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Greve de ônibus em Jundiaí deixa trânsito caótico

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Trânsito caótico, terminais e pontos de ônibus vazios, Centro com o comércio prejudicado e indústrias com significativos atrasos na entrada dos funcionários. Quem dependeu de táxi,  precisou esperar muito - um teste de paciência. O que se via era gente indo a pé para o trabalho ou escola. Esse foi o retrato de ontem em Jundiaí, quando o cotidiano foi totalmente modificado pela greve dos motoristas e cobradores de ônibus. O pior: hoje  continua.

O primeiro dia de greve de um serviço que transporta cerca de 130 mil passageiros ao dia   não teve respeitada decisão da Justiça de que metade da frota circulasse. Foram 48 os ônibus nas ruas, pouco para uma cidade do porte de Jundiaí.   

Os funcionários das empresas Viação Leme, Jundiaiense e Três Irmãos rejeitaram a proposta apresentada no fim do dia ao Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Jundiaí e Região. As empresas ofereceram um reajuste de 9,5% - meio por cento a mais do que na última proposta, R$ 480 de participação nos lucros  e R$ 12 de vale-refeição.  
“Para eles é tudo ou nada agora, não estão preocupados se serão demitidos ou não”, garantiu  o presidente do sindicato, Laurindo Lopes. “E se me chamarem para negociar meio por cento outra vez, eu não vou não”, emendou.

Informações: Rede Bom Dia

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Grande Recife disponibiliza linha especial para jogo Náutico X Sporting (Portugal) na Arena da Copa

Com um público esperado de 30 mil pessoas, a Arena da Copa recebe nesta quarta-feira (22) o jogo entre Náutico X Sporting (Portugal) a ser realizado às 20h. Para aqueles que forem participar do evento, o Grande Recife Consórcio de Transporte disponibilizará duas linhas especiais que levarão os torcedores do TI Cosme e Damião e do estacionamento Parqtel até a Arena. As linhas 046 – PARQTEL/ARENA e 047 – COSME E DAMIÃO/ARENA entrarão em funcionamento a partir das 16h e irão operar até duas horas após o jogo. 

A linha 046 – PARQTEL/ARENA contará com uma frota de 25 veículos que partirão a cada cinco minutos em direção à Arena e de volta ao estacionamento, em comboios de três ônibus. A linha 047 – COSME E DAMIÃO/ARENA contará com 50 veículos na viagem de ida e 60 veículos na viagem de volta, com intervalos de três minutos, que partirão em comboios de cinco ônibus. 


Os torcedores que desejarem seguir de carro até o Parqtel pagarão uma taxa de R$ 40 pelo ticket do estacionamento, que deve ser adquirido antecipadamente na sede do Náutico, no Café São Braz do Shopping Paço Alfândega e da Rua Maria Carolina (Boa Viagem), no edifício garagem do Hospital Português e nas concessionárias da Fiat Italiana na Imbiribeira e na Caxangá. Os torcedores contam, ainda, com a possibilidade de deixar o carro em outros terminais e seguir de metrô até o Terminal Integrado Cosme e Damião. 

Para efetuar as viagens de ida e volta ao estádio, os torcedores receberão uma pulseira colorida para que possam garantir a gratuidade do retorno. As pulseiras serão distribuídas no momento do embarque e os torcedores devem mantê-las no pulso até a hora de voltar. 

O Grande Recife lembra aos passageiros que não é indicado permanecer na Arena por muito tempo após o jogo, já que os Terminais Integrados encerram suas atividades a meia-noite.

Blog Meu Transporte
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Ônibus de Santos-SP não aceitarão mais dinheiro a partir de quinta-feira

A partir desta quinta-feira (23), os motoristas dos ônibus municipais de Santos (SP) não aceitarão mais o pagamento das passagens com dinheiro. Os profissionais, que até agora exerciam a dupla função, de motoristas e cobradores, e que eram alvo de assaltos, sobretudo à noite, agora só se preocuparão com o volante e o atendimento aos passageiros.

