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Curitiba terá centro de pesquisa em mobilidade urbana

domingo, 28 de julho de 2013

A Prefeitura de Curitiba irá integrar um centro de excelência em mobilidade urbana, que está sendo montado para desenvolver pesquisas e buscar soluções inovadoras nas áreas de mobilidade e transporte público. O prefeito Gustavo Fruet assinou um termo de cooperação e intercâmbio científico e tecnológico com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) para a integração a esse centro, que terá a participação da Urbs.

Participaram da assinatura do convênio, no gabinete do prefeito, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o vice-reitor da PUC, Paulo Mussi Augusto, o secretário de Governo, Ricardo Mac Donald Ghisi, e o presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior.

A assinatura do acordo tem como objetivo o envolvimento da universidade na busca por soluções para a área de mobilidade. “O que nós pretendemos é desenvolver soluções e inovações para a melhoria do serviço de transporte coletivo e outros serviços que a cidade utiliza. Para isso reunimos as principais instituições de ensino, com tradição neste segmento, para iniciar a configuração deste projeto”, declarou Roberto Gregório .
O acordo prevê o desenvolvimento de projetos de pesquisa, envolvendo alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores das duas universidades, que trabalhão de acordo demandas da Prefeitura. “A Urbs irá funcionar como elemento indutor. Primeiro oferecendo os problemas, os desafios para a academia desenvolver. Queremos ser o grande campo de testes e de aplicações destas inovações, no sentido de manter Curitiba na vanguarda dos avanços na área de mobilidade urbana”, disse Roberto Gregorio.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse que a universidade está aberta para cooperar com a Prefeitura. “A partir das demandas que forem surgindo, vamos construir projetos específicos, termos de cooperação pontuais, com recursos e a estrutura de pesquisa da universidade. É com estes núcleos que, a partir de agora, nós vamos trabalhar, de forma integrada com a Urbs e a PUC”, disse.

O centro de excelência em mobilidade urbana irá funcionar dentro do Tecnoparque, um complexo de empresas de tecnologia, existente na Pontifícia Universidade Católica. 

Segundo o vice-reitor da PUC, Paulo Mussi Augusto, embora o centro seja especificamente voltado para a mobilidade, outros setores devem se envolver no projeto. “Nós temos a necessidade que outros setores da universidade se envolvam na busca de soluções inovadoras para esta área, entre eles, a área de transporte, de informática, de gestão”, comentou.

A Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que amplia os benefícios fiscais do Programa Tecnoparque para toda a área do município de Curitiba.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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BRTs de Porto Alegre só ficarão prontos depois da Copa

O sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT, na sigla em inglês) de Porto Alegre não ficará pronto até a Copa do Mundo de 2014. O atraso foi admitido nesta terça-feira (23) pelo presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.  

Segundo Cappellari, o sistema só entrará em operação entre os meses de julho e agosto de 2014, após a realização do Mundial na capital gaúcha. A intenção era que pelo menos a linha do BRT na Zona Sul ficasse pronta até o evento, no entanto, a Fifa vai usar a Avenida Padre Cacique no sentido centro-bairro para a colocação de estruturas provisórias.

“O trânsito vai ficar bloqueado por no mínimo 58 dias no sentido centro-bairro na Avenida Padre Cacique. Será preciso fechar a avenida 15 dias antes da Copa para a colocação de toda a estrutura e 10 dias depois da Copa para a retirada das instalações. Tivemos que reorganizar todo o sistema e estamos planejando implantar a linha BRT na Zona Sul entre os meses de julho e agosto do ano que vem”, disse Cappellari ao G1.

O presidente da EPTC explicou que as linhas que passam pela Avenida Padre Cacique utilizarão a Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) para ir até o Centro. Serão colocadas também linhas especiais do Aeroporto Salgado Filho até o terminal que será construído no Viaduto Dom Pedro I (na esquina da Rua José de Alencar com a Avenida Padre Cacique).

“Porto Alegre é a sede onde as pessoas irão desembarcar mais perto do estádio. No terminal que será construído no Viaduto Dom Pedro I também desembarcarão pessoas que vêm dos estacionamentos conveniados. Como a PUC, por exemplo. As pessoas poderão deixar o carro estacionado na PUC e pegar uma linha que o levará até praticamente a porta do estádio”, acrescenta Cappellari.
A secretaria municipal de Obras e Viação de Porto Alegre, responsável pela fiscalização das obras executadas pelas empresas que constroem os corredores de ônibus para o sistema BRT (Bus Rapid Transit), divulgou um balanço parcial sobre a situação das três frentes de trabalho.  Dos três corredores previstos na Matriz de Responsabilidades da Copa, o da avenida Bento Gonçalves está mais avançado, com 85% da obra concluída. Confira o detalhamento:

BRT João Pessoa

Trecho: entre a avenida Bento Gonçalves e a rua Desembargador André da Rocha.
Comprimento: 3.346 metros.
Largura: duas faixas de 3,50 metros (corredor de ônibus).
Trecho atual: avenida João Pessoa, entre a Venâncio Aires e a rua Otávio Correa; avenida Azenha, entre a Praça Piratini e Prof. Freitas e Castro, rua Vicente da Fontoura e rua Domingos Crescêncio; rua Freitas e Castro até a Praça Piratini.
Investimento: R$ 5.310.565,27.
Início: 28 de Setembro de 2012.
Previsão de conclusão: 12 meses.
Empreiteira: Consórcio Giovanella e Construtora Brasília-Guaíba.
Percentual atual de execução da obra: 35%.

