Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Governo e prefeitura apresentam projetos de mobilidade para Natal

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Governo do Estado e a Prefeitura de Natal apresentaram projetos de mobilidade urbana para a capital potiguar nesta segunda-feira (5) no Ministério das Cidades. As propostas do Município preveem investimentos de R$ 577 milhões que prometem desafogar o trânsito na cidade. Já o Estado apresentou sete pleitos, que representam investimentos de R$ 330 milhões.

Além das obras de infraestrutura, o projeto da prefeitura prevê a implantação de corredores como Vias de Trânsito Rápido (VRT), estações de transferência e interligação entre os transportes rodoviário e ferroviário. De acordo com o projeto, a avenida Salgado Filho passará por intervenções nos cruzamentos com as avenidas Bernardo Vieira e Antônio Basílio, onde devem ser construídos túneis e nos cruzamentos com as avenidas Nascimento de Castro e a Amintas Barros. A ideia é construir viadutos entre as vias.

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina dos Santos, afirmou que Natal foi a quarta cidade do país a apresentar projeto para pleitear recursos do pacote de mobilidade urbana anunciado pelo Governo Federal para municípios acima de 700 mil habitantes. Segundo a secretária, o Ministério das Cidades aguarda a apresentação dos projetos de mais 11 cidades para definir a distribuição dos recursos. Todo esse processo deve durar mais duas semanas.

Entre os pleitos do governo estão a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Natal e a construção de um viaduto no Gancho de Igapó.

Além dessas duas, foram pleiteadas as seguintes obras: adequação da travessia urbana na avenida Francisco Mota, em Mossoró; adequação de capacidade do acesso Natal-Cajupiranga através da interligação da BR-101 à avenida Maria Lacerda Montenegro; urbanização da Rota do Sol, em Natal, com a implantação de ciclovia e faixa para passeio para pedestres; contorno de Extremoz - interligando a BR-406 a Genipabu; e a implantação de um sistema viário de interligação entre a RN-160 e a BR-226, em Macaíba.

Informações: G1 RN

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Motorista de carro de SP deve migrar para ônibus, diz secretário

O secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse nesta segunda-feira (5) que o motorista de carro deve migrar para o transporte público para fugir dos congestionamentos. A afirmação foi feita durante entrevista ao Bom Dia São Paulo, ao responder à pergunta de um telespectador que se queixou de gastar mais tempo em seus deslocamentos diários após a adoção de faixas exclusivas para ônibus.

Apenas nesta segunda-feira, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inaugurou mais 10,4 km de faixas exclusivas para ônibus no Corredor Norte-Sul. As faixas foram implantadas em trechos da Avenida 23 de Maio, Rubem Berta, Professor Ascendino Reis, Moreira Guimarães, Washington Luís e Jornalista Roberto Marinho. Segundo Tatto,  a Prefeitura pretende ampliar as faixas exclusivas e corredores para aumentar a velocidade média dos coletivos e diminuir o tempo de espera do passageiro.


“Não tem solução [para aumento da lentidão para carros após faixas exclusivas para ônibus] . O espaço não é democrático. O motorista de carro deveria agradecer o usuário de ônibus pelo fato de ele estar usando o ônibus. Você tem uma parte que é cultural. Às vezes a pessoa mora num lugar que tem o Metrô, tem o ônibus, tem uma rede adequada, é de boa qualidade, e ela vai de carro trabalhar. Então, isso é uma mudança cultural. Às vezes as pessoas saem daqui, viajam para fora, para outro país, lá anda de metrô e ônibus e aqui não quer andar”.

O secretário afirma que a velocidade média dos ônibus em São Paulo, de 13 km/h, é inaceitável. “Para resolver este problema, a Prefeitura está inaugurando nesta segunda-feira mais 10 km de faixa exclusiva na Avenida 23 de Maio e vamos interar mais 100 km de faixas exclusivas [até o final do ano]. O projeto este ano é ter 220 faixas exclusivas além dos 150 corredores de ônibus até 2016”.

