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Recife terá ônibus híbrido para transporte de passageiros na Copa

terça-feira, 11 de junho de 2013

A Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e a Mercedes-Benz apresentaram um modelo de ônibus híbrido que transportará passageiros durante a Copa das Confederações no Recife. O veículo é o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no País e utiliza dois motores. Um, a diesel, funciona apenas como gerador de energia para as baterias, desenvolvidas pela fabricante pernambucana Moura. O segundo motor é elétrico e é responsável pela movimentação do veículo.

Com a união das duas tecnologias, a poluição foi reduzida em até 95% e o consumo de diesel reduzido em 20% de acordo com a Eletra. O ônibus híbrido estará à disposição da Prefeitura do Recife para transportar passageiros até a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, até o próximo dia 23 de junho.

Informações: JC Online

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BRT Transbrasil tem licitação marcada para o dia 13 de junho

A única linha de BRT no Rio de Janeiro sem obras está com a licitação marcada. No próximo dia 13, ocorrerá o processo licitatório do corredor expresso Transbrasil. A etapa será dividida em dois lotes: o primeiro entre o Aeroporto Santos Dumont e a ligação do BRT Transcarioca na Ilha do Governador; e o segundo da Ilha do Governador até o bairro Deodoro. As obras estão estimadas em R$ 785,5 milhões e R$ 685,6 milhões, respectivamente. 

A Transbrasil contará com ônibus articulados e biarticulados ao longo da Avenida Brasil, desde Deodoro até o Aeroporto Santos Dumont, passando também pelas avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho. O serviço vai conectar as zonas oeste e rorte, além do centro da cidade. 

A implantação do sistema será iniciada ainda neste ano, com prazo de conclusão de 30 meses. O corredor terá 32 quilômetros, com expectativa de atender cerca de 900 mil passageiros por dia, sendo o BRT que provavelmente terá maior demanda entre todos já projetados e implantados no mundo. O projeto terá R$ 1,097 bilhão financiado pelo Governo Federal, por meio do PAC da Mobilidade Urbana. A prefeitura entrará com o restante do valor.

Em seu traçado estão previstas melhorias na pavimentação e urbanização das vias e reestruturação da rede de drenagem. Além da construção de 30 mil metros quadrados de pontes e viadutos, alargamento de pistas importantes, como a Avenida Brasil, e a construção de um mergulhão de acesso ao Aeroporto Santos Dumont.

A Transbrasil será conectada a corredores de elevadíssima demanda, como as rodovias federais BR-116 (Rio - São Paulo) e BR-040 (Rio - Juiz de Fora). Além de integração com o metrô e trem, o serviço terá ainda conexões com os corredores Transcarioca (Barra da Tijuca/ Aeroporto Internacional) e Transolímpica (Barra da Tijuca/ Deodoro), ambos com obras já execução. 

O corredor Transcarioca terá 39 quilômetros de extensão, com um investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, dividido entre o Governo Federal e Prefeitura do Rio, com prazo de conclusão para dezembro de 2013. Já a Transolímpica vai custar R$ 1,55 bilhão, financiado em parceria com a iniciativa privada através de concessão, que dará o direito de construção, manutenção e operação por 35 anos. Com 23 quilômetros de extensão, o corredor vai ligar os bairros do Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, passando por Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A previsão é que as obras fiquem prontas até o final de 2015.

Dos quatro projetos de corredores expressos, o único já em funcionamento é o BRT Transoeste. Completando nesse mês um ano de operação, o serviço liga de forma ágil os bairros da Barra da Tijuca e Santa Cruz, com expansão ao bairro de Paciência, transportando cerca de 120 mil passageiros por dia. O município já investiu R$ 900 milhões na construção da Transoeste e ainda neste semestre entregará à população a ampliação até o bairro de Campo Grande.

A Secretaria Municipal de Obras anunciou para o dia 28 de junho a concorrência do processo de licitação para a construção do lote 0 do BRT Transoeste, estimada em R$ 94,9 milhões, a ser implantado entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. O trecho de seis quilômetros integrará o corredor expresso à Linha 4 do metrô, que está sendo construída pelo Governo do Estado no mesmo bairro. 

Transcarioca, Transoeste, Transolímpica e Transbrasil fecham um anel viário de 155 quilômetros de alta performance na cidade, que ficará totalmente interligada. O sistema proporciona uma mobilidade mais inteligente e sustentável para a população carioca. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, as obras são fundamentais na preparação da cidade para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016, e um importante legado para o Rio. 

Obras do Metrô 
Enquanto isso, as obras da Linha 4 do Metrô seguem em curso. No momento, 100% de escavações foram executadas em São Conrado. O novo trecho ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, com estimativa de transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade pagando uma única tarifa e sem baldeação.
crédito: Marcelo Horn/Divulgação
Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, construídos desde junho de 2010. A operação da nova linha deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. As perfurações pela Barra da Tijuca já contam com mais de 4,7 mil metros de túneis escavados em direção a Gávea.