A medida, que deveria ter sido adotada há um mês, por determinação da prefeitura, foi adiada para que a Viação Piracicabana, concessionária do transporte municipal, dotasse a cidade com um número suficiente de postos para atender todos os munícipes com o cartão-transporte.

De acordo com a administração municipal, a concessionária foi punida com uma multa de R$ 14,5 mil por não ter cumprido o prazo de instalar os postos até abril. É que a medida foi anunciada em janeiro, com um prazo de três meses para a tomada de todas as providências necessárias. Mas agora a empresa anunciou a instalação de 261 postos, dos quais 31 em condições de atender 24 horas. Os cartões podem ser recarregados em 35 bairros santistas.

Além do cartão-transporte, a empresa tornou disponíveis cartões múltiplos, com duas, quatro e até dez viagens. A Viação Piracicabana conta com oito lojas próprias e 215 pontos de venda terceirizados, em bancos, lanchonetes, farmácias, bancas de jornal, entre outros. No portal da empresa, os usuários dos ônibus também podem obter o cartão e fazer a recarga, o que não ocorria em abril.

Novos ônibus

Junto com a determinação de funcionamento do cartão-transporte, o Poder Executivo municipal anuncia para esta quinta-feira a entrega de novos ônibus em circulação, com benefícios como ar-condicionado e wi-fi. Vinte e seis veículos já estão disponíveis na garagem da empresa.

Desse primeiro montante, seis deles contam com degraus rebaixados, a fim de facilitar a entrada e saída de passageiros com dificuldade de locomoção, como os idosos. As linhas beneficiadas ainda não foram anunciadas. Mas, de acordo com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), à medida em que os novos equipamentos forem avaliados pela população, novos veículos serão colocados em circulação.

Informações: Estadão

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Em Salvador, Rodoviários tentam acordo para evitar greve de ônibus

Os rodoviários encerraram no início da noite desta terça-feira (21) mais uma reunião de negociação com os empresários na tentativa de chegar a um acordo que evite uma paralisação da categoria, na Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário da Bahia (Abemtro). Como na reunião da manhã, no entanto, o impasse continuou. 

"Infelizmente os empresários nos empurram para uma mobilização, uma greve, uma grande greve", diz o diretor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota. "São 9 rodadas de negociações, quase 2 meses de conversas, e não vemos avanço", diz o rodoviário. "A categoria está apreensiva".


Segundo Mota, os rodoviários querem manter as negociações abertas e já existe uma nova rodada com os empresários marcada para o dia 28, mas a falta de avanço preocupa. "A saída é negociar, mas eles não estão querendo diálogo", diz.

Os rodoviários pedem um aumento salarial de 15%, além de ticket alimentação de R$ 15 trinta dias por mês e nas férias, assistência médica e odontológica para titulares e dependentes, gratificação de Carnaval, fim da cobrança de avarias, das terceirizações e da dupla função, além de redução da jornada para 6h sem redução de salário. Por outro lado, os empresários oferecem reajuste de 3,21%.

Outras reivindicações incluem o cumprimento da jornada diária de trabalho de 8h com 1h de descanso, como determina a lei. "Em alguns bairros não tem como deixar o ônibus parado por essa hora. Mas vamos obrigar os empresários a cumprir a lei, nem que para isso precise causar uma revolução nessa cidade". diz Mota. Os rodoviários também são contra a contratação de funcionários para cobrir folgas em esquema freelance e o banco de horas para que recebam folgas, e não o dinheiro extra, no fim do mês.

"Acho que essa é a primeira vez que ficamos dois meses negociando sem avanços. Estão esperando virar o balde para querer negociar. Os rodoviários pedem ao secretário de transportes que sente na mesa", acrescenta Mota.

Asssembleias
Os rodoviários têm duas assembleias marcadas para esta quarta-feira. Uma às 9h e outra às 15h. Segundo Mota, a categoria não deve entrar em greve amanhã, "até por conta da questão da legalidade", mas pretende "chamar os trabalhadores para fazer uma movimentação na cidade".