BRT Protásio Alves

Trecho: rua Saturnino de Brito até a rua Sarmento Leite.
Comprimento: 6.850 metros.
Largura: duas faixas de 3,50 metros (Corredor de ônibus).
Trecho atual: São Manoel e Ramiro Barcelos; Ramiro Barcelos e João Telles; João Telles e Garibaldi e Garibaldi a Paulo Gama.
Investimento: R$ 15.240.010,67.
Início: 12 de Março de 2012.
Previsão de conclusão: 18 meses.
Empreiteira: Consórcio Contepa (Conpasul e Sultepa)
Percentual atual de execução da obra: 65%.

BRT Bento Gonçalves

Trecho: avenidas Antonio de Carvalho e Princesa Isabel.
Comprimento: 5.955 metros.
Largura: duas faixas de 3,50 metros (corredor de ônibus).
Trecho atual: Estação Sanatório, Evangelina Porto e Juarez Távora, Barão do Amazonas e Paulino Azurenha, Portuguesa e Barão do Amazonas, Verissimo Rosa e Paissandu, Gonçalves Ledo e Luiz de Camões, Princesa Isabel e Domingos Crescêncio, Domingos Crescêncio e Vicente da Fontoura, Vicente da Fontoura e Teixeira de Freitas.
Investimento: R$ 13.976.983,83.
Início: 14 de Março de 2012.
Prazo: 18 meses.
Empreiteira: Consórcio Contepa (Conpasul e Sultepa)
Percentual atual de execução da obra: 85%.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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CET começa a multar invasão de faixa de ônibus na avenida Paulista

sábado, 27 de julho de 2013

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a multar nesta segunda-feira carros que invadirem as faixas exclusivas de ônibus nos horários de proibição. O trecho, implantado no início do mês, fica entre a praça Oswaldo Cruz e a rua Augusta, em ambos os sentidos, e funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h.

Também começa a ser fiscalizada a faixa exclusiva da Doutor Arnaldo, entre a rua Galeno de Almeida e 175 metros após a rua Teodoro São Paulo, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.


Durante as primeiras semanas, a CET não multou os motoristas, mas, a partir de hoje, quem for flagrado invadindo o trecho proibido será multado em R$ 53 e perderá três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Novas faixas
Também nesta segunda, a CET implanta duas novas faixas exclusivas na capital paulista. De acordo com a companhia, os ônibus que circulam pelas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto, na Lapa (zona oeste), e Ibitirama, na Vila Prudente (zona leste) poderão utilizar as faixas a partir de hoje.

Na rua Brigadeiro Gavião Peixoto, a faixa exclusiva à direita será implantada ao longo de 500 metros de extensão no sentido centro, entre a rua Barão da Passagem e a avenida Mercedes, se conectando com a faixa exclusiva já existente a partir desta avenida. No trecho  já existente nas ruas Brigadeiro Gavião Peixoto e Barão de Jundiaí, entre a avenida Mercedes e a rua Domingos Rodrigues, também será alterado o horário de funcionamento. A exclusividade será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira.

Já na rua Ibitirama, a faixa exclusiva à direita será implantada no sentido centro,  entre a rua José dos Reis e a avenida professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo. A faixa será operada de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas.

Informações: Portal Terra
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São Paulo pode ter transporte público 24 horas em 2014

Uma das principais reivindicações dos paulistanos pode estar prestes a virar realidade: nesta quinta-feira (18), decreto publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo promete a implantação de um projeto piloto, em 2014, que permita o funcionamento do transporte público municipal durante 24 horas. 

A prefeitura, no entanto, ainda não detalhou como a medida funcionará. Uma das ideias é a criação de percursos de ônibus que façam o mesmo trajeto das linhas de metrô entre meia-noite e 4h40, quando o transporte metroviária não funciona na capital. 

O decreto estabelece ainda outras 99 metas para diversas áreas da administração municipal. Ainda no setor de transportes, a prefeitura promete mais 340 km de vias cicláveis - entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas - em 2014 e 44,2 km de faixas exclusivas para ônibus, como as que já existem nas Marginais do Tietê e do Pinheiros e na Avenida Paulista. 