Em São Conrado, as escavações atingiram 100%, sendo agora iniciadas as escavações dos acessos à estação. Na Gávea, foi concluída a instalação do canteiro no campo de futebol da PUC, de onde está sendo escavado um túnel de serviço que dará acesso ao túnel de via, por onde passarão os trens, sentido estações Gávea e São Conrado. Ao final das obras, o túnel de serviço será utilizado para ventilação e saída de emergência.

Na Praça Antero de Quental, no Leblon, é realizado o serviço de Jet Grouting, técnica de impermeabilização do solo. O mesmo trabalho está em execução no Jardim de Alah, que conta ainda com a instalação de estacas raiz, que servem como cortinas de proteção aos prédios do entorno. Na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, além do Jet Grouting, os operários trabalham na construção das paredes diafragma (paredes da estação). 

Já no subsolo ao lado da Estação General Osório, também em Ipanema, ocorre atualmente a preparação do túnel onde a máquina de perfuração chamada Tatuzão será montada. O Tatuzão partirá em direção à Gávea, a partir de outubro. No local, a máquina será montada, para começar a escavar os túneis de Ipanema até a Gávea. A montagem está prevista para começar em junho. E na Leopoldina, está sendo construída a fábrica de aduelas, que são anéis de concreto que formarão os túneis do metrô entre Ipanema e Gávea.

Estima-se que o trajeto Barra–General Osório será feito em 13 minutos, e o Barra–Tijuca, em 50 minutos. O valor do empreendimento é de 8,5 bilhões, sendo R$ 7,5 bilhão do Estado e R$ 1 bilhão por meio de consórcio.

Informações: Portal 2014

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Tarifa de ônibus em Maceió podem subir para R$ 2,85

O desembargador James Magalhães de Medeiros, presidente da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), realiza, amanhã, uma audiência de conciliação entre a Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas (Transpal), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), além do Ministério Público Estadual (MPE) e representantes do município de Maceió.

O objetivo é discutir a tarifa do transporte público coletivo, questionada pela Transpal que requereu, por meio de um agravo de instrumento, o reajuste para o valor de R$ 2,85 – hoje fixada em R$ 2,30.


O relator do agravo de instrumento justificou a convocação devido à relevância da matéria em discussão, inclusive pela necessidade de atuação conjunta de diversos setores públicos e privados. A audiência acontece às nove horas, no primeiro andar do edifício-sede do TJ/AL, no Centro da capital.

Impasse
Desde o início do ano, a Transpal tenta, na Justiça, aumentar a passagem de ônibus em Maceió para R$ 2,85. A entidade alega que o valor de R$ 2,30 já não cobre os custos do transporte e deixa as empresas com prejuízos.

O pedido de aumento da tarifa já foi negado pelo TJ e a Transpal chegou a sugerir outro valor, intermediário, de R$ 2,50, que também foi negado.A passagem cobrada atualmente foi definida ano passado, após um imbróglio judicial, com várias decisões contraditórias. O valor foi ajustado para R$ 2,30 e voltou para R$ 2,10 algumas vezes antes de ficar definido em R$ 2,30.

Isso se deu porque a Prefeitura de Maceió estava com a licitação do transporte público urbano em andamento e definiu que o valor da passagem só deveria ser alterado após a conclusão do processo.

A licitação acabou sendo suspensa e o novo edital ainda não foi finalizado. Com isso, uma decisão judicial definiu que as empresas de ônibus não deveriam ficar mais tempo sem o reajuste. A decisão foi baseada no artigo 70 da Lei nº 9.069/95, que possibilita e determina o reajustamento anual da tarifa.

Menos de um ano depois, a Transpal e a SMTT irão discutir se a passagem permanece em R$ 2,30 ou se sobe para R$ 2,85.

Informações: Tribuna Hoje
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Termina a greve de ônibus na Grande Florianópolis

O sindicato dos motoristas e cobradores (Sintraturb) recuou e decidiu terminar a greve do transporte coletivo na noite desta terça-feira. A decisão foi tomada porque os trabalhadores não desejam que o índice de reajuste salarial seja definido pela Justiça do Trabalho no dissídio marcado para quinta-feira.

O motivo é que se o caso fosse para a avaliação dos desembargadores os motoristas e cobradores receberiam menos que o oferecido pelo sindicato dos empresários (Setuf), a reposição de 7,16% referente ao INPC mais ganho real de 2,63%. Os ônibus voltam a circular a zero hora de quarta-feira.

A decisão ocorreu em assembleia que iniciou às 19h desta terça-feira entre os trabalhadores. De acordo com a presidência do sindicato, os grevistas estariam "dando um passo atrás para dar dois a frente em breve". Os motoristas e cobradores continuam em estado de greve e buscam uma nova estratégia para continuar a negociação. Eles também buscam uma ampla campanha de conscientização da população para que seja entedido quem são os "verdadeiros vilões".

Ainda assim, os trabalhadores devem receber a multa pelos dois dias sem manter a frota mínima de ônibus em circulação, de R$200 mil.

