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Grande Recife Consórcio de Transporte planeja Plano B para o BRT

quarta-feira, 8 de maio de 2013

A operação dos corredores de tráfego Norte/Sul e Leste/Oeste do sistema BRT (Bus Rapid Transit), sigla inglesa para transporte rápido por ônibus, pode começar em março de 2014, com menos da metade da frota.

O Grande Recife Consórcio de Transporte está trabalhando com um plano B para colocar em prática se o processo de licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana não for concluído até agosto. São necessários seis meses para que os veículos no modelo BRT sejam entregues pelo fabricante. O governo trabalha com a possibilidade de os coletivos serem encomendados até setembro, para iniciar o sistema em março.

Dos 180 ônibus previstos para os dois corredores, incluindo os 5% de reserva, deverão ser compradas, inicialmente, 40 unidades  para os dois corredores. Com uma frota menor, a ideia é iniciar a operação com um terminal de integração, dos quatro que cada um dos corredores terá. “Vamos iniciar em março no Norte/Sul, com o Pelópidas da Silveira, e no Leste/Oeste, com o terminal da 3ª Perimetral. A cada mês, um terminal entra em operação por corredor. Nosso cronograma é que em maio de 2014 o sistema esteja operando com toda sua capacidade”, informou o presidente do Grande Recife Consórcio, Nelson Menezes.

Segundo ele, enquanto o sistema não for concluído, os outros terminais vão operar com os ônibus convencionais no trânsito misto. No caso do Norte/Sul, haverá possibilidade dos ônibus utilizarem o corredor exclusivo até chegar ao terminal da PE-15. “É mais fácil instalar paradas convencionais na PE-15, mas não na Caxangá, explicou.


A missão da compra dos ônibus ficará com as empresas que atualmente circulam nos dois corredores. No Norte/Sul estão as empresas Itamaracá e Cidade Alta e no Leste/Oeste as empresas Rodoviária Metropolitana e CRT. Essas duas últimas informaram por meio de assessoria, que vão aguardar o edital de licitação.

Cada ônibus está orçado em cerca de R$ 800 mil. De acordo com o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes, os empresários que hoje exploram as linhas de ônibus nos dois corredores deverão realizar a compra dos coletivos, mesmo que a licitação não esteja concluída. “Caso as empresas que comprarem os ônibus não vençam a licitação, o edital vai prever o repasse para as que vencerem”, afirmou Nelson Menezes.

O lançamento do segundo edital de licitação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP) deve ocorrer até o fim deste mês. No edital anterior nenhuma empresa se interessou em partipar da licitação. “Nós entendemos que o edital terá que passar por alguns ajustes, mas sem perda da qualidade do serviço”, revelou Menezes.

por Tânia Passos
Informações: Blog Mobilidade Urbana
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Em Goiânia, Manifestantes protestam contra aumento da passagem

Começou na manhã desta quarta-feira (08) uma manifestação contra o aumento da passagem do transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana. Cerca de 200 estudantes reivindicam contra um possível aumento nas tarifas do transporte coletivo.  

O protesto que teve início na Praça Cívica foi organizado pela "Frente Contra o aumento da Passagem". De acordo com a OM, o último local que os estudantes fecharam até o momento foi co cruzamento da Avenida Goiás com a Avenida Anhanguera, no centro. 

Formado por diversos estudantes universitários, secundaristas e professores, o grupo de manifestantes pedem também a participação dos usuários de transporte coletivo na Câmara deliberativa da CMTC, instância onde seria regulada a atuação das empresas no transporte público. 

A SMT informou em nota que dez agentes de trânsito estão fazendo o controle de tráfego nas avenidas Goiás e Anhanguera até a PM organizar e liberar os locais fechados pelos manifestantes. 

Informações: Diário da Manhã

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Teresina vai receber R$ 170 milhões para obras de mobilidade urbana

Em busca de mais recursos para Teresina, o senador Ciro Nogueira (PP), acompanhado do prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), e do secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, reuniu-se na terça-feiracom o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Conforme explicou o senador, Teresina já havia assegurado o recebimento de R$ 104 milhões, destinados pelo Ministério das Cidades por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.

“Pedimos ao ministro Aguinaldo que esse valor seja aumentado para R$ 170 milhões. O dinheiro será utilizado para melhorar a infraestrutura da cidade e, como resultado, haverá maior fluidez no

tráfego, beneficiando os teresinenses”, disse Ciro Nogueira.

O senador Ciro Nogueira informou, ainda, que o ministro demonstrou receptividade à solicitação. “Esperamos que esses recursos venham da forma mais célere possível, já que nossa capital tem registrado um aumento expressivo no número de veículos em circulação e essas obras

estruturantes serão fundamentais para que o trânsito flua com mais segurança e

harmonia”, informou Nogueira.

As obras do PAC 2 que integram a área de mobilidade urbana são os projetos de implantação, melhoria e ampliação de sistemas de transporte público coletivo nas maiores cidades brasileiras.

Os recursos disponibilizados são investimentos em metrôs, Bus Rapid Transit (BRTs), corredores para passagens de ônibus e veículos leves sobre trilhos, beneficiando 39% da população brasileira.