Ampliar a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida também é uma promessa do governo, que em 2014 quer deixar 80% da frota de ônibus acessível - o que implica na substituição de cerca de 2.500 veículos que estão hoje em circulação. 

Já na área de meio ambiente, as metas da prefeitura têm prazo mais longo. O governo quer criar um programa de incentivos fiscais para carros elétricos e prédios verdes, mas em 2014 pretende, apenas, iniciar estudos preliminares a respeito do assunto. 

Outras metas são readequar 34 parques e unidades de conservação da capital - porém não há prazo para que isso aconteça - e ampliar a coleta seletiva municipal para os 21 distritos que ainda não são atendidos - mas, apenas, oito deles devem ser agraciados com a medida em 2014. 

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Região Metropolitana de Porto Alegre pode ter bilhetagem única

Um projeto piloto de bilhetagem única para o transporte da região Metropolitana deve ser implantado no ano que vem. O anúncio foi feito nessa terça-feira, em Porto Alegre, durante a Oficina Sistema Integrado de Transporte - Bilhete Único, evento promovido pela Metroplan e Secretaria de Obras Públicas Irrigação e Desenvolvimento Urbano. Na ocasião, foi apresentado o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana, que busca a integração do transporte público da região, que compreende cerca de 4 milhões de habitantes.

"Em 11 meses será implantado projeto piloto de bilhetagem única, junto com a Copa do Mundo", disse o presidente do Conselho Deliberativo Metropolitano e prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Segundo ele, provavelmente será uma integração utilizando o eixo do trem. O secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, ressaltou que, hoje, o eixo Norte é o que se apresenta com mais possibilidade para iniciar a implantação, já que conta com todos os modais implantados.
O projeto contempla a bilhetagem eletrônica com uso de cartão. O sistema de tarifação será dividido em 13 bacias (referente aos municípios), em função das distâncias médias entre elas e valor para deslocamento dentro de cada uma, além de integração multimodal sem acréscimo tarifário. A interoperabilidade permitirá o uso do mesmo cartão em todo o trajeto. Além da união tarifária, será necessário integrar a rede estrutural intermodal, de intervenções urbanísticas-ambiental, de controle e informação ao usuário, de financiamento, e institucional, que prevê formar o Consórcio Metropolitano de Transporte. "A maior barreira é institucional, criar um consórcio de gestores para fazer a integração plena, operacional e tarifária entre municípios e sistema metropolitano", disse o diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

A implantação do plano deve ser concluído em 2033. O metrô de Porto Alegre terá importante papel no plano, constituindo eixo de orientação e assegurando conexão entre os corredores de transporte e ligação entre 32 bairros. Porém, os prazos para a obra ainda são incertos. "Estão sendo revistos custos. Tanto o governador quanto o prefeito de Porto Alegre estão trabalhando junto ao governo federal", assegurou Escher.

Informações: Correio do Povo
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Os futuros novos ônibus de Recife já com licitação em andamento

sexta-feira, 26 de julho de 2013


Por até R$ 135 milhões, o governo de Pernambuco está disposto a comprar 180 ônibus BRTs para os Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, aposta para a mobilidade da Região Metropolitana do Recife da RMR, que são objetos do primeiro lote das licitações dos novos operadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros, aberta dia 27 pelo Consórcio Grande Recife.

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O edital de Pregão Eletrônico (Nº 030/2013) com as exigências foi publicado na terça-feira (9/7) com prazo de apresentação de propostas para o dia 23. Pelo edital, a Secretaria de Administração se dispõe a comprar os 180 veículos num lote único divididos em dois itens. Um de 92 ônibus (que devem ser utilizados para o corredor Norte-Sul) ao preço de até R$ 69 milhões e outro de 88 veículos (para o corredor Leste-Oeste) ao preço de até R$ 66 milhões.
Com a circulação desses futuros ônibus, os usuários do sistema de transporte coletivo de Recife e região metropolitana terão mais conforto, qualidade e segurança, com deslocamentos mais rápidos em veículos com maior capacidade de passageiros e que dispõem da mais completa tecnologia.
Os corredores terão um investimento de R$ 940 milhões, sendo R$ 180 milhões para o Leste-Oeste, que vai da Praça do Derby até a Estação Cosme e Damião, em São Lourenço da Mata (Cidade da Copa), R$ 280 milhões para o Norte-Sul, que sairá de Igarassu até o Recife, e R$ 480 milhões para a BR-101, que será requalificada e terá um corredor exclusivo de ônibus.
A escolha do modal para os corredores é um assunto polêmico, inclusive para o meio técnico. Alguns especialistas apontam o BRT (Bus Rapid Transit) como o sistema mais adequado para o Recife, e ele já consta inclusive na Matriz de Responsabilidades.

Meu Transporte/Clayton Leal

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