Apesar de incentivar o uso do transporte coletivo, o secretário admite que o serviço não é de boa qualidade. “Reconhecemos que a qualidade do sistema do transporte não é bom, principalmente na periferia. Mas na região central, no Centro expandido, você tem uma rede de ônibus e Metrô que é adequada. No horário de pico em todos os lugares do mundo, nas grandes cidades, o ônibus é lotado, não é só São Paulo”.

Um dos grandes desafios da administração pública, segundo Tatto, é reorganizar o sistema do transporte. “Tem lugares que faltam ônibus e tem lugares que tem ônibus sobrando. É um problema de organização do sistema, mas também não podemos tapar o sol com a peneira: a cidade de São Paulo precisa de uma rede ferroviária que não existe, tanto da CPTM quanto do Metrô, porque o ônibus é um transporte auxiliar, ele não é um transporte de massa, ele tem que ajudar o transporte de massa. Na medida em que você não tem esse transporte de massa, que é o Metrô, o ônibus precisa dar conta”.

M'Boi Mirim
Jilmar Tatto explicou que um dos motivos para o gargalo na Estrada de M'Boi Mirim, na Zona Sul da capital, acontece porque a reorganização dos transportes não foi concluída e dificulta o tráfego de ônibus.
“Na M’Boi Mirim você tem o corredor de ônibus do lado esquerdo e ao mesmo tempo você tem lá os micro-ônibus que ficam do lado direito. Isso está errado, mas não dá para mudar de uma hora para outra porque precisamos seccionar estes ônibus no terminal. O Ângela [terminal] e o [terminal] Guarapiranga estão abarrotados, por isso está dentro do projeto da Prefeitura construir um novo terminal para seccionar estas linhas no sentido de amenizar o problema”.

Segundo o secretário, a cidade ficou muito tempo parada sem investimento no transporte público. “O que estamos fazendo agora é acelerar e construir terminais, corredores, fazendo faixas exclusivas, e agora reorganizando as linhas", disse Tatto.

Informações: G1 São Paulo
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Em São Paulo, Segundo trecho da faixa exclusiva Norte/Sul altera itinerários de nove linhas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Nove linhas de ônibus terão seus itinerários alterados em virtude da implantação do Trecho 2 da Faixa Exclusiva Corredor Norte/Sul, entre a Praça da Bandeira e a Av. Jornalista Marinho nesta segunda-feira, 5 de agosto.

Linhas e itinerários:

5185-10 Term. Guarapiranga – Pq. Dom Pedro II

Ida: Normal até a Av. Washington Luiz, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Moreira Guimarães, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Rubem Berta, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gal. Euclides Figueiredo, prosseguindo normal.

Volta: Normal até a Av. Brig. Luiz Antonio, Rua Jundiai, Rua Manoel da Nóbrega, Av. Mal. Estênio Albuquerque Lima, R. Abílio Soares, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Moreira Guimarães, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Washington Luiz, prosseguindo normal.

5175-10 Balneário São Francisco – Pça. Da Sé
5178-10 Jd. Miriam – Lgo. São Francisco

Ida: Normal até a Av. Washington Luiz, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Moreira Guimarães, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Rubem Berta, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gal. Euclides Figueiredo, prosseguindo normal.

Volta: Normal até Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Moreira Guimarães, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Washington Luiz, prosseguindo normal.

5178-21 Jd. Miriam – Pq. Ibirapuera (Circular)

Sentido Único: Normal até a Av. Washington Luiz, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Moreira Guimarães, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Rubem Berta, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gal. Euclides Figueiredo, Av. Pedro Álvares Cabral, Pça. Gal. Estilac Leal,  R. Manoel da Nóbrega, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Moreira Guimarães, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Washington Luiz, prosseguindo normal.

5611-10 Eldorado – Pça. João Mendes
5614-10 Eldorado – Pça. João Mendes

Ida: Normal até a Av. Washington Luiz, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Moreira Guimarães, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Rubem Berta, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral,  prosseguindo normal.

Volta: Normal até Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Moreira Guimarães, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Washington Luiz, prosseguindo normal.

