o motorista do coletivo consegue acelerar um pouco mais.
“É melhor estar dentro do ônibus do que dentro do carro”, diz uma pasageira.
Depois de meia hora de viagem, chegamos ao ponto de descida da Francielli. “Bom, a gente levou 32 minutos. Um pouco mais do que o normal, mas está dentro do esperado”, constata.

A velocidade média do ônibus nos corredores é de 13 km/h, de acordo com a Secretaria de Transportes do Município de São Paulo. Ainda bem abaixo da meta que é de 25 km/h. Mas já há trajetos que são percorridos de forma mais rápida: onde existem as faixas exclusivas para ônibus, implantadas recentemente.

Em uma das principais vias da capital paulista, a 23 de Maio, a velocidade média dos ônibus atingiu 27,5 km/h, segundo levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego, mais que o dobro do que costumava ser quando não tinha a faixa exclusiva. Só na capital paulista circulam hoje 5,4 milhões de veículos em São Paulo contra 15 mil ônibus do Sistema Público que registram, diariamente, quase 9,8 milhões embarques diários em ônibus.

Dez milhões de embarques. Nas vias onde há corredor ou faixa, a vantagem é dos grandões. Por isso, tem paulistano que começou a mudar de estratégia pra se deslocar pela cidade, como fez a Francielli.

Em uma pesquisa realizada em maio, 57% dos entrevistados disseram ter desistido do carro como principal meio de transporte nos últimos dois anos. A maioria deles optou pelo ônibus.
Foi o que dona Elizabete fez. “A opção é vir de ônibus, é melhor. O carro demora mais tempo. É melhor vir de busão mesmo”, diz Elizabete Jesus Pereira, doméstica.
Afinal, assim como a Francielli, todos querem ter mais tempo para aproveitar a vida: “Eu tenho tempo para fazer outras coisas, ficar com a minha cachorra, com a minha família, com o meu marido, aí eu resolvo ir de ônibus mesmo assim”, comemora.

Agora, falta melhorar também as condições para quem embarca nessa. “É muito cheio, demora muito para passar, é muito sujo”, diz outra passageira.

A prefeitura tem como meta a implantação de 150 quilômetros de novos corredores até 2016, mais do que dobrando a quilometragem existente hoje.

Por Michelle Barros
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