O gerente de relações sindicais do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), Jorge Castro, acredita que as negociações chegarão a um ponto comum sem a necessidade de greve. "Mostramos alguns pontos que consideramos que são negociáveis, e agora vamos tentar trabalhar juntos para chegar a um denominador comum", conta Castro. "Os pontos de entrave deles é a jornada do trabalho e o salário", acrescenta, dizendo que os empresários estão buscando um consenso. 

Na última quinta-feira (16), os rodoviários fizeram reuniões nas portas de garagem e atrasaram as saídas dos ônibus em até 3 horas pela manhã. Quem saiu cedo de casa na manhã desta quinta-feira (16) para trabalhar foi pego de surpresa. Os pontos de ônibus estavam lotados e os poucos coletivos que passavam, nem paravam por conta da lotação. O motivo é que os rodoviários de dez, das 18 empresas, resolveram parar as atividades até as 8h.

Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador) as empresas que ficaram paradas foram a BTU, ODM e Ondina, Rio Vermelho, União, Transol, Capital, Ilha Tropical, Central e Verdemar.

Além das estações de transbordo e dos finais de linha, a maior parte de passageiros à espera dos ônibus ficou concentrada nas regiões de São Cristóvão, Iguatemi, avenida Paralela e Pirajá/São Caetano.

Informações: Correio 24 Horas
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Em Goiânia, Tarifa do transporte coletivo sobe para R$ 3,00

Mesmo com manifestações contra, a tarifa do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana passará a custar R$ 3 a partir desta quarta-feira (22/5).

A informação é da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (21), durante reunião da da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), realizada na Secretaria Metropolitana, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O reajuste é de 11%.

Manifestações
Desde que começaram os rumores de um possível aumento, várias pessoas, sendo a maioria estudantes, passaram a fazer protestos na capital contra o reajuste. O último, realizado nesta tarde, reuniu mais de 200 pessoas em frente ao Palácio Pedro Ludovico e deixou o trânsito na região da Praça Cívica totalmente congestionado.


A reunião para definir a nova tarifa contou com a presença de representantes da Prefeitura de Goiânia, da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana e da Prefeitura de Senador Canedo, que representou as cidades da Região Metropolitana.

O último aumento na tarifa do transporte foi registrada há um ano. No dia 20 de maio de 2012, a passagem que custava R$ 2,50 sofreu reajuste de 8% e passou a custar R$ 2,75.

Desoneração da passagem
Durante a reunião, o prefeito Paulo Garcia propôs desoneração da passagem de ônibus do transporte coletivo para a população mais pobre da Região Metropolitana de Goiânia. Ele determinou que seja feito, de imediato, um estudo para que essa desoneração seja colocada em prática.

De acordo com ele, conforme consta em nota da Prefeitura de Goiânia, a opulação menos favorecida, que representa aproximadamente 34% dos moradores da grande Goiânia, é quem paga mais caro pela passagem.

Ainda segundo o prefeito, os trabalhadores recebem subsídios das empresas através do vale transporte, estudantes e idosos possuem o benefício da meia passagem e as pessoas que não têm emprego formal acabem pagando o valor integral.

Por Adriana Marinelli
Informações: A Redação
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Funcionários do transporte coletivo de Blumenau passam por treinamento

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Blumenau passarão por treinamento do Consórcio SIGA para que saibam como manusear os elevadores dos ônibus adaptados. Os treinamentos foram solicitados pelo Seterb e ocorrerão no Terminal Proeb e no Terminal Garcia, nesta terça (21) e quarta-feira (22). 

No Terminal Proeb, o treinamento acontece nesta terça-feira (21), na plataforma da linha 25 de Agosto, das 8h às 17h. Já no Terminal Garcia, as orientações acontecerão na quarta-feira (22), na plataforma da linha Belo Horizonte, das 8h às 12h. Fiscais estarão nos locais acompanhando os trabalhos.

O treinamento aos funcionários atende ao pedido enviado através de ofício pelo presidente do Seterb, Sérgio Chisté, no dia 25 de abril. No documento, Chisté determinou não só o treinamento, como também a revisão preventiva e corretiva em todos os elevadores dos ônibus adaptados do transporte coletivo, tudo num prazo máximo de 30 dias.

Por Bruna Neto
Informações: ND Online

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