Informações: Meio Norte

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Avenida de São Caetano do Sul vai ganhar 12 pontos de ônibus iluminados

A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Caetano do Sul segue executando ações visando o bem-estar da população. Uma das tarefas já planejadas e que entrará em vigor em breve é a iluminação dos 12 pontos de ônibus da Avenida Goiás que ostentam abrigo de passageiros.

Atualmente os equipamentos são reformados pela Prefeitura e ganharão novas estruturas e pintura. A revitalização é necessária em virtude da degradação natural e de atos de vandalismo que atingiram os abrigos com o passar dos anos. As lâmpadas serão instaladas na segunda fase da intervenção, prevista para começar no início de junho.

A iluminação dos pontos de ônibus da Avenida Goiás atende a uma antiga reivindicação dos usuários. A medida trará mais segurança e conforto a quem utiliza o transporte público. A pintura dos abrigos será realizada aos fins de semana para amenizar eventuais transtornos provocados pelo odor da tinta. 

Informações: Reporter Diário

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Prefeitura de Curitiba convoca empresas para rediscutir projeto do metrô

terça-feira, 7 de maio de 2013

A prefeitura de Curitiba anunciou nesta terça-feira (7) que pretende mudar o projeto do metrô da capital paranaense. A intenção é fazer uma convocação às empresas do ramo para que novos projetos sejam apresentados em 90 dias. A tentativa do Executivo Municipal é que as propostas sejam feitas por meio de um mecanismo chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). O PMI é uma espécie de licitação de projetos que não tem custos para a prefeitura, e foi anunciada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Fábio Scatolin.

O PMI prevê que as empresas que têm interesse em construir o novo transporte público façam os projetos com recursos próprios. Deve constar nesse documento detalhamento técnico, econômico, de impacto social e de viabilidade do metrô. A melhor proposta será adotada pela prefeitura integral ou parcialmente e a empresa vencedora vai assumir as obras. Não foi informado se a prefeitura será responsável por uma parte específica do empreendimento, mas a intenção inicial é executar o projeto na modalidade de Parceira Público Privada (PPP).


O recurso da PMI, conforme a prefeitura, tem a intenção de acelerar a elaboração do projeto. O prazo para inclusão dos recursos federais de R$ 1 bilhão na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano que vem termina no dia 30 de agosto. Caso não seja apresentada a proposta até esta data, a verba para a intervenção no novo transporte coletivo da capital não ficará disponível aos cofres do município de Curitiba.

Durante a entrevista coletiva concedida para fazer o anúncio, Scatolin criticou o projeto anterior do metrô. Segundo ele, a demanda de passageiros foi superestimada e o projeto de engenharia tem falhas. Ele disse ainda que o fato de a obra ter sido dividia em duas partes pode representar uma instabilidade jurídica e a estimativa dos custos feita está abaixo da realidade do mercado.

Scatolin relatou que a prefeitura mexeu também em algumas modalidades construtivas do metrô. No projeto inicial estava prevista a construção do metrô por elevação, Cut and Over (cortar e cobrir) e construção de túnel. No novo estudo técnico, a prefeitura quer agora que se considere a modalidade Shield (conhecida como tatuzão). “Apesar de ser mais cara, essa última modalidade tem menos impacto ambiental e social durante o período de construção”, disse Scatolin.

Segundo ele, a técnica de Cut and Over teria 7,5 km e teria um impacto financeiro e social difícil de se lidar. Durante todo o período de construção, o trecho ficaria impossibilitado de ser utilizado pelos biarticulados, além de ter um impacto considerável sobre o comércio da região afetada. Segundo Scatolin, a modalidade de cortar e cobrir está praticamente descartada, assim como a modalidade de túnel – esta última pela demora, já que avançaria apenas de 2 a 3 metros por dia.

Por ANTONIO SENKOVSKI, COM INFORMAÇÕES DE FELIPPE ANÍBAL
Informações: Gazeta do Povo
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Metrô SP planeja novo acesso para estação Paulista

O Metrô de São Paulo desenvolve projeto para construção de novo acesso para a estação Paulista, da Linha Amarela. A nova entrada e saída de passageiros será através da Rua Bela Cintra. O objetivo é dar alternativa para que usuários cheguem à plataforma sem ter que, obrigatoriamente, passar pela plataforma da estação Consolação, da Linha 2-Verde.

De acordo com a companhia, o motivo é o grande volume de pessoas que utilizam atualmente a área de interligação entre as duas linhas. O Metrô também estuda a construção de um novo túnel para interligar as linhas 2-Verde e 4-Amarela.


As mudanças são necessárias devido ao aumento no número de passageiros do sistema. Nos últimos 2 anos, a quantidade de usuários do Metrô cresceu 25%. Ainda não há previsão para o início das obras na Linha 4.

Distribuição do fluxo de passageiros
Ainda de acordo com o Metrô, a demanda na área de integração entre as duas linhas deve diminuir no segundo semestre de 2014, quando serão inauguradas as estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela.

Assim, usuários que vão para a região da Rua Oscar Freire/Avenida Rebouças ou para a Rua da Consolação/Avenida Angélica não precisarão mais utilizar a estação Paulista.

O fluxo da estação Consolação também deve ser distribuído para a Linha 5-Lilás, que vai se integrar com a Linha 1-Azul, na estação Santa Cruz, e com a Linha 2-Verde, na estação Chácara Klabin.

Informações: G1 SP
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