Informações: Diário Catarinense

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Trecho de 12,7 km da Marginal Tietê terá faixa exclusiva para ônibus

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) devem implantar, nas próximas semanas, uma faixa exclusiva de ônibus na Marginal Tietê. A nova faixa terá uma extensão total de 12,7 quilômetros entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva, sendo 5 quilômetros no sentido Castello Branco e 7,7 quilômetros em direção à rodovia Ayrton Senna.

A ativação está em fase de sinalização e está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, a partir da redução dos tempos de viagens de ônibus, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.


A faixa será implantada à direita da pista local da Marginal Tietê (nas avenidas Morvan Dias de Figueiredo e Condessa Elizabeth de Robiano, que constituem a pista local da marginal, respectivamente, nos sentidos Castello Branco e Ayrton Senna), mantendo-se as outras faixas de rolamento da via liberadas para o tráfego geral.

A exclusividade dos ônibus na nova faixa valerá de segunda à sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao centro (sentido Castello Branco). No pico da tarde, das 17h às 20h, a faixa exclusiva para os ônibus vai operar em direção ao Bairro (sentido Ayrton Senna). Para sinalizar a faixa exclusiva de ônibus na Marginal Tietê, serão utilizadas 236 placas de regulamentação e advertência e pintados 2.676 metros quadrados de sinalização horizontal.

Pela Marginal Tietê, no trecho entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva, circulam 30 linhas de ônibus municipais (sendo 17 linhas no sentido Castello Branco e 13 linhas no sentido oposto, Ayrton Senna), transportando 211 mil passageiros por dia (sendo 113 mil no sentido Castello Branco e 98 mil no sentido Ayrton Senna).

Mudanças
A alça da ponte das Bandeiras, no sentido Castello Branco da Marginal Tietê para a avenida Santos Dumont, será operacionalizada exclusivamente para acesso dos ônibus no período das 6h ao meio dia. Nos demais horários, a alça estará aberta para o tráfego geral (veja mapa acima).

A faixa exclusiva terá início na altura da rua Francisco Fanganiello (cerca de 300 metros após a ponte Aricanduva), sendo interrompida na proximidade com a rua Carlos J. Michelon (perto da ponte do Tatuapé) devido às entradas e saídas das pontes do Tatuapé e Jânio Quadros, bem como à chegada da rodovia Presidente Dutra. Este trecho tem 2,3 quilômetros. Mais adiante, a faixa é retomada por mais 2,7 quilômetros, reiniciando-se 200 metros antes da rua Carmine Gaeta (750 metros depois da ponte Jânio Quadros) e prosseguindo até a ponte Cruzeiro do Sul.

Restrição a caminhões causa maior lentidão nas marginais
Estudo feito pela CET nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros mostram que, apesar da redução à circulação de caminhões implantadas nas duas vias ter contribuído para a readequação dos caminhões no sistema viário paulistano, o impacto na redução da lentidão não foi significativo. Pelo contrário: segundo a CET, a lentidão nas marginais Tietê e Pinheiros no horário de pico das 17h às 20h subiu 32% e 26%, respectivamente, nos 14 meses posteriores à introdução da medida, em comparação aos 14 meses anteriores. Em toda a cidade, os índices de lentidão subiram 17% no mesmo período. A justificativa, de acordo com a companhia, é o fato de que, nos horários de restrição, as marginais acabaram sendo ocupadas por uma demanda maior de veículos de pequeno porte e, com isso, o espaço voltou a apresentar saturação.

Informações: Portal Terra
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Metroviários do Recife decretam greve a partir de sexta

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindimetro-PE) aprovou, na noite desta segunda-feira, uma paralisação por tempo indeterminado. Entretanto, o metrô do Recife continua funcionando normalmente até a próxima quinta-feira (13), quando os funcionários se reúnem novamente em assembleia, às 18h, para decidir se param efetivamente de trabalhar a partir da sexta-feira (14).

A paralisação, justamente no final de semana em que começa a Copa das Confederações, vai depender das negociações dos servidores com a Companhia Brasileira de Transporte Urbano (CBTU), que começam nesta terça-feira (11).
Uma equipe deverá embarcar para Brasília a fim de dialogar com o Ministério do Planejamento. Os metroviários exigem reajuste salarial de 6,5%, revisão do plano de saúde, melhorias no sistema, adicional noturno e periculosidade, além de concurso público, pois o último realizado foi em 2005.

"Temos um déficit de mais de 100 maquinistas. No horário de pico, estamos trabalhando com sobrecarga", afirmou o diretor de Comunicação do Sindimetro, Levi Arruda. De acordo com ele, o movimento acontece em nível nacional. "Os sindicatos de outros estados também estão negociando. Tudo indica que a paralisação será em todo o País.

Ainda segundo Levi Arruda, no Recife, cerca de 1,5 mil funcionários, sendo 200 maquinistas, deverão parar as atividades, caso a greve seja deflagrada.

Proposta - A CBTU oferece duas opções aos metroviários: ou reajuste de 2,02% e manutenção da hora extra em 100% ou aumento de 4,7% e redução do valor da hora extra para 50%. Além disso, a empresa sugeriu um plano de demissão voluntária para os funcionários que já se aposentaram mas continuam trabalhando.

Informações: Diário de Pernambuco

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