5612-10 Jd. Apurá – Pq. Ibirapuera (Circular)

Sentido Único: Normal até a Av. Washington Luiz, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Moreira Guimarães, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Rubem Berta, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gal. Euclides Figueiredo, contorno, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Moreira Guimarães, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Washington Luiz, prosseguindo normal.

5630-10 Terminal Grajaú – Metrô Brás
5630-21 Cidade Dutra – Lgo. São Francisco

Ida: Normal até a Av. Washington Luiz, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Moreira Guimarães, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Rubem Berta, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, prosseguindo normal.

Volta: Normal até Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta, Pça. Lions Clube Indianópolis, Av. Moreira Guimarães, Viad. João Julião da Costa Aguiar, Av. Washington Luiz, prosseguindo normal.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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Metrô DF: Carro exclusivo para mulheres completa um mês de funcionamento

Há um mês o Metrô-DF tem destinado um carro exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência. Adotado em atendimento à Lei Distrital 4848/2012, a operação teve início no dia 1º de julho. Funciona de segunda a sexta-feira, no pico da manhã e da tarde, no período das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15. Para usufruir o direito, os usuários referidos pela lei devem utilizar sempre o primeiro carro do trem, o chamado carro líder, localizado logo após a cabine do piloto.

Desde a implantação, foram poucas as manifestações registradas pelos usuários. Na ouvidoria do Metrô-DF, apenas oito reclamaram contra a medida. Os demais contatos foram para elogiar a implantação, pedir informações e solicitar mais fiscalização para impedir que os homens, que não possuem deficiência, entrem no carro exclusivo.


Neste primeiro mês, o principal objetivo do Metrô-DF foi informar o usuário da Lei Distrital. Mais de 600 agentes de segurança e de estação foram treinados para prestar atendimento especial aos beneficiados e informar o público em geral. A presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, avalia que o primeiro mês foi positivo e que a maioria dos usuários respeitou a adoção do carro exclusivo. “Nosso objetivo é sempre a satisfação do usuário. A iniciativa tem sido positiva, e tem ganhado a adesão do público. Os usuários ainda estão se adaptando às regras e esperamos que, com o tempo, a cultura de respeito aos direitos se solidifique cada vez mais”, afirmou.

A Companhia continua prestando informações por meio de campanha educativa. O piso das plataformas está adesivado com a sinalização do carro exclusivo e avisos sonoros são emitidos nas estações nos intervalos entre os trens, com mensagens sobre o uso do novo carro. Além disso, também tem sido distribuídos panfletos nas estações.

Apesar de não haver punição para aqueles que descumprem a lei, o Metrô-DF, além da atuação por meio de seus empregados, tem contado também com o apoio dos próprios usuários, no sentido de preservar os direitos concedidos.

Informações; Metrô DF
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Novos ônibus começam a circular em Santo André

Serão colocados em circulação hoje 75 novos ônibus que irão atender a 12 linhas municipais de Santo André. Todos os coletivos são zero-quilômetro e adaptados para o transporte de deficientes físicos.

Com a renovação, a cidade passará a ter 50% da frota com acessibilidade. Ao todo, o município conta com 404 veículos para o transporte público. Dos novos ônibus, 50 são do tamanho convencional, com cerca de 13 metros, e 15 têm medidas intermediárias – cerca de 11 metros.

Todos os coletivos serão utilizados pelo consórcio União Santo André, que opera 33 itinerários. Não há previsão de renovação da frota da operadora do lote 2, a Expresso Guarará. “Essa empresa vem progressivamente fazendo a modernização e substituição dos ônibus, mas não tenho o cronograma para este ano”, diz o gerente-geral da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), Luiz Marcondes de Freitas Júnior.


O diretor da SATrans, Leandro Petrin, explica que os carros serão colocados nos trajetos que não ofereciam veículos acessíveis. A frota será colocada nas linhas I-02 (Cidade São Jorge/Ana Maria), T-12 (Alzira Franco/Centro), T-14 (Ana Maria/Centro), T-15 (Mário Covas/estação central), T-16 (João Ramalho/Ipiranguinha), T-17 (Alvorada/estação central), T-23 (São Jorge/estação central), T-27 (Condomínio Maracanã/estação central), T-27 (Vila Suíça/estação central), U-22 (Capuava/estação central), B-11 (Paraíso/Vila Guiomar) e B-21 (São Jorge/Campestre).

“Os ônibus são mais confortáveis para os usuários, já que possuem encostos mais longos e fazem menos barulho”, comenta Petrin. Segundo ele, os coletivos são equipados com motor cuja tecnologia permite a redução de 80% na emissão de materiais particulados ao ar e 63% de óxidos de nitrogênio. Outra vantagem, comenta o diretor da empresa gestora do transporte municipal, é que no interior das carrocerias há mais espaços nos assentos preferenciais para gestantes, deficientes, idosos e pessoas com crianças de colo. Também serão utilizados rastreadores por GPS para monitorar as viagens feitas pelos motoristas.

As empresas municipais de Santo André transportam mensalmente cerca de 5,2 milhões de passageiros, o que equivale a 173 mil viagens por dia, aproximadamente.

Bilhete Único começa a funcionar como cartão de crédito pré-pago

O Bilhete Único Andreense começou a funcionar nesta semana como cartão de crédito pré-pago. O recurso é oferecido por meio de parceria da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) com a MasterCard e a empresa Super – que executa a parte operacional.

Apesar da inovação, ainda não é possível recarregar o Bilhete Único pela internet, o que deverá começar a ser disponibilizado nos próximos meses. O vice-presidente de novos negócios da MasterCard, Alexandre Magnani, explica que o cartão pode ser usado mesmo por quem não tem conta bancária. “O objetivo é oferecer facilidade para quem ainda utiliza o papel moeda”, comenta. A recarga pode ser feita pelo site www.contasuper.com.br ou ainda por boleto bancário e depósito.

Passageiros que já têm o Bilhete Único comum não conseguem utilizar o recurso. Para isso, precisam solicitar o novo cartão. O vice-presidente de marketing da Super, Luiz Almeida, estima que cerca de 250 mil pessoas utilizem o sistema na cidade.

O gerente-geral da Aesa, Luiz Marcondes de Freitas Júnior, afirma que a recarga do tíquete pela internet só deverá ser disponibilizada depois de o sistema ser totalmente implantado e a substituição do UrbanPass, concluída, o que deve ocorrer até o fim do ano. 

Fábio Munhoz 
Do Diário do Grande ABC
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País tem 60 projetos de transporte sobre trilhos

domingo, 4 de agosto de 2013

Pelo menos 60 projetos para sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos estão em alguma fase de execução no país. Vinte e dois deles devem ser entregues até 2016 e os demais até 2020, atingindo quatro mil quilômetros de malha viária. No total, serão R$ 100 bilhões em investimentos. As obras envolvem metrôs, monotrilhos, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e trens regionais.

Depois de quatro décadas de abandono do transporte ferroviário, o país retorna aos trilhos, investindo sobretudo nas malhas urbanas das regiões metropolitanas. Mas o crescimento projetado pode ficar aquém da demanda por esse tipo de transporte. Em 2011, o número de passageiros subiu 21% ante 2010. De 2011 para 2012, a alta foi de 8% chegando aos atuais 9 milhões de passageiros/dia.

"A expectativa é que este ano suba mais 10%, chegando perto de 10 milhões de passageiros. A rede, no entanto, só cresceu 3%", diz Joubert Foer, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). "Há uma demanda de lugares muito acima da oferta. Significa que, quando todos esses 60 projetos forem concluídos, o crescimento de passageiros poderá ser maior que a malha. A necessidade de lugares é muito superior à que está sendo oferecida", afirma.
Segundo Foer, "é importantíssimo que os 22 projetos - que têm a ver com a Copa e a Olimpíada - sejam de fato concluídos até a realização desses eventos, deixando uma herança benéfica para o país, como aconteceu nas cidades que sediaram os jogos".

Na avaliação da ANPTrilhos, as grandes metrópoles constroem a rede pública de transporte em malhas estruturantes que se ordenam sobre redes de trilhos e se integram a outros modais, mas no Brasil isso não acontece. "Hoje há umas 60 regiões metropolitanas no Brasil em que caberiam transportes estruturantes, mas só temos 15 sistemas montados sobre trilhos", afirma. Hoje, o país tem "1.208 quilômetros de malha ferroviária urbana" e transporta 9 milhões de passageiros dia - muito pouco quando se compara a Paris, Londres ou Nova York que transportam, cada uma, 4 milhões. Xangai sozinha, atende 7 milhões por dia.

São Paulo e Rio concentram as principais malhas metroferroviárias do país. Um total de 7,2 milhões de passageiros dia - ou mais de 75% do total do país - é transportado pelos trilhos de São Paulo, somando metrô e trens. "No final de 2014, serão próximos a 9 milhões. Entre 2018 e 2020, com todos os projetos concluídos, estaremos transportando entre 11 e 12 milhões", diz Jurandir Fernandes, secretário estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.

A cidade tem hoje 75 quilômetros de metrô e 55,2 quilômetros em construção. São quatro obras que incluem a segunda fase da linha 4, o prolongamento da linha 5 e a implantação dos monotrilhos das linhas 15 e 17. "Esses quatro contratos consumirão R$ 18,7 bilhões", diz o secretário.

Além dessas quatro obras, o governo paulista está com três projetos "na mão e editais na rua", entre eles o monotrilho da linha 18 e a extensão da linha da Paulista. "Vamos entrar 2014 com sete obras de metrô que somam 99,8 quilômetros e significam investimento de R$ 38,6 bilhões", diz.

Simultaneamente às obras e editais do metrô, o governo está modernizando todas as seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atendem 22 municípios da Grande São Paulo, somando investimentos de R$ 4,3 bilhões. A malha da CPTM tem hoje 260 quilômetros.
VLT de Santos
Em outra frente, o governo paulista já iniciou a construção do primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista, que terá 17 quilômetros. Segundo o secretário Fernandes, trata-se de uma "obra acelerada" que estará em teste já em julho de 2014. O VLT ligará Santos a São Vicente e custará R$ 1,2 bilhão.

O metrô do Rio de Janeiro, que iniciou sua operação comercial em 1979, aumentou seus investimentos a partir de 2009. "Saímos, há cinco anos, de 450 mil pessoas dia para uma média de 640 mil passageiros, passando de 700 mil em dias especiais", diz Flávio Almada, presidente do MetrôRio. Ao todo, são 36 estações e 49 trens. O aumento foi possível graças a um crescimento de 65% na oferta de lugares, com a compra de 19 trens. Os investimentos se concentram na expansão da linha 4 que terá seis novas estações, ligando Ipanema ao Jardim Oceânico, na Barra. Prevista para 2016, a linha terá 15 quilômetros e transportará mais de 300 mil passageiros, ampliando a oferta.

Outro investimento do MetrôRio é com a acessibilidade. A concessionária investiu, desde julho de 2009, R$ 21 milhões para implantar um programa de adaptação de suas 35 estações aos padrões de acessibilidade.

Em Salvador, a primeira parte da linha 1 do metrô - entre Lapa e Retiro - deve começar a operar no ano que vem, antes do início da Copa do Mundo. O cronograma foi anunciado em maio passado pelos governos municipal e estadual depois de um atraso de 14 anos. A segunda parte da linha 1, até Pirajá, entra em funcionamento até o final do próximo ano. Aí começam as obras da linha 2, que liga a avenida Bonocô a Lauro de Freitas, e que será inaugurada por parte, até 2016. A obra, que será uma parceria público privada, tem orçamento estimado em R$ 4 bilhões. Serão 41,2 quilômetros de linha e 22 estações, que por sua vez estarão integradas a 11 terminais de ônibus.

Fonte: Valor Econômico/Rosangela Capozoli | Para o Valor, de São Paulo

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